A vez do teatro “subir” ao palco do Duetos N´Avenida

A Casa das Artes receberá no próximo dia 10 de Outubro, a terceira edição da quarta temporada do Duetos N´Avenida, com Celma Pontes e Jaime Joaquim a encabeçar o primeiro cartaz de actores do projecto. A dupla vai encenar a peça ‘A Escrava da Cama’, da autoria de Marisa Júlio e direcção de Tony Frampênio.

Falar sobre a diversidade do Duetos N’Avenida já se tornou quase num “cliché”, a primeira vez que “aventuraram-se” numa proposta diferenciada foi em Maio de 2019, com Calado Show e Gilmário Vemba a levar o humor ao projecto que se alicerçou com cartazes musicais. De lá para cá, a marca vem se consolidando como um evento de calendário de referência, que dá palco a inclusão e em 17 edições já realizadas, vai dando o vislumbre da “viagem” de 360º que pretendem fazer pela cultura, tendo já apresentado três disciplina artística: Música, Humor, Poesia e está a ultimar os preparativos para a quarta, o Teatro.

“É nossa perspectiva tornar o Projecto cada mais abrangente e inclusivo, introduzindo outras vertentes culturais, e dar visibilidade a outros artistas que também têm qualidade, tal como os cantores e têm dado o seu contributo abnegado ao crescimento da cultura nacional”, reitera Figueira Ginga, Director executivo da Zona Jovem, entidade promotora do evento.

Esta também será a quarta casa de espectáculos a qual o projecto chega, uma mudança de palco que se deve em primeira instância a adaptabilidade de um cenário teatral e segundo, porque é parte do projecto fazer esta alternância de espaços. E, mais do que evento de música, de acordo com as palavras de Figueira Ginga, o Duetos N´Avenida objectiva chegar ao estatuto de produto cultural “abrangente e inclusivo”.

Atento a todas as oportunidades para arriscar novos voos, o homem de cultura garante a continuidade “dentro destas vertentes, procurando melhorar e diversificar, sempre atentos aos talentos nacionais, que merecem o nosso respeito e espaço no mosaico cultural”, declara.

Ainda a equilibra-se após um ano de interregno, questionámos quais têm sido os maiores desafios da realização de eventos em tempos de pandemia, e ficámos a saber que “tem sido garantir as medidas de biossegurança durante a preparação dos eventos e durante a realização dos mesmos, para dar a segurança a todos os participantes em termos de saúde e em segundo lugar e também muitíssimo importante, a dificuldade em rentabilizar os eventos com o público reduzido, bem como captar parcerias para sustentabilidade financeira”.

Sobre a peça
‘A Escrava da Cama’ não é uma peça inédita, a mesma já esteve em cartaz na ` Rajada Teatral´ , com Kayaya Júnior no papel principal, porém, nesta primeira experiência com a dramaturgia, Figueira faz saber, que foi escolhida a dedo, não só por ser protagonizada em duo, mas também pela qualidade e a substituição do actor já a tornará diferente nalgum ponto. Relembre ainda, que a autora da peça, Marisa Júlio, já foi galardoada com o Prémio Nacional de Cultura e Artes, razão que não deixa contestar a excelência do seu trabalho.

A peça teatral em questão aborda problemáticas como: o uso de drogas, violência doméstica, agressão verbal e a falta de dialogo no relacionamento. A sinopse discorre sobre o quotidiano de um casal recém casado, que em Lua de mel, vive uma paixão ardente. “Telma é feliz porque faz as vontades do seu parceiro, embora esteja ele sempre insaciável, mas o que ela não sabe é de onde vem esse vício obsessivo por sexo: Nicolau é toxicodependente, usa e abusa de Telma sem que ela perceba. Quando esta descobre terá de aceitar? Perdoar? Ou o abandonar?”, questão que poderá ver respondida caso “juntar-se a esta incursão ao teatro nacional, e a desfrutar de um momento de qualidade cultural”, convida.

as cargas mais recentes

Já é possível comprar o mais recente álbum de Bob da Rage Sense em Angola

há 1 ano
O álbum `As Aventuras de Robbie Wan Kenobie´ está disponível a partir de hoje na plataforma Soba Store, podendo ser comprado em Kwanzas e ao valor normal de mercado de uma obra discográfica. A notícia foi avançada pelo próprio Rapper nas redes sociais.

Amosi Just A Label e Paulo Flores representam o país no Sons de África

há 1 ano
Descrita como a primeira série regular de concertos ao vivo pan-continental a emergir em África, o espectáculo reúne artistas de 17 países africanos e Angola estará representada por Amosi Just A Label e Paulo Flores.

Vladmiro Gonga está de volta e traz mudanças na carreira

há 2 anos
Depois de 8 meses acometido por uma grave doença, Vladmiro Gonga aparece revigorado e anuncia mudanças drásticas.

Chris Brown está a ser acusado de espancar uma mulher até deslocar a textura da cabeça

há 4 meses
De acordo com a suposta vítima, Chris Brown bateu-a na nuca com tanta força que a textura da parte de trás da cabeça saiu. Este final de semana, a polícia deslocou-se à casa do cantor.

Após desmentir informações sobre “fim da carreira” Anna Joyce anuncia dois concertos

há 1 ano
Considerada uma das maiores referências da música angolana dos últimos tempos, Anna Joyce estará no palco do Club S, em Luanda, nos dias 17 e 18 para protagonizar os seus primeiros espectáculos desde o início da pandemia.

Public Enemy anuncia novo álbum

há 1 ano
A banda Public Enemy está de regresso com um novo álbum, cujo alinhamento conta com uma extensa e luxuosa lista de convidados. Com 17 faixas musicais, a obra será publicada ainda este mês.

Lawilca almeja voltar ao auge

há 1 ano
Lawilca já esteve no top do Hip Hop e R&B. Em 2005, depois de conquistar grande popularidade com o seu primeiro álbum “Se Diamé”, decidiu sumir para voltar a aparecer em 2014 com o CD “Não Sou o Mesmo Homem”. Desta vez reaparece reestruturado com novos estilos musicais e quer voltar a estar no auge.

Artistas angolanos beneficiam de carteira profissional já a partir de Junho

há 6 meses
O documento que representa um ganho da classe, é mais uma forma de assegurar o cumprimento dos princípios deontológicos dos criadores.

Ja Rule lança plataforma de criptomoedas para rentabilizar trabalhos dos artistas

há 1 ano
O rapper norte-americano lançou uma plataforma blockchain de criptomoedas baseada no Ethereum para fazer com que criadores de conteúdo músicais emitam tokens e rentabilizem seus próprios trabalhos.

Já são conhecidos os artistas contemplados para a primeira edição do “Versos & Poesias”

há 8 meses
O projecto junta artistas em conceitos musicais em formato de poesia, com uma temáticas diferente à cada edição e voltado principalmente para o público jovem.

Lizzo e Lil Nas X criticam Blackout Tuesday

há 1 ano
Ao contrário de outros músicos, Lizzo e Lil Nas X condenaram o movimento nas redes sociais promovido pela indústria da música para suspensão das atividades, por considerarem que a campanha ofuscou os protestos contra morte de George Floyd.

Mais um artista angolano deixa o mundo dos vivos

há 1 ano
Calou-se a bateria de Paulo Van-Dunem “Paulo Rymy”, Conhecido por tocar ao lado de artistas como Bonga, Eduardo Paim e Banda Canna D’Açucar, o músico morreu hoje vítima de cancro da pele.

Por onde anda o Queima Bilha?

há 1 ano
A concorrência com Sebem obrigou os dois Kuduristas a esmerarem-se, trazendo sucessos atrás de sucessos. No entanto, Queima Bilha ficou pelo caminho, “desaparecendo do mapa” musical sem deixar rastos.

Rapper Mo3 morto a tiro em Dallas

há 11 meses
Rapper Mo3 foi baleado ontem em Dallas, estado do Texas, durante um tiroteio, enquanto seguia, na sua viatura, em direcção ao Norte daquela circunscrição dos Estados Unidos da América.

Sony contrata realizador angolano para fazer versão de Homem Aranha para Playstation

há 9 meses
A multinacional Sony contratou um angolano para produzir a versão do Homem Aranha para a PlayStation 5. Trata-se do realizador João, responsável pela produtora Kamba Films.

Keyshia Cole anuncia aposentadoria da música

há 7 meses
A artista vai aposentar-se da música mais cedo, está apenas à espera do lançamento do seu oitavo álbum.