Abril, o mês da dança

Dia 29 de Abril é o dia Internacional de Dança, por isso, vamos considerar Abril o mês da dança e aprender um bocadinho mais de vários tipos de dança mais populares no Mundo.

Durante o restante dos dias de Abril, a Carga, juntamente com Eleven´s Art Studio – Estúdio de Dança e Artes em Luanda – vai dar-nos a conhecer muitíssimos estilos diferentes para que possam ter uma visão geral das danças, dos estilos diferentes, da sua história, mergulhar na cultura de vários países através das diversas épocas.

Estão prontos?
Vamos começar com o Ballet – um estilo de dança que se considera ser  «a mãe» de todas as danças do mundo, é uma dança equilibrada que incorpora as técnicas fundamentais para muitas outras formas de dança.

O Ballet é muito influente a nível mundial e possui uma forma altamente técnica e um vocabulário próprio, que se utilizam no ensino de muitas danças até hoje.

É uma das danças mais antigas, com origem nas cortes da Itália renascentista durante o século XV, e que se desenvolveu ainda mais em Inglaterra, Rússia e França como uma forma de dança de concerto. As primeiras apresentações diante da plateia eram feitas com o público sentado em camadas ou galerias, disposto em três lados da pista de dança. Realiza-se com o acompanhamento de música clássica.

Abril, o mês da dança

Este género de dança é muito difícil de dominar e requer muita prática. Também exige disciplina, boa postura e ritmo.  É ensinado em escolas próprias em todo o mundo, que usam as suas próprias culturas e sociedades para transmitir esse tipo de arte. As diferentes técnicas de ballet, entre elas mímica e actuação, são coreografadas e realizadas por artistas formados e também acompanhadas por arranjos musicais (geralmente de orquestra mas, ocasionalmente, vocal).

Actualmente existem várias modalidades de ballet, entre eles o ballet expressionista, o neoclássico e modalidades que incorporam elementos da dança moderna.

O Ballet Clássico é o mais metódico dentre todos os estilos e também é o que mais adere às técnicas tradicionais. Existem algumas variações em relação à origem deste género, entre elas, o ballet russo, francês, italiano e dinamarquês. Contudo, nos últimos dois séculos, a maioria dos seus fundamentos é baseada nos ensinamentos de Carlo Blasis.

Os estilos mais conhecidos de ballet são o método russo, o método italiano, o método dinamarquês, o método Balanchine (ou método New York City Ballet) e os métodos Royal Academy of Dance e Royal Ballet School, derivados do método Cecchetti.

O Ballet clássico consiste em unir a técnica, a música e a actuação nos movimentos. São habilidades que os dançarinos vão adquirindo pouco a pouco através de exercícios e posturas. Com o ballet, podem desfrutar de muitos benefícios como:

– melhoria da coordenação motora;

– aumento da concentração;

– noções de espaço e de localização;

– aumento da flexibilidade;

– mais resistência corporal;

– correcção e melhoria da postura;

– estímulo do desenvolvimento intelectual

Uma curiosidade: As primeiras sapatilhas de ballet tinham as pontas terrivelmente pesadas para permitir que a bailarina ficasse facilmente na ponta dos pés e aparentasse leveza. Mais tarde, ela foi convertida na actual constituição, onde uma “caixa” abriga a ponta dos pés da bailarina e lhe dá suporte para manter o equilíbrio.

Se querem experimentar Ballet e são de Luanda, são bem-vindos ao Eleven´s Art Studio – Estúdio de Dança e Artes que está localizado no Mix Center Talatona. O Estúdio tem aulas de Ballet clássico, não só para as crianças, mas também para os adultos, adaptando-se às idades e níveis diferentes dos seus alunos.

Luis Daio é o professor de Ballet do Estúdio,  tem uma carreira profissional de mais de 11 anos e foi formado em Ballet Clássico, Técnica Russa, pelo Conservatório de Artes da Madeira e inclusive teve uma formação na Rússia durante um ano e meio.

Vamos dançar?

as cargas mais recentes

#Personagensnegrxsimportamportugal: O desabafo de Hoji Fortuna

há 5 meses
Numa mensagem no Facebook, o actor mostrou-se agastado com a situação, apontando exemplo de eventos onde a descriminação racial imperou, particularmente a nível da televisão, como foram os casos de algumas premiações.

DJ Walgee confirma rumores sobre o Covid-19

há 5 meses
O DJ confirmou as informações que circulam em várias plataformas digitais sobre o teste positivo, mas garantiu, durante uma conversa via Skype a partir de Miami, que já se sente melhor.

TPA proporciona regalo cultural ao mais alto nível

há 4 meses

Dr. Dre diz que redes sociais destroem a mística da música e dos artistas

há 5 meses
Dre foi mais longe ao afirmar que, se estivesse no início de carreira, talvez odiasse as redes sociais, por elas destruírem a mística, que é a principal característica da música. “É prazeroso esperar o que está por vir”, disse.

Exposição online “Vivência de um Aprendiz” é inaugurada na sexta-feira

há 3 meses
O artista angolano Adilson Vieira vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Vivência de um Aprendiz”, uma exposição individual online, a inaugurar na Sexta-feira, dia 7 de Agosto de 2020, às 18 horas.

Covid-19: Ministro italiano dos Desportos acusa CR7 de mentiroso e arrogante

há 2 semanas
Cristiano Ronaldo violou, segundo o ministro italiano dos desportos, o protocolo de Covid-19, ao viajar para Portugal e regressar a Itália, uma vez que ao seu clube Juventus estava em isolamento preventivo.

Plies: “Kanye West só age como louco quando está prestes a lançar um álbum”

há 3 meses
O rapper da Florida acessou o Twitter para um momento de clareza instigante. Plies sugeriu o recente drama online, protagonizado por Kanye como uma possivelmente tendência de promoção.

“Estou a ser cobiçada por várias produtoras”

há 8 meses

Exposição`Discursos de Decolonialidade´ patente até ao dia 31 de Julho

há 4 meses
A galeria THIS IS NOT A WHITE CUBE em parceria com a MEXTO, apresentam a exposição `Discursos de Decolonialidade´, que poderá ser vista, até ao dia 31 de Julho no espaço NOT A MUSEUM, em Lisboa. A mostra congrega o trabalhos de 15 artistas de 8 países e curadoria de Sónia Ribeiro e Graça Rodrigues.

Espectáculo de apresentação do projecto “Esperança – A Bênção & A Maldição” está cancelado

há 1 mês

Top dos Mais Queridos 2020: Este ano só haverá homenagens aos ícones da música angolana

há 2 meses
O Top dos Mais Queridos, edição 2020, terá um formato diferente. Ao invés da eleição do Artista Mais Querido, a organização decidiu destacar os momentos mais marcantes da música angolana, homenageando os ícones da música nacional e a Rádio Nacional de Angola pelo contributo na produção, promoção e divulgação da música.

A Kizomba e a sua historiografia

há 6 meses
Enquanto dança, a Kizomba tem origem exactamente nessas farras denominadas “Kizombada”, com dançarinos de renome como Mateus Pele do Zangado, João Cometa e Joana Perna Mbuko ou Jack Rumba, que eram os mais conhecidos e ‘’escreviam’’ no chão as passadas notórias dos seus estilos de exibição ao ritmo do semba.

Cinema no sete e meio “migra” para o digital

há 5 meses
Hoje na tertúlia sobre cinema, Miguel Hurst e Orlando Sérgio conversam com Dorivaldo Fernandes Cortez, Ery Claver e Mawete Paciência e vão discorrer sobre o tema “Novas tendências do cinema em Angola”.

Kanye West revela que decidiu concorrer para impedir que Biden vença Trump

há 3 meses

Dinheiro da FIFA já está em posse da Federação Angolana de Futebol

há 2 meses
Dos valores 216 mil dólares serão entregues às associações desportivas das 18 províncias e servirá para assistir e aliviar os efeitos do Covid-19.

Depois de vários anos a produzir, Mestre Freddy apresenta-se como cantor

há 3 meses
Após longos anos, explica porquê decidiu conciliar a carreira de produtor com a de cantor e apresenta as suas primeiras músicas com sonoridade diferenciada. Já tem o primeiro álbum à vista e deixa todas as impressões da “nova carreira” nesta entrevista.