Acção Jovem promove ciclo de aulas sobre historiografia africana

Sob o mote “Mergulhando nas Artérias da História, Cultura e Tradição Africana”, o projecto nasce de uma conexão entre a Acção Jovem com o Professor, Historiador e Activista Social angolano, Pick Ngudi-A-Kazi e o Portal do Palestrante Africano no Brasil. Com início agendado para o mês de Novembro, o ciclo de aulas é direccionado para amantes da Cultura Africana, pesquisadores, autodidactas, estudantes e até professores.

Visando promover e divulgar palestras e conferências de pensadores africanos para o Brasil e o resto do mundo, o Portal do Palestrante Africano no Brasil, juntou-se a iniciativa promovida pela Acção Jovem, representada por Dog Murras, para tornar possível a “magistral iniciativa da Literáfrica, pioneira na busca, valorização e salvaguarda da literatura africana na América latina”.

Em cinco vídeos aulas, o também integrante do “Clube de Pensadores do RC”, Pick Ngudi-A-Kazi, vai discorrer pelas “Artérias da História, Cultura e Tradição Africana”, colocando à lupa temas como: O valor dos nomes na tradição africana, Aspectos identitários nas culturas de alguns povos de África, Contribuições africanas das quais o mundo se esqueceu, Divisões de África pelas potências colonialistas antes da conferência de Berlim, e ainda Soluções para uma África forte, livre e próspera.

A decorrer na Plataforma Zoom, o ciclo de aulas decorre nos dias 4, 5, 6, 7 e 8 de Novembro de 2020.

as cargas mais recentes

Show do Mês viaja pelos anos dourados da música angolana

há 7 meses
Com objectivo de recriar alguns dos maiores sucessos dos anos 80, o Show do Mês vai juntar alguns dos nomes mais sonantes daquele período para um concerto Live, no dia 27 de Julho (sábado).

Itary: Do Rap ao Zouk, a voz da versatilidade

há 3 meses
Quem a vê cantar, pode pensar que Itary nasceu para o Guetho Zouk, mas não. A cantora de 25 anos é muito versátil e transporta o Rap no seu DNA. Aliás, foi no Hip Hop que começou a sua carreira e hoje, está a se transformar numa das vozes mais promissoras do Zouk angolano.

Já está disponível o segundo single da saga `Quarentena Rija´

há 9 meses
`Relationship Goals´ é cantada por Prodígio, Don G e Deezy e conta com a produção de Adjane Rafael e Juzicy, baixos de Ivo Magic e scratchs do DJ Fifty.

Cantor nigeriano condenado à morte por causa de uma música

há 5 meses
Yahaya Sharif-Aminu foi condenado por um tribunal superior da Sharia, em Hóquei Hausawa Filin, na Nigéria, à morte por enforcamento, por partilhar uma das suas músicas nos grupos de Whatsapp.

Manuscrito da música de Bob Dylan vendido a 100 mil euros

há 2 meses
Os objectos pertenciam a Tony Glover, um músico e amigo de Bob Dylan, que morreu no ano passado. Os artigos foram agora postos à venda, num leilão que durou cerca de uma semana.

Alicia Keys: “Era suposto me tornar prostituta”

há 4 meses
Alicia Keys deu uma entrevista ao jornal britânico The Guardian, onde destacou algumas das suas próprias canções e inspiração para alguns sucessos, assim como a possibilidade de se tornar prostituta.

Mais de 35 músicos nacionais e internacionais juntam-se num espectáculo online

há 9 meses
Denominado Eu Fico No Kubico, o festival abriu ontem com a rapper Elisabeth Ventura e vai até 13 de Maio. Durante 28 dias, os músicos vão levar alegria às casas dos fãs. O objectivo é incentivar todos a não sairem de seus aposentos.

Alicia Keys aceita batalha de piano com John Legend

há 7 meses
No mês passado, Legend disse, durante uma conversa com Nick Cannon, que desejava ter um frente a frente no piano com a cantora Alicia Keys no Live Verzuz. O pedido foi atendido e o encontro está marcado para as 20 horas do dia 19 de Junho no Instagram.

Morte de Sindika Dokolo afecta cultura angolana

há 3 meses
Sindika Dokolo foi o maior coleccionador de arte contemporânea de África. Foi também o maior coleccionador de obras plásticas da lusofonia. A sua morte, nesta quinta-feira, deixa um vazio à música, à dança e à arte contemporânea angolana.

Bella ciao, ciao, ciao: La casa de papel chega ao fim

há 6 meses
A season que começa a ser gravada amanhã, traz 10 episódios sem data de estreia avançada, onde os assaltantes terão que se desencurralar e para tal contarão com dois novos reforços, cujos papeis não foram ainda revelados.

Stela de Carvalho incrementa locução ao seu CV

há 2 meses

Três gerações do Semba protagonizam live solidário

há 7 meses
Denominado `3G do Semba-Live no Kubico´, além do lado beneficente, o encontro das das três figuras representativas do Semba poderá marcar as histórias dos lives em Angola. O evento acontece às 14 horas e 30 minutos de domingo e pode também ser acompanhado pelas páginas oficiais dos músicos e no YouTube da Platina Line, bem como na TPA, TPA online e RTP África.

Constelações apresenta “cantar Manguxi”

há 4 meses
O programa “Constelações”, da RNA, efectuou sexta-feira uma edição especial, onde homenageou o primeiro presidente de Angola, Agostinho Neto, e apresentou a exposição em comemoração ao aniversário da estação radiofónica.

Kassav condecorados pelo governo francês

há 2 semanas
O Ministério da Cultura de França homenageou cinco membros históricos dos Kassav. As figuras foram nomeadas para a Ordem das Artes e Letras, a mais alta distinção no campo das artes e letras em França.

Rappers angolanos serão eternizados no projecto ‘Ficheiros 2 Contra 1’

há 5 meses
Doravante, os rappers de todo o país passarão a estabelecer intercâmbio artístico, de modos a romper a barreira dos estigmas, preconceitos e dinamizar o movimento Hip Hop.

`Ar Condicionado´ chega às telas angolanas

há 8 meses
O filme angolano `Ar Condicionado´ foi seleccionado para o `We Are One: A Global Film Festival´, festival de cinema online gratuito em todo mundo através do youtube, de 29 de Maio a 7 de Junho.