2ª Edição de exposição colectiva ‘LiterArte’ arranca já este mês

Os artistas angolanos Luzia Dala Gaspar “Luzea” , Débora Sónia João de Deus “Kassova”, Sureny Patrícia Ferreira Luís Fernandes, Davi Dombele, Josué Dombele, Araão Álvaro Iéca “Yéca” vão apresentar-se no próximo dia 28 de Janeiro de 2022, Sexta-feira, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “LiterArte”, uma exposição colectiva que ficará patente ao público até ao dia 25 de Fevereiro de 2022.

A exposição colectiva LiterArte vai já na sua segunda edição e abre as exposições na Galeria Tamar Golan neste ano de 2022, sendo a primeira das 12 que serão inauguradas-colectivas e individuais- durante o ano, conforme a agenda da Galeria. A exposição é resultado do poema do escritor Viriato da Cruz, “Namoro”. Os artistas serviram-se do poema para produzirem a exposição.

Os Artistas

Araão Álvaro Iéca, de pseudónimo artístico Yéca, nasceu aos 20 de Julho de 1998, na província de Cabinda. É um artista plástico autodidata emergente e professor de desenho e pintura no Atelier Palomino Artes. Suas composições são resultado da simbiose da sua técnica e audácia, variando em diversos meios e técnicas.

Davi Dombele nasceu no Sambizanga, Luanda. Ganhou o gosto pelas artes desde muito cedo. Aos 7 anos já fazia histórias aos quadrinhos e desde então não parou por aí. Mas foi no ano de 2016 que decidiu levar a sério o seu dom e lançar-se profissionalmente no ramo das artes plásticas (pintura).

Josué Dombele nasceu em Julho de 1999, nas terras do Sambizanga, Luanda. É artista visual, plástico e pintor. Começou a pintar em 2017 por influência de alguns vídeos-aula no YouTube. Fez pedagogia artística no CEART, complexo das escolas de artes em 2019. Como pintor vem participando em várias exposições colectivas em Luanda, algumas com Davi Dombele outras com o renomado Guilherme Mampuya.

Luzia Dala Gaspar “Luzea”, nasceu em Julho de 2000, em Luanda. Desde pequena, sempre foi apaixonada pela arte, focada e determinada. Começou a rabiscar com os seus 6 anitos na iniciação, chamando a atenção dos colegas e professores. Lú, como é carinhosamente chamada, é apaixonada pela arte. Em 2010 pintou sobre uma tela uma obra com o título “Mulher Natureza”. Daí mais parou.

Débora Sónia João de Deus
De nome artístico Kassova (Kassoart), a integrante da exposição LiterArte é natural do Huambo, mas vive em Luanda desde 1999. Sempre teve uma vida tranquila, uma família talentosa, entre guitarristas, cantores, artistas plásticos e desenhistas, entre pai e irmãos. De entre os seus, Kassova é a que mais está a destacar-se nas artes plásticas.


Sureny Patrícia Ferreira Luís Fernandes
Começou a desenhar desde tenra idade. Aos 12 anos, já se destacava em alguns concursos e pequenas exposições. Em 2009 começou a frequentar a galeria e ateliê Celamar. Nasceu em Fevereiro de 1991 e é natural de Luanda.

as cargas mais recentes

É Preciso Falar: Carga Magazine lança novo conteúdo em formato podcast

há 2 semanas
O novo conteúdo da Carga é uma grande entrevista do tipo opinativa, com os principais fazedores da música angolana, opinion makers, bem como pessoas ligadas a cultura, acompanhada de debates sobre os temas que preocupam a cultura nacional, particularmente a música.

Doroteia, a Centopeia amanhã as 16 horas no canal ZAP VIVA

há 2 anos
Os contos infantis são conteúdos especialmente produzidos para celebrar a delicadeza infantil que mora dentro de todos nós, unindo duas linguagens em uma só – o Teatro e a Televisão.

Rádios observam semana de Artur Nunes

há 2 anos
De 20 a 26 deste mês, o músico foi o principal destaque nas rádios do país. Não só foi o artista mais tocado, mas também o seu tema “N’gola Tua Itambula” foi o mais ouvido nas mais de 50 rádios nacionais.

Universidade Hip Hop Angola reconhece percurso e contributo de DJ Samurai em dia de celebração

há 9 meses

Daniel Mendes: “Com ou sem pandemia o Angola Music Awards acontecerá em 2020”

há 2 anos
A faltar dois dias para o fecho das inscrições, Daniel Mendes fala à Carga sobre a presente edição do Angola Music Awards, que traz como destaque a categoria música dos PALOP. Doravante, o evento passará a intercalar entre Angola e Portugal. O responsável explica por que razão a gala era realizada em Portugal, apesar de prestigiar a música e os músicos angolanos e lança as novidades do próximo ano 2021.

Álbum póstumo de DMX reúne participações de Alicia Keys, Jay-Z e Nas

há 1 ano
O álbum intitula-se Exodus, contém 13 faixas musicais e reúne, entre outras, as participações de Jay-Z, Nas, Snoop Dogg, Bono, Lil Wayne, Alicia Keys. A obra é totalmente inédita, segundo Swizz Beatz.

Verzuz anuncia battle entre Method Man e Redman

há 1 ano
Depois do Verzuz Battle entre Ghostface Killah e Raekwon do Wu-Tang Clan, Timbaland e Swizz Beatz anunciaram a próxima batalha para o dia 20 de Abril, entre os parceiros de rimas de longa data, Method Man e Redman.

Promotor revela que os artistas é que pedem para “piratear” suas obras

há 6 meses
Para que suas músicas cheguem a zonas suburbanas, muitos artistas angolanos têm de recorrer a serviços de duplicidade, vulgo pirataria. Nesses serviços, o músico paga entre 200 mil a 1 milhão de Kwanzas para a promoção de 4 faixas, durante 45 dias.

Piloto Rui Andrade coloca nome de Angola na história do automobilismo mundial

há 7 meses
Rui Andrade fez história este domingo ao sagrar-se campeão de automobilismo no Europeu de Endurance Le Mans 2021, na categoria LMP2, que aconteceu em Portugal. Com isso, o automobilista tornou-se no primeiro angolano a conseguir este feito e a participar numa prova mundial do sector.

Dino Ferraz e Bú Cherry Participam no Festival Jangu Bancada Preta África e Brasil

há 2 anos
O Festival tem como objectivo promover o intercâmbio cultural entre artistas do Brasil e de Angola, em três horas de intervenções que pretendem conectar as nossas ancestralidades.

Young Buck pede ajuda financeira aos fãs e é surprendido por The Game

há 2 anos
Após sair da prisão, em 2019, o ex membro da G-Unit já tinha declarado falência, mas, nos últimos dias, seus problemas financeiros agravaram-se e o rapper está a pedir ajuda aos fãs. Através da sua conta do Instagram, Young Buck vem pedindo que cada seguidor deposite 1 dólar na sua conta e foi surpreendido por The Game.

Iraquiano testa popularidade com o lançamento da Mixtape Modo Prodígio

há 11 meses
Iraquiano é o alter ego de Edilson Pedro Tavares Pimentel, um jovem rapper de 23 anos, que já acumula na bagagem dois projectos lançados e está actualmente em estúdio a ultimar os preparativos da mixtape que marcará o ponto de viragem da sua carreira.

Forbes divulga lista das 100 celebridades mais bem pagas do mundo

há 2 anos
A conceituada revista de negócios e economia revelou, esta quarta-feira, dia 3 de Junho, uma série de rankings anuais, dos quais as 100 figuras ligadas à música, desporto entre outros, mais bem pagas em 2020. Kylie Jenner, cunhada de Kanye West, está na primeira posição.

Globo aposta na união de estilos musicais de Angola e do Brasil na nova campanha de comunicação

há 2 anos
Há sensivelmente um mês, a Globo pôs a circular nos meios de comunicação locais, a campanha ‘Emoção Globo’. O objectivo é aproximar, cada vez mais, os talentos e produtos Globo ao público angolano com mensagens que lembrem personagens icónicas das novelas e programas de entretenimento e informação.

Kanye West anuncia candidatura à presidência dos Estados Unidos da América

há 2 anos
O rapper norte-americano Kanye West anunciou ontem, 4 de Julho ( Dia da Independência dos Estados Unidos) a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado o actual presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. “Agora chegou o momento de cumprir a promessa dos Estados Unidos”, diz o rapper explicando os motivos da sua candidatura.

FSobral Agency realiza Casting para bailarinos

há 2 anos
Por intermédio da Agência FSobral, Maya Zuda e Adi Cudz recrutam bailarinos, para performances em palcos, gravação de videoclipes e outros trabalhos.