8ª Edição do Angola Music Awards traz várias novidades e consente presença de público

O Angola Music Awards este ano traz várias novidades. Diferente da passada, esta edição contará com presença de público, sob todas as medidas de biossegurança.

A organização adicionou uma nova categoria, colocou em destaque a nova geração e trará uma estrela da música internacional para prestigiar a atribuição dos prémios. DJ Paulo Alves será o grande homenageado.

São, no total, 119 nomeados para as 27 categorias, ou seja, dez artistas em cada lista, sendo que todos podem concorrer para a de “Melhor Artista na Internet”.

O principal evento de prestígio da música angolana contará com o apoio do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente e apostou em valores de outras províncias. Pedrito do Bié, por exemplo, está nesta edição.

As votações estão abertas e terminam uma semana antes da gala de apresentação dos vencedores, que acontece em Novembro, na capital do país.

Categorias como as de “Melhor Afro House” tiveram de sofrer alterações. O destaque nessa 8ª edição vai para “Melhor Produtor de Videoclip”. A nova categoria surge para reconhecer trabalhos dos produtores de videoclips.

Apar disso, realçam-se, ainda, as categorias de “Artista Mais Tocado/ Popular”, “Melhor Artista Digital By Musickool”, “Melhor Artista em Palco”, “Melhor Artista Feminina”, “Artista Masculino”, “Artista/ Grupo Revelação” e “Melhor Colaboração”. Está agendado para 8 de Setembro outros esclarecimentos sobre o concurso, durante a segunda conferência de imprensa, em Luanda.

Pelo seu valor, o concurso vai atraindo alguns patrocínios singulares, porém, a organização disse à Carga que precisa de mais patrocinadores. “Este ano não temos muitos patrocínios. Só para ter noção temos apenas uma única patrocinadora que renovou, temos novo patrocinador que é o sr. Nelo dos Santos e estamos à procura de mais patrocinadores”, observou.

O contributo de Paulo Alves será destacado. O renomado disc jokey angolano será o grande homenageado da VIIIª edição do Angola Music Awards. A organização reitera que as inscrições começam normalmente em Janeiro do ano a concorrer e todos podem participar, desde que tenham lançado temas no ano anterior e que toquem com alguma frequência.

Na presente edição, espera-se uma voz internacional, que será anunciado dentro de dias. “Iremos certamente informar o artista internacional convidado nesta edição”.

as cargas mais recentes

Cultura nacional contará com frequência radiofónica exclusiva

há 1 ano
Recatalogada como prioridade pelo Presidente do Conselho de Administração, Pedro Cabral, a iniciativa que está prestes a ser concretizada, já é tida como um projecto “muito bem conseguido” e aguardado com expectativa por profissionais do ramo.

The Flaming Lips revolucionam espectáculos em tempos de Covid

há 2 anos
A banda de rock norte-americana The Flaming Lips criou uma maneira criativa de fazer shows ao vivo no meio da pandemia, os membros da banda e a plateia dentro de bolhas espaciais protectoras.

Anna Joyce, Preto Show e NGA nomeados para o MTV Africa Music Awards

há 2 anos
Anna Joyce, Preto Show e NGA representam a música angolana no MTV Africa Music Awards, concurso de celebração da música popular africana.

Anitta adia lançamento do novo CD

há 2 anos
A cantora Anitta informou que o lançamento do seu novo álbum foi adiado para 2021, devido a pandemia do Coronavirus. Numa conversa com os fãs, pelo Tik Tok, a brasileira fez o anúncio oficial e explicou o motivo.

Coronavírus: Yanick prevê maus momentos para os músicos

há 3 anos
Sem “papas na língua”, falando para a Revista Carga, o rapper Yanick Ngombo “Afroman” reconheceu que se a situação do Coronavirus se prolongar os músicos vão passar maus momentos.

FIFA aprova regras que permitem jogadores representar mais de uma selecção

há 2 anos
A Federação Internacional de Futebol aprovou ontem durante o seu 70.º Congresso, em Zurique, uma alteração nos regulamentos para a mudança de federações por parte dos jogadores que podem representar mais do que um país.

Ministra da Cultura, Turismo e Ambiente encoraja profissionais a fazerem da música o baluarte da divulgação e representação da angolanidade

há 2 anos
Para assinalar a data, a Ministra da Cultura, Turismo e Ambiente, Adjany Costa, endereçou uma nota à classe artísticas a “encorajar e ao mesmo tempo felicitar todos os músicos, associações culturais ligadas à arte musical, prestadores de serviços e similares a continuarem a fazer da cultura nacional e da música, em particular, o baluarte da divulgação e representação da angolanidade”.

Kisom Unitel responde às acusações sobre supostas violações dos direitos dos artistas

há 2 anos
A Sociedade Angolana de Direitos de Autor acusa o Kisom Unitel de não respeitar os direitos dos autores e, além disso, diz que a plataforma de streaming está a funcionar de modo ilegal.

Kamesu: “O rapper é um artista que não tem nenhum compromisso com a cultura”

há 2 anos
Durante 20 anos, o rapper viu-se obrigado a trancar-se no estúdio para preparar o seu primeiro disco, uma obra interventiva e afro-centrada, que traz participações de Kid MC, Kool Klever, Ndaka Yo Wini, Loromance, Mono Stereo e a poetisa Sankofa. O álbum será autografado já este sábado, no Elinga Teatro, em Luanda.

Drake quebra o seu próprio recorde no Billboard Hot 100 com 9 músicas no TOP 10

há 1 ano
O álbum Certified Lover Boy fez a sua estreia nos charts em primeiro lugar vendendo 613 mil unidades equivalentes de álbuns, é o projecto com maior estreia em 2021, tendo 700 milhões de streams. Lançado a 3 de Setembro, o álbum garantiu ao rapper novos recordes que ele mesmo detinha.

Elias Dya Kimwezo celebra 85 anos: “Estou feliz por isso”

há 2 anos
Há muito que a data de aniversário de Elias Dya Kimwezo mereceu atenção especial, tal como aconteceu na manhã de hoje na sua residência. Uma comitiva do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, encabeçada seu pelo titular, apagou com o artista as 85 velas.

Globos de Ouro já tem indicados e será realizado em duas cidades

há 2 anos

Dino Cross rende tributo a Bang no seu primeiro ano post mortem

há 11 meses
O anúncio sobre a morte de Bang, foi feito na fatídica manhã de segunda-feira, no passado dia 11 de Janeiro de 2021. Este ano, Dino Cross, na qualidade de amigo e profissional da cultura, usou o podcast `Mambos HIPHOP da Banda´ memorou a obra e vida daquele que ainda hoje, é considerado um dos “gigantes” do entretenimento moçambicano.

Senhoras arrasaram no Show do Mês de Março em sua própria homenagem

há 2 anos
Na edição 2021, mais uma vez o conceito ultrapassou as expectactivas. As senhoras arrasaram naquele que foi o segundo Live da oitava temporada do Show do Mês.

Rapper Yunami representa Angola num projecto de unificação dos artistas africanos na Hungria

há 2 anos

Mano a Mano: Mano Brown democratiza debates no Spotify

há 1 ano
Mano Brown estreou o podcast no passado mês de Agosto, com a rapper artista Karol Conká, também já passaram pelo programa Drauzio Varela e mais recentemente o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lulas da Silva.