Filme de estreia de Gilmário Vemba é o mais visto dos cinemas nacionais

A tragicomédia chegou às salas de cinema no passado dia 26 de Fevereiro e foi visto, até a semana finda, por cerca de sete mil pessoas, atingindo assim a marca de filme de produção local mais visto nos cinemas nacionais.

Ainda que com parcos recursos, as produções com assinatura Made in Angola vão galgando nos últimos anos, o caminho certo para a excelência e `A Dívida´ é, na opinião da crítica pública e técnica, a prova deste argumento.

Ao lado de Anacleto Abreu, Gilmário Vemba tirou do papel para as telas uma estória bastante comum da nossa realidade que, além de ser já um sucesso de bilheteria, vai marcar a reviravolta do cinema nacional, e quem o diz é o próprio protagonista.

Na primeira pessoa, e em exclusivo à Carga Magazine, Gilmário confirmou que a longa-metragem vai ser sequenciado, está a “caminho” da Netflix e que há intenções de ser dublado ou legendado para o Francês e o Inglês.

Até ao momento, quantas vezes o filme ‘A Dívida’ foi visto?
Até agora já foi visto por mais de 7 mil pessoas, que é um número record para um filme nacional. É o primeiro filme Angolano a atingir estes números no cinema.

São apenas dados da Zap cinemas apenas ou uma junção dos dois cinemas nacionais?
É uma junção de dados do Zap cinemas e Cinemax.

Em termos monetários, isto já reflectiu alguma coisa para a autoria do filme?
Ainda não. Mas também já não estamos muito longe disso.

Atingir este patamar é, com certeza, uma responsabilidade acrescida. Estava dentro das suas expectativas?
Quanto às expectativas, estamos super tranquilos, queremos continuar a produzir cinema com qualidade com deseja de dar uma boa experiência a quem vai ao cinema, ver os nossos filmes.

Para um filme de estreia, qual é o feedback que tem recebido da crítica e do público em geral?
A crítica dá saldo positivo ao filme, tanto a crítica técnica como a popular, o que alegra em grande escala os nosso corações. 95% das pessoas que viram o filme recomendam.

Filme de estreia de Gilmário Vemba é o mais visto dos cinemas nacionais

Para quem assistiu ‘A Dívida’ ficou claro que haverá uma continuação. O que já pode adiantar sobre a segunda parte, em termos de produção, enredo e data de lançamento?
Ainda não começamos a rodar por conta da pandemia. Se em fase normal não conseguimos angaria nada (verbas) para nos ajudar no produção do filme, imagina agora que o mundo anda a meio gás. Mas, já começámos a fazer o trabalho de mesa, a juntar forças, para `A Dívida 2´ com mais qualidade, mais comédia e mais acção.

A propósito, no discurso de estreia do filme, afirmou que está em “dívida” com o resto do elenco. Qual é o ponto de situação?
Quanto a dívida com o elenco, foi só a brincar. Mas fica claramente a promessa, que o ganho será sempre colectivo.

Artísticamente, como avalia a sua carreira neste contexto pandémico?
Apesar da pandemia, a minha carreira tem dado saltos positivos, com uma excelente aceitação no mercado nacional e internacional, esperamos continuar a dar motivos para que isto assim aconteça, durante o tempo que for possível.

Na última entrevista que cedeu à Carga Magazine, fez saber que haveria a possibilidade de o filme integrar o catálogo da Netflix. Como andam as negociações?
Já começámos as negociações com algumas agências que trabalham com a Netflix, e acreditamos que poderá demorar um pouco mais, mas eventualmente, iremos lá chegar.

as cargas mais recentes

Chris Martin e filho de Fela Kuti reeditam álbuns da lenda do Afrobeat

há 2 anos
Chris Martin ( Coldplay) e o multi-instrumentista e embaixador do Afrobeat, Femi Kuti, uniram-se para lançar ‘Vinyl Box # 5’ de Fela Kuti. O projecto inclui sete álbuns da lenda nigeriana e pioneiro do Afrobeat e será lançado a 10 de Dezembro.

Ndaka Yo Wini canta no festival internacional de Montreal

há 2 anos
O músico angolano Ndaka Yo Wini é uma das figuras de cartaz da 35ª edição do Festival Internacional de Montreal/Quebec (Canadá), denominado “Nuits d´Afrique”, que decorre desde o dia 08 de Julho.

Galeria Tamar Golan apresenta exposição colectiva infantil “Do lápis ao pincel”

há 2 anos
Os prineiros finalistas da turma de artes plásticas, da Fundação Arte e Cultura, vão apresentar-se no próximo dia 20 de Setembro de 2021, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “Do lápis ao pincel”, uma exposição colectiva que ficará patente ao público até ao dia 22 de Setembro de 2021. A exposição poderá ser visitada nos dias 21 e 22, das 9h00 às 17h00.

PLASTICIDADES Anti-Covid-19: Exposição em homenagem a Paulo Jazz pode ser vista até ao dia 31

há 3 anos
A exposição que memora a vida e obra de Paulo Jazz, foi inaugurada no passado dia 4 de Janeiro e insere-se nas celebrações do Dia da Cultura.

BAI Dança Com Ritmo está de volta

há 2 anos
A partir deste sábado, dia 10 de Abril poderá acompanhar o maior concurso televisivo de dança em Angola, que está de volta ao ZAP Viva com a retransmissão dos castings.

Steel Wonder: Mais um filho do Prenda que aspira ter sucesso no Rap

há 3 anos
A segunda “season” da sua história com a música, surge em 2013, ao identificar-se com a ideologia da Força Suprema. Actualmente no Rap, Steel aspira trabalhar com a Latino Records e vê no single `mamacita´, a sua ascensão musical.

Quavo aposta 1 milhão de dólares caso o álbum dos Migos não seja o melhor de 2020

há 3 anos
Quavo, um dos três elementos dos Migos, grupo de Hip Hop que ficou conhecido em 2013 com o single Versace, anunciou hoje o lançamento do terceiro álbum, acusando outros rappers de estarem a dormir e garante que o novo trabalho dos Migos vai ser o melhor de 2020-2021 e aposta 1 milhão de dólares com quem duvidar.

Adriano Tchitacumula: “Estrelas ao Palco é apenas um concurso, a verdadeira demonstração do meu talento começa agora”

há 2 anos

Mi Mosquito: “ Uns preferem assinar com quem já é consagrado, eu não. Senão, o projecto é do artista e tem apenas o meu financiamento”

há 12 meses

Música de Matias Damásio “substitui” hino dos 45 anos da Independência

há 3 anos
A música “Amar Angola” de Matias Damásio está, desde 12 de Novembro, a abrir o informativo da Televisão Pública da Angola “Bom Dia” Angola, um espaço antes ocupado pelo hino dos 45 anos da nossa independência.

Rui Orlando encerra primeira temporada do Encontros à Quarta

há 2 anos
Rui Orlando é o músico convidado para encerrar, no próximo dia 15 de Dezembro, no Palmeiras Clube, a temporada 2021 do projecto cultural “Encontros à Quarta” e confirmar a efectivação da pretensão dos organizadores de fazerem do evento um momento único que proporciona ao público um encontro entre a música, as palavras e o artista.

Prodígio acaba com o “jogo” Pro Evolution e fãs reagem

há 3 anos
Intitulada Pro Evolution3, a última mixtape da saga lançada em 2015 contém nove faixas musicais das quais Fell Me, Negócio de Sentimentos e Minha Dor, que estão a receber “mar de elogios” dos fãs.

Wizkid recebe Certificado Platina nos EUA por causa da sua ‘Essência’

há 2 anos
A certificação dos artistas deveu-se ao sucesso do tema ‘Essence’, a 11 faixa do álbum Made in Lagos, lançado ano passado e que acabou por se tornar o primeiro Afrobeat a tingir esta marca em tão pouco tempo.

Brasileiros rendidos a Kid MC

há 3 anos
A música “Oração”, tema promocional do projecto Dj Caique e Kid MC, com o título “Décimo sexto ano”, parece ter convencido os amantes do rap, os brasileiros em particular.

`Ar Condicionado´, `1999´ e ` O Alambamento da minha cultura´ são os grandes vencedores da primeira edição do Unitel Angola Move

há 2 anos
De realçar, que na noite das artes cénicas, o teatro também teve uma recompensa de 2 milhões de Kwanzas e houve uma entrega de galardões ao dramaturgo, encenador, escritor e fundador do Elinga Teatro, José Mena Abrantes e ao Circuito Internacional de Teatro.

Maior companhia circense do mundo entra em falência

há 3 anos
A Cirque du Soleil, maior companhia circense do mundo, anunciou ontem que entrou com um pedido de insolvência, devido à interrupção e encerramento forçado de exibições causados pela pandemia Covid-19 “.