Acção Jovem promove ciclo de aulas sobre historiografia africana

Sob o mote “Mergulhando nas Artérias da História, Cultura e Tradição Africana”, o projecto nasce de uma conexão entre a Acção Jovem com o Professor, Historiador e Activista Social angolano, Pick Ngudi-A-Kazi e o Portal do Palestrante Africano no Brasil. Com início agendado para o mês de Novembro, o ciclo de aulas é direccionado para amantes da Cultura Africana, pesquisadores, autodidactas, estudantes e até professores.

Visando promover e divulgar palestras e conferências de pensadores africanos para o Brasil e o resto do mundo, o Portal do Palestrante Africano no Brasil, juntou-se a iniciativa promovida pela Acção Jovem, representada por Dog Murras, para tornar possível a “magistral iniciativa da Literáfrica, pioneira na busca, valorização e salvaguarda da literatura africana na América latina”.

Em cinco vídeos aulas, o também integrante do “Clube de Pensadores do RC”, Pick Ngudi-A-Kazi, vai discorrer pelas “Artérias da História, Cultura e Tradição Africana”, colocando à lupa temas como: O valor dos nomes na tradição africana, Aspectos identitários nas culturas de alguns povos de África, Contribuições africanas das quais o mundo se esqueceu, Divisões de África pelas potências colonialistas antes da conferência de Berlim, e ainda Soluções para uma África forte, livre e próspera.

A decorrer na Plataforma Zoom, o ciclo de aulas decorre nos dias 4, 5, 6, 7 e 8 de Novembro de 2020.

as cargas mais recentes

Justin Bieber: “A música é uma óptima forma de nos lembrarmos de que não estamos sozinhos”

há 1 ano

R. Kelly corre o risco de ser condenado a prisão perpétua

há 2 anos
Já se passou mais de um ano desde que R. Kelly foi levado sob custódia numa das prisões de Chicago. Depois de vários atrasos ao longo do ano, a estrela do R&B deve enfrentar a 13 de Outubro o júri no Tribunal Distrital de Chicago.

Kanye West está nos manuais de história dos Estados Unidos da América

há 2 meses
Da simples aventura à Presidência da Casa Branca originou uma documentação importantíssima aos anais da história norte-americana. O rapper, produtor e empresário aparece nos materiais didácticos de história dos EUA.

The Game pede batalha the hits com 50 Cent

há 1 ano
Desde os primeiros meses de emissão, Verzuz é, para muitas estrelas, uma boa alternativa para contrapor os encontros com seus fãs, impedidos devido o Covid-19. Depois de vários pedidos, The Game disse que está preparado para um frente a frente com 50 Cent.

Dupla Zeze Di Camargo e Luciano a beira do fim

há 1 ano
Os sinais aumentaram nos últimos meses após Luciano lançar carreira solo gospel.

A Salsa e suas variantes

há 2 anos
A salsa nasceu em Cuba, mais propriamente em Havana, nos interiores dos famosos cabarets cubanos, mas tornou-se tão popular que novos estilos surgiram noutras partes do mundo.

Micasa está disponível para fazer participações com artistas angolanos

há 1 ano

Damásio Brothers apresentam primeiro fruto da internacionalização da carreira

há 1 ano

A vez dos SSP no Live no Kubico

há 2 anos
Domingo dia 27 de Setembro, o projecto Live no Kubico apresenta como cartaz os SSP, um dos grupos de Rap mais icónicos da lusofonia, num concerto aguardado com muita expectativa tendo em conta a popularidade do quarteto.

Eto’o reage à escolha dos melhores 11 da história do futebol: “Nós, africanos, não existimos”

há 1 ano
O antigo avançado camaronês, Samuel Eto’o, que brilhou com as camisolas do Barcelona e Inter do Milão, está revoltado com a escolha da France Football para os melhores onze da história do futebol.

Sandra Cordeiro anuncia EP mais comercial e menos clássico

há 2 anos
Trata-se de um maxi single com quatro faixas musicais nos estilos Kizomba, Afro Folclórica, Balada e Semba, que seria publicado no mês passado, mas que, devido à pandemia, estará à disposição dos fãs, por via digital, depois do levantamento do Estado de Emergência.

Dr. Dre fala sobre a sua saúde: “Vou ter uma vida longa”

há 11 meses
A notícia sobre o seu estado de saúde, no princípio deste ano, mexeu com toda a classe artística. Passados cinco meses, Dre decidiu falar e dar mais detalhes sobre o assunto.

Mungueno: Rappers imortalizam Waldemar Bastos em nova EP

há 1 ano
Pensólogo, Kamesu, Ikonoklasta, Haudas, Flagelo Urnano, Mono Sterio, Grand F e Franchoddas, vão rimar por cima de samples e vozes de Waldemar Bastos, deixando um registo do melhor da nova e velha geração do Rap nacional.

Ja Rule lança plataforma de criptomoedas para rentabilizar trabalhos dos artistas

há 2 anos
O rapper norte-americano lançou uma plataforma blockchain de criptomoedas baseada no Ethereum para fazer com que criadores de conteúdo músicais emitam tokens e rentabilizem seus próprios trabalhos.

Nazarina Semedo se reinventa para atingir mercado internacional

há 2 anos
Não se pode falar de back vocals em Angola sem mencionar o nome de Nazarina Semedo. A cantora também leva a carreira a solo e já lançou dois CDS, só que mais tarde foi forçada a ausentar-se do mercado. Agora, regressa com a produtora MTC, traz um novo estilo de música e apresenta projectos focados ao mercado internacional.

Covid-19: Matias Damásio volta a testar positivo e vê cancelado seu show de fim de ano

há 5 meses
O músico Matias Damásio voltou a testar positivo à Covid-19 e vê, assim, o seu espectáculo de fim de ano que aconteceria na Foz de Figueira, em Portugal, cancelado.