2ª Edição de exposição colectiva ‘LiterArte’ arranca já este mês

Os artistas angolanos Luzia Dala Gaspar “Luzea” , Débora Sónia João de Deus “Kassova”, Sureny Patrícia Ferreira Luís Fernandes, Davi Dombele, Josué Dombele, Araão Álvaro Iéca “Yéca” vão apresentar-se no próximo dia 28 de Janeiro de 2022, Sexta-feira, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “LiterArte”, uma exposição colectiva que ficará patente ao público até ao dia 25 de Fevereiro de 2022.

A exposição colectiva LiterArte vai já na sua segunda edição e abre as exposições na Galeria Tamar Golan neste ano de 2022, sendo a primeira das 12 que serão inauguradas-colectivas e individuais- durante o ano, conforme a agenda da Galeria. A exposição é resultado do poema do escritor Viriato da Cruz, “Namoro”. Os artistas serviram-se do poema para produzirem a exposição.

Os Artistas

Araão Álvaro Iéca, de pseudónimo artístico Yéca, nasceu aos 20 de Julho de 1998, na província de Cabinda. É um artista plástico autodidata emergente e professor de desenho e pintura no Atelier Palomino Artes. Suas composições são resultado da simbiose da sua técnica e audácia, variando em diversos meios e técnicas.

Davi Dombele nasceu no Sambizanga, Luanda. Ganhou o gosto pelas artes desde muito cedo. Aos 7 anos já fazia histórias aos quadrinhos e desde então não parou por aí. Mas foi no ano de 2016 que decidiu levar a sério o seu dom e lançar-se profissionalmente no ramo das artes plásticas (pintura).

Josué Dombele nasceu em Julho de 1999, nas terras do Sambizanga, Luanda. É artista visual, plástico e pintor. Começou a pintar em 2017 por influência de alguns vídeos-aula no YouTube. Fez pedagogia artística no CEART, complexo das escolas de artes em 2019. Como pintor vem participando em várias exposições colectivas em Luanda, algumas com Davi Dombele outras com o renomado Guilherme Mampuya.

Luzia Dala Gaspar “Luzea”, nasceu em Julho de 2000, em Luanda. Desde pequena, sempre foi apaixonada pela arte, focada e determinada. Começou a rabiscar com os seus 6 anitos na iniciação, chamando a atenção dos colegas e professores. Lú, como é carinhosamente chamada, é apaixonada pela arte. Em 2010 pintou sobre uma tela uma obra com o título “Mulher Natureza”. Daí mais parou.

Débora Sónia João de Deus
De nome artístico Kassova (Kassoart), a integrante da exposição LiterArte é natural do Huambo, mas vive em Luanda desde 1999. Sempre teve uma vida tranquila, uma família talentosa, entre guitarristas, cantores, artistas plásticos e desenhistas, entre pai e irmãos. De entre os seus, Kassova é a que mais está a destacar-se nas artes plásticas.


Sureny Patrícia Ferreira Luís Fernandes
Começou a desenhar desde tenra idade. Aos 12 anos, já se destacava em alguns concursos e pequenas exposições. Em 2009 começou a frequentar a galeria e ateliê Celamar. Nasceu em Fevereiro de 1991 e é natural de Luanda.

as cargas mais recentes

Live no Kubico considerado melhor programa musical de TV de 2020

há 2 anos
O espectáculo de tv organizado pela TPA e Platina Line ultrapassou o Show do Mês, Bar da Luandina e E-Kwanza BAI e ficou considerado o Melhor Programa Musical de TV de 2020 nos prémios Angola Comunica.

Sul-africano Bokkieult lança A Million Chances, um álbum que comunica com os angolanos

há 2 anos
Mais do que simples álbum, A Million Chances servirá como importante instrumento de pesquisa sobre tendências da música africana, para as futuras gerações, já que Bokkieult é considerado um dos maiores pesquisadores de música no seu país.

Curador Luamba Muinga laureado com prémio de arte na Holanda

há 1 ano
O curador e pesquisador cultural Luamba Muinga, vence prémio “Seed Awards”, promovido pelo Fundo Prince Claus, organização neerlandesa estabelecido como um tributo à Sua Alteza Real Príncipe Claus, cuja missão é apoiar, homenagear e conectar artistas e profissionais culturais em África, Ásia, América Latina, Caribe e Europa Oriental.

Documentário ‘Para Lá dos Meus Passos’ vence a 1°edição do DOCLuanda-Festival Internacional de Cinema Documental

há 10 meses

Jerónimo Belo lança mais um livro sobre Jazz e música

há 10 meses
Crítico de jazz, Jerónimo Belo prepara-se para voltar a colocar no mercado mais um livro sobre o Jazz e a música. A obra intitula-se “Feijazzoada”. É o quinto do autor e surge na sequência de “Jazz- Me-mória e Gratidão” (2021) e está inserida nas festividades do 30 de Abril, Dia Internacional do Jazz.

BAI apresenta soluções práticas e acessíveis para os seus parceiros e clientes

há 2 anos
Actualmente, o BAI dispõe de opções de pagamento mais cómodas, económicas e de simples utilização, das quais destacamos os Terminais de Pagamento Automático (TPA) e o é-Kwanza.

Kwando: Sequência do documentário `Into the Okavango´ em estreia no Arquivo Nacional de Angola

há 9 meses
O filme “Kwando” do projecto vida selvagem do Okavango da National Geographic, retrata a vida selvagem e dos povos da região do rio Kuando. A obra cinematográfica é resultado de uma expedição cientifica que durou seis meses e é a sequência do premiado de 2018 da ONGWP “Into the Okavango” .

UNAC-SA: Artistas sem carteira serão impedidos de exercer a profissão

há 11 meses
A medida surge para regular o mercado e a profissão, de modo a dar maior dignidade aos artistas, impedindo que alguém se apresente em palco sem estar devidamente autorizado.

Tony Frampênio: Belas e Perigosas foi associado à sexualização e objectificação da mulher “porque há dificuldade hermenêutica do público angolano em interpretar arte”

há 11 meses

Fugees toma de assalto o palco do Global Global Citizen

há 1 ano
Está consumado, já aconteceu a apresentação dos Fugees pela primeira vez em 15 anos, o “show secreto” decorreu no rooftop do Pier 17 em Nova York e foi uma pré-gravação para o festival Global Citizen, cuja transmissão está a ser feita desde as 19 horas, no canal de YouTube do Festival.

Repertório desafia Znobia X Havaiana para um desfile de Kuduro

há 3 anos
Depois da edição inaugural com Raiva X DH, a Carga traz para a segunda edição do Repertório o estilo mais psicadélico e com maior número de adeptos, o “Kuduro”. Znobia e Havaiana, duas das figuras mais emblemáticas do Kuduro foram chamadas. Estás preparado (a) ?

China decide “castigar” Lady Gaga, Justin Bieber e BTS

há 2 anos
Os músicos Justin Bieber, Lady Gaga e a banda BTS terão sido ‘castigados’ por causa de atitudes em relação a assuntos considerados sensíveis pela China.

Exposição “Migrações e Coisas, Retalhos de uma História Só”, agora disponível em catálogo digital

há 3 anos
Em virtude das limitações impostas pela pandemia do coronavírus e do encerramento temporário da exposição de René Tavares, o Banco Económico e a This is Not a White Cube decidiram disponibilizar digitalmente um catálogo onde é possível conhecer a obra do artista santomense.

Fãs de Anitta terão manipulado dados para colocar “Envolver” como a mais ouvida do Spotify

há 10 meses
Suspeita-se que a assessoria de Anitta terá orientado os fãs a utilizarem métodos alternativos para inflar os números da cantora no Brasil e em outras regiões (através de VPNs), o que não só ajudaria a impulsionar a imagem da artista, como também os ganhos em “royalties” pela música.

Comemorações do primeiro aniversário da casa rede encerram amanhã

há 3 anos
Nas celebrações de hoje, a atracção será Spoken Word com Sankofa Umbi Umbi, seguida de música ao vivo com Dino Ferraz, às 21 horas no live do Instagram da casa Rede.

Após ter conta de Instagram hackeada Kid MC alerta “redobrem a segurança e tomem cuidado ao interagir com páginas estranhas”

há 2 anos
Aconteceu no princípio do passado mês de Abril, mas poucos se aperceberam que o perfil oficial do Instagram de Kid MC estava nas mãos de hackers. Já com outra conta activa, o rapper detalhou à Carga, que tudo ocorreu após receber mensagens de actualização de dados.