3ª Aniversário do Património Cultural Mundial de Mbanza Kongo é celebrado com actividades online

Assinala-se a 8 de Julho de 2020 o 3.º aniversário desde a elevação do centro histórico de Mbanza Kongo, a Património Cultural Mundial. A secular cidade angolana de Mbanza Kongo, na província do Zaire, foi inscrita pelo Governo angolano como Património Cultural da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), sendo a primeira validada no país por aquela Organização.

A elevação de Mbanza Kongo assentou no seu forte potencial económico e beleza natural ímpar, abrindo assim um grande desafio às autoridades e investidores em transformar a região num destino turístico obrigatório, para capitalização da riqueza histórico-cultural existente, como são os casos do Museu dos Reis do Kongo, do Nkulumbimbi, o antigo Tribunal Tradicional, a árvore Yala Nkuw, as Ruínas da Sé Catedral, a primeira Igreja de Angola construída em 1941, a Caverna de Nzau Evua entre outros atributos.

Em nota chegada a redacção da Carga, o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente fez saber que para assinalar a data, irá realizar algumas actividades online, devido ao contexto social que o País e o resto do mundo enfrenta derivada da pandemia causada pelo COVID-19.

O programa de eventos inclui a realização de roteiros, debates televisivos e diversos programas que visam aumentar o conhecimento dos cidadãos sobre o valor da secular cidade de Mbanza Kongo. O programa terá início com um discurso oficial, a ser proferido por sua Excelência, Ministra da Cultura, Turismo e Ambiente, Adjany Costa, com enfoque nos avanços realizados desde a 2017.

as cargas mais recentes

A’mosi Just A Label disponibiliza ‘Dinâmica Mecânica’

há 7 meses
‘Mechanical Dynamics’ estabelece um diálogo em áudio individual e conta com a parceria de Tony Cassanelli e poderá fazer parte dos próximos projectos de A’mosi.

Geração 80 assinala décimo aniversário com a criação de um mural na baixa de Luanda

há 1 mês
Trata-se de um presente que a GERAÇÃO de 80 oferece a Luanda, como forma de agradecimento a cidade por ter dado o privilégio de ser o local de partida dos sonhos dos produtores.

‘Emoção Globo’ é estar live em casa de Paulo Rocha

há 3 meses
O talento Globo Paulo Rocha é o próximo convidado ao LIVE ‘Emoção Globo’ que acontece nesta quinta-feira, dia 23, às 20 horas de Angola no perfil de Instagram do canal Globo ON.

Burna Boy se prepara para lançar novo álbum e deixa um conselho “ao” Black Lives Matter

há 2 meses
O músico nigeriano aproveitou a crise pandemíca e gravou mais um álbum: “Twice As Tall”, que estará já disponível a 14 de Agosto. Durante uma longa entrevista, Burna desenhou o actual contexto global e deixou uma visão diferente sobre o que seria o Black Lives Matter.

Cardi B “desce do salto” e ameaça agredir blogueiro por postá-la sem maquilhagem

há 3 meses
A rapper norte-americana ameaçou agredir um internauta por este postar fotografias sem maquilhagem e supostamente desarrumada da cantora.

Contagem decrescente para a estreia da 4ª temporada de “La Casa de Papel”

há 8 meses
Nairóbi morre? Berlim está vivo? O Professor vai perder o controle? Bastou sair o trailer da quarta temporada de “La Casa de Papel” as perguntas sobre o que acontecerá não param de ecoar na internet.

Ministra da Cultura de Portugal quer acabar com concertos online grátis

há 5 meses
A titular da pasta da Cultura de Portugal, Graça Fonseca, manifestou-se contra os concertos gratuitos nas redes sociais, ou até mesmo em varandas e defendeu que o trabalho na cultura deve ser pago.

Mago de Sousa “irritado” com a Unitel

há 5 meses
Num vídeo divulgado na sua página do Facebook, o autor do sucesso “Carolina”, criticou duramente a forma como a empresa tratou, na sua opinião, mal o seu disco, quando as duas partes tinham acordado a promoção e divulgação do CD, o que não aconteceu.

Preto Show fala da estreia do seu programa no Afro Music Channel

há 3 meses
Em breve entrevista à Carga esta tarde, o autor de “Internacional Banger” informou que o seu programa é um talk show que vai ao ar no próximo sábado, a partir das 14 horas, e será exibido duas vezes por semana e destina-se a ajudar as famílias mais carenciadas.

LL Cool J junta-se a Swizz Beatz no plano de criar fundos para os ícones do Hip Hop

há 5 meses
Há pouco menos de uma semana,Swizz Beatz partilhou durante um live Beatz’s Zone Radio, que gostaria de arrecadar um milhão de dólares em “impostos” para cada membro fundador do Hip Hop. Mal-interpretada, a ideia do produtor criou um mal-estar entre os mais novos rappers, mas o apoio não tardou a chegar. LL Cool J não só aprovou a ideia, como também se prontificou a dar o seu contributo.

Conheça Jassira Pascoal, a mais nova aposta do Dj Raiva e Punidor

há 1 mês
A jovem de 20 anos despertou a atenção dos dois profissionais no Unitel Estrelas ao Palco (2019), onde acabou sendo eliminada, mas seu trimbre vocálico, letras e talento podem ajudá-la a tornar-se numa das novas referências da música angolana.

Fundação Arte e Cultura apresenta “Fundação Online”, em prevenção ao Covid-19

há 7 meses
Trata-se de um programa que visa motivar as famílias a permanecerem em casa como forma de prevenção do Covid-19 e uma excelente opção para passar o tempo de forma educativa e segura.

Scorpions cantam esperança em fase de isolamento social

há 6 meses

Tyro: “A música em Angola é um salve-se quem puder”

há 5 meses
Tyro é um rapper que traz na bagagem 12 anos de experiência. Durante este percurso, lançou nove EPs, dentre eles ‘Kilos’, onde explora dramas humanos e aborda, sem receio, sobre os problemas sociais. Enquanto se prepara para anunciar o primeiro álbum veio à Carga para deixar as primeiras impressões da carreira em ascensão.

Irmãos Alves festejam aniversário com 25 horas de música

há 6 meses
Durante 25 horas, de forma ininterrupta, os irmãos Alves vão fazer uma viagem pelos sucessos tocados no inicio da carreira até ao momento, ou seja das 16 horas de sábado (dia 25) até 17 horas de domingo (dia 26) vão recordar os vários períodos das suas carreiras.

50 Cent perde a cabeça e parte para agressão

há 3 meses
O líder da G-Unit perdeu a compostura e partiu para agressão contra um homem, lançando-o com uma mesa e várias cadeiras durante um convívio na passada quinta-feira num restaurante, em Nova Jérsia.