Actor angolano condenado a pagar mais de 91 milhões de kzs por plagiar uma obra

O Tribunal da Comarca de Luanda determinou, na última semana, que o actor Yuri de Sousa deve pagar mais de 91 milhões de kwanazas por ter plagiado a sitcom “Casei com a Família” de Helga Fêty.

Ficou decidido em tribunal que a obra foi criada há doze anos por Helga Fêty, que depois convidou Yuri de Sousa para ser actor e guionista. Após isso, a autora sofreu um acidente e foi submetida a uma cirurgia que a impediu de continuar promoção de “Casei com a Família”. 

Segundo a decisão, o réu aproveitando-se do estado de saúde da autora Helga, apossou-se do trabalho, título, projecto e alterou alguns nomes dos personagens da sitcom, que comportava 13 capítulos e vendeu ao canal DStv.

Antes de ir parar às barras do tribunal, Yuri de Sousa havia assegurado à Carga que a sitcom era da sua autoria. Mas, em tribunal, o réu admitiu que a ideia da sitcom produzida por si, era da autoria de Helga Fêty, pelo que, tentava passar a mensagem de que não havia nada escrito.

Actor angolano condenado a pagar mais de 91 milhões de kzs por plagiar uma obra

A defesa da lesada apresentou provas da obra em formato digital, escrita em 2010, muito antes desta conhecer o réu e o elenco escolhido, bem como o registo da obra no Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos feito há 12 anos ao Ministério da Cultura.

“O Réu não só plagiou a ideia da autora, como em momento algum reconhece a autoria desta, o que agora é objecto de reconhecimento por este tribunal, compreendendo tal reconhecimento um direito moral, como se afere do disposto na al. a) artigo 30.o da já citada Lei n.o 15 14”, lê-se na sentença.

O Tribunal reconheceu que Helga Fêty é a autora da obra e condenou Yuri de Sousa ao pagamento de uma indemnização no valor de noventa e um milhões, quinhentos e catorze mil e cento e sessenta kwanzas pelo plágio da ideia de criação da sitcom pela autora.

as cargas mais recentes

Juninho Bill: Vocalista de sucessos infantis dos anos 80 faz vaquinha para gravar álbum a solo

há 3 anos
Juninho Bill foi um dos vocalistas do Trem da Alegria, grupo infantil brasileiro que tocou e continua a tocar em vários países da lusofonia, principalmente Angola, basta recordar o sucesso “Uni Duni Tê”.

Já está: Cleyton M entra na lista dos artistas mais ouvidos em Portugal

há 2 anos
Em todos os géneros musicais em Portugal, o jovem artista angolano ocupa, a 40° posição entre os 200 músicos mais ouvidos naquele país europeu, de acordo com um relatório do ITunes.

NGA: “Nós não somos um grupo. Somos uma universidade que forma niggas”

há 3 anos
O músico está neste momento em estúdio a preparar o próximo álbum, obra da qual extraiu duas das três faixas lançadas em Novembro. Em entrevista à Carga, NGA falou dos projectos seus filantrópico para Angola, sonhos, e dos artistas angolanos com os quais gostaria de ter participações.

Elton John pede participação a Burna Boy: “És o artista com quem gostaria de cantar”

há 1 ano

Detergente e Smash apresentam “hits” no reportório

há 3 anos
Os produtores Detergente e Smash são os convidados da Revista Carga para quarta edição da rubrica “Reportório”, na próxima sexta-feira (26), onde cada um vai exibir os seus maiores “hits”.

Num dia como hoje, há 10 anos, Whitney Houston partia para a eternidade

há 2 anos
No passado dia 11 de Fevereiro de 2012, Whitney Houston foi encontrada morta na banheira do quarto de um hotel em Beverly Hills. Os paramédicos tentaram reanimá-la, mas sem sucesso. Foi declarada morta em torno das 15h55min, hora local de Los Angeles.

Dia da Celebração do Hip Hop é comemorado pela primeira vez de forma oficial

há 2 anos
Embora seja comemorado pela comunidade Hip Hop há 48 anos, o dia de hoje, marca a primeira celebração, desde que o Senado dos Estados Unidos instituiu a efeméride.

`Puro´de Anna Joyce é a música mais tocada em Angola

há 3 anos
A música `Puro´ da autoria de Anna Joyce, tem marcado “presença” constante no Top Nacional, cuja divulgação é feita pela Carga Magazine. Trata-se de um Top gerado pelo sistema da Sadia que faz monitoramento de 120 milhões de músicas, sistema este que reconhece uma música a cada 2 segundos e abrange todas as rádios de Angola.

Depois de sete anos no “silêncio” KLB anuncia seu regresso

há 1 ano

Wizkid torna-se o primeiro artista africano entre os 30 melhores da Apple Music

há 2 anos
O feito inédito da história da Apple Music foi dado a conhecer ontem e surge por causa da canção ‘Essence’, do álbum ‘Made in Lagos’, lançado em Outubro do ano passado.

Dj sul africano confessa que dos países onde passou o angolano é o povo que mais dificuldade teve para fazer dançar

há 1 ano
Para quem não dispensa um bom afro house na noite, seguramente já dançou às animações de Bokkie Ult. O disc jokey sul africano é agora um dos nomes de destaque em Angola. Já cá esteve por cinco ocasiões e em diferentes momentos. Bokkie Ult já tocou em Benguela, Huambo, Huíla, Namíbe e Huambo e confessa que dos países onde passou, nas festas, o angolano foi o povo que mais dificuldades teve para conseguir fazer dançar.

Projecto `Concerto Online´ da Fundação Arte e Cultura ultrapassa fronteiras

há 3 anos
A carismática cantora brasileira Eloiza Garção juntou-se nesta semana à Fundação Arte e Cultura e é o rosto do concerto online deste sábado, dia 25 de Abril, pelas 19 horas. O evento decorre no âmbito do projecto Fundação Arte e Cultura online e visa incentivar as famílias a permanecer em casa e protegerem as suas vidas enquanto durar o estado de emergência em prevenção face a Covid-19.

Morreu Pop Show, “a voz autorizada” do Kilapanga

há 1 ano

Gorillaz lançam ‘How Far?’, single em homenagem à Tony Allen

há 3 anos

Best-Seller de Tom Clancy foi adaptado ao cinema e Michael B. Jordan está no papel principal

há 2 anos
O próximo “encontro” com Michael B. Jordan, está marcado para o próximo dia 30 de Abril, na Amazon Prime Video.

Designer desvenda caracterização de The Weeknd no vídeoclipe ‘Save your tears’

há 3 anos
Lançado há pouco menos de uma semana, “Save Your Tears”, mostra The Weeknd a remover as bandagens que vinha usando durante a era “After Hours”.