5° Edição do Circuito Internacional de teatro encerra em grande

Aconteceu no passado sábado, dia 28, a gala de encerramento do Circuito Internacional de Teatro. O evento que teve lugar no Memorial Dr. António Agostinho Neto, contou com a participação de actores, encenadores, entidades do governo, delegação da Unesco, Angola Telecom e o patrocinador oficial Sociedade Mineira de Catoca.

Durante a gala foram proporcionados momentos inesquecíveis com apresentação da peça teatral ‘A Grande Questão’ do grupo Enigma Teatro, dança, música e distinções, sendo que o grupo Kamba´Artes arrebatou dois grandes prémios, grupo Cit e Prémio Catoca.


Na categoria de ‘Prémio Fragata de Morais’ venceu a Cia Ndokwenu Artes com a peça ‘A Visita’ da autoria de Fragata de Morais, ele que foi também o homenageado da Quinta Edição do Circuito Internacional de teatro. Em segundo lugar venceu o grupo Catarcis Teatro com a peça A Visita.

Para “Adérito Rodrigues” director do Cit foi um desafio enorme este ano, a realização da Quinta Edição do Circuito Internacional de Teatro visto que o mundo está a viver uma situação pandémica, que está a causar vários prejuízos no seio artístico e não só.

De lembrar que a Quinta Edição do Circuito Internacional de Teatro, foi realizada de 30 de Outubro a 28 de Novembro na Laasp Ex Liga Africana e no Memorial Dr António Agostinho Neto.

as cargas mais recentes

AMA: Após reacções sobre as nomeações, organização esclarece os critérios

há 11 meses
Durante uma conversa que a Carga manteve com a organização, se esclareceu que as inscrições são feitas pelo candidato e é o público quem decide a música vencedora, mediante a votação, que decorre neste momento.

“A Dimensão Cultural do Herói Nacional” em debate no Visão actual

há 9 meses
O programa Visão Actual a ser exibido amanhã, quinta-feira dia 17 de Setembro, vai analisar a Dimensão Cultural de António Agostinho Neto, fundador da nação e primeiro presidente de Angola.

Emanuel Mendes: Tenor angolano “mistura” Massemba e Fado

há 7 meses
Com saída inicialmente prevista para o final de 2020, o disco de estreia do tenor Emanuel Mendes foi adiado para o primeiro trimestre de 2021 por conta da pandemia. Entre os temas, destaque para fusão entre o Massemba (Angola) e o Fado (Portugal).

Fundação Arte e Cultura encabeça festival cultural internacional de homenagem aos heróis da Covid-19

há 10 meses
O festival internacional de arte, em homenagem aos heróis da Covid-19 e de luta contra o racismo “Change is in Unity”, está ser encabeçado em Angola, pela Fundação Arte e Cultura e decorre na Ilha de Luanda, sob os valores Amor, respeito, resiliência, solidariedade, empatia e igualdade.

Sabia que a Direcção Nacional dos Direitos de Autor e Conexos foi sucedida pelo SENADIAC há um ano?

há 1 ano
Num dia como hoje, há exactos 12 meses, foi publicado o Decreto Presidencial n.º 184/19, que cria o Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos, abreviadamente designado por «SENADIAC», aprovado pelo Conselho de Ministros na sessão realizada a 30 de Abril de 2019.

Beyonce lança música surpresa sobre o racismo

há 1 ano
Depois do lançamento surpresa do álbum “Homónimo”, em 2013, considerado uma das maiores produções do século, Beyonce lançou sábado, de surpresa, um single sobre o racismo.

“The Rock é o unificador que Os Estados Unidos da América precisa”, diz lenda do WWE

há 4 meses

MOVART: Galeria de arte contemporânea africana chega a Lisboa com `AIR IHOSVA´ de Ihosvanny

há 8 meses
O projecto nascido em 2015, e que em 2017 se tornou a primeira galeria comercial a surgir em Angola, abre em Portugal com trabalhos inéditos de Ihosvanny, um artista de origem angolana que é representado pela MOVART desde a sua fundação.

Dr. Dre fala sobre a sua saúde: “Vou ter uma vida longa”

há 1 semana
A notícia sobre o seu estado de saúde, no princípio deste ano, mexeu com toda a classe artística. Passados cinco meses, Dre decidiu falar e dar mais detalhes sobre o assunto.

Depois de várias ausências, Edmázia Mayembe aparece e toma de ‘assalto’ Top Best

há 1 mês
Disponibilizada no passado dia 8 de Fevereiro, a faixa da autoria de Edmazia Mayembe está disponível em todas as plataformas digitais e acaba de atingir o número um das televisões e rádios.

Bobby Brown acusa Nick Gordon pelas mortes de Whitney Houston e Bobbi Kristina

há 2 meses
No último episódio da série “Red Table Talk” do Facebook Watch, o músico afirmou categoricamente que Nick Gordon, na altura namorado da filha, é culpado pela morte de ambas: “as duas morreram da mesma forma e ele esteve presente nas duas situações”, disse.

John Dolmayan: “Black Lives Matter não passa de ferramenta de propaganda política”

há 12 meses
O baterista da banda de rock System Of A Down, John Dolmayan, considera o movimento Black Lives Matter ilegítimo e que não passa de uma “ferramenta de propaganda” política do Partido Democrata.

Empresa abre processo judicial alegando que perdeu prestígio por causa da parceria com Drake

há 5 meses

Galeria Tamar Golan abre portas à `Eclosão´ da visão crítica de Leandro Marques

há 3 meses
Isenta de um tema condutor, a mostra, `Eclosão´, coloca o dedo na ferida de uma multiplicidade de assuntos, questionando desde a masculinidade tóxica aos padrões de beleza impostos pela sociedade.

Dois dias depois Sinéad O’Connor arrepende-se e anuncia regresso à música

há 2 semanas
Dois dias depois de anunciar a sua retirada da música, a cantora irlandesa recuou na decisão, justificando que tinha tomado a atitude por causa de algumas entrevistas que cedeu aos meios de comunicação social britânicos.

Careca Não: O início de uma nova revolução

há 2 meses
`Careca não´ é um apelo à tolerância e ao respeito pelas diferenças, a música marca o posicionamento de Dino Ferraz, na luta pela aceitação do cabelo negro crespo masculino, na sociedade angolana.