A vez do teatro “subir” ao palco do Duetos N´Avenida

A Casa das Artes receberá no próximo dia 10 de Outubro, a terceira edição da quarta temporada do Duetos N´Avenida, com Celma Pontes e Jaime Joaquim a encabeçar o primeiro cartaz de actores do projecto. A dupla vai encenar a peça ‘A Escrava da Cama’, da autoria de Marisa Júlio e direcção de Tony Frampênio.

Falar sobre a diversidade do Duetos N’Avenida já se tornou quase num “cliché”, a primeira vez que “aventuraram-se” numa proposta diferenciada foi em Maio de 2019, com Calado Show e Gilmário Vemba a levar o humor ao projecto que se alicerçou com cartazes musicais. De lá para cá, a marca vem se consolidando como um evento de calendário de referência, que dá palco a inclusão e em 17 edições já realizadas, vai dando o vislumbre da “viagem” de 360º que pretendem fazer pela cultura, tendo já apresentado três disciplina artística: Música, Humor, Poesia e está a ultimar os preparativos para a quarta, o Teatro.

“É nossa perspectiva tornar o Projecto cada mais abrangente e inclusivo, introduzindo outras vertentes culturais, e dar visibilidade a outros artistas que também têm qualidade, tal como os cantores e têm dado o seu contributo abnegado ao crescimento da cultura nacional”, reitera Figueira Ginga, Director executivo da Zona Jovem, entidade promotora do evento.

Esta também será a quarta casa de espectáculos a qual o projecto chega, uma mudança de palco que se deve em primeira instância a adaptabilidade de um cenário teatral e segundo, porque é parte do projecto fazer esta alternância de espaços. E, mais do que evento de música, de acordo com as palavras de Figueira Ginga, o Duetos N´Avenida objectiva chegar ao estatuto de produto cultural “abrangente e inclusivo”.

Atento a todas as oportunidades para arriscar novos voos, o homem de cultura garante a continuidade “dentro destas vertentes, procurando melhorar e diversificar, sempre atentos aos talentos nacionais, que merecem o nosso respeito e espaço no mosaico cultural”, declara.

Ainda a equilibra-se após um ano de interregno, questionámos quais têm sido os maiores desafios da realização de eventos em tempos de pandemia, e ficámos a saber que “tem sido garantir as medidas de biossegurança durante a preparação dos eventos e durante a realização dos mesmos, para dar a segurança a todos os participantes em termos de saúde e em segundo lugar e também muitíssimo importante, a dificuldade em rentabilizar os eventos com o público reduzido, bem como captar parcerias para sustentabilidade financeira”.

Sobre a peça
‘A Escrava da Cama’ não é uma peça inédita, a mesma já esteve em cartaz na ` Rajada Teatral´ , com Kayaya Júnior no papel principal, porém, nesta primeira experiência com a dramaturgia, Figueira faz saber, que foi escolhida a dedo, não só por ser protagonizada em duo, mas também pela qualidade e a substituição do actor já a tornará diferente nalgum ponto. Relembre ainda, que a autora da peça, Marisa Júlio, já foi galardoada com o Prémio Nacional de Cultura e Artes, razão que não deixa contestar a excelência do seu trabalho.

A peça teatral em questão aborda problemáticas como: o uso de drogas, violência doméstica, agressão verbal e a falta de dialogo no relacionamento. A sinopse discorre sobre o quotidiano de um casal recém casado, que em Lua de mel, vive uma paixão ardente. “Telma é feliz porque faz as vontades do seu parceiro, embora esteja ele sempre insaciável, mas o que ela não sabe é de onde vem esse vício obsessivo por sexo: Nicolau é toxicodependente, usa e abusa de Telma sem que ela perceba. Quando esta descobre terá de aceitar? Perdoar? Ou o abandonar?”, questão que poderá ver respondida caso “juntar-se a esta incursão ao teatro nacional, e a desfrutar de um momento de qualidade cultural”, convida.

as cargas mais recentes

Lil Nas X quer defender 100% a comunidade LGBT

há 3 anos
O rapper, cantor e compositor norte-americano de 20 anos se tornou no primeiro artista a assumir a homossexualidade, estando no top da Billbord.

Autoridades espanholas decretam prisão de Neymar e Shakira

há 6 meses

Tudo Que Sei: Novo tema em Kizomba reafirma ecletismo de Sandra Cordeiro

há 2 anos

Anitta, Ivete Sangalo e Black Eyed Peas no Rock in Rio 2021

há 3 anos
As cantoras “Anitta”, “Ivete Sangalo” e o grupo “Black Eyed Peas” garantiram presença na edição 2021 do Rock In Rio Lisboa. Os nomes foram anunciados na edição especial televisiva que assinala as datas do festival que, este ano, não aconteceu por conta do Covid-19

Fãs lançam campanha para angariar dinheiro para ajudar Kanye West a ser bilionário de novo

há 3 meses

Ministro da saúde de Trinidad e Tobago rebate fala “infundada” de Nicki Minaj sobre a vacina do Covid-19

há 1 ano
Após ficar de fora no Met Gala por não estar vacinada contra a Covid-19, a rapper usou o Twitter para se justificar e acabou citando que um conhecido teria ficado com os “testículos inflamados” em Trinidad e Tobago, afirmação que foi prontamente rebatida pelo Ministro da saúde daquele país Caribenho.

Joker: Joaquin Phoenix em negociações para protagonizar mais dois filmes

há 2 anos
Fontes próximas das negociações, citadas pelo britânico “Mirror”, dão conta que o actor está a negociar dois possíveis novos filmes envolvendo a personagem -e a confirmar-se será mesmo o contrato mais bem pago da carreira do actor.

Vencedora do Prémio Camões 2021, Paulina Chiziane, prestigia Diálogos Culturais já amanhã

há 11 meses
Em Luanda desde a semana finda a convite de Yuri da Cunha e Isidro Fortunato, mentor do Movimento Ubuntu, a vinda da escritora moçambicana tem impulsionado uma série de “encontros” em prol do intercâmbio cultural e vai culminar com o `Especial Diálogos Culturais’ , a ter lugar amanhã, na Universidade Gregório Semedo.

Drake atinge feito inédito e ultrapassa Os Beatles, Michael Jackson e Madonna

há 3 anos
O rapper tornou-se o artista com mais músicas no Top da Billboard. O recorde pertencia durante anos a Madonna e Drake já havia empatado, mas esta semana atingiu 40 músicas na parada. Veja a lista completa dos artistas que mais colocaram músicas no do Top 10 dos EUA.

Wizkid recebe Certificado Platina nos EUA por causa da sua ‘Essência’

há 1 ano
A certificação dos artistas deveu-se ao sucesso do tema ‘Essence’, a 11 faixa do álbum Made in Lagos, lançado ano passado e que acabou por se tornar o primeiro Afrobeat a tingir esta marca em tão pouco tempo.

TANB lança “2020”: O registo sonoro de um ano marcante

há 2 anos
São 12 faixas onde nos conduz numa viagem sonora por acontecimentos marcantes, desde a pandemia ao desconfinamento, da violência policial às eleições americanas, sem esquecer a corrida ao papel higiénico.

Keyshia Cole anuncia aposentadoria da música

há 2 anos
A artista vai aposentar-se da música mais cedo, está apenas à espera do lançamento do seu oitavo álbum.

Concerto em alusão ao Dia Internacional do Jazz é transmitido hoje na TPA2

há 3 anos
O crítico e divulgador Jerónimo Belo, apresentador do programa “Clube de Jazz”, fez saber que o Canal 2 da Televisão Pública de Angola (TPA), vai honrar a data com um programa especial, que será emitido hoje, às 21h30, com a participação da banda angolana “AngoJazz”.

D-One diz que dinheiro do live solidário da Army e Kalibrados foi às contas da organização

há 2 anos
D-One abriu as copas e revelou que, ao aperceber -se de que, o dinheiro arrecadado no live solidário da Army Squad e Kalibrados não serviriam para causas filanropicas, decidiu não participar, por sentir que estaria a usar o nome de quem precisa para o seu próprio benefício.

Emicida em destaque no Grammy Latino

há 2 anos
O álbum “AmarElo” de Emicida, lançado em Outubro de 2019, ficou considerado o melhor de rock ou de música alternativa em Língua Portuguesa, numa cerimônia virtual em que também se destacaram Paula Fernandes, Céu, Aline Barros, João Bosco, Mariana Aydar e Toninho Horta.

Beliano AD prova que é possível “sim” ter uma carreira gospel de sucesso em Angola

há 1 ano
Ao longo dos últimos dez anos, vários foram os artistas que procuram provar que, mais do simples instrumento de transmissão do Evangelho, é possível ter em Angola uma carreira profissional com a música gospel.