Abril, o mês da dança

Dia 29 de Abril é o dia Internacional de Dança, por isso, vamos considerar Abril o mês da dança e aprender um bocadinho mais de vários tipos de dança mais populares no Mundo.

Durante o restante dos dias de Abril, a Carga, juntamente com Eleven´s Art Studio – Estúdio de Dança e Artes em Luanda – vai dar-nos a conhecer muitíssimos estilos diferentes para que possam ter uma visão geral das danças, dos estilos diferentes, da sua história, mergulhar na cultura de vários países através das diversas épocas.

Estão prontos?
Vamos começar com o Ballet – um estilo de dança que se considera ser  «a mãe» de todas as danças do mundo, é uma dança equilibrada que incorpora as técnicas fundamentais para muitas outras formas de dança.

O Ballet é muito influente a nível mundial e possui uma forma altamente técnica e um vocabulário próprio, que se utilizam no ensino de muitas danças até hoje.

É uma das danças mais antigas, com origem nas cortes da Itália renascentista durante o século XV, e que se desenvolveu ainda mais em Inglaterra, Rússia e França como uma forma de dança de concerto. As primeiras apresentações diante da plateia eram feitas com o público sentado em camadas ou galerias, disposto em três lados da pista de dança. Realiza-se com o acompanhamento de música clássica.

Abril, o mês da dança

Este género de dança é muito difícil de dominar e requer muita prática. Também exige disciplina, boa postura e ritmo.  É ensinado em escolas próprias em todo o mundo, que usam as suas próprias culturas e sociedades para transmitir esse tipo de arte. As diferentes técnicas de ballet, entre elas mímica e actuação, são coreografadas e realizadas por artistas formados e também acompanhadas por arranjos musicais (geralmente de orquestra mas, ocasionalmente, vocal).

Actualmente existem várias modalidades de ballet, entre eles o ballet expressionista, o neoclássico e modalidades que incorporam elementos da dança moderna.

O Ballet Clássico é o mais metódico dentre todos os estilos e também é o que mais adere às técnicas tradicionais. Existem algumas variações em relação à origem deste género, entre elas, o ballet russo, francês, italiano e dinamarquês. Contudo, nos últimos dois séculos, a maioria dos seus fundamentos é baseada nos ensinamentos de Carlo Blasis.

Os estilos mais conhecidos de ballet são o método russo, o método italiano, o método dinamarquês, o método Balanchine (ou método New York City Ballet) e os métodos Royal Academy of Dance e Royal Ballet School, derivados do método Cecchetti.

O Ballet clássico consiste em unir a técnica, a música e a actuação nos movimentos. São habilidades que os dançarinos vão adquirindo pouco a pouco através de exercícios e posturas. Com o ballet, podem desfrutar de muitos benefícios como:

– melhoria da coordenação motora;

– aumento da concentração;

– noções de espaço e de localização;

– aumento da flexibilidade;

– mais resistência corporal;

– correcção e melhoria da postura;

– estímulo do desenvolvimento intelectual

Uma curiosidade: As primeiras sapatilhas de ballet tinham as pontas terrivelmente pesadas para permitir que a bailarina ficasse facilmente na ponta dos pés e aparentasse leveza. Mais tarde, ela foi convertida na actual constituição, onde uma “caixa” abriga a ponta dos pés da bailarina e lhe dá suporte para manter o equilíbrio.

Se querem experimentar Ballet e são de Luanda, são bem-vindos ao Eleven´s Art Studio – Estúdio de Dança e Artes que está localizado no Mix Center Talatona. O Estúdio tem aulas de Ballet clássico, não só para as crianças, mas também para os adultos, adaptando-se às idades e níveis diferentes dos seus alunos.

Luis Daio é o professor de Ballet do Estúdio,  tem uma carreira profissional de mais de 11 anos e foi formado em Ballet Clássico, Técnica Russa, pelo Conservatório de Artes da Madeira e inclusive teve uma formação na Rússia durante um ano e meio.

Vamos dançar?

as cargas mais recentes

26 de Janeiro de 2020: O trágico dia que o mundo perdeu Kobe Bryant

há 8 meses
O dia 26 de Janeiro passou ter um significado fatídico, após a morte do astro da NBA, aos 41 vítima de um acidente de helicóptero nos arredores de Los Angeles (EUA). Além de Bryant, morreram mais oito pessoas, entre elas, a filha Gianna Bryant, aos 13 anos de idade.

Nova Energia distingue “Doutores” da música

há 9 meses
Os músicos Joãozinho Morgado (Percussão), Boto Trindade (Guitarra) e Teddy Nsingui (Guitarra) foram homenageados sábado, no encerramento da sétima temporada do Show do Mês.

Já existem quase 500 músicas inspiradas no Coronavírus

há 1 ano
O coronavírus privou os fãs de música de ver shows no primeiro semestre, adiados ou cancelados. Por outro lado, a doença virou inspiração para candidatos a hits.

Malcolm & Marie: Críticos questionam diferença de idade dos actores e John David Washington rebate

há 8 meses
A pouco menos de um mês para a estreia do filme `Malcolm & Marie´, os 12 anos de diferença entre o casal protagonista, tem sido razão para fortes críticas.

Subtil fala-nos “Sobre Amor” no novo single

há 5 meses
Depois do lançamento do álbum “C’ Alma” no início do ano, Subtil traz-nos uma nova música, onde se coloca muito fora da sua zona de conforto. O single conta com a participação especial da voz incrível de Druh AM.

Yuri da Cunha: “Mais do que lançar um disco, quero ajudar a contar a história musical de Angola”

há 6 meses
Com quatro shows programados para os dias 9, 10, 17 de Abril e dia 1 de Maio, Yuri da Cunha acaba de reafirmar o compromisso de ser a “ponte” entre a nova geração e a historiografia da música popular.

Atrium promove show internacional em alusão ao Dia da Independência

há 11 meses
A ser realizado no próximo dia 8 de Novembro, simultaneamente em Cabo Verde e Angola (nas instalações do Atrium Nova Vida), o concerto alusivo ao 45º aniversário da independência de Angola será restrito ao grande público devido as medidas de prevenção à Covid-19.

Show Do Mês venera cinco estrelas da música angolana que partiram este ano

há 9 meses
Os músicos Kweno Ayonda, Waldemar Bastos, Carlos Burity, Jivago e Teta Lágrimas, falecidos este ano por doença, serão homenageados pelo Show do Mês com um grande espectáculo.

Filmes da Geração 80 seleccionados 8ª edição do Arquitecturas Film Festival Lisboa

há 4 meses
Os documentários Do Outro Lado do Mundo de Rui Sérgio Afonso, Para Lá dos Meus Passos de Kamy Lara e o filme Ar Condicionado do realizador Fradique, os três produzidos pela Geração 80 estão selecionados para a 8ª edição do Arquitecturas Film Festival Lisboa, a realizar-se entre os dias 1 a 6 de Junho de 2021.

Catchupa Factory cria portal “Family Matters” para divulgação de fotografia Africana contemporânea

há 1 ano
“Family Matters” tem como objectivo arrecadação de fundos através da venda de impressão de fotos, destinando os fundos de imediato aos artistas e fotógrafos envolvidos.

BET Awards 2021 anuncia tributo especial para o lendário rapper DMX

há 3 meses
O tributo que teve a curadoria do produtor Beatz, amigo de longa data de DMX, também incluirá uma performance de uma nova canção do álbum póstumo de X, Exodus, que foi lançado pela Def Jam Recordings em 28 de Maio.

Público elege o melhor programa musical de TV de 2020

há 6 meses
O Show do mês, o Live no Kúbico, o Bar da Luandina e o E-Kwanza BAI, disputam a categoria de melhor programa musical de TV de 2020 dos prémios Angola Comunica, cuja gala de premiação acontece no próximo dia 8 de Abril, no Arquivo Nacional de Angola.

Lil Wayne reclama após ser excluído da lista dos convidados aos Grammy: “Não sou digno?”

há 9 meses
Apesar de estar nomeado à categoria de “Melhor Gravação”, o artista queixou-se, ontem, sobre as razões que levam a Academia a não o incluir, com frequência, e convidá-lo para o espectáculo de apresentação do prémio.

A partir de produções amadoras, Cossom constrói carreira profissional nas redes sociais

há 1 ano
Cossom “The Greather”, de 19 anos de idade, é o mais novo cantor de Rap e R&B e já começou a prender o público nas redes sociais. Suas letras retratam sobre os amores, as paixões e o sentimento de abandono vividos entre os jovens.

1º de Agosto “vende” Zito ao Cagliari de Itália

há 1 ano
O futebolista angolano Zito Luvumbo, que na temporada passada representou o 1º de Agosto, vai jogar pelo Cagliari da principal liga italiana (Calcio).

Galeria Tamar Golan apresenta “CaDespedida” da autoria de Mauro Sérgio

há 11 meses
“A CaDespedida é aquele momento nostálgico de um fim de dia bem passado. Termo cunhado nas eternas idas à praia na Luanda, Benguela e Porto Amboim do antigamente, onde passar um dia na praia era um evento preparado com cuidado, antecipado e esperado com ansiedade.