Acaba de ser “erguido” o primeiro polo de produção e ensino de Dikanza em Angola

A Fundação Arte e Cultura foi ontem instituída, como Polo de Produção e Ensino da Dikanza em Angola, particularmente a cidade de Luanda. A entrega simbólica das Dikanzas foi feita pelo Vice-Governador de Luanda para o sector Político, Social e Económico, Dionísio da Fonseca, no espaço Wyza Anfiteatro da Fundação.

De acordo com  o director provincial da Cultura, Manuel Gonçalves, a Ilha é um espaço turístico e a escolha da Fundação permitirá a que até os turistas venham para a Fundação para aprender a tocar a Dikanza.

“Trouxemos o projecto Tuxike Odikanza, um projecto que temos estado a desenvolver. O projecto é fazer com que aqui na Fundação Arte e Cultura seja um ponto de aprendizagem dos instrumentos Dikanza. Temos aqui as condições criadas, vamos alocar aqui um monitor que vai passar a ensinar as crianças. Aliás temos aqui professores de música e sobretudo na vertente da percussão que facilmente vão tomar conta depois do projecto por si só. Há um outro elemento fundamental que é a produção da Dikanza. Temos aqui na Fundação uma oficina, uma carpintaria onde podemos trazer a produção da Dikanza. Também ficou o compromisso de trazermos alguém para , primeiro, formar as pessoas que vão a passar a produzir as dicanzas neste espaço. Há aqui um trabalho de coordenação e temos as sementes lançadas sobretudo por vermos crianças e jovens adolescentes que podemos olhar para a inserção social e tirarmos as crianças e jovens de rua” director Provincial da Cultura, Ambiente e Turismo, Manuel Gonçalves.

Vice-Governador de Luanda para o sector Social procede oficialmente a entrega das dikanzas e assegura transferência de experiência da Fundação e Cazenga é a prioridade

“A Fundação Arte e Cultura está a fazer aqui um projecto de formação e viemos visitá-lo porque percebemos que aqui podem sair experiências que podemos transferir para a outras localidades, alguns distritos urbanos da nossa província. Se pelo menos cada um dos distritos urbanos e comunas tivesse uma casa de cultura como esta, Luanda já estaria bem servida do ponto de vista cultural. Este é o desafio, tentar transferir esta experiência para as outras localidades e pensamos que algumas têm condições para albergar a curto prazo. Têm Crianças que precisam têm instalações e talvez no fundo é criar as bases do ponto de vista de parcerias entre administração local e a Fundação Arte e Cultura”, disse o vice-governador de Luanda para o sector Político, Social e Económico, Dionísio da Fonseca.

O dirigente disse ainda que “encontramos aqui uma experiência muito positiva de promoção de desenvolvimento de crianças e jovens que anteriormente faziam da rua o seu habitat e via da arte e da cultura conseguiram se transformar, conseguiram abandonar as ruas e estão hoje em lar, estão hoje a desenvolver actividades individuais e são hoje com uma auto estima bastante elevado. Portanto, esta iniciativa que pensamos ser de aproveitar para também desenvolvermos alguns problemas sociais que ainda existem nas nossas províncias”.

“As crianças continuarão a ser a prioridade absoluta. Todas àquelas iniciativas que estão a ser desenvolvidas em prol do desenvolvimento integral da criança devem ser, não só apadrinhadas pelo Estado, mas o Estado deve ser um dos principais promotores de iniciativas do género. Portanto, há aqui na Fundação Arte e Cultura uma iniciativa privada que se associa à algumas iniciativas que o Estado tem estado a desenvolver e só podemos aqui apadrinhar, capitalizar, apoiar dentro das nossas possibilidades para que os objectivos sejam concretizados, e os frutos que são as crianças formadas, sejam preparadas para a vida e são crianças que vão aguentar Angola de amanhã”, disse o vice-governador.

Sem nos visitar, a pessoa não entenderá os vários trabalhos sociais e educação através das artes desenvolvidos, e as coisas que as crianças desenvolvem

Por seu turno, a Directora-Geral da Fundação, Naama Margalit, realçou a importância das pessoas e dirigentes visitarem a Fundação.

“sem nos visitar, a pessoa não entenderá os vários trabalhos sociais e educação através das artes desenvolvidos, e as coisas que as crianças desenvolvem. Nós agradecemos a visita do senhor governador. Os nossos educadores têm a instrução de prestarem atenção a qualquer momento triste que uma criança esteja a passar, roupa suja, fome, agressão física e imediatamente notificarem a direcção para os devidos cuidados e respostas às necessidades das crianças. Entendemos que, quanto mais as crianças começarem de pequenas a formação em artes, terão a possibilidade de desenvolverem as suas mentes, serem mais criativas”, disse a gestora.

as cargas mais recentes

Method Man e Redman protagonizam battle épico ao som de DJ Scratch

há 3 semanas
Os rappers da Costa Leste prometeram não se e apresentar uma batalha diferentes das anteriores, e assim o fizeram, para a organização do Verzuz, “foi uma noite especial para o Hip Hop”.

Sandocan promete show memorável

há 9 meses
Com um reportório de cerca de 50 músicas, Army Squad e Kalibrados realizam sábado o primeiro show solidário de Rap, no período “Covid-19″.

Thó Simões marca presença na abertura do festival `Latitudes´

há 11 meses
A abertura do festival expõe relações globais desiguais e aprimora os traços coloniais que ainda moldam o nosso presente. Ao mesmo tempo, abre espaços para reflexão e acção e gera ressonâncias nos outros itens do programa.

Vídeoclipe do polémico “Hino Milionário” já está disponível

há 7 meses
O clipe envolve mais de 20 artistas e encontra-se disponível no YouTube, dois meses depois do esclarecimento do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente sobre os 148,3 milhões que o Estado terá disponibilizado para a concessão da referida música.

Muhatu: 4ª edição da maior competição de spoken word no feminino acontece dia 29 de Setembro

há 9 meses
Já com o processo de inscrições a decorrer, para a edição `MUHATU 2020´, a competição anual, que já conta com 3 edições realizadas (2017, 2018 e 2019), vai adaptar-se ao “novo” normal social, tendo a 4.ª edição realizada completamente on-line.

Chadwick Boseman recebe Globo de Ouro a título póstumo como “Melhor Actor Dramático”

há 2 meses

Artistas poderão registar obras em Angola a partir de Maio

há 1 ano
A Sociedade Angolana dos Direitos de Autor (SADIA) apresenta no dia seis (6) de Maio a sua plataforma online, onde os artistas poderão registar as suas obras e protegê-las da pirataria e não só.

Taylor Swift volta a liderar top de álbuns

há 4 meses
Pela terceira semana, não consecutiva, Taylor Swift voltou a encabeçar o top de álbuns dos EUA. Foram vendidas mais 56 mil cópias do trabalho, sendo 16 mil nos formatos tradicionais. “Whole Lotta Red” de Playboi Carti que, há sete dias, estava no topo, caiu para a quinta posição.

Power House divulga primeiro álbum com novos agenciados

há 1 ano
Dos agenciados estão Cleyton M, Jakilsa, Laika, Dr. Smith, Chris Oliver, Anny, conhecidos pelas suas habilidades artísticas.

Morreu ‘Bang’ produtor moçambicano

há 4 meses
Morreu esta manhã (segunda-feira), vítima de doença, o empresário e produtor de eventos moçambicano Adelson Mourinho “Bang”, esposo da cantora Lizha James.

Profissionais e Produtores de Eventos & Cultura já têm entidade reguladora

há 10 meses
Num exclusivo à Carga, o Porta-voz do projecto, Kizua Gourgel, esclareceu o que é necessário para fazer parte, como surge, e para onde vai a iniciativa em meio a crise pandémica.

Bella ciao, ciao, ciao: La casa de papel chega ao fim

há 9 meses
A season que começa a ser gravada amanhã, traz 10 episódios sem data de estreia avançada, onde os assaltantes terão que se desencurralar e para tal contarão com dois novos reforços, cujos papeis não foram ainda revelados.

Wycleff Jean selecciona angolano Jeff Brown para o “Challenge”

há 12 meses
A selecção do rapper angolano foi confirmada pelo próprio Wycleff, na sua página do instagram, notificando o participante e deixando a seguinte questão: Acham que ele (Kota Kulanda) merece os 1000 dólares?

Masta: “Eu gostaria muito de ver ruas no país onde nasci com o nome Força Suprema”

há 1 mês
Em conversa com a Carga hoje, o músico apresentou as características da sua nova faixa “Rebobina”, falou dos seus projectos a solo, incluindo da actual produtora e “abriu-se” sobre o próximo álbum e a ligação à Força Suprema.

Live no Kubico considerado melhor programa musical de TV de 2020

há 1 mês
O espectáculo de tv organizado pela TPA e Platina Line ultrapassou o Show do Mês, Bar da Luandina e E-Kwanza BAI e ficou considerado o Melhor Programa Musical de TV de 2020 nos prémios Angola Comunica.

Terá Fat Joe blasfemado ao chamar Drake de “Michael Jackson da actualidade”?

há 9 meses
Na última semana Fat Joe tem sido alvo de inúmeros ataques na internet, por ter comparado Drake ao astro da música Pop, Michael Jackson.