Academia Angolana de Letras reconhece contributo de Paulo Flores

As canções de Paulo Flores são os mais belos e fiéis retratos sobre Angola desde 1975 e mereceram, ontem, em Luanda, o renconhecimento do colégio de intelectuais angolanos, através da Academia Angolana de Letras (AAL).

Com 16 álbuns publicados, fruto de mais de 30 anos de carreira, Paulo Flores foi destacado pelo colégio de intelectuais angolanos por ser uma das vozes que mais contribuem para o cancioneiro angolano.

Neste lado específico, as vivências entre a capital angolana e Lisboa têm servido de inspirações das suas abordagens críticas e interventivas sobre a Angola pós-indepedência.

‘Ti Paulito’, como é acarinhado nos círculos musicais, é dos expoentes do Semba e, por isso, considerado o “embaixador” do estilo.

Seus temas “Inocente”, “Maravilhoso 1972”, “Makalakato” ou “Como Vai Mana Xiquita” evidenciam a urgente necessidade de contrução da igualdade entre os angolanos.

“Quando comecei a cantar tinha entre 16 ou 17 anos e na época cantava apenas por cantar. Via as coisas e escrevia, outras foram criadas no momento. Não tinha noção do que cantava. Hoje vejo e entendo as mensagens que as minhas músicas carregavam”, recordou, citado pela Angop, durante a cerimónia ontem.

as cargas mais recentes

Linkin Park obrigam Donald Trump a retirar vídeo da Internet

há 1 ano
Esta não é a primeira vez que músicos se insurgem contra Donald Trump, por este usar, sem autorização, suas musicas para campanha. A banda norte-americano de Rock obrigou que o presidente retirasse das redes sociais um vídeo que tinha o ‘In the End’ como banda-sonora.

Mário Gomes: O presente e o futuro entre os guitarristas

há 1 ano
Dom Caetano, Filipe Mukenga consideram-no o melhor guitarrista da actualidade. Saiba mais sobre este pequeno/grande músico na entrevista concedida à Revista Carga.

Dino Ferraz: “Não me rotulo, seja a nível de estilos ou de mercado. Sou aberto a fazer música da maneira que sentir”

há 1 ano
Não me rotulo, seja a nível de estilos, ou de mercado. Sou um artista claramente aberto a fazer música da maneira que eu sentir.

Renata Torres recebe humoristas no ‘Vamos falar a sério’ do Kianda Sessions

há 9 meses

Nsoki lança música motivacional e junta figuras públicas no clipe

há 1 ano
Com objectivo de estimular as pessoas, por causa da pandemia do Covid-19, a cantora Nsoki gravou uma música motivacional intitulada “Mundo é teu”, cujo vídeo clipe conta com a participação de várias celebridades.

‘Emoção Globo’ é estar live em casa de Paulo Rocha

há 1 ano
O talento Globo Paulo Rocha é o próximo convidado ao LIVE ‘Emoção Globo’ que acontece nesta quinta-feira, dia 23, às 20 horas de Angola no perfil de Instagram do canal Globo ON.

Rick Baby × Márciouz “93” disponibilizam finalmente o EP `Naturalmente´

há 7 meses
À Carga Magazine, o integrante da produtora Combinasons, informou que por imperativos da pandemia, o aguardado EP, que foi anunciado no ano passado, vai chegar às plataformas de streaming na próxima sexta feira, dia 14 de Maio.

Sony contrata realizador angolano para fazer versão de Homem Aranha para Playstation

há 11 meses
A multinacional Sony contratou um angolano para produzir a versão do Homem Aranha para a PlayStation 5. Trata-se do realizador João, responsável pela produtora Kamba Films.

Voleibol: 1ª de Agosto anuncia a extinção da terceira modalidade com mais títulos

há 1 ano
O Clube desportivo do 1ª de Agosto decidiu extinguir, esta sexta-feira, a modalidade de Voleibol em todos os escalões e em ambos os géneros. A retirada da terceira modalidade que mais títulos deu ao clube deve-se a problemas financeiros e técnicos.

Mais um luto na música angolana. Morreu Zé Mweleputo, integrante dos Jovens do Prenda

há 8 meses

Daddy Yankee passará a criar conteúdos para meios de comunicação social francês

há 1 ano
O artista foi convidado para criar projectos de música, cinema e televisão pelo conglomerado francês de media Vivendi.

50 Cent vai usar música do rival Rick Ross na sua nova série

há 1 ano
50 Cent e Rick Ross são rivais assumidos da história do Hop Hop, mas nos últimos anos os dois rappers vêm mostrando que respeitam atrabalhos um do outro. À Billboard, 50 Cent revelou que vai adaptar a música do seu rival na sua nova série sobre o Black Mafia Family.

Após ser acusada de Islamofobia, Rihanna pede desculpas aos fãs muçulmanos

há 1 ano
Após a polémica que envolveu o último desfile da “Savage x Fenty” cuja detentora é Rihanna, a cantora usou o seu Instagram pessoal para tornar público um pedido de desculpas direccionado à comunidade muçulmana.

Prodígio e Paulo Flores anunciam novo single intitulado “Fome”

há 1 ano
O projecto colaborativo não é o primeiro do poeta do semba com o membro da Força Suprema.

Anna Joyce e C4 Pedro integram lista dos artistas africanos que “todos devem ouvir”

há 8 meses
O site brasileiro Mundo Negro elegeu os oito artistas africanos lusófonos “obrigatórios” nas playlists da actualidade, dos quais figuram os angolanos C4 Pedro e Anna Joyce.

Presidente da República oferece uma residência ao músico Sebem

há 1 ano
O kudurista Sebem recebeu, esta manhã, uma casa, nas localidades do Zango, em Luanda, das mãos da vice-presidente do MPLA.