A Minha Luanda: Artistas plásticos homenageiam a cidade de Luanda na data do seu 446º aniversário 

No dia em que se celebram os 446 anos de Luanda, e em homenagem à Cidade Capital, foi inaugurada no InterContinental Luanda Miramar, a exposição de arte “A Minha Luanda”. Esta iniciativa do projecto Cucarte, nasce de uma parceria entre a cerveja Cuca e o InterContinental Luanda Miramar, e reúne obras dos artistas plásticos que se candidataram de concurso lançado em Novembro de 2021.

Segundo o comunicado enviado à redacção da Carga Magazine, entre os dias 20 de Novembro e 15 de Dezembro de 2021, foram desafiados a demonstrar a sua visão sobre Luanda dos dias de hoje, artistas plásticos com mais de 18 anos, de nacionalidade angolana ou residência permanente em Angola, exímios na exploração da excelência técnica na arte criada, mostrando desenvolvimento estético, técnico e conceptual, e manifestar engajamento crítico com o tópico proposto.  

Criadas por 47 artistas plásticos que podiam apresentar um número máximo de duas obras a concurso, e 70 obras concorrentes, o júri de selecção, composto pelo Mestre e Professor Van, a Cerveja Cuca e o InterContinental Luanda Miramar, identificou um grupo de 10 artistas finalistas – Benigno Tengo, Danick Bumba, Gato Preto, Hiara Guerra, Imaculada, Johnson Mufaba, Kondi Kiyambo, Maiomona Vua, Uólofe Griot e Yasiel. Vitoriosos saíram Danick Bumba, terceiro classificado, Johnson Mufaba, em segundo lugar, sendo Kondi Kiyambo o artista plástico vencedor deste concurso.

Johnson Mufaba e Danick Bumba, foram premiados com voucheres do InterContinental Luanda Miramar, podendo usufruir, respectivamente, de uma estadia de uma noite para duas pessoas, e um pequeno-almoço para duas pessoas, e a Kondi Kiyambo, vencedor absoluto neste concurso, foi atribuído um prémio pecuniário no valor de 500 mil kwanzas e a possibilidade de ver a sua arte numa edição limitada de Cuca, exclusiva do InterContinental Luanda Miramar. 

Todos os artistas plásticos concorrentes estarão representados com uma obra na mostra colectiva, que estará patente ao público de 26 de Janeiro e 18 de Fevereiro, e as suas peças estarão à venda com 70 por cento do valor de venda da obra a reverter a favor do Artista, e 30 por cento a reverter para a importante causa social ´Change 1´s Life´, todos os dias, entre as 17 e as 19 horas, no InterContinental Luanda Miramar.

as cargas mais recentes

Morreu Michael Williams, actor do “The Wire”

há 1 ano

Slam Tundawala “desafia” a pandemia e migra para televisão

há 2 anos
A IIIª edição do Slam Tundawala acontece daqui a 13 dias e contará com transmissão televisiva.

Criadora de Matrix revela verdadeira origem do filme

há 3 anos
Em entrevista ao Hollywood Reporter, a cineasta que com a irmã criou a franquia Matrix disse que a vontade de fazer a saga surgiu da “opressão” que sentia antes de assumir a sua verdadeira natureza transsexual.

Novo álbum de Kanye West chega às bancas esta sexta-feira

há 2 anos
Está confirmado. O novo álbum de Kanye West, “Donda”, será lançado esta sexta-feira, 23. O disco, em homenagem à mãe, será apresentado já amanhã.

Comemora-se hoje o Dia Internacional da Dança, a linguagem universal

há 2 anos
Comemorado desde 1982, o dia 29 de Abril é uma homenagem ao criador do balé moderno, Jean-Georges Noverre (1727-1810). A efeméride foi instituída pela UNESCO em conjunto com o Comité de Dança do Instituto Internacional de Teatro.

BAI apresenta soluções práticas e acessíveis para os seus parceiros e clientes

há 2 anos
Actualmente, o BAI dispõe de opções de pagamento mais cómodas, económicas e de simples utilização, das quais destacamos os Terminais de Pagamento Automático (TPA) e o é-Kwanza.

Carla Moreno desiludida com Don Kikas

há 2 anos
A música com o título “Ainda ontem” marca o primeiro dueto entre Don Kikas e Carla Moreno, cuja estreia está prevista para o dia 18 (sexta-feira) nas várias plataformas digitais.

Jovens do Prenda no Show do Mês online

há 3 anos

Michigan aprova proposta de lei de reforma penitenciária de Meek Mill e Jay-Z

há 2 anos
A Legislatura do Estado de Michigan aprovou, esta segunda-feira, um conjunto de leis que vão remodelar o sistema de liberdade e liberdade condicional. A lei declara, num dos pontos, a redução das sentenças de liberdade condicional de crimes adultos de cinco para três anos.

Bruno Fernando estreia nos play-offs da NBA

há 2 anos
O angolano Bruno Fernando, que actua nos Atlanta Hawks, estreou hoje nos play-offs da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), ao jogar dois minutos na derrota da sua equipa diante dos Philadelphia76, por 118-102.

Subtil fala-nos “Sobre Amor” no novo single

há 2 anos
Depois do lançamento do álbum “C’ Alma” no início do ano, Subtil traz-nos uma nova música, onde se coloca muito fora da sua zona de conforto. O single conta com a participação especial da voz incrível de Druh AM.

Nova vaga pandémica força adiamento da 7.ª edição do Festival `O Sol da Caparica´

há 2 anos
O encontro com o público para a 7.ª edição do `Festival O Sol da Caparica´ estava marcado para 2021, mas, infelizmente, a nova vaga pandémica obriga a organização a tomar a difícil decisão de adiar para os dias 11, 12, 13 e 14 Agosto de 2022.

Elias Dya Kimwezo celebra 85 anos: “Estou feliz por isso”

há 2 anos
Há muito que a data de aniversário de Elias Dya Kimwezo mereceu atenção especial, tal como aconteceu na manhã de hoje na sua residência. Uma comitiva do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, encabeçada seu pelo titular, apagou com o artista as 85 velas.

É oficial, `The Old Guard´ terá sequência

há 3 anos
`The Old Guard´chegou à Netflix neste fim de semana, e foi um dos filmes mais assistidos desde então. Protagonizado por Charlize Theron, o filme de acção é uma adaptação da HQ homónima de Greg Rucka, que possui cinco volumes. Isso explica o final aberto do filme que, segundo a Directora Gina Prince-Bythewood, pode sim ter uma sequência.

Mariza grava álbum em homenagem a Amália Rodrigues

há 2 anos
Com o título “Mariza Canta Amália”, o disco visa homenagear um dos grandes nomes do cancioneiro português, falecida em 1999.

Coréon Dú: “Em três décadas de vida, notei que existe uma forte crise de auto- estima sobre a negritude”

há 2 anos
Numa conversa livre e aberta com a revista Carga, Coréon Dú mostrou que ainda tem muito mais para contribuir em prol da africanidade do que tudo aquilo que já fez. O autor de Pele Negra fala das últimas novidades.