A Kizomba e a sua historiografia

Kizomba é um género musical e um estilo de dança de Angola. O termo é uma palavra da língua Kimbundo, que significa festa.
Em Angola, nas décadas de 1950 e de 1960, dançava-se nas grandes farras (conhecidas por “kizombadas”) muitos estilos musicais tipicamente angolanos, como o merengue angolano; o semba; a maringa; e o caduque (que deu origem à rebita).


Enquanto dança, a Kizomba tem origem exactamente nessas farras, com dançarinos de renome como Mateus Pele do Zangado, João Cometa e Joana Perna Mbuko ou Jack Rumba, que eram os mais conhecidos e ‘’escreviam’’ no chão as passadas notórias dos seus estilos de exibição ao ritmo do semba. Estas passadas evoluíram com o tempo para um estilo mais lento acompanhando também um ritmo menos corrido do semba, já típico na década de 1970 e conhecido por semba lento, um ritmo menos tradicional mas mais do agrado dos jovens, tornando-se uma mescla de ritmos e de sabores, uma dança plena de calor e de sensualidade que propicia uma verdadeira cumplicidade e empatia entre os pares. Este estilo começou a evoluir entre 1980 e 1981 com grupos como Os Fachos, um grupo ligado às FAPLA e liderado por Abel do Samba e os Afra Sound Stars que misturavam o semba lento com a kilapanga, levando ao aparecimento do ritmo conhecido por kizomba.


O termo kizomba surge também ligado ao estilo em 1981, através do “Bibi o rei da passada”, percussionista dos SOS, um grupo que juntando outros estilos, como o merengue angolano, aos ritmos desenvolvidos pelos outros grupos contemporâneos, desenvolveram uma sonoridade mais apetecível e dançante que começou a circular pelas farras angolanas. Um dos membros deste grupo era Eduardo Paim (considerado o ‘’Inventor da Kizomba”) que, após a dissolução dos SOS, mudou-se para Portugal levando com ele esse ritmo, que começou a adquirir adeptos em terras Lusas mas erradamente confundido com uma variante do Zouk.


Se querem experimentar este estilo – sejam bem vindos ao Eleven´s Art Studio – estúdio de Dança e Artes que está localizado em Luanda, no Mix Center Talatona!

as cargas mais recentes

Ondjaki abre Encontro de Leituras dos jornais Público e Folha de S. Paulo

há 9 meses
O escritor angolano está a comemorar 20 anos de carreira literária e participará, esta terça-feira (15), no clube para leitores de língua Portuguesa, a partir de Luanda.

Covid-19: Primeiro cobaia humano tomou a vacina hoje

há 1 ano
Ian Haydon, de nacionalidade norte-americana, é o primeiro humano a receber a vacina que pode “salvar a humanidade”.

Hildebrando de Melo: “Todos os ministros que passaram no Ministério da Cultura só atrapalharam os artistas”

há 2 meses
No respaldo dos dois meses da amostra -Mantrax, que encerrou na última semana, no Centro Cultural Brasil Angola, Hildebrando de Melo aborda, fundamentalmente, assuntos que dizem respeito a sua área de actuação.

Mike Tyson garante regresso aos ringues

há 10 meses
Apesar de ter, visivelmente, dominado a luta, o combate deste sábado entre Tyson e Roy Jones Jr. acabou num empate técnico, o que deixou os fãs em frustração. Aos seus 54 anos, Mike Tyson acertou 67 vezes o adversário em 8 rounds.

Dinheiro “trava” internacionalização de Dodó Miranda

há 1 ano
Em entrevista a Revista Carga, explicou que preparou um disco com 12 temas, variado, com realce para o “world music”, mas que não consegue dar sequência ao projecto.

Festividades da Francofonia encerram amanhã em Luanda

há 6 meses
A ter lugar amanhã, as 17 horas, no Mutu Ya Kevela, o aparatoso evento vai encerrar com a apresentação de duas peças de dramaturgos francófonos.

Ndaka Yo Wini lança críticas à governação

há 1 ano
Ndaka Yo Wini destaca-se por transpostar para os maiores palcos de Jazz fusões do género tradicional “Lundongo no Luandu” com o Jazz e o Bossa Nova. Na manhã desta sexta-feira, o músico mostrou-se indignado pela forma como o povo é governado.”a vossa velha ignorância não pode continuar a transpor a condição humana”, continuou.

Inaugurado mural em homenagem a George Michael

há 1 ano
Foi inaugurado quinta-feira, em Kingsbury (Londres/Inglaterra), um mural em honra de George Michael, falecido aos 25 de Dezembro de 2016.

Davido lança novo álbum com Chris Brown, Nas, Nicki Minaj e Young Thug

há 10 meses
Intitulado “A Better Time”, o album é tipicamente africano e predomina o Afropop e Afrobeat. Com 17 faixas musicais, já está disponível e traz, entre outras, vozes de Chris Brown, Nicki Minaj, Nas, Young Thug e Lil Baby.

INAGBE anuncia bolsa de estudos para músicos

há 1 ano
As candidaturas estarão abertas até 1 de Julho próximo e dirige-se aos interessados em obter o grau de licenciatura ou pós-graduação e residências artísticas nas áreas de música, dança e teatro.

Kalibrados actuam amanhã no `Notas Soltas´

há 11 meses
O evento que acontece habitualmente às quartas, vai excepcionalmente realizar um “Brunch Edition”, em vésperas do dia da Dipanda cujos convidados são os Kalibrados.

Show do Mês faz maravilha

há 1 ano
Foi o quinto Show do Mês online e o primeiro com transmissão no canal 2 da TPA. Num período de Estado de Calamidade, com muitas limitações impostas por conta do Covid-19, a Nova Energia faz sentir o seu lado camaleónico, adaptando-se as circunstâncias e reinventando-se como ninguém.

Sabia que hoje assinala-se o Dia da Música Estranha?

há 1 ano
O Dia Internacional da Música Estranha foi criado por Patrick Grant, um músico e compositor de Nova Iorque que queria colocar as pessoas a ouvirem e a tocarem tipos de música que nunca tinham ouvido e tocado antes.

Rapper Meek Mill é processado por roubar letras de música

há 1 ano
O músico está a ser processado pela Dream Rich Entertainment por, supostamente, ter fugido com letras de duas músicas que fazem parte do álbum “Championships”, de 2018, com o qual foi indicado aos Grammy.

Preto Show fala da estreia do seu programa no Afro Music Channel

há 1 ano
Em breve entrevista à Carga esta tarde, o autor de “Internacional Banger” informou que o seu programa é um talk show que vai ao ar no próximo sábado, a partir das 14 horas, e será exibido duas vezes por semana e destina-se a ajudar as famílias mais carenciadas.

Xutos e Pontapés testam prontidão dos fãs pós confinamento

há 1 ano
Depois da paragem por conta da pandemia do Covid-19 o Teatro Tivoli (Lisboa/Portugal) reabre as portas em Julho, com destaque para o concerto dos Xutos e Pontapés, no dia nove (9).