16 anos de “Artes ao Vivo”

A efeméride é marcada com uma exposição online que imprime a historiográfica do projecto, bem como um debate entre Lukeny Bamba e Kool Klever, cujo tema será a “Existência, persistência e a criação do Artes ao Vivo”, amanhã, a partir das 14 horas no Eclético FM.

Nasceu na Galeria Cenárius, mas já passou por vários spots da cidade de Luanda e fixando “residência” no Espaço Bahia com um formato de microfone aberto contemplando música, poesia e outros atractivos, numa iniciativa do rapper e poeta Lukeny Bamba. A completar dezasseis anos de existência amanhã, o Artes ao Vivo, é um dos mais palpáveis testemunhos da promoção da arte moderna e contemporânea de Angola.

Um dos papéis do “Artes ao vivo” é o de ser instrumento de educação e inserção social. Em cada uma das suas edições, o evento atrai diferentes olhares ampliando assim o conhecimento e convivência com a arte. A mente por trás do projecto contou em exclusivo como tudo começou: “Participei várias vezes num evento do género em Louisiana-baton rouge (sul dos Estados Unidos) onde eles recitavam “spoken word” o apresentador “Xero” tornou-se meu amigo. E quando regressei a Luanda uma vez que actividades do género existem em todo mundo e aqui não existia decide criar um Evento microfone aberto na galeria cenários na cidade alta em 2004”, relembrou Lukeny.

16 anos de “Artes ao Vivo”

Actualmente, as apresentações artísticas são viradas para a intervenção social, sendo um espaço de sinergia para formadores de opinião, que em 2018 entrou para a TPA2 e além do seu formato inicial, assumiu a vertente de debates e congregou uma corrente spoken que conta com a apresentação de vários poetas “mestres” no spoken word, com temas direccionados para as apresentações colectivas.

Indubitavelmente um “celeiro” de promoção e das artes angolanas, o impacto no desenvolvimento cultura é claramente reconhecido, com grandes talentos da nossa música nacional e não só, que deram os “primeiros passos” naquele palco: Nástio mosquito, Nelson ngenohaita, tunezas, c4pedro, Nadia pimentel, Ndaka yo wiñi, Jack Kanga, kanda e muitos outros. E porque um projecto de tamanha dimensão não podia ser redigido por apenas um homem, Lukeny Bamba juntou-se à Africk, Keita mayanda, Olissassa, Dilson de Sousa, Kardo Bestilo, Shynia Jordão, Myriam, Glória, Elisangela Rita, Victor Barros, Fábio Carvalho, nomes que com o artista engrenaram nesta “aventura”. Uma equipa que se mostra cada vez mais de pedra e cal nesta empreitada onde quem sai a ganhar é a cultura angolana.

as cargas mais recentes

Trump chama cantora Madonna de feia

há 3 meses
O novo livro de Mary L. Trump, sobrinha do actual presidente dos Estados Unidos, está a gerar controvérsia, pelo facto de desvendar temas secretos da vida do presidente.

Das ruas aos palcos do BET Awards, “Black Lives Matter” continua a ser a “palavra” de ordem

há 4 meses
Na noite em que os artistas africanos Sha Sha e Burna Boy se destacaram, a atenção ao movimento Black Lives Matter, que desde o final de Maio tem promovido manifestações pelos Estados Unidos, também teve lugar naquele palco.

David Bowie segue vivo com o seu legado musical

há 5 meses
Só este ano, já foram lançados três álbuns a título póstumo do cantor, cujo último tornado público no passado dia 15 de Maio, -LiveAndWell.com -, é conhecido por ter sido disponibilizado unicamente no provedor de internet criado por Bowie, em 1999. O lançamento representa a primeira vez na qual o disco é disponibilizado com fácil acesso e em grande escala.

“Estou a ser cobiçada por várias produtoras”

há 7 meses

Academia de Escrita disponibiliza curso online a título gratuito

há 4 meses
A “Academia de Escrita” é um projecto que visa auxiliar escritores em início de carreira, transmitindo técnicas de escrita que lhes permitirão vencer os bloqueios criativos, concluir e publicar os seus livros.

Sarissari traz clima de amor no seu novo single `Admite´

há 6 meses
Revelado pela primeira vez na segunda feira no canal Trace Toca, o single `Admite´ é o prenúncio da chegada do álbum a solo de Sarissari, sob chancela da sua própria produtora, a Hey Hey Heyyy. Disponibilizada hoje no Youtube, o love song é um esforço colaborativo entre Nikko, Sarissari e Joseane, e foi o pretexto para uma breve conversa com o artista.

Kelly Rowland recorda “tortura” por ser constantemente comparada a Beyonce

há 3 meses
A cantora de 39 anos, -uma das pioneiras das Destiny Child, falou abertamente sobre a tortura psicológica resultante das constantes comparações, por viver na sombra de Beyonce, por uma década.

Morreu um dos criadores do “Afrobeat”

há 6 meses
O mítico baterista nigeriano Tony Allen, um dos criadores do género “Afrobeat”, morreu quinta-feira em Paris (França), aos 79 anos de idade.

Autor do plágio no Prémio Literário Jardim do Livro Infantil nunca mais poderá concorrer

há 4 meses
A obra “A Kandengue Do Golungo e o Livro Que Não Tinha Fim”, vencedora do Prémio Literário Jardim do Livro Infantil, constitui um plágio grosseiro e tentativa de burla de uma outra obra brasileira, cuja capa mostramos na notíciia. O Instituto das Indústrias Culturais e Criativas adianta que o infractor pode nunca mais concorrer a prémios do Ministério.

Kelly Rowland assina pela Roc Nation e anuncia novo álbum

há 6 meses
Depois apresentar um vislumbre do próximo trabalho discográfico com o single `Coffee ´, Kelly Rowland reconheceu que a quarentena pode ter atrasado o lançamento, mas prometeu que a carreira tomará novos contornos com a assinatura de um contrato de gestão de carreira com a Roc Nation.

Irina Vasconcelos: “O nosso rock lá fora já é conhecido”

há 3 meses
Irina Vasconcelos apresenta à Carga o verdadeiro ponto de situação do estilo no Dia Internacional do Rock. A Rainha do Rock angolano fala das suas experiências como impulsionadora do movimento e recomenda…

Canal de TV HBO supera Netflix na transmissão de séries nos prémios Emmy

há 4 semanas
O Emmy, principal premiação da TV americana, anunciou neste domingo os vencedores da sua 72ª edição. “Schitt’s Creek” com sete estatuetas, incluindo a de melhor série do género foi a mais premiada.

OTAN disponibilizam single `Vais Sengar´

há 3 meses
“Sengar” é uma expressão angolana para os recém-divorciados que após o fim do casamento regressam a casa dos pais, e a música evolui em torno dessa ideia numa vibe engraçada e cativante. Trata-se do terceiro single editado do futuro álbum do grupo que terá um lyric vídeo a acompanhar.

Saiba porquê que Beyonce disse ter “vergonha” da própria conta bancária

há 2 dias
O tema remonta para o ano 2007, sendo uma revelação feita na primeira pessoa, em entrevista à revista Rolling Stone.

Rapper Mota Jr encontrado morto

há 5 meses
O rapper português Mota Jr foi encontrado morto segunda-feira, mas apenas ontem (terça-feira) o corpo foi identificado, pelo facto de estar em elevado estado de decomposição.

O novo álbum de Lady Gaga chegou e já conquistou o número #1 na Billboard 200

há 4 meses
`Chromatica´ assinala a sexta vez que um álbum de Lady Gaga figura no topo da lista, desde o lançamento de Born This Way em 2011. O trabalho era um dos mais aguardados dos últimos tempos, por representar o retorno da cantora ao dance pop.