Abril, o mês da dança

Dia 29 de Abril é o dia Internacional de Dança, por isso, vamos considerar Abril o mês da dança e aprender um bocadinho mais de vários tipos de dança mais populares no Mundo.

Durante o restante dos dias de Abril, a Carga, juntamente com Eleven´s Art Studio – Estúdio de Dança e Artes em Luanda – vai dar-nos a conhecer muitíssimos estilos diferentes para que possam ter uma visão geral das danças, dos estilos diferentes, da sua história, mergulhar na cultura de vários países através das diversas épocas.

Estão prontos?
Vamos começar com o Ballet – um estilo de dança que se considera ser  «a mãe» de todas as danças do mundo, é uma dança equilibrada que incorpora as técnicas fundamentais para muitas outras formas de dança.

O Ballet é muito influente a nível mundial e possui uma forma altamente técnica e um vocabulário próprio, que se utilizam no ensino de muitas danças até hoje.

É uma das danças mais antigas, com origem nas cortes da Itália renascentista durante o século XV, e que se desenvolveu ainda mais em Inglaterra, Rússia e França como uma forma de dança de concerto. As primeiras apresentações diante da plateia eram feitas com o público sentado em camadas ou galerias, disposto em três lados da pista de dança. Realiza-se com o acompanhamento de música clássica.

Abril, o mês da dança

Este género de dança é muito difícil de dominar e requer muita prática. Também exige disciplina, boa postura e ritmo.  É ensinado em escolas próprias em todo o mundo, que usam as suas próprias culturas e sociedades para transmitir esse tipo de arte. As diferentes técnicas de ballet, entre elas mímica e actuação, são coreografadas e realizadas por artistas formados e também acompanhadas por arranjos musicais (geralmente de orquestra mas, ocasionalmente, vocal).

Actualmente existem várias modalidades de ballet, entre eles o ballet expressionista, o neoclássico e modalidades que incorporam elementos da dança moderna.

O Ballet Clássico é o mais metódico dentre todos os estilos e também é o que mais adere às técnicas tradicionais. Existem algumas variações em relação à origem deste género, entre elas, o ballet russo, francês, italiano e dinamarquês. Contudo, nos últimos dois séculos, a maioria dos seus fundamentos é baseada nos ensinamentos de Carlo Blasis.

Os estilos mais conhecidos de ballet são o método russo, o método italiano, o método dinamarquês, o método Balanchine (ou método New York City Ballet) e os métodos Royal Academy of Dance e Royal Ballet School, derivados do método Cecchetti.

O Ballet clássico consiste em unir a técnica, a música e a actuação nos movimentos. São habilidades que os dançarinos vão adquirindo pouco a pouco através de exercícios e posturas. Com o ballet, podem desfrutar de muitos benefícios como:

– melhoria da coordenação motora;

– aumento da concentração;

– noções de espaço e de localização;

– aumento da flexibilidade;

– mais resistência corporal;

– correcção e melhoria da postura;

– estímulo do desenvolvimento intelectual

Uma curiosidade: As primeiras sapatilhas de ballet tinham as pontas terrivelmente pesadas para permitir que a bailarina ficasse facilmente na ponta dos pés e aparentasse leveza. Mais tarde, ela foi convertida na actual constituição, onde uma “caixa” abriga a ponta dos pés da bailarina e lhe dá suporte para manter o equilíbrio.

Se querem experimentar Ballet e são de Luanda, são bem-vindos ao Eleven´s Art Studio – Estúdio de Dança e Artes que está localizado no Mix Center Talatona. O Estúdio tem aulas de Ballet clássico, não só para as crianças, mas também para os adultos, adaptando-se às idades e níveis diferentes dos seus alunos.

Luis Daio é o professor de Ballet do Estúdio,  tem uma carreira profissional de mais de 11 anos e foi formado em Ballet Clássico, Técnica Russa, pelo Conservatório de Artes da Madeira e inclusive teve uma formação na Rússia durante um ano e meio.

Vamos dançar?

as cargas mais recentes

Guitarra de Kurt Cobain leiloada com valor inicial de 1 milhão de dólares

há 7 meses
A guitarra que Kurt Cobain usou no mítico MTV Unplugged, em 1993, entra hoje no segundo e último dia de leilão com um valor base de 1 milhão de dólares, equivalente a 59 milhões 671 mil e 400 Kwanzas. A cerimónia decorre em Beverly Hills, Los Angeles e é transmitido online no site “Julien”.

Escolhidos os músicos para o hino da independência

há 7 meses
Os artistas escolhidos para dar voz ao hino dos 45 anos de independência de Angola já foram escolhidos, segundo Big Nelo, afirmando que serão 20 no total, em representação das quatro regiões do país.

Itary: Do Rap ao Zouk, a voz da versatilidade

há 3 meses
Quem a vê cantar, pode pensar que Itary nasceu para o Guetho Zouk, mas não. A cantora de 25 anos é muito versátil e transporta o Rap no seu DNA. Aliás, foi no Hip Hop que começou a sua carreira e hoje, está a se transformar numa das vozes mais promissoras do Zouk angolano.

Aline Frazão junta-se ao projecto #1000Máscaras20Dias da Soba Store

há 9 meses
A boa-nova chegou pelas redes sociais da cantora, onde através de uma publicação, fez saber que vai usar a habilidade da costura para contribuir com a iniciativa da Soba Store, que consiste em distribuir gratuitamente máscaras aos servidores públicos essenciais.

Dj Erick Morillo, um dos melhores do mundo no estilo House, encontrado morto

há 5 meses
O DJ e produtor norte-americano Erick Morillo foi encontrado morto na manhã de ontem, em Miami Beach. Conhecido como um dos melhores djs de House do mundo, Morillo já esteve em Angola também já esteve em Angola.

Carregadores de caixão “ameaçam” dançar para quem não ficar em casa

há 9 meses
Os dançarinos fúnebres ganenses, responsáveis pelo “meme” mais viral no mundo, durante a quarentena, fizeram um apelo para as pessoas ficarem em casa, sob pena de pagarem com a vida.

50 cent recusou 1 milhão de dólares para aparecer na campanha de Trump

há 2 meses
Ao The Breakfast Club, o artista confessou que ganhou interesse em Trump após lhe ter sido proposto os valores, e não pelas políticas fiscais. Mas sublinhou que estava consciente de que votaria em Joe Biden.

Anna Joyce: “Não existe a mínima possibilidade de parar de cantar”

há 4 meses
Após notícias em alguns sites sobre a intenção de pôr fim à sua carreira por motivos de saúde, Anna Joyce tranquiliza os fãs, esclarecendo que, apesar de estar acometida com uma doença do fórum neurológico, “não existe a mínima possibilidade de parar de cantar”.

É oficial: Capita é o novo reforço do Lille

há 7 meses
O Lille anunciou ontem a contratação do extremo angolano Capita. O atleta de 18 anos de idade, que até então militava no Trofense de Portugal, é o novo reforço da equipa da primeira divisão francesa, onde estará por cinco temporadas.

Paulo Flores homenageia Waldemar Bastos e Carlos Burity em novo álbum

há 5 meses
Intitulado ‘Independência’, no novo disco o artista “regressa às origens” do Semba e exalta o ritmo ancestral usado como instrumento de luta.

Temor do Coronavírus “cancela” shows

há 10 meses
Muitos eventos culturais ao redor do mundo foram cancelados por conta da disseminação do Covid-19, já considerado como uma pandemia.

Sexto aniversário do Village underground Lisboa é celebrado hoje no formato broadcast

há 9 meses
Esteja em casa e a partir das 17 horas (horário de Portugal) vista roupa confortável, calce os seus melhores sapatos de dança, e encontre um lugar com espaço na casa e a melhor forma de assistir a um broadcast, que teste e confirme o som das colunas e prepare-se para desfrutar de 7 horas de uma performance artística, no canal Youtube do VU.

João Lourenço felicita projecto “Live no Kubico”

há 7 meses
Durante o Live da dupla Gabriel Tchiema e Mito Gaspar, referente ao projecto “Live no Kubico”, da TPA, uma mensagem centralizou as atenções. Na sua página no twitter, o Presidente da República de Angola, João Lourenço, elogiou o projecto e felicitou os organizadores por “manterem viva a nossa cultura”.

Vinte e quatro filmes concorrem ao prémio de melhor filme no festival internacional de curta metragem da Kianda

há 5 dias
O FESC-KIANDA é o primeiro festival internacional de cinema que premeia as curta-metragens produzidas de Janeiro à Novembro de cada ano. É um evento anual inserido nas festividades da cidade de Luanda.

Dias Rodrigues e Malvado “surpreendem” com o lado produtor

há 7 meses
Ao contrário das edições anteriores, onde foram exibidas apenas um género musical (Rap e Kuduro), esta foi um festival de variedades, desde o Semba, Kizomba, Tarrachinha, Kuduro, House e até Samba.

Edson Narciso: “Quero mudar a consciência de quem me ouve”

há 2 meses
Diferente de Bob Marley, Edson Narciso quer cultivar o amor, a paz e o respeito pelas diferenças, por meio do Rap, num estilo que apelida de Hard Trap. Já várias vezes tentou uma carreira profissional, e não teve sucesso. Depois de um longo intervalo, aparece com os primeiros projectos musicais.