5° Edição do Circuito Internacional de teatro encerra em grande

Aconteceu no passado sábado, dia 28, a gala de encerramento do Circuito Internacional de Teatro. O evento que teve lugar no Memorial Dr. António Agostinho Neto, contou com a participação de actores, encenadores, entidades do governo, delegação da Unesco, Angola Telecom e o patrocinador oficial Sociedade Mineira de Catoca.

Durante a gala foram proporcionados momentos inesquecíveis com apresentação da peça teatral ‘A Grande Questão’ do grupo Enigma Teatro, dança, música e distinções, sendo que o grupo Kamba´Artes arrebatou dois grandes prémios, grupo Cit e Prémio Catoca.


Na categoria de ‘Prémio Fragata de Morais’ venceu a Cia Ndokwenu Artes com a peça ‘A Visita’ da autoria de Fragata de Morais, ele que foi também o homenageado da Quinta Edição do Circuito Internacional de teatro. Em segundo lugar venceu o grupo Catarcis Teatro com a peça A Visita.

Para “Adérito Rodrigues” director do Cit foi um desafio enorme este ano, a realização da Quinta Edição do Circuito Internacional de Teatro visto que o mundo está a viver uma situação pandémica, que está a causar vários prejuízos no seio artístico e não só.

De lembrar que a Quinta Edição do Circuito Internacional de Teatro, foi realizada de 30 de Outubro a 28 de Novembro na Laasp Ex Liga Africana e no Memorial Dr António Agostinho Neto.

as cargas mais recentes

Morte de Sindika Dokolo afecta cultura angolana

há 12 meses
Sindika Dokolo foi o maior coleccionador de arte contemporânea de África. Foi também o maior coleccionador de obras plásticas da lusofonia. A sua morte, nesta quinta-feira, deixa um vazio à música, à dança e à arte contemporânea angolana.

Caetano Veloso leva clássico “Hey Jude” dos Beatles ao cinema

há 1 ano
A versão, apenas com voz e violão, faz parte da banda sonora do filme “Narciso em Férias”, um documentário autobiográfico da vida amarga que o músico e compositor brasileiro viveu durante a ditadura militar no Brasil.

Bié projecta academia de música para Junho de 2021

há 9 meses
Salas de música, teatro, poesia e pintura, zonas de lazer e desporto, além de auditórios com a capacidade para 250 e 230 lugares, são os compartimentos da academia de música, que estará pronta em Junho, no Bié.

25 anos depois, Mary J. Blige lança documentário homónimo do icónico LP ‘My Life’

há 4 meses
A produção artística My Life, estreia no próximo dia 25 de Junho, via Prime Video da Amazon Studios. O filme não-ficcional, faz uma incursão aos “demónios e as bênçãos” que inspiraram o álbum lançado em 1994 e catapultou ao estrelato, a carreira que teve início em 1991.

Novo álbum da Banda Maravilha traz mistura de Kuduro com o Semba

há 1 ano
onhecida como verdadeira executante dos instrumentos tradicionais do Semba, a banda revelou à Carga que o aguardado álbum já está pronto e colocará à disposição dos fãs 5 mil cópias.

Carnaval 2021 será em formato digital

há 9 meses
Para evitar que a festa do carnaval, em Luanda, não aconteça este ano, o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente decidiu transportá-la para as plataformas digitas num novo formato e com grupos reduzidos.

Música angolana perde 3,7 mil milhões de Kwanzas/ mês devido à pirataria

há 6 meses
Estudos realizados identificaram um total de 67 sites e plataformas de streaming que funcionam à margem da lei 15/14 de 31 de Julho. Em breve a SADIA e outros serviços administrativos do estado vão divulgar a lista dos referidos sites, plataformas e distribuidores digital (Contents Providers).

“Encontros à Quarta”: Yola Semedo inaugura primeira temporada de concertos acústicos

há 7 meses
Yola Semedo é a primeira artista convidada do projecto cultural “Encontros à Quarta”, uma iniciativa de periodicidade mensal que visa proporcionar ao público um encontro entre a música, as palavras e o artista.

Show do Mês faz maravilha

há 1 ano
Foi o quinto Show do Mês online e o primeiro com transmissão no canal 2 da TPA. Num período de Estado de Calamidade, com muitas limitações impostas por conta do Covid-19, a Nova Energia faz sentir o seu lado camaleónico, adaptando-se as circunstâncias e reinventando-se como ninguém.

Maior companhia circense do mundo entra em falência

há 1 ano
A Cirque du Soleil, maior companhia circense do mundo, anunciou ontem que entrou com um pedido de insolvência, devido à interrupção e encerramento forçado de exibições causados pela pandemia Covid-19 “.

G-Unit: Adeus para sempre

há 1 ano
Depois das especulações sobre o possível reencontro entre Lloyd Banks, Tony Yayo, Young Buck e 50 Cent está definitivamente consumado, já não há esperança de ver os antigos membros da G-Unit juntos.

MCK dará aulas aos reclusos

há 9 meses
Além de formação sobre cultura jurídica aos reclusos, o rapper levará uma série de espectáculos, palestras e vai também fomentar a cultura do livro, com criação de salas de leitura nos 40 estabelecimentos prisionais do país.

´Emerging Painting Invitational´ para ver on-line até ao dia 19 de Outubro

há 1 ano

Precursores da coreografia Jerusalema com agenda de “ouro”

há 10 meses
O maior ganho, depois do sucesso do vídeo, foi a garantia da vice-presidência da república da criação de uma academia de dança, mas ainda sem data definida.

Jackes Di: A continuidade do legado “dos” Paim

há 1 ano
Descendente de uma família artísticamente rica, Emanuel de Carvalho Fernandes da Silva ou simplesmente Jackes Di, dá continuidade ao legado apresentando-se como um artista multifacetado, sendo exímio tocador de guitarra e também canta.

Ciclo de aulas sobre historiografia africana é adiado para Dezembro

há 11 meses
Com início agendado para o mês em curso, o ciclo de aulas direccionado para amantes da Cultura Africana, pesquisadores, autodidactas, estudantes e até professores, tem agora uma nova agenda para o próximo mês.