A Minha Luanda: Artistas plásticos homenageiam a cidade de Luanda na data do seu 446º aniversário 

No dia em que se celebram os 446 anos de Luanda, e em homenagem à Cidade Capital, foi inaugurada no InterContinental Luanda Miramar, a exposição de arte “A Minha Luanda”. Esta iniciativa do projecto Cucarte, nasce de uma parceria entre a cerveja Cuca e o InterContinental Luanda Miramar, e reúne obras dos artistas plásticos que se candidataram de concurso lançado em Novembro de 2021.

Segundo o comunicado enviado à redacção da Carga Magazine, entre os dias 20 de Novembro e 15 de Dezembro de 2021, foram desafiados a demonstrar a sua visão sobre Luanda dos dias de hoje, artistas plásticos com mais de 18 anos, de nacionalidade angolana ou residência permanente em Angola, exímios na exploração da excelência técnica na arte criada, mostrando desenvolvimento estético, técnico e conceptual, e manifestar engajamento crítico com o tópico proposto.  

Criadas por 47 artistas plásticos que podiam apresentar um número máximo de duas obras a concurso, e 70 obras concorrentes, o júri de selecção, composto pelo Mestre e Professor Van, a Cerveja Cuca e o InterContinental Luanda Miramar, identificou um grupo de 10 artistas finalistas – Benigno Tengo, Danick Bumba, Gato Preto, Hiara Guerra, Imaculada, Johnson Mufaba, Kondi Kiyambo, Maiomona Vua, Uólofe Griot e Yasiel. Vitoriosos saíram Danick Bumba, terceiro classificado, Johnson Mufaba, em segundo lugar, sendo Kondi Kiyambo o artista plástico vencedor deste concurso.

Johnson Mufaba e Danick Bumba, foram premiados com voucheres do InterContinental Luanda Miramar, podendo usufruir, respectivamente, de uma estadia de uma noite para duas pessoas, e um pequeno-almoço para duas pessoas, e a Kondi Kiyambo, vencedor absoluto neste concurso, foi atribuído um prémio pecuniário no valor de 500 mil kwanzas e a possibilidade de ver a sua arte numa edição limitada de Cuca, exclusiva do InterContinental Luanda Miramar. 

Todos os artistas plásticos concorrentes estarão representados com uma obra na mostra colectiva, que estará patente ao público de 26 de Janeiro e 18 de Fevereiro, e as suas peças estarão à venda com 70 por cento do valor de venda da obra a reverter a favor do Artista, e 30 por cento a reverter para a importante causa social ´Change 1´s Life´, todos os dias, entre as 17 e as 19 horas, no InterContinental Luanda Miramar.

as cargas mais recentes

Entri Spada e Paredi: DJ Malvado reinventa clássico cabo-verdiano em parceria com Roxane

há 1 ano
A ser lançada hoje, a música Entre Spada e Paredi é um “prenuncio” do EP de Roxane Fernandez, a ser lançado em Julho/Agosto e mantém DJ Malvado conectado às suas raízes com a kizomba mais tradicional tal como nos tempos em que estava a iniciar a sua carreira.

Músico Paul McCartney lança livro infantil

há 2 anos

Álbum de estreia de Lil Nas X vaza na internet

há 1 ano
O aclamado álbum “Montero”, que marca a estreia de Lil Nas X, cuja data de lançamento era mantida no segredo dos deuses, já está em posse pública após ter ido inexplicavelmente para à Web.

Dicklas One: “Sendo o pioneiro, venho ajudar os colegas a perceberem e respeitarem os parâmetros do House Music”

há 12 meses
Nesta nova etapa da carreira, Dicklas tem agendado um novo álbum que, à semelhança, do Filho do Povo trará outros estilos. O músico tem novas ambições, assinou com duas produtoras de referência em África, está a apadrinhar um lar e fala sobre seus projectos.

NBA retira cannabis da lista de substâncias proibidas

há 2 anos
Os exames antidoping na principal liga de basquete do mundo continuam, mas sem procurar cannabis, a notícia foi dada pela própria NBA no passado dia 10, indicando que a mesma deixa assim de ser uma substância proibida passível de punição.

Vídeoclipe do polémico “Hino Milionário” já está disponível

há 2 anos
O clipe envolve mais de 20 artistas e encontra-se disponível no YouTube, dois meses depois do esclarecimento do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente sobre os 148,3 milhões que o Estado terá disponibilizado para a concessão da referida música.

Bruno Mars responde ao pé da letra ao ser conotado como apropriador cultural em programa ao vivo

há 2 anos
Há anos que Bruno Mars vem sendo apontado por críticos de aproveitar-se da ambiguidade racial para cruzar gêneros historicamente negros e, mal regressou à ribalta, já se viu na “boca do vulcão” por conta dos obstinados questionamentos sobre apropriação cultural.

HBO estreia documentário musical com Plutónio e Dino D’ Santiago

há 11 meses
Denominado ‘Acustic Home’, o programa dará a conhecer o universo de “dez artistas do mundo da música, através de um concerto acústico e de testemunhos das suas próprias experiências”, lê-se numa nota divulgada pela imprensa portuguesa.

Wizkid torna-se o primeiro artista africano entre os 30 melhores da Apple Music

há 1 ano
O feito inédito da história da Apple Music foi dado a conhecer ontem e surge por causa da canção ‘Essence’, do álbum ‘Made in Lagos’, lançado em Outubro do ano passado.

Manifestação de sábado divide classe artística: “Sou figura pública e não vão me ver na rua desta forma”

há 2 anos
Laton não concorda com a forma como as reivindicações são feitas. O rapper foi decisivo nas declarações, dizendo que não apoia.

Dog Murras afirma que Dom Caetano canta melhor que o músico Roberto Carlos

há 1 ano
A afirmação passível de discórdia para os fãs angolanos de Roberto Carlos ou de fácil aceitação dos seguidores brasileiros do angolano Dom Caetano foi feita esta segunda-feira, durante a terceira edição da rubrica TerraA Terra, da plataforma Pensar Angola, pertencente ao músico e activista social.

Morte de Sindika Dokolo afecta cultura angolana

há 2 anos
Sindika Dokolo foi o maior coleccionador de arte contemporânea de África. Foi também o maior coleccionador de obras plásticas da lusofonia. A sua morte, nesta quinta-feira, deixa um vazio à música, à dança e à arte contemporânea angolana.

Bill Gates vai doar toda a sua fortuna para apoiar causas sociais e sair da lista dos mais ricos do mundo

há 3 meses

Fast and Furious: Entre a decadência e o futurismo, franquia chega aos 20 anos com opiniões divididas

há 1 ano
Realista, começou por mostrar o “mundo” de rachas, as perigosas corridas de carros, volvidas duas décadas entre carros turbinados e sucessos de bilheteria, o respeito pela família foi implacavelmente ensinado.

Ludmila antecipa-se sobre o seu álbum que será lançado terça-feira

há 2 meses

`Baza + 1 vez´ é a mais nova proposta musical do Rapper JLZ

há 2 anos
A preparar um novo trabalho, o Rapper JLZ lançou a música `Baza +1 Vez´ como a primeira proposta. O mais recente lançamento caracteriza-se como um som agressivo, egocêntrico e cheio de punchlines, de modo a fazer barulho na cena Hip Hop e preparar o caminho para a nova sonoridade, agora com a sua própria editora e sendo responsável pelos seus passos.