Abdulrazak Gurnah: Professor tanzaniano vence Prémio Nobel de Literatura

Segundo a Academia Sueca, Abdulrazak Gurnah foi o laureado deste ano “por sua penetração intransigente e compassiva dos efeitos do colonialismo e do destino do refugiado no abismo entre culturas e continentes”.

O anúncio foi feito na manhã de hoje. Abdulrazak torna-se assim o quinto africano a receber o Nobel de Literatura.

Gurnah constrói seu universo literário com ricas descrições sobre a África Oriental e evita estereótipos, revelando conflitos e mostrando a diversidade cultural local.

Radicado no Reino Unido, o romancista ficou conhecido sobretudo pelo livro “Paradise”, de 1984, centrado no leste da África durante a Primeira Guerra Mundial. No ano passado publicou “Afterlives”.

De 73 anos, nasceu na ilha de Zanzibar, na Tanzânia, e chegou à Inglaterra como refugiado no final da década de 1960 e tem o suaíli como primeira língua, mas usa o inglês como ferramenta literária.

Até a sua recente aposentadoria, Gurnah foi professor de Inglês e de Literaturas Pós-coloniais na Universidade de Kent, em Canterbury, Reino Unido.

Mas, o escritor não é o único africano a conquistar o Nobel da Literatura. Na lista estão também Wole Soyinka (Nigéria), Naguib Mahfouz (Egipto). Nadine Gordimer (África do Sul) e J. M. Coetzee, também nascido na África do Sul.

Até agora, os laureados ao Nobel de 2021 foram:

David Julius e Ardem Patapoutian venceram o Nobel de Medicina, na segunda-feira (4), por suas descobertas sobre receptores e temperaturas de toque.

Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi receberam a láurea de Física, na terça-feira (5), “por contribuições inovadoras para a compreensão de sistemas físicos complexos”. O trabalho ajudou a compreender como se dão as mudanças climáticas que afetam o planeta.

Benjamin List e David WC MacMillan ganharam o de Química, ontem (6), “pelo desenvolvimento de organocatálise assimétrica”, uma ferramenta que é capaz de atuar na construção molecular. O trabalho da dupla tem ajudado na elaboração de novos medicamentos, tornando a química mais sustentável.
Veja o cronograma do Prêmio Nobel

Amanhã será conhecido o vencedor do Prémio Nobel da Paz e segunda-feira (11) o de Economia. 

as cargas mais recentes

Kuduristas em Portugal desenvolvem projecto de dança para lar de idosos

há 2 anos

James Harden é melhor jogador que Michael Jordan, Kob Bryant e Lebron James, diz Charles Barkley

há 2 anos

Forbes divulga lista das 100 celebridades mais bem pagas do mundo

há 3 anos
A conceituada revista de negócios e economia revelou, esta quarta-feira, dia 3 de Junho, uma série de rankings anuais, dos quais as 100 figuras ligadas à música, desporto entre outros, mais bem pagas em 2020. Kylie Jenner, cunhada de Kanye West, está na primeira posição.

Rapper Raz Simone acusado de ser um”senhor de guerra”

há 3 anos
Vídeos postados nas redes sociais provam o alegado envolvimento de Raz Simone com uma gangue armada na Zona Autônoma de Seattle, em Washington, um quarteirão de protesto sem influência policial. O rapper é apontado como uma espécie de “senhor da guerra”.

Morreu Bruce Williamson, antigo vocalista dos “Temptations”

há 2 anos
Morreu, aos 49 anos de idade, Bruce Williamson, antigo vocalista dos “Temptations”, vítima de covid-19.

Covid-19: Nelson da Luz testa positivo em Portugal

há 2 anos
O V. Guimarães informou esta segunda-feira da existência de um caso positivo à Covid-19 no plantel. Trata-se do angolano Nelson Luz, o mais recente reforço a chegar ao clube vindo do 1°de Agosto.

Após ser acusada de Islamofobia, Rihanna pede desculpas aos fãs muçulmanos

há 2 anos
Após a polémica que envolveu o último desfile da “Savage x Fenty” cuja detentora é Rihanna, a cantora usou o seu Instagram pessoal para tornar público um pedido de desculpas direccionado à comunidade muçulmana.

Mike Tyson garante regresso aos ringues

há 2 anos
Apesar de ter, visivelmente, dominado a luta, o combate deste sábado entre Tyson e Roy Jones Jr. acabou num empate técnico, o que deixou os fãs em frustração. Aos seus 54 anos, Mike Tyson acertou 67 vezes o adversário em 8 rounds.

Álbum de estreia de Lil Nas X vaza na internet

há 2 anos
O aclamado álbum “Montero”, que marca a estreia de Lil Nas X, cuja data de lançamento era mantida no segredo dos deuses, já está em posse pública após ter ido inexplicavelmente para à Web.

Fair Play: Eminem afirma que Kendrick Lamar é um dos maiores letristas de todos os tempos

há 12 meses
O Rap muitas vezes apresenta-se como um “antro” do egocentrismo e o fair play raramente encontra lugar neste cenário, mas Eminem veio provar que nem sempre deve haver competições, especialmente entre diferentes gerações. O lendário rapper, reconheceu o potencial de Kendrick Lamar, elevando-o ao pódio dos melhores letristas.

Conheça as surpresas do Festival Internacional de Jazz da Cidade do Cabo edição 2020

há 3 anos
O quarto maior evento de Jazz do mundo e o primeiro do continente africano, traz para a vigésima primeira edição uma diversidade de vozes. Nomes como Lira, Lady Zamar e o rapper norte-americano Earl Sweatshirt vão juntar-se a veteranos do Jazz.

Vassouradas novamente no Show do Mês

há 2 anos
É um dos conjuntos mais antigos do país, faz parte da história da música nacional, várias gerações de músicos passaram por lá e é, para muitos, o melhor agrupamento musical de Angola. São os “Kiezos”, próximo cartaz do Show do Mês (24 de Abril).

Cientista angolano é homenageado e ganha bolsa de estudo

há 2 anos
O Ministério da Juventude e Desportos distinguiu o jovem cientista angolano, Valdemar Tchipenhe, com um Diploma de Mérito, pela a sua dedicação e entrega no projecto humanitário de montagem de laboratórios de Biologia Molecular, que contribuem para prevenção e combate à Covid-19.

SSP levam 29 anos de histórias ao palco do Live no Kubico

há 2 anos
O Live no Kubico deste domingo com os SSP na TPA ficará na história, mesmo que não seja pelas actuações de Djeff Brown, Kudy, Big Nelo ou Paul G, mas pela nostalgia que o icónico grupo de Rap soube transmitir aos telespectadores.

Toty Sa’Med e A’mosi Just A Label representam Angola no festival Sounds From Africa

há 2 anos
Os músicos representam hoje o país no festival Sounds From Africa, organizado pelo Colors of Ostrava, da República Checa. Os espectáculos serão transmitidas nas páginas do Facebook da organização e no Facebook e Instagram oficiais de A´mosi Just A Label e Toty Sa’Med.

JAY-Z volta a aumentar a fortuna após vender Tidal ao fundador do Twitter

há 2 anos