1.ª mão: José Agualusa vai lançar livro sobre a vida do músico Pedrito do Bié

O escritor voltou adicionar, esta segunda-feira, mais um galardão à sua coleccção de prémios, ao vencer o Prémio Pen Clube de Narrativa 2021, com a sua recente obra “Os Vivos e os Outros”. José Eduardo Agualusa revelou hoje à Carga que está a escrever um livro sobre a vida do músico Pedrito do Bié.

O troféu ora conquistado está avaliado em 5 mil euros, equivalente a três milhões e quinhentos mil de Kwanzas, e será entregue a 25 de Outubro, em Lisboa. Agualusa prepara também a apresentação do seu livro de contos, “O mais belo fim do mundo”, a ser feita por Mia Couto, a 6 de Novembro, na capital portuguesa.

Em breve conversa com a Carga, hoje, o escritor revelou que está a escrever um romance sobre a vida de Pedrito do Bié, artista que, após deixar a mãe e os seis irmãos na sua terra natal ( Bié) veio a Luanda à procura de trabalho, tendo assim começado nas ruas da capital angolana a carreira musical, com a ajuda de uma viola arrojada de três cordas oferecida por um amigo.

Ainda sem data de lançamento e sem revelar mais detalhes, José Agualusa adiantou que a obra está a ser escrita dentro do seu tempo, sempre pressa. “Sim, estou, muito livremente baseado na vida dele”, disse.

Sobre o Prémio Pen Clube, este ano destacaram-se três autores. O de poesia foi atribuído a Hélia Correia, com a obra “Acidentes”. Na área do ensaio foi para o filósofo José Gil e na Narrativa para José Eduardo Agualusa.

as cargas mais recentes

Num dia como hoje, Waldemar Bastos partia para a eternidade

há 2 meses
A assinalar o primeiro ano post mortem, Waldemar Bastos será homenageado na festa do Avante!, no concerto `Ndapandula´, a decorrer no próximo dia 3 de Setembro, com a direcção artística e musical de Aline Frazão e participações de Sara Tavares, Karyna Gomes e Toty Sa’Med.

Artista Ricardo Fanju transforma blindados e tanques de guerra em belas obras de artes no Bailundo

há 3 meses
O artista espanhol Ricardo Fanju começou no Bailundo, província do Huambo, o projecto de transformação dos blindados e tanques de guerra em belas obras de artes, trazendo para o mundo e para os angolanos a mensagem de uma Angola sem guerra e, transformar o que noutrora seria motivo de tristeza em verdadeiros pontos turísticos.

TYKID apresenta `Imaturidade´, o segundo single do seu EP de estreia

há 12 meses
Com uma sonoridade melodiosa e doce o artista consegue-nos levar ao cenário que desenha com as suas palavras num instrumental trap-soul recordando igualmente o neo-soul do início do século de Musiq ou Joe.

50 Cent perde a cabeça e parte para agressão

há 1 ano
O líder da G-Unit perdeu a compostura e partiu para agressão contra um homem, lançando-o com uma mesa e várias cadeiras durante um convívio na passada quinta-feira num restaurante, em Nova Jérsia.

Acossados pelo Covid-19, músicos pretendem mais rendimentos nos royalties

há 2 anos
A pandemia Covid-19 está a ter consequências nefastas para qualquer negócio que implique aglomerado de pessoas. A indústria da música ao vivo é uma das maiores vítimas deste isolamento social que o contágio do coronavírus obriga.

Actor angolano dá a “cara” na Globo

há 1 ano
O actor angolano Hoji Fortuna é uma das personagens da nova novela da Globo, intitulada “Nos tempos do imperador”, onde contracena com Selton Mello. A nova novela da Globo, das 18h00, retrata o Brasil nos anos 1800 e sua politica monárquica, dando continuidade a novela “Novo Mundo”, exibida em 2017.

Grupo Mi Casa festeja disco de Ouro e partilha história do single `Mamela´

há 5 meses
O house extraído do mais recente álbum do grupo intitulado “We Made It”, acaba de atingir a marca de Disco de Ouro.

Lenço usado por Messi no adeus ao Barça será vendido ao equivalente a 632 milhões de Kwanzas

há 2 meses
O comerciante é um adepto anónimo que terá estado presente no Auditori 1899, de Camp Nou, e terá recolhido o objecto utilizado por Messi do caixote do lixo.

Galeria angolana Jahmek Contemporary Art conquista prémio em Madrid

há 3 meses
A galeria angolana Jahmek Contemporary Art venceu o Prémio Opening, da Feira de Arte “Arco Madrid” 2021, com a instalação “Hope as a Praxis” e “How to Make a mud Cake”.

Lil ‘Kim afirma que Teyana Taylor é a única artista a altura para interpretá-la numa cinebiografia

há 9 meses
A rapper veterana vem dando sinais de que brevemente poderá produzir uma cinebiografia.

Artistas angolanos estarão no cruzeiro de Alexandre Pires

há 3 meses
O músico brasileiro estará a protagonizar um espectáculo em alto-mar durante três dias, com convidados bem conhecidos, entre os quais Seu Jorge e Alcione.

38° edição do ‘Top dos Mais Queridos’ acontece hoje

há 1 ano
A edição 2020 do Top dos Mais Queridos vai assumir um formato diferente do habitual, face ao contexto pandémico que se impõe. A par disto, a gala em si, também não será de eleição, mas sim de homenagem a Agostinho Neto.

Covid-19: Ministro italiano dos Desportos acusa CR7 de mentiroso e arrogante

há 1 ano
Cristiano Ronaldo violou, segundo o ministro italiano dos desportos, o protocolo de Covid-19, ao viajar para Portugal e regressar a Itália, uma vez que ao seu clube Juventus estava em isolamento preventivo.

Billboard Music Awards: The Weeknd rouba a cena como vencedor de 10 categorias, em noite dedicada a Drake

há 5 meses
Após ser ignorado pelo Grammy Awards, The Weeknd sagrou-se o grande vencedor do Billboard Music Awards 2021 e, acaba de entrar para o ranking dos mais premiados de todos os tempos, totalizando 19 troféus da Billboard.

Jackes Di: A continuidade do legado “dos” Paim

há 1 ano
Descendente de uma família artísticamente rica, Emanuel de Carvalho Fernandes da Silva ou simplesmente Jackes Di, dá continuidade ao legado apresentando-se como um artista multifacetado, sendo exímio tocador de guitarra e também canta.

Cleyton M cria versão de James Brown e Michael Jackson no Afro House

há 2 meses
Diferente dos anteriores sucessos, na nova música, Cleyton M (des)constrói sua personagem a partir do lendário James Brown e Michael Jackson num tema que versa bem os tempos actuais.