1.ª mão: José Agualusa vai lançar livro sobre a vida do músico Pedrito do Bié

O escritor voltou adicionar, esta segunda-feira, mais um galardão à sua coleccção de prémios, ao vencer o Prémio Pen Clube de Narrativa 2021, com a sua recente obra “Os Vivos e os Outros”. José Eduardo Agualusa revelou hoje à Carga que está a escrever um livro sobre a vida do músico Pedrito do Bié.

O troféu ora conquistado está avaliado em 5 mil euros, equivalente a três milhões e quinhentos mil de Kwanzas, e será entregue a 25 de Outubro, em Lisboa. Agualusa prepara também a apresentação do seu livro de contos, “O mais belo fim do mundo”, a ser feita por Mia Couto, a 6 de Novembro, na capital portuguesa.

Em breve conversa com a Carga, hoje, o escritor revelou que está a escrever um romance sobre a vida de Pedrito do Bié, artista que, após deixar a mãe e os seis irmãos na sua terra natal ( Bié) veio a Luanda à procura de trabalho, tendo assim começado nas ruas da capital angolana a carreira musical, com a ajuda de uma viola arrojada de três cordas oferecida por um amigo.

Ainda sem data de lançamento e sem revelar mais detalhes, José Agualusa adiantou que a obra está a ser escrita dentro do seu tempo, sempre pressa. “Sim, estou, muito livremente baseado na vida dele”, disse.

Sobre o Prémio Pen Clube, este ano destacaram-se três autores. O de poesia foi atribuído a Hélia Correia, com a obra “Acidentes”. Na área do ensaio foi para o filósofo José Gil e na Narrativa para José Eduardo Agualusa.

as cargas mais recentes

Guitarra de Kurt Cobain leiloada com valor inicial de 1 milhão de dólares

há 2 anos
A guitarra que Kurt Cobain usou no mítico MTV Unplugged, em 1993, entra hoje no segundo e último dia de leilão com um valor base de 1 milhão de dólares, equivalente a 59 milhões 671 mil e 400 Kwanzas. A cerimónia decorre em Beverly Hills, Los Angeles e é transmitido online no site “Julien”.

Edson Narciso: “Quero mudar a consciência de quem me ouve”

há 1 ano
Diferente de Bob Marley, Edson Narciso quer cultivar o amor, a paz e o respeito pelas diferenças, por meio do Rap, num estilo que apelida de Hard Trap. Já várias vezes tentou uma carreira profissional, e não teve sucesso. Depois de um longo intervalo, aparece com os primeiros projectos musicais.

Num dia como hoje, há doze ano, Michael Jackson partia para eternidade

há 7 meses
Passados 12 anos após a sua morte, o sucesso de Michael Jackson é ainda um mistério, além de mais vendido, é o artista mais influente de todos os tempos. A vida do astro da cultura Pop resumia-se em apelo à fraternidade universal.

Atletas manifestam-se contra punição de Sha’Carri Richardson das Olimpíadas de Tóquio

há 7 meses
A velocista norte-americana foi suspensa das Olimpíadas, na manhã de sexta-feira, após testar positivo para THC, segundo a Agência Antidoping dos Estado Unidos da América.

Catchupa Factory cria portal “Family Matters” para divulgação de fotografia Africana contemporânea

há 1 ano
“Family Matters” tem como objectivo arrecadação de fundos através da venda de impressão de fotos, destinando os fundos de imediato aos artistas e fotógrafos envolvidos.

MAMY mostra a sua “Atitude Negra”

há 2 anos
A música “Atitude Negra” é uma celebração da mulher negra, da melanina, dos traços grossos e do cabelo crespo.

Nova música de Dj Khaled poderá contar com uma versão de Kizomba

há 1 ano

Kodak Black agradece advogado que o ajudou a sair da cadeia com tatuagem

há 12 meses
Depois de receber o perdão do ex-presidente Donald Trump na semana passada, o Kodak Black foi direito a uma loja de tatuagem para fazer a nova. Mas, ao contrário do que se imaginou, o rapper não agradeceu o 45ª pelo perdão, mas sim o advogado, Bradford Cohen.

WU-TANG CLAN leva “36 Chambers” ao Brasil em Abril

há 2 anos

Paulo Flores convidado para apresentar legado da cultura angolana no Congresso da ONU

há 7 meses
Paulo Flores apresenta hoje, no Congresso das Nações Unidas, o forte legado da cultural e da música angolana num encontro que tem como lema “Herança Cultural”.

The Cranberries afirmam que cover de ‘Zombie’ feito por Miley Cyrus “é um dos melhores de sempre”

há 1 ano
Recentemente a artista chamou atenção do público ao fazer uma apresentação cheia de energia e vocais poderosos, da música “Zombie” da autoria do The Cranberries, não tendo passado despercebida até para a própria banda, que chegou a usar a conta oficial do Twitter para elogiar a artista.

Elton John: “The Weeknd merecia ganhar dois Grammys pela música Blinding Lights”

há 1 ano
Enquanto os fãs se mobilizaram rapidamente para apoiar o artista canadense, Sir Elton John, que anteriormente já comparou The Weeknd ao falecido Prince, juntou-se à avalanche de apoio.

`Encontros à Quarta´ referentes aos meses de Maio e Junho foram adiados até data a anunciar

há 8 meses
De referir que o “Encontros à Quarta” se propunha a oferecer mensalmente concertos inovadores do ponto de vista da execução e interpretação propiciando a descoberta de novas sonoridades.

Banda sonora do filme `Ar condicionado´chega às plataformas na sexta-feira

há 1 ano
A Geração 80 anunciou que vai disponibilizar a banda sonora do filme `Ar condicionado´, no próximo dia 2 de Outubro, sexta-feira. Composta por Aline Frazão, com a participação de Paulo Flores, a trilha estará disponível em todas as plataformas digitais.

Após desmentir informações sobre “fim da carreira” Anna Joyce anuncia dois concertos

há 1 ano
Considerada uma das maiores referências da música angolana dos últimos tempos, Anna Joyce estará no palco do Club S, em Luanda, nos dias 17 e 18 para protagonizar os seus primeiros espectáculos desde o início da pandemia.

Fundação Professora Rolanda Ferreira inaugura Mediateca de cariz social no Kilamba

há 7 meses
Tânia Simão, responsável pela Fundação Professora Rolanda Ferreira, explicou que o objectivo da fundação é “fazer onde não há, e onde a intervenção social o exigir. A Mediateca é uma forma de incentivar e de permitir que haja acesso aos livros”.