1.ª mão: José Agualusa vai lançar livro sobre a vida do músico Pedrito do Bié

O escritor voltou adicionar, esta segunda-feira, mais um galardão à sua coleccção de prémios, ao vencer o Prémio Pen Clube de Narrativa 2021, com a sua recente obra “Os Vivos e os Outros”. José Eduardo Agualusa revelou hoje à Carga que está a escrever um livro sobre a vida do músico Pedrito do Bié.

O troféu ora conquistado está avaliado em 5 mil euros, equivalente a três milhões e quinhentos mil de Kwanzas, e será entregue a 25 de Outubro, em Lisboa. Agualusa prepara também a apresentação do seu livro de contos, “O mais belo fim do mundo”, a ser feita por Mia Couto, a 6 de Novembro, na capital portuguesa.

Em breve conversa com a Carga, hoje, o escritor revelou que está a escrever um romance sobre a vida de Pedrito do Bié, artista que, após deixar a mãe e os seis irmãos na sua terra natal ( Bié) veio a Luanda à procura de trabalho, tendo assim começado nas ruas da capital angolana a carreira musical, com a ajuda de uma viola arrojada de três cordas oferecida por um amigo.

Ainda sem data de lançamento e sem revelar mais detalhes, José Agualusa adiantou que a obra está a ser escrita dentro do seu tempo, sempre pressa. “Sim, estou, muito livremente baseado na vida dele”, disse.

Sobre o Prémio Pen Clube, este ano destacaram-se três autores. O de poesia foi atribuído a Hélia Correia, com a obra “Acidentes”. Na área do ensaio foi para o filósofo José Gil e na Narrativa para José Eduardo Agualusa.

as cargas mais recentes

Diff volta a badalar o Rap Game com “Génio”

há 2 anos
Diff regressou no passado dia 16 de Agosto com o EP “Deixo Cair”, dez anos depois de se ausentar do Rap Game. Ontem, colocou mais uma faixa musical no mercado.

Young Buck pede ajuda financeira aos fãs e é surprendido por The Game

há 2 anos
Após sair da prisão, em 2019, o ex membro da G-Unit já tinha declarado falência, mas, nos últimos dias, seus problemas financeiros agravaram-se e o rapper está a pedir ajuda aos fãs. Através da sua conta do Instagram, Young Buck vem pedindo que cada seguidor deposite 1 dólar na sua conta e foi surpreendido por The Game.

Ladrões arrombam armazém de Beyoncé e levam mais de 1 milhão de dólares

há 1 ano

Morreu Sean Connery, actor do “Agente 007” e “O Nome da Rosa”

há 2 anos
Sean Connery é considerado o actor que melhor interpretou o Agente 007 da saga James Bond. O escocês protagonizou o filme por seis vezes. Morreu esta noite aos 90 anos, em Nassau, Bahamas.

Seminário sobre processo de inscrição e classificação dos bens a Património Mundial da UNESCO acontece em Luanda

há 2 anos
O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA) iniciou ontem, 20 de Agosto de 2020, o Workshop de formação sobre o processo de Inscrição e classificação dos bens a lista a Património Mundial da UNESCO.

Edsoldier lança propositadamente novo projecto musical no Dia de Independência

há 2 anos
Edsoldier é uma das referências da nova vaga do Hip Hop e RNB angolano e está associado a nomes como Kool Klever, Phedilson e Luso. No dia 11 de Novembro, vai acrescentar no seu vasto repertório musical mais um projecto.

Sadia promove palestra sobre ‘Direitos de Autores e Conexos’

há 9 meses
Mais do que salvaguardar tais direitos, a entidade objectiva “normalizar” os direitos de autores na sociedade angolana, um fim que passa por disseminar informações no seio dos utilizadores e profissionais que lidam directamente com o tema.

RZA cria plataforma para dar comentários ao vivo sobre filmes de artes marciais

há 2 anos
Ao longo de carreira, RZA foi inspirado em filmes de artes marciais. Agora, o produtor elevou este amor para um outro nível.

Aumenta tensão entre Snoop Dogg e 6ix9ine – Tekashi

há 2 anos
Preso em 2018 por diversas acusações de crimes relacionados às actividades de gangues, 6ix9ine – Tekashi chegou a acordo com governo para aliviar sua pena, testemunhando sobre caso contra a “Nine Trey Gangsta Bloods” nos tribunais. Com esta decisão, o rapper ganhou o rótulo de “Snitch/Traidor” e tem sido alvo de diversos insultos da parte de Snoop Dogg, desde que foi preso.

The Weekend. Ligaduras no rosto ” é o reflexo sobre a cultura absurda das celebridades de Hollywood”

há 1 ano

OTAN disponibilizam novo single hoje

há 2 anos
Intitulado “Sem Palavras”, consideram-na uma composição simples, mas muito romântica e honesta, como é o próprio grupo com as vozes melodiosas a fazerem contraponto com algumas rimas.

Morreu Hal Holbrook, o actor que interpretou Abrahan Lincoln

há 1 ano

Coréon Dú: “Acredito que muitas vezes o nosso público confunde o não aparecer com o estar parado”

há 8 meses
Há pouco mais de uma semana, Coréon Dú fez o seu grande retorno aos palcos, após um ano de “afastamento” devido a pandemia. Não foi apenas mais um concerto, o artista subiu ao palco do Espaço Espelho d’Água para apresentar o seu mais recente trabalho, The Love Infinity. Com a produção a cargo da Bússola Rítmica, Coréon teve um único convidado além da sua banda, Shane Maquemba, um artista em ascenção. Na “ressaca” do evento, os dois artistas falaram à Carga, e numa demonstração mútua de respeito, Shane teceu rasgados elogios a acessibilidade do autor de Binário: “Coréon Dú é uma pessoa muito amável e muito acessível. Foi muito bom, saber que ele também gosta do meu trabalho, principalmente dessa nova ropagem que estou a fazer da minha carreira.”

Morreu Fernando Quental, autor de ‘Quando eu fui a Benguela’

há 1 ano
O músico angolano Fernando Quental faleceu hoje em Portugal, vítima de doença, apurou a Revista Carga de uma fonte.

“Geração de Glória” da música nacional é homenageada no programa ‘Ao Vivo’

há 1 ano
Um show com a actuação de oito artistas consagrados angolanos marcará a estreia, dia 8 de Janeiro, no Canal ZAP Viva, do programa Ao Vivo – Homenagem à Música. Doravante, será assim todas as sextas-feiras à noite

O movimento do Semba no Show do Mês

há 2 anos
A Banda Movimento é a próxima aposta da Nova Energia para o Live do Show do Mês, no sábado (25), com transmissão no Youtube, TPA 2 e TPA Internacional, em mais uma proposta para o enriquecimento cultural angolano.