Abril, o mês da dança

Dia 29 de Abril é o dia Internacional de Dança, por isso, vamos considerar Abril o mês da dança e aprender um bocadinho mais de vários tipos de dança mais populares no Mundo.

Durante o restante dos dias de Abril, a Carga, juntamente com Eleven´s Art Studio – Estúdio de Dança e Artes em Luanda – vai dar-nos a conhecer muitíssimos estilos diferentes para que possam ter uma visão geral das danças, dos estilos diferentes, da sua história, mergulhar na cultura de vários países através das diversas épocas.

Estão prontos?
Vamos começar com o Ballet – um estilo de dança que se considera ser  «a mãe» de todas as danças do mundo, é uma dança equilibrada que incorpora as técnicas fundamentais para muitas outras formas de dança.

O Ballet é muito influente a nível mundial e possui uma forma altamente técnica e um vocabulário próprio, que se utilizam no ensino de muitas danças até hoje.

É uma das danças mais antigas, com origem nas cortes da Itália renascentista durante o século XV, e que se desenvolveu ainda mais em Inglaterra, Rússia e França como uma forma de dança de concerto. As primeiras apresentações diante da plateia eram feitas com o público sentado em camadas ou galerias, disposto em três lados da pista de dança. Realiza-se com o acompanhamento de música clássica.

Abril, o mês da dança

Este género de dança é muito difícil de dominar e requer muita prática. Também exige disciplina, boa postura e ritmo.  É ensinado em escolas próprias em todo o mundo, que usam as suas próprias culturas e sociedades para transmitir esse tipo de arte. As diferentes técnicas de ballet, entre elas mímica e actuação, são coreografadas e realizadas por artistas formados e também acompanhadas por arranjos musicais (geralmente de orquestra mas, ocasionalmente, vocal).

Actualmente existem várias modalidades de ballet, entre eles o ballet expressionista, o neoclássico e modalidades que incorporam elementos da dança moderna.

O Ballet Clássico é o mais metódico dentre todos os estilos e também é o que mais adere às técnicas tradicionais. Existem algumas variações em relação à origem deste género, entre elas, o ballet russo, francês, italiano e dinamarquês. Contudo, nos últimos dois séculos, a maioria dos seus fundamentos é baseada nos ensinamentos de Carlo Blasis.

Os estilos mais conhecidos de ballet são o método russo, o método italiano, o método dinamarquês, o método Balanchine (ou método New York City Ballet) e os métodos Royal Academy of Dance e Royal Ballet School, derivados do método Cecchetti.

O Ballet clássico consiste em unir a técnica, a música e a actuação nos movimentos. São habilidades que os dançarinos vão adquirindo pouco a pouco através de exercícios e posturas. Com o ballet, podem desfrutar de muitos benefícios como:

– melhoria da coordenação motora;

– aumento da concentração;

– noções de espaço e de localização;

– aumento da flexibilidade;

– mais resistência corporal;

– correcção e melhoria da postura;

– estímulo do desenvolvimento intelectual

Uma curiosidade: As primeiras sapatilhas de ballet tinham as pontas terrivelmente pesadas para permitir que a bailarina ficasse facilmente na ponta dos pés e aparentasse leveza. Mais tarde, ela foi convertida na actual constituição, onde uma “caixa” abriga a ponta dos pés da bailarina e lhe dá suporte para manter o equilíbrio.

Se querem experimentar Ballet e são de Luanda, são bem-vindos ao Eleven´s Art Studio – Estúdio de Dança e Artes que está localizado no Mix Center Talatona. O Estúdio tem aulas de Ballet clássico, não só para as crianças, mas também para os adultos, adaptando-se às idades e níveis diferentes dos seus alunos.

Luis Daio é o professor de Ballet do Estúdio,  tem uma carreira profissional de mais de 11 anos e foi formado em Ballet Clássico, Técnica Russa, pelo Conservatório de Artes da Madeira e inclusive teve uma formação na Rússia durante um ano e meio.

Vamos dançar?

as cargas mais recentes

Anna Joyce dá voz e rosto à campanha de Registo Eleitoral

há 1 ano
Anna Joyce não só assina a trilha sonora, como também será apresentada brevemente como o rosto da campanha visual, com o tema `Estou Presente´ . A música enquadra-se no âmbito da campanha de comunicação institucional do Registo Eleitoral Oficioso, cujo processo teve início a 23 de Setembro de 2021.

Fat Joe vai lançar um livro sobre os momentos mais sombrios da sua vida

há 12 meses

Participação de cantoras angolanas no AFRIMMA vai de mal a pior

há 3 anos
A organização dos AFRIMMA, prémios africano de música, divulgou, na semana finda, a lista dos candidatos para a edição 2020, onde, diferente da anterior, os angolanos subiram dois degraus, mas a participação feminina continua um fracasso.

House Dance, o improviso perfeito

há 3 anos
Afro-house é frequentemente comparado ao estilo Kuduro, pela sua forma de expressão, movimentos e ritmos. Podemos dizer que na classificação de dança, o Afro-house é um grupo de dança mais abrangente e engloba o Kuduro e outros estilos de dança africana, sendo o Kuduro daça especificamente angolana e tem as suas características diferenciadoras.

Paulo Flores em concerto no dia da Paz

há 3 anos
Quatro de Abril é o dia em que os angolanos festejam a Paz, mas o quatro de Abril de 2020 será diferente dos anteriores, tudo porque o mundo debate-se com a Pandemia do Covid-19.

Fios de Cabelo de Kurt Cobain vão a leilão

há 2 anos
Seis fios de cabelo do músico e ex-Nirvana Kurt Cobain vão a leilão com licitação mínima equivalente a cerca de dois milhões de Kwanzas. A apresentação rara e exclusiva em uma folha de 8,5 ”x 11” inclui seis fios de cabelo loiro de Cobain.

Slash Stana cria plataforma de debates sobre temas pertinentes no Rap Game

há 3 anos
Denominada “Meus Niggas”, surge no intuito de suprir a lacuna que existe no meio “hipopeano”, no que toca a debates. Ao lado de figuras com legitimidade, Stanna traz ao de cima problemáticas que afectam muitos rappers.

Festival Sónar se expande para Portugal

há 2 anos
Sónar é um festival de música de vanguarda e arte multimídia que se realiza todos os anos durante três dias do mês de Junho em Barcelona, Catalunha, Espanha. A edição Lisboeta, assinala a 26ª do evento e acontece em Junho de 2022.

Camões – Centro Cultural Português acolhe Leituras Teatrais “Corpo Futuro”

há 2 anos
O projeto “Leituras Assistidas” promove a leitura e a produção de textos do gênero teatral em língua portuguesa. É uma iniciativa conjunta do Centro Cultural do Brasil em Angola (CCBA) e do Clube de Leitura da Mediateca do Cazenga, com apoio cultural do Camões.

Flagelo Urbano manifesta desejo de não ver músicos do tempo do Covid esquecidos após a pandemia

há 3 anos
Para Flagelo Urbano, o modelo de sociedade e cultura construídos no país, artistas como Justino Handanga, Socorro, Bessa Teixeira, Tujila Twajokota, Felipe Mukenga serão sempre condenados a ser lembrados apenas em situações extraordinária, como a da pandemia.

Palestra sobre Direitos de autores e Conexos, a não perder, a partir desta quinta-feira

há 1 ano
É já nesta quinta-feira que terás a oportunidade de saber mais sobre a Importância da Gestão Colectiva dos Direitos de Autor e Conexos, através de duas palestras a acontecerem no Edifício da Extensão Universitária da Universidade Católica de Angola, em Luanda.

Presidente da República oferece uma residência ao músico Sebem

há 3 anos
O kudurista Sebem recebeu, esta manhã, uma casa, nas localidades do Zango, em Luanda, das mãos da vice-presidente do MPLA.

Boaventura Cardoso vence 4.ª edição do prémio DstAngola/Camões

há 8 meses

Fundação Arte e Cultura apresenta “Fundação Online”, em prevenção ao Covid-19

há 3 anos
Trata-se de um programa que visa motivar as famílias a permanecerem em casa como forma de prevenção do Covid-19 e uma excelente opção para passar o tempo de forma educativa e segura.

Mercado musical angolano passará a contar com nova plataforma de streaming internacional

há 1 ano
Trata-se da Wena Music. A plataforma de streaming vai actuar em solo angolano e ajudará a impulsionar e a rentabilizar a música nacional. Wena Music vai também levar a nossa música aos principais mercados internacionais.

CR7 é eleito o Jogador do Século e Pep Guardiola o Treinador

há 2 anos
O português Cristiano Ronaldo espanhol Josep Guardiola foram eleitos, este domingo, como o jogador e o treinador do século, respectivamente, na gala dos Globe Soccer Awards, realizada no Dubai (Emirados Árabes Unidos).