1.ª Mão: Yuri da Cunha e Gerilson Insrael preparam projecto musical colaborativo

Yuri da Cunha e Gerilson Insrael não só se diferenciam nas suas abordagens e estilos, como também representam gerações distintas da música angolana. Se de um lado, temos “a voz da continuidade” do Semba do outro, temos a evidente ruptura desta linhagem, e que tem servido de referência para a geração emergente.

Os dois artistas decidiram representar estas aspirações num projecto musical, que será lançado brevemente. Num estilo intermédio, não muito voltado a Yuri nem a Gerilson, para que ambos se sentissem confortáveis ao desafio, o tema já está produzido e aguarda apenas o momento certo para a sua disponibilização.

“Prefiro não avançar o título agora, porque ainda não sabemos se vai se manter aquele que idealizámos no princípio ou teremos um outro”, revelou fonte próxima aos músicos.

Na referida música Mr. Ex-Boygriend e Mpulungunza aparecem com o ” à vontade” que lhes é característico, quebrando o estereótipo que se construiu à volta das duas gerações e os seus respectivos estilos musicais.

Com quatro álbuns publicados e com consistência reconhecida no mercado, Yuri da Cunha é hoje visto como a ‘voz da esperança do Semba’ e surge agora num “desafio” com aquele que é tido, por muitos, como o artista do momento, e cujo estilo se enquadra entre o Ghetto Zouk, Kizomba e fusões.

No auge da carreira, Gerilson tem publicados os álbuns “Protótipo” ( 2019) e “Veracidade” (2021)e artista partilha quase a mesma história que Yuri da Cunha, ambos vieram do Kwanza Sul e viram suas carreiras despoletar em Luanda em momentos diferentes.

as cargas mais recentes

Dj Havaiana cria grupo de música para promover as línguas nacionais

há 2 anos
O quarteto canta nas línguas Umbundu, Cokwé, Kimubundu entre outras e faz fusões de House Music com o Kuduro. Já possui um EP e anuncia a faixa de estreia.

Academia Angolana de Letras reconhece contributo de Paulo Flores

há 1 ano

Kid MC em “oração” para o Brasil

há 3 anos
“Oração” é o single promocional de Kid MC que estará a disposição do público a partir de sexta-feira (8 de Maio) nas plataformas digitais. A música vem criar condições para a chegada do projecto “Décimo sexto ano”, numa parceria entre o rapper angolano e o produtor brasileiro, Dj Caique.

Young Buck está de volta com EP “40 Days & 40 Nights”

há 2 anos
Após enfrentar uma fase extensiva de adversidades, Young Buck revela-se cada vez mais determinado a dar o seu melhor enquanto artista. Nos referimos ao lançamento da nova EP, distribuído sob o selo Cashville Records, composto por 7 faixas musicais, e participações de Oskie e Tray8.

Geração 80. volta a badalar cinema angolano com “A Nossa Senhora da Loja Do Chinês”

há 2 anos

Matrix Resurrections alimentou muitas expectativas e agora é um fracasso de bilheteria

há 1 ano
Dados de Janeiro indicam que a obra arrecadou, até o momento, 148 milhões de dólares pelo mundo. Os valores são bons, se não tivermos em conta que se trata de blockbuster de fama mundial, com um investimento de 190 milhões, ou seja, até agora, as despesas de Ressurections são superiores às receitas, 43 milhões de dólares a menos.

Yuri da Cunha: “Mais do que lançar um disco, quero ajudar a contar a história musical de Angola”

há 2 anos
Com quatro shows programados para os dias 9, 10, 17 de Abril e dia 1 de Maio, Yuri da Cunha acaba de reafirmar o compromisso de ser a “ponte” entre a nova geração e a historiografia da música popular.

Lady Gaga acolhe membros da equipa em casa para os proteger do Covid-19

há 2 anos
Lady Gaga concedeu uma longa entrevista à Billboard, na qual comparou, bem humorada, o período de quarentena imposto pela pandemia da Covid-19 à sua própria experiência como estrela pop.

Heavy C aposta em novos talentos e anuncia dois álbuns

há 3 anos
O objectivo da aposta em novos talentos é a passagem de experiência, porque, entende, a falta de qualidade nos artistas emergentes acontece por conta da não passagem de testemunho.

Flávio e Bill Gonçalves “Seguem Em Frente” em novo vídeoclip

há 2 anos

A’mosi Just A Label leva sua musicalidade para o histórico Theatro Circo

há 1 ano
Em breve conversa com a Carga Magazine, hoje, A’mosi Just A Label disse estar ansioso, revelando que preparou um alinhamento artístico constituido, na sua maioria, por temas do seu segundo álbum, a ser lançado brevemente.

Aaron Carter afirma que Michael Jackson explicou por que gostava sempre de estar com crianças

há 3 anos
Aaron Carter fez algumas afirmações na sua recente entrevista à “Vlad TV”, incluindo por que Michael Jackson gostava de sair com crianças. O artista também aproveitou a ocasião para defender o astro das acusações de pedofilia.

Filha de Lauryn Hill revela que teve infância marcada por violência e compara a educação que recebeu da mãe com “escravidão”

há 2 anos
Selah Marley usou as redes sociais para compartilhar o “trauma” que carrega há mais de uma década, por causa dos alegados espancamentos “enraivecidos” da mãe.

Projecto ‘Nossa Ginga’ recupera importância histórica e cultural da rua Rainha Ginga

há 10 meses
A ser apresentado no próximo dia 21 de Abril, o projecto tem como objectivo principal a recuperação histórica e cultural, o desenvolvimento sócio-ambiental colaborativo e o crescimento económico auto-sustentável para a melhoria da qualidade de vida de todos os membros da comunidade local.

Don Kikas: “A música tradicional devia ter um lugar intocável para não perdermos a matriz”

há 2 anos
O músico está a celebrar 25 anos de carreira e na próxima semana vai protagonizar um grande espectáculo, no Capitólio, em Lisboa. Em entrevista à Carga, apresentou o alinhamento artístico e aproveitou para falar sobre suas ambições e que gostaria de ter conseguido ao longo dos 25 anos, para além de descrever o actual estado do Kizomba.

Paulo Flores conquista Prémio Lusofonia e Dino D’Santiago torna-se o artista com mais Prémios da Música Portuguesa

há 9 meses
A cerimónia dos Prémios da Música Portuguesa, ontem, em Lisboa, viu Paulo Flores arrebatar o Prémio Lusofonia. Mas, o principal destaque recai a Dino D’Santiago, ao vencer, pela terceira vez, a categoria de Melhor Artista Masculino e o Prémio Crítica, fazendo-o do artista com mais distinções nos Play.