Filme de estreia de Gilmário Vemba é o mais visto dos cinemas nacionais

A tragicomédia chegou às salas de cinema no passado dia 26 de Fevereiro e foi visto, até a semana finda, por cerca de sete mil pessoas, atingindo assim a marca de filme de produção local mais visto nos cinemas nacionais.

Ainda que com parcos recursos, as produções com assinatura Made in Angola vão galgando nos últimos anos, o caminho certo para a excelência e `A Dívida´ é, na opinião da crítica pública e técnica, a prova deste argumento.

Ao lado de Anacleto Abreu, Gilmário Vemba tirou do papel para as telas uma estória bastante comum da nossa realidade que, além de ser já um sucesso de bilheteria, vai marcar a reviravolta do cinema nacional, e quem o diz é o próprio protagonista.

Na primeira pessoa, e em exclusivo à Carga Magazine, Gilmário confirmou que a longa-metragem vai ser sequenciado, está a “caminho” da Netflix e que há intenções de ser dublado ou legendado para o Francês e o Inglês.

Até ao momento, quantas vezes o filme ‘A Dívida’ foi visto?
Até agora já foi visto por mais de 7 mil pessoas, que é um número record para um filme nacional. É o primeiro filme Angolano a atingir estes números no cinema.

São apenas dados da Zap cinemas apenas ou uma junção dos dois cinemas nacionais?
É uma junção de dados do Zap cinemas e Cinemax.

Em termos monetários, isto já reflectiu alguma coisa para a autoria do filme?
Ainda não. Mas também já não estamos muito longe disso.

Atingir este patamar é, com certeza, uma responsabilidade acrescida. Estava dentro das suas expectativas?
Quanto às expectativas, estamos super tranquilos, queremos continuar a produzir cinema com qualidade com deseja de dar uma boa experiência a quem vai ao cinema, ver os nossos filmes.

Para um filme de estreia, qual é o feedback que tem recebido da crítica e do público em geral?
A crítica dá saldo positivo ao filme, tanto a crítica técnica como a popular, o que alegra em grande escala os nosso corações. 95% das pessoas que viram o filme recomendam.

Filme de estreia de Gilmário Vemba é o mais visto dos cinemas nacionais

Para quem assistiu ‘A Dívida’ ficou claro que haverá uma continuação. O que já pode adiantar sobre a segunda parte, em termos de produção, enredo e data de lançamento?
Ainda não começamos a rodar por conta da pandemia. Se em fase normal não conseguimos angaria nada (verbas) para nos ajudar no produção do filme, imagina agora que o mundo anda a meio gás. Mas, já começámos a fazer o trabalho de mesa, a juntar forças, para `A Dívida 2´ com mais qualidade, mais comédia e mais acção.

A propósito, no discurso de estreia do filme, afirmou que está em “dívida” com o resto do elenco. Qual é o ponto de situação?
Quanto a dívida com o elenco, foi só a brincar. Mas fica claramente a promessa, que o ganho será sempre colectivo.

Artísticamente, como avalia a sua carreira neste contexto pandémico?
Apesar da pandemia, a minha carreira tem dado saltos positivos, com uma excelente aceitação no mercado nacional e internacional, esperamos continuar a dar motivos para que isto assim aconteça, durante o tempo que for possível.

Na última entrevista que cedeu à Carga Magazine, fez saber que haveria a possibilidade de o filme integrar o catálogo da Netflix. Como andam as negociações?
Já começámos as negociações com algumas agências que trabalham com a Netflix, e acreditamos que poderá demorar um pouco mais, mas eventualmente, iremos lá chegar.

as cargas mais recentes

Slash Stana cria plataforma de debates sobre temas pertinentes no Rap Game

há 9 meses
Denominada “Meus Niggas”, surge no intuito de suprir a lacuna que existe no meio “hipopeano”, no que toca a debates. Ao lado de figuras com legitimidade, Stanna traz ao de cima problemáticas que afectam muitos rappers.

Megan The Stallion é eleita a rapper do ano pela GQ

há 7 meses
A rapper está numa das três versões da capa da revista ao lado de George Clooney e Trevor Noah. Na entrevista, The Stallion fala sobre crescer cercada por mulheres negras fortes em Houston e os desafios que todas enfrentaram.

Kanye West oferece um Sherp Pro como prenda de aniversário a 2 Chainz

há 10 meses
Parece já não haver motivos para duvidar da fortuna de West, só em três meses, o rapper gastou o equivalente a três triliões de Kwanzas para a campanha eleitoral e, para fechar, ofereceu como presente de aniversário um Sherp Pro ATV ao seu amigo 2 Chainz.

TPA proporciona regalo cultural ao mais alto nível

há 12 meses

Aline Frazão junta-se ao projecto #1000Máscaras20Dias da Soba Store

há 1 ano
A boa-nova chegou pelas redes sociais da cantora, onde através de uma publicação, fez saber que vai usar a habilidade da costura para contribuir com a iniciativa da Soba Store, que consiste em distribuir gratuitamente máscaras aos servidores públicos essenciais.

Músico Paul McCartney lança livro infantil

há 3 meses

Ladrões arrombam armazém de Beyoncé e levam mais de 1 milhão de dólares

há 3 meses

Agora já pode pausar na “placa” com o Naná

há 6 meses
O projecto, com finalidade de estimular a dinâmica comercial nos bairros, empregando jovens nas referidas localidades, conta agora com dois restaurantes informais, cuja imagem é o kudurista Nagrelha.

Cantor nigeriano condenado à morte por causa de uma música

há 10 meses
Yahaya Sharif-Aminu foi condenado por um tribunal superior da Sharia, em Hóquei Hausawa Filin, na Nigéria, à morte por enforcamento, por partilhar uma das suas músicas nos grupos de Whatsapp.

Documentário “Kings of Afro House” estreia em Amesterdão

há 8 meses
O documentário “Kings Of Afro House”, realizado pela Music Box, plataforma musical de Sagres, terá a estreia internacional no Cinema Melkweg a convite da organização do evento “ADE – Amsterdam Dance Event” e da Africadelic, no dia 23 de Outubro.

Galáxia, o espectáculo de teatro musical que pretende despertar o angolano da lobotomia

há 3 meses
A celebrar o Dia Mundial do Teatro, o grupo Enigma Teatro leva ao palco da Liga Africana, o espectáculo “Teatro Musical Galáxia”, nos dias 25 e 26 deste mês, com o elenco multifacetado.

Mediateca de Luanda celebra a semana do Ambiente

há 2 meses
“Bonjour le Monde“ de AnneLise Koelher e Eric Serre, e “Il était une forêt” de Luc Jacquet, são os dois (02) filmes que serão apresentados respetivamente, nos dias 14 e 15 de Abril de 2021 na Mediateca de Luanda em celebração ao Mundial da Terra.

Solidariedade artística em tempos de distanciamento

há 1 ano
Nunca o chavão “a dificuldade aguça a criatividade” fez tanto sentido como actualmente. O trabalho remoto tornou-se o novo normal, e reinventar, a palavra de ordem. No meio disto tudo, há famílias resguardadas em casa para se proteger e tentar travar o avanço da pandemia e outras que têm de escolher, entre escapar a doença ou passar por necessidades, para estas, a “entreajuda” se fez chegar na linha da frente com os “heróis” de microfone na mão.

Trunfos do DJ Malvado

há 6 meses
Ainda na “ressaca” dos seus 28 anos de carreira, ficámos a conhecer quais as “pérolas” que nunca faltam na playlist de DJ Malvado.

Morreu Amaro Fonseca, a voz do programa “Balumuka”

há 3 meses

Ary arrecada mais de um milhão em concerto online

há 1 ano
Em pouco mais de uma hora de show, na sua página do Instagram, a cantora Ary conseguiu arrecadar um milhão e 295 mil Kwanzas, que será encaminhado para o centro de acolhimento El Betel, informou o agente da artista Agnelo Henriques.