1.ª mão: José Agualusa vai lançar livro sobre a vida do músico Pedrito do Bié

O escritor voltou adicionar, esta segunda-feira, mais um galardão à sua coleccção de prémios, ao vencer o Prémio Pen Clube de Narrativa 2021, com a sua recente obra “Os Vivos e os Outros”. José Eduardo Agualusa revelou hoje à Carga que está a escrever um livro sobre a vida do músico Pedrito do Bié.

O troféu ora conquistado está avaliado em 5 mil euros, equivalente a três milhões e quinhentos mil de Kwanzas, e será entregue a 25 de Outubro, em Lisboa. Agualusa prepara também a apresentação do seu livro de contos, “O mais belo fim do mundo”, a ser feita por Mia Couto, a 6 de Novembro, na capital portuguesa.

Em breve conversa com a Carga, hoje, o escritor revelou que está a escrever um romance sobre a vida de Pedrito do Bié, artista que, após deixar a mãe e os seis irmãos na sua terra natal ( Bié) veio a Luanda à procura de trabalho, tendo assim começado nas ruas da capital angolana a carreira musical, com a ajuda de uma viola arrojada de três cordas oferecida por um amigo.

Ainda sem data de lançamento e sem revelar mais detalhes, José Agualusa adiantou que a obra está a ser escrita dentro do seu tempo, sempre pressa. “Sim, estou, muito livremente baseado na vida dele”, disse.

Sobre o Prémio Pen Clube, este ano destacaram-se três autores. O de poesia foi atribuído a Hélia Correia, com a obra “Acidentes”. Na área do ensaio foi para o filósofo José Gil e na Narrativa para José Eduardo Agualusa.

as cargas mais recentes

Experience that counts!

há 2 anos

Zap assinala mês da criança com programação especial

há 3 anos
A partir das 16 horas de todos os Domingos, durante o mês de Junho, a Zap aposta numa programação diferenciada. Com a transmissão de contos infantis aos Domingos e filmes de animação, para o deleite da ala infantil.

Uma lenda que continua no auge volvidos 39 anos da sua morte

há 3 anos
Num dia como hoje, há 39 anos, a arte empobreceu devido o passamento físico de Bob Marley. Um astro, cujo impacto da obra e da carreira pode ainda ser sentido, como se de um artista vivo e no auge da carreira se tratasse.

Luan Santa assina com a Sony Music: “Quero conquistar o mundo”

há 2 anos

Mano a Mano: Mano Brown democratiza debates no Spotify

há 1 ano
Mano Brown estreou o podcast no passado mês de Agosto, com a rapper artista Karol Conká, também já passaram pelo programa Drauzio Varela e mais recentemente o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lulas da Silva.

Jeff Bezos diz que os humanos vão habitar o espaço. A terra será apenas para passar férias

há 5 meses

Dog Murras afirma que Dom Caetano canta melhor que o músico Roberto Carlos

há 2 anos
A afirmação passível de discórdia para os fãs angolanos de Roberto Carlos ou de fácil aceitação dos seguidores brasileiros do angolano Dom Caetano foi feita esta segunda-feira, durante a terceira edição da rubrica TerraA Terra, da plataforma Pensar Angola, pertencente ao músico e activista social.

Show do Mês abre 9ª. temporada com os “clássicos” da música angolana

há 9 meses

Morte de Sindika Dokolo afecta cultura angolana

há 2 anos
Sindika Dokolo foi o maior coleccionador de arte contemporânea de África. Foi também o maior coleccionador de obras plásticas da lusofonia. A sua morte, nesta quinta-feira, deixa um vazio à música, à dança e à arte contemporânea angolana.

Equipa sul africana Mamelodi Sundwns assina contrato com Roc Nation de Jay-Z

há 2 anos
A equipa de futebol da África do Sul, Mamelodi Sundowns, anunciou, esta terça-feira, uma parceria com a agência internacional de desportos Roc Nations Sports, subdivisão da Roc Nation de Jay-Z.

Serena Williams anuncia que não participará nos Jogos Olímpicos nem mesmo se fosse convocada

há 2 anos

Roley anuncia novo álbum com participações de Masta, Eric Rodrigues entre outros

há 2 anos
Esta não é a primeira vez que o rapper moçambicano traz vozes angolanas nos seu projectos, já no álbum de estreia “Roley”, contou com Rui Orlando e Young Double, e no ano passado, lançou “Pensamentos” e teve participação de Paulelson.

Novo single revela versatilidade de Beatoven

há 3 anos
O single tem uma sonoridade arrojada e mais uma vez mostra a versatilidade de Beatoven e do seu álbum, no que toca a produção, juntou EDM com alguns apontamento West Coast.

Milionário Records reúne 13 vozes no hino “Quem Mais?!”

há 2 anos
Sob o olhar atento de jornalistas e várias personalidades do showbiz nacional, estrelas da Milionário Records subiram ao palco do Clube S, ontem, para uma apresentação inédita do hino “Quem Mais?!”.

Mi Mosquito: “ Uns preferem assinar com quem já é consagrado, eu não. Senão, o projecto é do artista e tem apenas o meu financiamento”

há 4 meses

Forbes revela que Travis Scott factura anualmente 100 milhões de dólares só em parcerias

há 2 anos
Travis Scott cedeu uma entrevista à Forbes e falou sobre os cifrões impressionantes que entram na sua conta anualmente, contabilizados apenas em colaborações criativas.