23 músicas e 4 clipes em 7 dias: Será esta a semana do Rap?

Em apenas uma semana, foram lançados sete projectos musicais, o equivalente a 3,2 faixas disponibilizadas diariamente. Esta média inclui somente nomes como Kool Klever, Luso, Verbal Uzula, Elenco de Luxo, Uami Ngongadas, sem falar dos anónimos.

Há muito que o Rap angolano já não vivia momentos iguais a este, apesar de ser o estilo com mais  adeptos no país. Neste ano, esta foi a semana mais produtiva no Hip Hop.

Os rappers decidiram tomar “de assalto” a música angolana com apresentações sucessivas de novos trabalhos, sobretudo ontem, dia 16. Elenco de Luxo, Verbal Uzula, Samuel Clássico e Uami Ndongadas surpreenderam os fãs ao publicarem respectivamente “Herói”, “Dedica 100”, “Renovar” e “Neutro”.

Todos estes lançamentos foram antecedidos de outros ainda nesta semana. Kool Klever e Luso, por exemplo, protagonizaram o vídeo de “Se Eu Morrer Amanhã” e o jovem Alknoos extraiu Friday Light” do seu EP.

São no total 23 músicas e quatro vídeoclipes contabilizados, uma média de 3, 2 lançamentos por dia, sem incluir os vídeoclipes e publicações de artistas menos conhecidos.

Cada um com seus versos, ritmos e poesias, mas o objectivo foi único: reanimar o Rap nacional. Até agora, o regresso dos Elenco de Luxo depois de 7 anos é o mais comentado.

Em 24 horas, a faixa “Herói”, das disponibilizadas, foi ouvida 6 mil e 900 vezes no YouTube contra as 5 mil e 200 do “Joga Bonito” , do rapper Umani Ndongadas, mas este em menos de 24 horas. Depois de tudo isso, resta-nos saber :será esta a semana do Rap nacional?

as cargas mais recentes

Centenário de Amália Rodrigues celebrado ao nível do seu palmarés

há 9 meses
As celebrações do centenário da diva do fado datam desde o ano passado, este ano, começaram no primeiro dia deste mês, com 100 guitarras a tocarem em uníssono para fazer juz, num espectáculo transmitido pela RTP. Mas não é tudo, dentre muitas homenagens, inéditos de fadista serão editados no dia em que se assinala o centésimo aniversário, noticiou o caderno cultural Ípslon.

Anna Joyce: A mais premiada do Globos de Ouro da Zap

há 6 meses
A cantora foi o destaque da primeira edição do Globos de Ouro da Zap ao levar para casa três prémios em três categorias, numa gala em que concorriam expoentes máximos da música angolana.

Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente lamenta morte de Sarah Maldoror, pioneira do cinema africano

há 12 meses
O Ministério da Cultura, Turismo e ambiente lamenta, em comunicado, a morte, em Paris, por doença, aos 91 anos, de Sarah Maldoror, viúva de Mário Pinto de Andrade, co-fundador e primeiro presidente do partido no poder em Angola.

Vozes de diferentes estilos cantam 70 anos de André Mingas

há 11 meses
Se estivesse em vida, André Mingas completaria setenta anos amanhã(24). E, em alusão do seu 70.°aniversário, Ary, Kizua Gourgel, Toty Sa’med, Selda, Yoxi e Paulo Flores juntam-se este domingo para um tributo musical.

Rapper Chynna Rogers morre de overdose aos 25 anos

há 12 meses
A morte da artista foi anunciada na quarta-feira mas a causa foi ocultada pelo seu agente, dias depois, um representante do Departamento de Saúde Pública da Filadélfia confirmou à Fox News que a jovem morreu de overdose acidental de drogas.

Músicos angolanos portadores de deficiência em destaque no prémio africano de música

há 6 meses
13 músicos músicos angolanos portadores de deficiência disputam desde ontem a semi-final de uma competição artístico-cultural promovida pela Costa do Marfim, que visa descobrir talentos entre as pessoas com deficiência no continente.

Estrelas alertam sobre o impacto do Covid-19 às comunidades carenciadas

há 10 meses
Um espectáculo especial acontece este sábado e junta Coldplay, Miley Cyrus, Shakira, Justin Bieber único palco, para além das presenças de Balvin, Usher, Jennifer Hudson, Chris Rock, Hugh Jackman, Charlize Theron e David Beckham.

Lil Wayne anuncia duplo lançamento do álbum `Tha Carter VI´ e da mixtape `No Ceilings 3´

há 8 meses
Um mês após informar à Variety que o seu “álbum favorito da série Carter estava a caminho”, Weezy, reiterou este sábado em entrevista à ESPN, que não tem planos de “desacelerar” tão cedo e que está para breve o lançamento do álbum `Tha Carter VI´ e da mixtape `No Ceilings 3´.

Actor de Batman: O Cavaleiro das Trevas chama Coringa de filme ‘nojento’

há 10 meses
Coringa é um dos grandes filmes de 2019 e trouxe uma história diferente e surpreendente para o clássico vilão do Batman. Entretanto, o actor Eric Roberts, conhecido por Batman: O Cavaleiro das Trevas chamou o filme “nojento”.

Ivete Sangalo e Cláudia Leite acusadas de apropriação cultural

há 8 meses
As acusações foram feitas por Maicon Rodrigues, o actor brasileiro publicou um longo texto afirmando que mulheres brancas tentam tomar o lugar de negros na indústria da música, “duas pessoas brancas levam o nome da música axé no Brasil e são chamadas de ‘rainhas’”. Na mesma ocasião, Anitta também levou por tabela, sendo apontada como intriguista.

Vencedora do Festival da Canção de Luanda apresenta primeiros projectos

há 6 meses
Além do principal prémio, Heróide dos Prazeres foi considerada a melhor voz do ano do Festival da Canção de Luanda, mas não é só o timbre vocálico que chama atenção, ela também escreve, e foi com a sua própria composição que ultrapassou vozes de referência da música angolana.

Azealia Banks chama Anitta de “lixo” e afirma: “Prefiro a Ludmilla”

há 7 meses
A cantora e compositora Azealia Banks foi directa nas críticas a Anitta. Durante o novo episódio do podcast “Cheapy’s Two Cents”, da sua autoria, e que é transmitido nos Estados Unidos, as críticas cingem-se à recente parceria de Anitta com Cardi B.

Prodígio completa “30 e Tal” anos e oferece um presente aos fãs

há 3 meses
A prenda chama-se “30 e Tal”, uma música com Paulo Flores, circunstancialmente lançada no dia em que Prodígio assinalou o 32° aniversário. Não os trinta e dois anos de carreira, mas de idade, pois o rapper rima há 21 anos.

Google coloca Mbira “Kisanje” no motor de busca

há 11 meses
O instrumento musical originário do Zimbábue, conhecido em Angola como Kisanje, está a ser exibido desde ontem na página inicial do motor de busca e permite os usuários executá-lo. O objectivo é marcar a “semana cultural do Zimbábue”.

Lady Gaga apresenta sexto álbum

há 11 meses
Lady Gaga lançou sexta-feira o seu novo álbum, intitulado “Chromatica”, marcando o seu retorno na música pop, quatro anos depois do disco “Joanne”

Cinema às quartas-feiras apresenta “Do Outro Lado do Mundo”

há 3 semanas
O Documentário intitulado “Do Outro Lado do Mundo” vai ser apresentado nesta quarta-feira, pelas 18h30, no espaço Wyza Anfiteatro, da Fundação Arte e Cultura, no âmbito do projecto Cinemas às Quartas-feiras, da KinoYetu, Fundação Arte e Cultura e Geração 80.