38° edição do ‘Top dos Mais Queridos’ acontece hoje

A edição 2020 do Top dos Mais Queridos vai assumir um formato diferente do habitual, face ao contexto pandémico que se impõe. A par disto, a gala em si, também não será de eleição, mas sim de homenagem a Agostinho Neto.

O “palco” do Centro de Produção da TPA, hoje será partilhado por “miscelânia” artística, a ser representada por: Yannick Afroman (Vencedor do Top 2019), Virgílio Fire, Rey Webba, Toy Salgueiro, Jorge Mulumba, Gelson Castro, Moniz de Almeida, Puto Prata, Sabino Henda, Dom Caetano, Mister K, Massoxi, Emanuel Mendes, Kintino, Teddy N´Singuy, Kyaku Kyadaff, Ivan Alekxei, Roxane Fernandez, António Paulino, Zoca Zoca, Cilana Manjenje, Walter Ananaz, Kanda… cada um na sua singularidade, terá a tarefa de recordar diferentes momentos da historiografia musical, como nação independente.


A ser transmitido nas rádios do grupo RNA, nos canais da TPA1, TPA Internacional e nas plataformas digitais, a edição deste ano do concurso denomina-se “Top dos Mais Queridos BFA-2020” e realiza-se sob o lema “O contributo da RNA para a produção, promoção e divulgação da música angolana”. A porta-voz do concurso, Rosa Mangueira, explicou, que o Top este ano saúda também o 45º aniversário da Independência Nacional, com uma homenagem a valorizar o contributo da rádio na divulgação da música angolana ao longo de várias décadas”, noticiou o Jornal de Angola.

as cargas mais recentes

Thó Simões: “É nas ruas que consigo vislumbrar alguma coisa da natureza humana”

há 2 anos

P. Diddy muda de nome pela 4° vez

há 1 ano
Três vezes vencedor do Grammy, Diddy nasceu Sean John Combs, na cidade de Nova York em 1969. Quando entrou no mundo do rap, ficou Puff Daddy, ou seja P. Diddy, Cinco anos depois l, retirou o “P” para se tornar “Diddy”, que mais tarde foi expandido para incluir o grupo Diddy — Dirty Money.

Rafael Gonçalves: A voz do Ghetto Zouk que todos deviam ouvir

há 2 anos
Tem poucos anos de estrada e, apesar de ainda não pisar grandes palcos, Rafael Gonçalves já começou a atrair as tençãoes do público. Seus temas “Cobrar” e “Juntos P’ra Sempre” acabam por ser incorporados nas referências do Ghetto Zouk feito em Angola.

Músico Neil Young processa Trump

há 2 anos
O músico Neil Young vai mover um processo em tribunal contra Donald Trump, pelo uso indevido da sua música nos comícios do actual presidente dos EUA.

Bella ciao, ciao, ciao: La casa de papel chega ao fim

há 2 anos
A season que começa a ser gravada amanhã, traz 10 episódios sem data de estreia avançada, onde os assaltantes terão que se desencurralar e para tal contarão com dois novos reforços, cujos papeis não foram ainda revelados.

Lawilca almeja voltar ao auge

há 2 anos
Lawilca já esteve no top do Hip Hop e R&B. Em 2005, depois de conquistar grande popularidade com o seu primeiro álbum “Se Diamé”, decidiu sumir para voltar a aparecer em 2014 com o CD “Não Sou o Mesmo Homem”. Desta vez reaparece reestruturado com novos estilos musicais e quer voltar a estar no auge.

Cientista angolano é homenageado e ganha bolsa de estudo

há 2 anos
O Ministério da Juventude e Desportos distinguiu o jovem cientista angolano, Valdemar Tchipenhe, com um Diploma de Mérito, pela a sua dedicação e entrega no projecto humanitário de montagem de laboratórios de Biologia Molecular, que contribuem para prevenção e combate à Covid-19.

José Eduardo dos Santos fala sobre a sua formação musical “Nzaji”

há 1 ano
Quando mais novo, Eduardo dos Santos fundou e orientou os Nzaji, um dos mais respeitáveis agrupamentos musicais da clandestinidade- que ajudou a forjar a revolução, eternizando canções como ”Kaputu’, ‘Ufolo’, ‘Dituminu’, “Etu tuá anangola’ e’Monangambé’.

Covid-19: Matias Damásio volta a testar positivo e vê cancelado seu show de fim de ano

há 9 meses
O músico Matias Damásio voltou a testar positivo à Covid-19 e vê, assim, o seu espectáculo de fim de ano que aconteceria na Foz de Figueira, em Portugal, cancelado. 

Eclosão: Leandro Marques inaugura primeira exposição individual na Galeria Tamar Golan

há 2 anos
A mostra ficará patente ao público até ao dia 26 de Abril, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9h00 às 17h00, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda, junto à escola 1205, paragem da Casa Lisboa.

Inocenti: Versão oficial da célebre música de Paulo Flores é lançada na voz de Carla Moreno

há 1 ano
Disponível no canal oficial do YouTube da intérprete da vez, a música vem aumentar prestígio à carreira de Carla Moreno, em fase de voo solo. Nesta versão, a respeitada back vocal, reuniu a nível da produção, um team ao nível do palmarés do autor, para reoxigenar este clássico intemporal para o angolano.

Invés de 75, NBA elege 76 maiores jogadores da história da liga

há 11 meses
Em alusão ao seu 75ª aniversário, a NBA comprometeu-se em eleger 75 melhores jogadores de todos os tempos, porém, um empate potenciou a entrada do 76ª jogador. As lendas foram seleccionados e anunciadas em 3 grupos, dois de 25 e um de 25, sendo o último o mais aclamado e surpreendente.

Paul McCartney confessa que quase se tornou alcoólatra após separação dos Beatles

há 2 anos
Paul McCartney confirmou as informações por trás da separação dos Beatles. Em uma nova entrevista, o músico afirma que sofreu muito com as acusações sobre o fim da banda, que o levou a recorrer ao álcool e faltava pouco para ter calapso mental mais grave.

Valete e vários músicos portugueses exigem a libertação do rapper espanhol Hasél

há 2 anos

Rapper Duas Caras preocupado com a perda de valores tradicionais em África

há 2 anos

Meninas do Maculusso preparam grande show

há 3 anos
O reencontro é um tributo aos 28 anos de existência do grupo.