Abril, o mês da dança

Dia 29 de Abril é o dia Internacional de Dança, por isso, vamos considerar Abril o mês da dança e aprender um bocadinho mais de vários tipos de dança mais populares no Mundo.

Durante o restante dos dias de Abril, a Carga, juntamente com Eleven´s Art Studio – Estúdio de Dança e Artes em Luanda – vai dar-nos a conhecer muitíssimos estilos diferentes para que possam ter uma visão geral das danças, dos estilos diferentes, da sua história, mergulhar na cultura de vários países através das diversas épocas.

Estão prontos?
Vamos começar com o Ballet – um estilo de dança que se considera ser  «a mãe» de todas as danças do mundo, é uma dança equilibrada que incorpora as técnicas fundamentais para muitas outras formas de dança.

O Ballet é muito influente a nível mundial e possui uma forma altamente técnica e um vocabulário próprio, que se utilizam no ensino de muitas danças até hoje.

É uma das danças mais antigas, com origem nas cortes da Itália renascentista durante o século XV, e que se desenvolveu ainda mais em Inglaterra, Rússia e França como uma forma de dança de concerto. As primeiras apresentações diante da plateia eram feitas com o público sentado em camadas ou galerias, disposto em três lados da pista de dança. Realiza-se com o acompanhamento de música clássica.

Abril, o mês da dança

Este género de dança é muito difícil de dominar e requer muita prática. Também exige disciplina, boa postura e ritmo.  É ensinado em escolas próprias em todo o mundo, que usam as suas próprias culturas e sociedades para transmitir esse tipo de arte. As diferentes técnicas de ballet, entre elas mímica e actuação, são coreografadas e realizadas por artistas formados e também acompanhadas por arranjos musicais (geralmente de orquestra mas, ocasionalmente, vocal).

Actualmente existem várias modalidades de ballet, entre eles o ballet expressionista, o neoclássico e modalidades que incorporam elementos da dança moderna.

O Ballet Clássico é o mais metódico dentre todos os estilos e também é o que mais adere às técnicas tradicionais. Existem algumas variações em relação à origem deste género, entre elas, o ballet russo, francês, italiano e dinamarquês. Contudo, nos últimos dois séculos, a maioria dos seus fundamentos é baseada nos ensinamentos de Carlo Blasis.

Os estilos mais conhecidos de ballet são o método russo, o método italiano, o método dinamarquês, o método Balanchine (ou método New York City Ballet) e os métodos Royal Academy of Dance e Royal Ballet School, derivados do método Cecchetti.

O Ballet clássico consiste em unir a técnica, a música e a actuação nos movimentos. São habilidades que os dançarinos vão adquirindo pouco a pouco através de exercícios e posturas. Com o ballet, podem desfrutar de muitos benefícios como:

– melhoria da coordenação motora;

– aumento da concentração;

– noções de espaço e de localização;

– aumento da flexibilidade;

– mais resistência corporal;

– correcção e melhoria da postura;

– estímulo do desenvolvimento intelectual

Uma curiosidade: As primeiras sapatilhas de ballet tinham as pontas terrivelmente pesadas para permitir que a bailarina ficasse facilmente na ponta dos pés e aparentasse leveza. Mais tarde, ela foi convertida na actual constituição, onde uma “caixa” abriga a ponta dos pés da bailarina e lhe dá suporte para manter o equilíbrio.

Se querem experimentar Ballet e são de Luanda, são bem-vindos ao Eleven´s Art Studio – Estúdio de Dança e Artes que está localizado no Mix Center Talatona. O Estúdio tem aulas de Ballet clássico, não só para as crianças, mas também para os adultos, adaptando-se às idades e níveis diferentes dos seus alunos.

Luis Daio é o professor de Ballet do Estúdio,  tem uma carreira profissional de mais de 11 anos e foi formado em Ballet Clássico, Técnica Russa, pelo Conservatório de Artes da Madeira e inclusive teve uma formação na Rússia durante um ano e meio.

Vamos dançar?

as cargas mais recentes

Vice-Presidente da República destaca o talento e incentiva autores da coreografia “Jerusalema”

há 2 anos
Durante a audiência, Bornito de Sousa foi informado sobre a boa fase e sobre os projectos e ambições do grupo angolano, cujo talento foi provado e teve reconhecimento mundial.

Seminário sobre processo de inscrição e classificação dos bens a Património Mundial da UNESCO acontece em Luanda

há 2 anos
O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA) iniciou ontem, 20 de Agosto de 2020, o Workshop de formação sobre o processo de Inscrição e classificação dos bens a lista a Património Mundial da UNESCO.

A Kizomba e a sua historiografia

há 2 anos
Enquanto dança, a Kizomba tem origem exactamente nessas farras denominadas “Kizombada”, com dançarinos de renome como Mateus Pele do Zangado, João Cometa e Joana Perna Mbuko ou Jack Rumba, que eram os mais conhecidos e ‘’escreviam’’ no chão as passadas notórias dos seus estilos de exibição ao ritmo do semba.

Sabia que o Dia do Rock foi instituído graças a um festival em prol da Etiópia?

há 12 meses
O dia 13 de Julho é desde o ano 1985, celebrado como o dia do Rock. A efeméride foi sugerida por Phil Collins durante o célebre festival Live Aid, realizado na época simultaneamente em Londres e na Filadélfia, a fim de angariar doações para a Etiópia.

Gun N’Roses desafia Coronavírus com concerto de Massa

há 2 anos

Luan Santana interrompe live para exigir respeito à Luisa Sonza após ataque de ódio massivo

há 2 anos
Em meio ao repúdio público, Luan Santana aproveitou o live que realizou no passado sábado, do qual Luisa também fez parte, para exigir respeito e mais empatia pela cantora, advogando que “ela pode ser o que quiser”.

Angola 70’s: Show do Mês recria período dourado da música angolana

há 11 meses
Denominado Angola 70’s, o show pretende mostrar a esteticidade da nossa música, recordando os anos 70, período de maior produção artística e, por isso, considerado por muitos ” período dourado da música angolana”, que durou até finais da década 70.

Sabia que hoje é considerado o Dia Mundial da Dança?

há 2 anos
Institucionalizado pelo Comité Internacional da Dança (CID) da UNESCO em 1982, o Dia Mundial da Dança é celebrado na data de nascimento do bailarino e mestre de bailado Jean-Georges Noverre (1727-1810), considerado um dos pioneiros da dança moderna.

UNAC quer aumentar espaços culturais no país

há 2 anos
Segundo o presidente da referida instituição de utilidade pública, José Fernandes, o aproveitamento dos espaços é a prioridade da UNAC, para ajudar a impulsionar o sector artístico, realçando que um melhor aproveitamento dos recintos culturais poderá garantir aos artistas, profissionais e amadores, mais espaços e oportunidades para apresentarem os seus trabalhos.

Eminem celebra 12 anos longe das drogas

há 2 anos
O rapper recorreu às redes sociais para exibir um chip que recebeu depois de ficar sóbrio por 12 anos depois de batalhas passadas contra o vício.

Covid-19: Matias Damásio testa positivo

há 1 ano
A informação surge em vários sites, que fazem também referência ao facto do angolano ter actuado recentemente nos programas “Casa Feliz”, da SIC, e “Em Familia” da TVI, nos dias 12 e 16 de Janeiro, respectivamente.

6ix9ine e Meek Mill por pouco partem para briga à saída de uma discoteca

há 1 ano

This Is Not a White Cube anuncia participação na 8ª edição da 1-54 Contemporary African Art Fair

há 2 anos
A feira de arte que vai decorrer em Londres na Somerset House de 8 a 10 de outubro de 2020, será prestigiada com a presença da galeria angola, a ser representada pelos artistas: Alida Rodrigues, Patrick Bongoy, Pedro Pires e Nelo Teixeira.

Alkinoos lança “Thursday: Weya”, um hino de agradecimento à sua terra natal

há 1 ano
Nesta homenagem, o rapper nato do Lubango, desafia-se numa vibe de música tradicional, trazida pela secção rítmica, acompanhada de rimas características do Rap e melodias mais TrapSoul.

Bethânia Silva grava primeiro disco Gospel

há 2 anos
O mercado angolano poderá contar com mais um disco 100% Gospel em 2021, da autoria de Bethânia Silva, a estrela de Cabinda que quer se impor em todo país.

Irritado, Lebron James invade jogo do filho para confrontar locutor

há 1 ano
O filho da estrela da NBA estava em jogo este domingo e James, como faz habitualmente, assistia-o a partir do pavilhão. Perto do fim, o locutor do encontro terá insinuado que foi assinalada uma falta inexistente a favor do liceu SFG, beneficiando Bronny James por ser filho de LeBron.