Abdulrazak Gurnah: Professor tanzaniano vence Prémio Nobel de Literatura

Segundo a Academia Sueca, Abdulrazak Gurnah foi o laureado deste ano “por sua penetração intransigente e compassiva dos efeitos do colonialismo e do destino do refugiado no abismo entre culturas e continentes”.

O anúncio foi feito na manhã de hoje. Abdulrazak torna-se assim o quinto africano a receber o Nobel de Literatura.

Gurnah constrói seu universo literário com ricas descrições sobre a África Oriental e evita estereótipos, revelando conflitos e mostrando a diversidade cultural local.

Radicado no Reino Unido, o romancista ficou conhecido sobretudo pelo livro “Paradise”, de 1984, centrado no leste da África durante a Primeira Guerra Mundial. No ano passado publicou “Afterlives”.

De 73 anos, nasceu na ilha de Zanzibar, na Tanzânia, e chegou à Inglaterra como refugiado no final da década de 1960 e tem o suaíli como primeira língua, mas usa o inglês como ferramenta literária.

Até a sua recente aposentadoria, Gurnah foi professor de Inglês e de Literaturas Pós-coloniais na Universidade de Kent, em Canterbury, Reino Unido.

Mas, o escritor não é o único africano a conquistar o Nobel da Literatura. Na lista estão também Wole Soyinka (Nigéria), Naguib Mahfouz (Egipto). Nadine Gordimer (África do Sul) e J. M. Coetzee, também nascido na África do Sul.

Até agora, os laureados ao Nobel de 2021 foram:

David Julius e Ardem Patapoutian venceram o Nobel de Medicina, na segunda-feira (4), por suas descobertas sobre receptores e temperaturas de toque.

Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi receberam a láurea de Física, na terça-feira (5), “por contribuições inovadoras para a compreensão de sistemas físicos complexos”. O trabalho ajudou a compreender como se dão as mudanças climáticas que afetam o planeta.

Benjamin List e David WC MacMillan ganharam o de Química, ontem (6), “pelo desenvolvimento de organocatálise assimétrica”, uma ferramenta que é capaz de atuar na construção molecular. O trabalho da dupla tem ajudado na elaboração de novos medicamentos, tornando a química mais sustentável.
Veja o cronograma do Prêmio Nobel

Amanhã será conhecido o vencedor do Prémio Nobel da Paz e segunda-feira (11) o de Economia. 

as cargas mais recentes

Sambizanga passará a contar com plataforma de promoção dos artistas

há 1 ano

Paulo Alves entra para 2021 a dar carga com “sunset dos sonhos”

há 1 ano
O dj angolano vai abrir o 2021 com um “sunset dos sonhos”, na Marginal de Luanda. O evento acontece no dia 10 de Janeiro e terá duração de 8 horas.

ORLEI: Há 10 anos a provar que o Rock em Angola já não morrerá

há 2 anos
Devido sua magnitude, O Rock Lalimwe Eteke Ifa ” O Rock Nunca Mais Morrerá ” confunde-se com as celebrações da fundação da cidade do Huambo. Este ano, o evento assinala o 10° aniversário e a organização reinventou-se e trouxe 10 dias de espectáculos intensos com as principais bandas de Rock nacional.

Andrea Bocelli canta para uma catedral sem público

há 2 anos
O concerto a solo denominado Music for Hope realiza-se a 12 de Abril (Dia da Páscoa) na Duomo, a catedral de Milão e será transmitido, em directo no canal do YouTube do músico.

Victor Silva: O primeiro angolano a dar carga no Mundial de moto Supersport

há 2 anos
Chama-se Victor Silva Barros e tem 36 anos. Natural do Sumbe, província do Kuanza Sul, o piloto começou a correr com “kupapata” e este final de semana estreou-se no Mundial de SuperSport em Estoril, Portugal.

`Da lama para o topo´, Júnior Boyca está sempre a subir

há 2 anos
É um dos elementos d’Os Boyca e acaba de lançar o seu primeiro trabalho a solo, “Da Lama Para O Topo”, um single que vai dar nome ao seu próximo álbum, onde Júnior se apresenta e faz uma descrição daquele que é, ou pretende que seja, o seu percurso.

Zap exibe programa que promove diferentes correntes musicais

há 2 anos
Denominado Jamming, o referido programa é exibido, em exclusivo, todas as sextas-feiras no canal Zap Viva (posição 4) e explora a musicalidade de doze artistas, incluindo bandas, de diferentes gerações e expressões artísticas.

DJ Malvado: “Os lives têm ajudado, mas as festas com o calor e a vibração humana fazem parte da inspiração do artista no show”

há 1 ano
A comemorar 28 anos de carreira, Malvado, revela numa breve entrevista com a Carga, qual é o elixir para a longevidade da carreira e vaticina que “quando és original e tens identidade as coisas fluem muito melhor”.

Prince é memorado como pioneiro do “som de Minneapolis” no sexto ano post mortem

há 3 semanas
Workaholic, Perfeccionista, Queer, Outsider, Freak, Genius… todos adjectivos lhe caíam como luva, o seu magnetismo e espírito livre foram relatos de autenticidade e fizeram reflectir sobre estereótipos no mundo da música e da moda. Na data em que se assinalou o sexto ano post-mortem, Minneapolis reoxigenou a imagem de Price, como majestade musical cujo ímpeto moderno e intemporal fica imortalizado.

Márcio Batalha e Nell Jazz apresentam performance poética na Fundação Arte e Cultura

há 2 anos
O poeta Márcio Batalha e o músico-compositor Nell Jazz vão apresentar amanhã, quinta-feira, pelas 19 horas, no Wiza Anfiteatro, da Fundação Arte e Cultura, uma “performance poética online”. O evento insere-se na grelha programática do projecto Fundação Arte e Cultura Online e decorre sob o lema “Fique em casa e proteja a sua vida” como forma de prevenção contra a Covid-19.

Banda-relâmpago volta a despertar rock angolano com obra “arrepiante”

há 2 anos
Downstairs to Somewhere é um projecto colaborativo de rock que existe há menos de quatro meses. Após estrear-se com o single “Its Not About You”, a banda-Relâmpago suportada por Tipo Stereo e Manel Kavalera “Mankav” volta hoje à ribalta com mais uma obra “arrepiante” e anuncia trabalhos em carteira.

Sinead O’Connor queixa-se nas redes sociais: “Estou a morrer de fome”

há 2 anos
A cantora padece de agorafobia e recorreu às redes sociais está semana, para falar sobre a luta contra o transtorno de ansiedade que a deixa com medo de sair de casa.

Forbes revela que Travis Scott factura anualmente 100 milhões de dólares só em parcerias

há 1 ano
Travis Scott cedeu uma entrevista à Forbes e falou sobre os cifrões impressionantes que entram na sua conta anualmente, contabilizados apenas em colaborações criativas.

Young Buck pede ajuda financeira aos fãs e é surprendido por The Game

há 2 anos
Após sair da prisão, em 2019, o ex membro da G-Unit já tinha declarado falência, mas, nos últimos dias, seus problemas financeiros agravaram-se e o rapper está a pedir ajuda aos fãs. Através da sua conta do Instagram, Young Buck vem pedindo que cada seguidor deposite 1 dólar na sua conta e foi surpreendido por The Game.

DJ Pelé, Flagelo Urbano e Ikonoklasta representam a classe artística na manifestação

há 2 anos
Os músicos Flagelo Urbano, Ikonoklasta, Ready Neutro, MCK e DJ Pelé representam, a classe artística na manifestação pacífica, que decorreu hoje, em Luanda, visando alertar ao governo para fim do elevado custo de vida no país, mas que terminou com a confirmação de mortes.

Detergente e Smash apresentam “hits” no reportório

há 2 anos
Os produtores Detergente e Smash são os convidados da Revista Carga para quarta edição da rubrica “Reportório”, na próxima sexta-feira (26), onde cada um vai exibir os seus maiores “hits”.