Tyro: “A música em Angola é um salve-se quem puder”

Tyro é um rapper que traz na bagagem 12 anos de experiência. Durante este percurso, lançou nove EPs, dentre eles ‘Kilos’, onde explora dramas humanos e aborda, sem receio, sobre os problemas sociais. Enquanto se prepara para anunciar o primeiro álbum veio à Carga para deixar as primeiras impressões da carreira em ascensão.

Quando é que tudo começa?
2001 tive o primeiro contacto com um estúdio de audio profissional e 2008 coloquei, pela primeira vez, a voz num projecto de música.

Sempre levou a carreira a solo?
Não… não comecei a solo. Tudo começou quando ainda menino. Fiz parte do grupo 1.0.3, tempo depois, o Trindad Gang. Com a distância e falta de recursos que tínhamos no momento senti-me obrigado a apostar em uma carreira a solo, mas recebendo sempre a atenção e apoio dos irmãos de batalha.

Quantas músicas possui momento?
Como literalmente durmo e acordo no estúdio, estou sempre a gravar algo. Tenho 8 projectos disponíveis na Internet. Já trabalhei com o blog Rap Semanal, Cenas Que Curto e outros estão no SoundCloud.

O que se espera de si este ano?
Para este ano tenho agendado mais mixtapes. Já disponibilizamos no dia 23 de Maio o EP Kilos, com 12 faixas musicais e mais para final do ano talvez o álbum.

Já tenho 9 trabalhos: “Antes da Fama Vol.1” “Antes da Fama Vol. 2”, “Da Lágrima Pro Diamante”, “Last Shot”, “Mãos na Massa Vol.1”,
“Mãos na Massa Vol.2”, “Pra Elas Part1”, “Androids CD1” e o “Kilos”.

Com quem canta nesses projectos?
O mais recente “Kilos” contei com as participações especiais de Just M, The Next, KocaWeys, NiltonWest e Pedro Kioza.

Com quem trabalha?
Trabalho com a Play Recordz Estúdio, na área de produção musical e executiva, na imagem ArtWork conto com a FollowM e na distribuição das músicas, com a Colombia Distribuidora.

Que tipo de temas tem explorado?
Devido a muitas situações más que a vida já me  obrigou a passar, desde sempre abordo a realidade que todos os dias os meus olhos vêem:a dor, a pobreza e a esperança de mudança que o meu povo de baixo ainda acredita que poderá acontecer um dia.

Mas… porquê?
Não vejo motivos de cantar drenas e vibes ou festas quando quem nos consome necessita de ser reeducado desformatado novamente lúcido de determinados assuntos e temas.

Tyro: “A música em Angola é um salve-se quem puder”

Que opinião tem sobre a música em Angola?
Sinceramente, a minha avaliação sobre o estado actual da música em Angola é  satisfatório. Hoje temos finalmente uma industria com força, garra e coragem de levar a nossa música, de enfrentar a evolução do mundo digital. Contudo, também sinto que existem vários erros desde os músicos que a cada dia têm vindo a perder desde a cultura aos conceitos do bom fazedor da mesma arte.

Já como produtor, sinto que tem existido um pouco de desleixo por parte dos artistas e graças a media, esses mesmos artistas dão considerados os melhore do game. Tornam a música plástica, sem conteúdo, sem causa ou propósito e nem mesmo um pingo de valor cultural naquilo que hoje chamam de sucesso hit ou banger.. Ou seja a musica em Angola é um salve-se quem puder.

Quer dizer que não se inspira nos músicos angolanos?
Ainda temos Eduardo Paím, Euclides da Lomba, Patrícia Faria, Walter Ananás (O2). Sou nada mais que vítima de todos músicos que fazem boa música.

Teve que alterar o seu estilo de música?
Sim, já alterei o estilo que normalmente o pessoal estava habituado a ouvir-me fazer, com cabeça erguida pois não traí a cultura Hip Hop. Dei uma pausa ao R&B e tenho estado mais focado nas rimas, arte e poesias do Rap.

Para além de cantar, que outras valências têm Mauro Taywany Calundo Banguela?
Além de cantor, sou compositor, director artístico, consultor de carreira e fundador da Colombia “Distribuidora”, que é  uma filial da C.A.M e da Play Recordz dos meus tios. 

as cargas mais recentes

Cloe Management anuncia mega espectáculo solidário

há 5 meses
O live está marcado para as 20 horas de 27 deste mês e vai reunir djs e artistas dos mais variados estilos musicais para recolha de bens de primeira necessidade. Em primeira mão, os intervenientes falam à Carga sobre os preparativos do primeiro mega espectáculo solidário angolano.

Tory Lanez é preso por posse ilegal de arma

há 4 meses
O rapper canadense foi detido por de porte de arma na madrugada de domingo, após perseguição policial. Segundo sites internacionais, a polícia foi chamada para atender uma denuncia de perturbação na parte externa de uma residência em Hollywood Hills. Tory foi solto seis horas depois, tendo pago fiança de 35 mil dólares.

Babu Santana: “Tenho muita curiosidade de conhecer Angola, e de chegar no meu ancestral africano”

há 4 meses
A presença marcante de Babu Santana na última edição do reality show despertou a atenção e curiosidade dos internautas sobre os pontos de vista relactivos a “pretitude”, tal como o próprio o diz, e às questões relaccionadas a identidade cultural dos povos negros que habitam o Brasil. Babu defende a necessidade de se conhecer o percurso da ancestralidade para a afirmação dos povos: ”hoje eu tenho um projecto pessoal que é fazer a pesquisa da minha ancestralidade”, afirmou. Uma vez ter conquistado a simpatia de muitos telespectadores do canal Globo, quer pela participação exitosa no BBB20, bem como a interpretação de Jacinto em ’Novo Mundo’, Babu Santana concedeu uma entrevista de abordagem variada onde manifesta o interesse de trabalhar em Angola.

Eminem celebra 12 anos longe das drogas

há 6 meses
O rapper recorreu às redes sociais para exibir um chip que recebeu depois de ficar sóbrio por 12 anos depois de batalhas passadas contra o vício.

Hackers vazam informações sobre Lady Gaga e fazem exigência

há 5 meses
Um grupo de hackers invadiu o sistema de uma firma de advogados, representante de vários nomes do entretenimento. Depois de vazar dados pessoais de Lady Gaga, os hackers ameaçam divulgar dados de estrelas como Mariah Carey e Madonna, caso não se cumpra o que estão a pedir.

Prodígio e Paulo Flores anunciam novo single intitulado “Fome”

há 3 dias
O projecto colaborativo não é o primeiro do poeta do semba com o membro da Força Suprema.

‘Emoção Globo’ já tem coreografia

há 2 meses
Trata-se da coreografia proposta por Rita Alfredo, bailarina profissional angolana, ex-participante do concurso de dança ‘Bounce’, exibido pela TPA 2 entre 2010 e 2015.

Fãs revoltados com Madonna por causa de uma fotografia

há 4 meses
Após o lançamento de “Madame X” (2019), a “Rainha do Pop” teve várias aparições. Há alguns meses, Madonna esteve em silêncio devido à pandemia do Covid-19. Esta segunda-feira, a autora de “Papa Don’t Preach” voltou a aparecer e causou revolta a alguns internauras, tudo por causa de uma fotografia em topless.

Conheça Roger Linn, o responsável pela revolução do Hip-Hop

há 5 meses
Aos 22 anos, Roger Linn inventou o LM-1 Drum Computer, a primeira bateria eletrônica para sampler de bateria real. Depois criou o MPC, amostrador que viria revolucionar toda a história do Hip Hop.

Gilmário Vemba fala do seu futuro no cinema

há 7 meses

Rick Ross e 2 Chainz preparam-se para a próxima batalha de ‘Verzuz’

há 3 meses
Está confirmado Rick Ross e 2 Chainz vão protagonizar a próxima batalha do Verzuz na quinta-feira, 6 de agosto. O anúncio foi feito na conta do Instagram da VerzuzTV, a batalha será transmitida gratuitamente pelo Instagram e também pelo Apple Music para os assinantes do serviço.

Nerú Americano fala sobre como será a sua actuação no Afro Nation

há 2 meses
Em reacção à sua participação na terceira edição do Afro Nation Portugal, onde também estarão Chris Brown, Rick Ross, Burna Boy e Davido, Nerú Americano confessou estar a viver um momento ímpar na sua carreira, por isso, promete levar um repertório, com coreografia nunca exprimentada.

Daniel do Nascimento quebra o silêncio e anuncia novo single

há 2 semanas
Danny L, ou simplesmente Daniel do Nascimento, está de regresso à música, cinco anos depois do último álbum “O dia seguinte”. O multifacetado apresentador anunciou hoje o lançamento do seu próximo projecto musical.

Coroa de B.I.G e letras de Tupac Shakur serão leiloadas

há 2 meses
O evento será o primeiro da História dedicado à cultura Hip Hop e acontece a 15 do próximo mês em uma das maiores casas de leilões do mundo.

Victória dos Lakers coloca LeBron James a um passo de Michael Jordan

há 3 semanas
A vitória, nesta madrugada, dos Lakers sobre os Heat fez de LeBron James o primeiro jogador na história da NBA a conquistar o prêmio com três franquias diferentes. O extremo está agora a um passo de Michael Jordan, tido como o maior de sempre.

Chitãozinho e Xororó com música nova para o Live

há 5 meses
A dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó apresenta-se aos fãs na quarta-feira (17), num Live que deverá ficar marcado pelo lançamento da nova música “Voltei para o mato”.