Acossados pelo Covid-19, músicos pretendem mais rendimentos nos royalties

A pandemia Covid-19 está a ter consequências nefastas para qualquer negócio que implique aglomerado de pessoas. A indústria da música ao vivo é uma das maiores vítimas deste isolamento social que o contágio do coronavírus obriga.

A fragilidade da classe profissional de músicos, que depende e sobrevive à custa dos ganhos nos concertos, fica mais evidente com esta vaga global de adiamentos e cancelamentos. Para atenuar os males deste período de seca, está a decorrer uma petição para que a plataforma de streaming Spotify triplique os royalties aos músicos.

A parcela de ganhos dos autores das músicas no Spotify é considerada muito baixa: para se ganhar cerca de três euros, são necessários mil streamings da respetiva música na famosa plataforma, segundo cálculos de alguns analistas.

Há muito tempo que vários artistas têm criticado o Spotify pelos baixos pagamentos aos músicos, como têm sido os casos de Thom Yorke (vocalista dos Radiohead) ou de Taylor Swift.

as cargas mais recentes

Sabia que também pode fazer parte da MasterClass de música ministrada por Alicia Keys?

há 2 semanas
Alichia Keys lançou recentemente uma plataforma de streaming, em que são leccionados uma variedade de cursos ministrados por especialistas. Nas vídeo-aulas, a artista compartilha filosofias sobre como desbloquear autenticidade, empatia e vulnerabilidade.

MAMY mostra a sua “Atitude Negra”

há 9 meses
A música “Atitude Negra” é uma celebração da mulher negra, da melanina, dos traços grossos e do cabelo crespo.

Zap exibe programa que promove diferentes correntes musicais

há 9 meses
Denominado Jamming, o referido programa é exibido, em exclusivo, todas as sextas-feiras no canal Zap Viva (posição 4) e explora a musicalidade de doze artistas, incluindo bandas, de diferentes gerações e expressões artísticas.

Série de Anitta na Netflix estreia em Dezembro

há 2 meses
A carreira da cantora brasileira será apresentada, no próximo mês (16) em série documental da Netflix. ” Anitta: Made In Honório”, é uma série sobre a vida da artista, ensaios, gravações e shows.

Prenda de Natal: Milionário Records apresenta colectânea musical

há 1 mês
Chega ao mercado angolano uma colectânea de canções sugestivas, repleta de estrelas da editora milonário records, apresentando vinte e oito músicas de doze artistas, que fazem parte da extensa família MR, cujo lançamento será feito durante quinze dias, trazendo várias propostas musicais no estilo Kizomba, R&B, Naija, Guetto Zouk, para este período fraternal do ano.

Pedrito comemora meio século de carreira com sabor a despedida

há 4 meses
O músico Pedrito começou ontem a caminhada para a despedida dos palcos, com um concerto no projecto musical “Show do Mês” onde viajou pelos 50 anos de carreira.

Nazarina Semedo se reinventa para atingir mercado internacional

há 8 meses
Não se pode falar de back vocals em Angola sem mencionar o nome de Nazarina Semedo. A cantora também leva a carreira a solo e já lançou dois CDS, só que mais tarde foi forçada a ausentar-se do mercado. Agora, regressa com a produtora MTC, traz um novo estilo de música e apresenta projectos focados ao mercado internacional.

Partiu o “físico” e ficou a obra

há 11 meses
Calou-se uma voz inconfundível de Kueno Aionda, calou-se o futuro, num país onde cada vez mais aumenta a quantidade e diminui a qualidade.

3ª edição do Repertório promove encontro de “Titãs”

há 8 meses
O encontro acontece na próxima sexta-feira, dia 12 de Junho, a partir das 19 horas, nas páginas da Revista Carga no Facebook, Instagram e Youtube.

Aumenta tensão entre Snoop Dogg e 6ix9ine – Tekashi

há 8 meses
Preso em 2018 por diversas acusações de crimes relacionados às actividades de gangues, 6ix9ine – Tekashi chegou a acordo com governo para aliviar sua pena, testemunhando sobre caso contra a “Nine Trey Gangsta Bloods” nos tribunais. Com esta decisão, o rapper ganhou o rótulo de “Snitch/Traidor” e tem sido alvo de diversos insultos da parte de Snoop Dogg, desde que foi preso.

Gun N’Roses desafia Coronavírus com concerto de Massa

há 10 meses

Lourenço Mussango vence prémio literário António Jacinto

há 3 meses
O escritor e jornalista Lourenço Mussango venceu ontem a edição 2020 do prémio literário António Jacinto, com a obra “Mulher Infinita”.

Young Thug diz que Jay-Z teria dificuldades em apresentar 30 hits num show ao vivo

há 3 semanas
No seu registo fonográfico conta nove álbuns, sendo So Much Fan, lançado no ano passado, o mais recente. Ao contrário de Jay-Z que possui 15 álbuns publicados, sem contar com outros registos. Mas Thug afirma que JAY-Z não tem 30 canções que o público conseguiria imitar palavra por palavra num espectáculo ao vivo.

Abril, o mês da dança

há 9 meses

CombinaSons ultima preparativos para o primeiro Show Live

há 2 meses
A Produtora CombinaSons, encabeçada pelo rapper Enock, vai realizar no próximo dia 29 de Novembro, as 15 horas, o primeiro Show live.

Morreu o músico Tino Fortes

há 2 semanas
O músico angolano Tino Fortes morreu segunda-feira em Portugal, aos 51 anos de idade, vítima de morte súbita.