A vez do teatro “subir” ao palco do Duetos N´Avenida

A Casa das Artes receberá no próximo dia 10 de Outubro, a terceira edição da quarta temporada do Duetos N´Avenida, com Celma Pontes e Jaime Joaquim a encabeçar o primeiro cartaz de actores do projecto. A dupla vai encenar a peça ‘A Escrava da Cama’, da autoria de Marisa Júlio e direcção de Tony Frampênio.

Falar sobre a diversidade do Duetos N’Avenida já se tornou quase num “cliché”, a primeira vez que “aventuraram-se” numa proposta diferenciada foi em Maio de 2019, com Calado Show e Gilmário Vemba a levar o humor ao projecto que se alicerçou com cartazes musicais. De lá para cá, a marca vem se consolidando como um evento de calendário de referência, que dá palco a inclusão e em 17 edições já realizadas, vai dando o vislumbre da “viagem” de 360º que pretendem fazer pela cultura, tendo já apresentado três disciplina artística: Música, Humor, Poesia e está a ultimar os preparativos para a quarta, o Teatro.

“É nossa perspectiva tornar o Projecto cada mais abrangente e inclusivo, introduzindo outras vertentes culturais, e dar visibilidade a outros artistas que também têm qualidade, tal como os cantores e têm dado o seu contributo abnegado ao crescimento da cultura nacional”, reitera Figueira Ginga, Director executivo da Zona Jovem, entidade promotora do evento.

Esta também será a quarta casa de espectáculos a qual o projecto chega, uma mudança de palco que se deve em primeira instância a adaptabilidade de um cenário teatral e segundo, porque é parte do projecto fazer esta alternância de espaços. E, mais do que evento de música, de acordo com as palavras de Figueira Ginga, o Duetos N´Avenida objectiva chegar ao estatuto de produto cultural “abrangente e inclusivo”.

Atento a todas as oportunidades para arriscar novos voos, o homem de cultura garante a continuidade “dentro destas vertentes, procurando melhorar e diversificar, sempre atentos aos talentos nacionais, que merecem o nosso respeito e espaço no mosaico cultural”, declara.

Ainda a equilibra-se após um ano de interregno, questionámos quais têm sido os maiores desafios da realização de eventos em tempos de pandemia, e ficámos a saber que “tem sido garantir as medidas de biossegurança durante a preparação dos eventos e durante a realização dos mesmos, para dar a segurança a todos os participantes em termos de saúde e em segundo lugar e também muitíssimo importante, a dificuldade em rentabilizar os eventos com o público reduzido, bem como captar parcerias para sustentabilidade financeira”.

Sobre a peça
‘A Escrava da Cama’ não é uma peça inédita, a mesma já esteve em cartaz na ` Rajada Teatral´ , com Kayaya Júnior no papel principal, porém, nesta primeira experiência com a dramaturgia, Figueira faz saber, que foi escolhida a dedo, não só por ser protagonizada em duo, mas também pela qualidade e a substituição do actor já a tornará diferente nalgum ponto. Relembre ainda, que a autora da peça, Marisa Júlio, já foi galardoada com o Prémio Nacional de Cultura e Artes, razão que não deixa contestar a excelência do seu trabalho.

A peça teatral em questão aborda problemáticas como: o uso de drogas, violência doméstica, agressão verbal e a falta de dialogo no relacionamento. A sinopse discorre sobre o quotidiano de um casal recém casado, que em Lua de mel, vive uma paixão ardente. “Telma é feliz porque faz as vontades do seu parceiro, embora esteja ele sempre insaciável, mas o que ela não sabe é de onde vem esse vício obsessivo por sexo: Nicolau é toxicodependente, usa e abusa de Telma sem que ela perceba. Quando esta descobre terá de aceitar? Perdoar? Ou o abandonar?”, questão que poderá ver respondida caso “juntar-se a esta incursão ao teatro nacional, e a desfrutar de um momento de qualidade cultural”, convida.

as cargas mais recentes

10 Minutos de Imaginação: EP de estreia de TYKID já está disponível

há 2 anos
Foi durante a pandemia que TYKID encontrou o conceito para este EP, em 10 minutos de imaginação, ele desenvolveu esta história romântica e os altos e baixos que estar num relacionamento significa.

Rick Ross e Ne-Yo participam no novo álbum de Anselmo Ralph

há 1 ano
O álbum em Português será lançado no primeiro trimestre de 2022, meses depois, em Agosto, estará disponível a obra cantada em espanhol, disco este que, avançou, trará participações de Rick Ross e Ne-Yo.

Músicos britânicos fazem abaixo-assinado para o Ministério da Cultura

há 2 anos
Cerca de 1.500 artistas, entre eles Ed Sheeran Rolling Stones, Paul McCartney, Coldplay e Eric Clapton, entregaram uma carta ao ministério da cultura britânico a “exigirem” um “calendário claro” sobre o regresso à actividade cultural; apoio financeiro e a eliminação do IVA sobre a venda de bilhetes, devido às dificuldades que estão a enfrentar.

Legado do rei Ngola Kilwanji será narrado em filme

há 2 anos

O Semba e a coroa da discórdia

há 1 ano
O ministro da Cultura, Ambiente e Turismo, Jomo Fortunato, cometeu uma das maiores gafes do seu mandato, ao coroar o músico Eddy Tussa como príncipe do Semba, sem antes definir os critérios para o efeito.

Kelly Rowland recorda “tortura” por ser constantemente comparada a Beyonce

há 2 anos
A cantora de 39 anos, -uma das pioneiras das Destiny Child, falou abertamente sobre a tortura psicológica resultante das constantes comparações, por viver na sombra de Beyonce, por uma década.

Rapper e dj português morto à facada por ajuste de contas

há 2 anos

Madonna junta-se aos protestos nas ruas de Londres

há 2 anos
Mãe de quatro filhos de raça negra, Madonna foi às ruas num protesto contra o racismo e a violência policial em Londres. A cantora foi aplaudida pelos participantes da manifestação e chegou a abraçar algumas pessoas presentes.

Programa que memora a vida e obra de Amália estreia segunda temporada

há 2 anos
Intitula-se Em Casa d’Amália e foi criado em alusão ao centenário da icónica fadista, em 2020, numa parceria entre a Fundação Amália Rodrigues e a RTP.

Akwá está “livre”: Foi perdoado da dívida de mais de 220 mil dólares e retirado do castigo da FIFA

há 4 semanas

Repertório traz os dois produtores do momento: Vado Poster e Dj Habias

há 2 anos
Vado Poster e Dj Habias são dos produtores mais solicitados da actualidade e estarão na próxima sexta-feira, 24 de Julho, no Repertório da Revista Carga, para apresentar e explicar o processo de produção de hits como “Pintins”, de Scro Q Cuia e Nerú Americano ou Waatão, de Puto Prata.

Ministra da Cultura de Portugal quer acabar com concertos online grátis

há 2 anos
A titular da pasta da Cultura de Portugal, Graça Fonseca, manifestou-se contra os concertos gratuitos nas redes sociais, ou até mesmo em varandas e defendeu que o trabalho na cultura deve ser pago.

Virgul aborda sobre a sua nova obra discográfica “Júbilo” hoje no talk-show Bem-Vindos

há 2 anos
O músico Virgul será o primeiro convidado da nova temporada do talk-show Bem-Vindos, da RTP África. Nesta segunda-feira, 18 de janeiro, o artista será o convidado de Sílvio Nascimento no primeiro episódio de 2021.

O fim de uma Era. Serena Williams coloca ponto final na carreira

há 1 mês

Mais de 300 actores endereçam carta aberta a Hollywood

há 2 anos
Mais de 300 actores e realizadores, incluindo Idris Elba, Queen Latifah e Billy Porter escreveram uma carta para Hollywood a pedir que a empresa cinematográfica aposte mais em conteúdos anti-racistas e apelam para o fim do “legado da supremacia branca” na indústria.

Racionais MC´s dão indícios de um possível retorno à ribalta

há 11 meses
O jejum de lançamentos inéditos do quarteto já dura sete anos, porém, parece estar a chegar ao fim, a boa nova foi lançada no Twitter oficial do grupo.