O escritor voltou adicionar, esta segunda-feira, mais um galardão à sua coleccção de prémios, ao vencer o Prémio Pen Clube de Narrativa 2021, com a sua recente obra “Os Vivos e os Outros”. José Eduardo Agualusa revelou hoje à Carga que está a escrever um livro sobre a vida do músico Pedrito do Bié.
O troféu ora conquistado está avaliado em 5 mil euros, equivalente a três milhões e quinhentos mil de Kwanzas, e será entregue a 25 de Outubro, em Lisboa. Agualusa prepara também a apresentação do seu livro de contos, “O mais belo fim do mundo”, a ser feita por Mia Couto, a 6 de Novembro, na capital portuguesa.
Em breve conversa com a Carga, hoje, o escritor revelou que está a escrever um romance sobre a vida de Pedrito do Bié, artista que, após deixar a mãe e os seis irmãos na sua terra natal ( Bié) veio a Luanda à procura de trabalho, tendo assim começado nas ruas da capital angolana a carreira musical, com a ajuda de uma viola arrojada de três cordas oferecida por um amigo.
Ainda sem data de lançamento e sem revelar mais detalhes, José Agualusa adiantou que a obra está a ser escrita dentro do seu tempo, sempre pressa. “Sim, estou, muito livremente baseado na vida dele”, disse.
Sobre o Prémio Pen Clube, este ano destacaram-se três autores. O de poesia foi atribuído a Hélia Correia, com a obra “Acidentes”. Na área do ensaio foi para o filósofo José Gil e na Narrativa para José Eduardo Agualusa.