A faixa inédita está prevista para ser lançada nas plataformas digitais, amanhã dia 6 de Outubro, data de mais um ano natalício do rapper.
Não é apenas mais um single, ‘Desapego’ é um marco na carreira de Ngola Sambala que já conta mais de 20 anos. Pela primeira vez, uma música da sua autoria será acompanhada de videoclip.
Com uma storyteller norteada pelo diálogo ancestral, a música escolhida para a “peripécia”, é também a primeira promocional do álbum `Desvio Padrão´, que já se sabe que será um trabalho afrocentrado, profundo e “pluriversalista”.
Produzido pela Rudimental e realizado pela Ecfilmes, no vídeo Flagelo traz como intervenientes pessoas comuns, “que não desempenham qualquer actividade artística na área da actuação ou teatro”.
Segundo o Rei de Medina, o videoclip vem dar resposta aos “pedidos dos amigos e admiradores e por outro lado, a necessidade de transformar em história a música”, reiterou o que já havia dito em entrevista à Carga Magazine, sobre a chegada do momento certo para tal.

Em nota envia à nossa redacção o artista manifestou que: “Diz a tradição que os aniversariantes é que devem receber presentes. Mas desta vez, iremos fazer algo um pouco diferente, daquilo que a regra nos tem acostumado. Dia 6 de outubro é a data do meu aniversário, mas os presenteados serão vocês. Sim! Parece-me justo, que nesse dia sejam vocês os presenteados. E por uma razão muito simples. A minha existência artística tem sido marcada por vários acontecimentos positivos, sendo que em quase todos, vocês estão presentes da melhor forma. O vosso suporte tem sido maravilhoso.
Vocês não ouvem ou seguem o Sambala por moda, ou porque é o que está a bater no momento. Criamos uma relação de fidelidade que dura há anos. Muitos são transformados pelo que canto, e eu sou transformado quando ouço isso.
Por isso tenho dois presentes para vocês. O meu primeiro videoclip em mais de 20 anos de percurso e uma música nova para download gratuito. Muito obrigado por tudo e até dia 6.” Lê-se.
A exemplo de muitas, trata-se de mais uma música toda produzida, gravada e misturada na Rudimental Medina. Desapego´ faz uma espécie de “incursão” a um diálogo entre uma avó e seu neto.
O enredo desenrola-se sobre a necessidade de partir e seguir o seu próprio destino, desapegando das coisas que lhe circundam no momento.
Ainda nas palavras do artista, “a avó do menino o encoraja a buscar uma vida de consagração do seu eu, encontrando a si mesmo nos caminhos da vida”.