Actor angolano condenado a pagar mais de 91 milhões de kzs por plagiar uma obra

O Tribunal da Comarca de Luanda determinou, na última semana, que o actor Yuri de Sousa deve pagar mais de 91 milhões de kwanazas por ter plagiado a sitcom “Casei com a Família” de Helga Fêty.

Ficou decidido em tribunal que a obra foi criada há doze anos por Helga Fêty, que depois convidou Yuri de Sousa para ser actor e guionista. Após isso, a autora sofreu um acidente e foi submetida a uma cirurgia que a impediu de continuar promoção de “Casei com a Família”. 

Segundo a decisão, o réu aproveitando-se do estado de saúde da autora Helga, apossou-se do trabalho, título, projecto e alterou alguns nomes dos personagens da sitcom, que comportava 13 capítulos e vendeu ao canal DStv.

Antes de ir parar às barras do tribunal, Yuri de Sousa havia assegurado à Carga que a sitcom era da sua autoria. Mas, em tribunal, o réu admitiu que a ideia da sitcom produzida por si, era da autoria de Helga Fêty, pelo que, tentava passar a mensagem de que não havia nada escrito.

Actor angolano condenado a pagar mais de 91 milhões de kzs por plagiar uma obra

A defesa da lesada apresentou provas da obra em formato digital, escrita em 2010, muito antes desta conhecer o réu e o elenco escolhido, bem como o registo da obra no Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos feito há 12 anos ao Ministério da Cultura.

“O Réu não só plagiou a ideia da autora, como em momento algum reconhece a autoria desta, o que agora é objecto de reconhecimento por este tribunal, compreendendo tal reconhecimento um direito moral, como se afere do disposto na al. a) artigo 30.o da já citada Lei n.o 15 14”, lê-se na sentença.

O Tribunal reconheceu que Helga Fêty é a autora da obra e condenou Yuri de Sousa ao pagamento de uma indemnização no valor de noventa e um milhões, quinhentos e catorze mil e cento e sessenta kwanzas pelo plágio da ideia de criação da sitcom pela autora.

as cargas mais recentes

Neide Van-Dúnem lança projecto de teatro musical para crianças e adolescentes

há 6 meses

Unitel pode ser processada por usar música de Boss AC e Gutto sem autorização

há 1 ano
A companhia de telefonia móvel angolana está a ser a acusada de usar, sem autorização, a música ” Quieres Dinero”, da autoria de Boss AC, Gutto e Glória Stefan, para a campanha publicitária “Unitel Money”.

Killarmy está de volta

há 3 anos
“Full Metal Jackets” é o disco que vai marcar o retorno antecipado da prole da Wu-Tang Clan.

Após alegado escândalo sexual, Marvel Studios descarta TI de Ant-Man 3

há 2 anos
TI desempenhou um papel coadjuvante nos primeiros dois filmes do Homem-Formiga e embora pessoas próximas ao projecto da Disney tenham dito que nunca foi “programado o retorno do rapper”, a imprensa internacional veicula que a decisão tem a ver com a recente acusação.

Lady Gaga revela que por pouco quase tirou a própria vida

há 2 anos
A cantora falou sobre um período difícil e de profunda depressão por que atravessou. Afirmou que odiava o seu alter ego, e pensou diversas vezes em tirar a própria vida. O apoio de Elton Jonh e de Ariana Grande foram fundamentais.

Mary J. Blige será homenageada com Icon Award no Billboard Music Awards

há 10 meses
O Icon Award no Billboard Music Awards reconhece artistas de destaque que alcançaram a excelência nas paradas da Billboard e deixaram uma marca indelével na própria música. A artista da vez já ganhou 10 BBMAs ao longo da sua carreira e receberá a honraria no próximo dia 15 de Maio.

Diálogo ancestral norteia storyteller do primeiro videoclipe de Flagelo Urbano

há 2 anos
A escolhida para a “peripécia”, foi a música intitulada `Desapego´, por sinal, a primeira promocional do álbum `Desvio Padrão´, que já se sabe que será um trabalho afrocentrado, profundo e “pluriversalista”.

Estrelas alertam sobre o impacto do Covid-19 às comunidades carenciadas

há 3 anos
Um espectáculo especial acontece este sábado e junta Coldplay, Miley Cyrus, Shakira, Justin Bieber único palco, para além das presenças de Balvin, Usher, Jennifer Hudson, Chris Rock, Hugh Jackman, Charlize Theron e David Beckham.

NGA junta-se a Dino D’Santiago na luta contra o racismo

há 2 anos
O músico Dino D’Santiago protagoniza no dia 6 de Março um espectáculo musical. O concerto marca as celebrações dos trinta e um anos de existência do jornal O Público.

Novo álbum de Dj Khaled já está disponível e traz participações de Nas e Jay-Z

há 2 anos
Oficialmente disponível desde hoje, “Khaled Khaled” comporta 14 faixas musicais. O famoso dj lançou seu 12º álbum sem um single principal e quase sem aviso prévio.

Rapper Kadaff apresenta loja virtual

há 3 anos
Com o objectivo de criar uma estrutura sólida, particularmente na carreira a solo, o músico decidiu criar uma loja online para satisfazer as necessidades dos fãs.

Grão de Milho: Já está disponível o novo single de Eddie Pipocas

há 2 anos
Nesta faixa, Eddie volta a colaborar com Mister Isaac, e ambos conseguem resgatar um pouco das origens do blues, que se conecta com o Lo-Fi Hip Hop, e culmina na música urbana que facilmente ouvimos e consumimos.

Luciano di Camargo decide processar série de Zezé produzida pela Netflix

há 1 ano
Devido o impacto da dupla, a Netflix decidiu produzir uma série, para retratar a trajectória dos músicos, começando pela sua biografia. No entanto, tudo indica que Luciano não terá sido ‘tido nem achado’, e entrou com uma acção judicial para barrar a plataforma de streaming de usar suas imagens no documentário.

Fat Joe recusa 10 milhões de dólares para entrar no ringue com 50 Cent

há 2 anos
A noite de Mike Tyson e Roy Jones Jr., no fim de semana passado, continua a dar que falar, pois não se tratou apenas de demonstração de forças, houve apostas, negócios e propostas.

Madonna revela que seu maior sonho é cantar com Kendrick Lamar

há 6 meses

Morreu Bruce Williamson, antigo vocalista dos “Temptations”

há 2 anos
Morreu, aos 49 anos de idade, Bruce Williamson, antigo vocalista dos “Temptations”, vítima de covid-19.