2ª Edição de exposição colectiva ‘LiterArte’ arranca já este mês

Os artistas angolanos Luzia Dala Gaspar “Luzea” , Débora Sónia João de Deus “Kassova”, Sureny Patrícia Ferreira Luís Fernandes, Davi Dombele, Josué Dombele, Araão Álvaro Iéca “Yéca” vão apresentar-se no próximo dia 28 de Janeiro de 2022, Sexta-feira, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “LiterArte”, uma exposição colectiva que ficará patente ao público até ao dia 25 de Fevereiro de 2022.

A exposição colectiva LiterArte vai já na sua segunda edição e abre as exposições na Galeria Tamar Golan neste ano de 2022, sendo a primeira das 12 que serão inauguradas-colectivas e individuais- durante o ano, conforme a agenda da Galeria. A exposição é resultado do poema do escritor Viriato da Cruz, “Namoro”. Os artistas serviram-se do poema para produzirem a exposição.

Os Artistas

Araão Álvaro Iéca, de pseudónimo artístico Yéca, nasceu aos 20 de Julho de 1998, na província de Cabinda. É um artista plástico autodidata emergente e professor de desenho e pintura no Atelier Palomino Artes. Suas composições são resultado da simbiose da sua técnica e audácia, variando em diversos meios e técnicas.

Davi Dombele nasceu no Sambizanga, Luanda. Ganhou o gosto pelas artes desde muito cedo. Aos 7 anos já fazia histórias aos quadrinhos e desde então não parou por aí. Mas foi no ano de 2016 que decidiu levar a sério o seu dom e lançar-se profissionalmente no ramo das artes plásticas (pintura).

Josué Dombele nasceu em Julho de 1999, nas terras do Sambizanga, Luanda. É artista visual, plástico e pintor. Começou a pintar em 2017 por influência de alguns vídeos-aula no YouTube. Fez pedagogia artística no CEART, complexo das escolas de artes em 2019. Como pintor vem participando em várias exposições colectivas em Luanda, algumas com Davi Dombele outras com o renomado Guilherme Mampuya.

Luzia Dala Gaspar “Luzea”, nasceu em Julho de 2000, em Luanda. Desde pequena, sempre foi apaixonada pela arte, focada e determinada. Começou a rabiscar com os seus 6 anitos na iniciação, chamando a atenção dos colegas e professores. Lú, como é carinhosamente chamada, é apaixonada pela arte. Em 2010 pintou sobre uma tela uma obra com o título “Mulher Natureza”. Daí mais parou.

Débora Sónia João de Deus
De nome artístico Kassova (Kassoart), a integrante da exposição LiterArte é natural do Huambo, mas vive em Luanda desde 1999. Sempre teve uma vida tranquila, uma família talentosa, entre guitarristas, cantores, artistas plásticos e desenhistas, entre pai e irmãos. De entre os seus, Kassova é a que mais está a destacar-se nas artes plásticas.


Sureny Patrícia Ferreira Luís Fernandes
Começou a desenhar desde tenra idade. Aos 12 anos, já se destacava em alguns concursos e pequenas exposições. Em 2009 começou a frequentar a galeria e ateliê Celamar. Nasceu em Fevereiro de 1991 e é natural de Luanda.

as cargas mais recentes

Bola de Ouro 2021: Afinal, nem sequer Portugal votou em CR7

há 10 meses

Moreira Chonguiça: Lança própria marca de saxofones e apresenta ao presidente moçambicano

há 2 anos
O saxofonista moçambicano Moreira Chonguiça apresentou terça-feira ao chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, a sua marca de saxofones, instrumento produzido em Moçambique e que visa promover o gosto pela musica entre os jovens.

Beyoncé desiste da actuação na cerimónia dos Grammy Awards

há 2 anos
Apesar de liderar as indicações, Beyoncé “optou por não se apresentar” nos Grammy Awards. A cantora estaria em negociações para actuar com Megan Thee Stallion na madrugada de hoje.

JAY-Z produz adaptação cinematográfica do romance Forty Acres

há 2 anos

Sentença de R. Kelly será lida em Maio de 2022

há 1 ano
O artista norte-americano foi condenado ontem, após ser considerado culpado de todas as acusações de tráfico sexual e aguarda pela leitura da sentença, que pode ditar ou não a sua prisão perpétua.

A Salsa e suas variantes

há 2 anos
A salsa nasceu em Cuba, mais propriamente em Havana, nos interiores dos famosos cabarets cubanos, mas tornou-se tão popular que novos estilos surgiram noutras partes do mundo.

Coffee, Hip-Hop & Mental Health: Sabia que existe uma cafeteria que oferece terapia por cada xícara de café?

há 1 ano
Coffee, Hip-Hop & Mental Health está situado em Chicago e já ajudou em torno de 250 pessoas a cuidar da saúde mental. Christopher LeMark, mentor da iniciativa inspirada no Hip‐Hop, pretende fazer do espaço um lugar de cura.

É oficial: Capita é o novo reforço do Lille

há 2 anos
O Lille anunciou ontem a contratação do extremo angolano Capita. O atleta de 18 anos de idade, que até então militava no Trofense de Portugal, é o novo reforço da equipa da primeira divisão francesa, onde estará por cinco temporadas.

Elton John: “The Weeknd merecia ganhar dois Grammys pela música Blinding Lights”

há 2 anos
Enquanto os fãs se mobilizaram rapidamente para apoiar o artista canadense, Sir Elton John, que anteriormente já comparou The Weeknd ao falecido Prince, juntou-se à avalanche de apoio.

C4 Pedro lidera o Top Best da Sadia com 5 faixas entre as 100 mais ouvidas

há 1 ano
Actualmente em destaque com a música `Right Right Right´, no Top 10, cuja a divulgação é semanal, o artista é o mais ouvido dentre o universo de 100 faixas monitoradas pela Sadia: Right Right Right, Pele Negra, Love Again, Nossas Coisas e African Beauty.

J. Rule combinou com Fat Joe para não tocar músicas em que participa R. Kelly

há 1 ano
As explicações sobre o assunto vieram agora a público, através de Ja Rule. O músico revelou ao episódio Drinks Champs que, antes de entrarem para a batalha, ele e Fat Joe, combinaram não tocar músicas com participação de R. Kelly, porque queriam evitar e ficar longe do “cantor problemático” considerado culpado dos crimes de exploração sexual a menores.

SADIA começa a pagar rendimentos a partir de Março

há 2 anos
De acordo com a nota que a Revista Carga teve acesso, a distribuição dos rendimentos do autor começa no terceiro mês de 2021 e segue nos meses de Junho, Setembro e Dezembro, neste caso trimestralmente.

Kenny Flow Buah deixa primeiras impressões do seu talento ao mundo

há 2 anos
Depois do clip do single ” Perdido no Block” no ano passado, Kenny Flow Buah prepara-se para publicar mais um tema com o respectivo clip, acreditando que desta vez a carreira poderá assumir patamares mais elevados.

Fernanda René e Mateus Esteita entre as 100 personalidades afro-descendentes mais influentes do mundo em 2021

há 12 meses
A ambientalista Fernanda René e o escritor e engenheiro Mateus Esteita foram reconhecidos pela MIPAD da ONU, pelos seus contributos em prol do meio ambiente, figurando, desta forma, entre as 100 pessoas de ascendência africana mais influentes do mundo este ano.

LL Cool J junta-se a Swizz Beatz no plano de criar fundos para os ícones do Hip Hop

há 2 anos
Há pouco menos de uma semana,Swizz Beatz partilhou durante um live Beatz’s Zone Radio, que gostaria de arrecadar um milhão de dólares em “impostos” para cada membro fundador do Hip Hop. Mal-interpretada, a ideia do produtor criou um mal-estar entre os mais novos rappers, mas o apoio não tardou a chegar. LL Cool J não só aprovou a ideia, como também se prontificou a dar o seu contributo.

Selecção júnior feminina de andebol sagra-se campeã africana

há 7 meses
Dias depois de apurar-se para o Campeonato do Mundo da categoria, a selecção júnior feminina de andebol sagrou-se, ontem, campeã africana da modalidade ao vencer a sua congénere do Egipto, em Conacri.