Adão Zina: o mercador da literatura angolana na Internet

Adão Zina é um escritor moderno. Há muito vem aliando o papel ao suporte digital e é dos poucos que tem sabido aproveitar as novas tecnologias, para vender literatura, mesmo que no mundo das letras a Internet ainda não seja uma realidade em Angola.

O autor já publicou dois livros e está a caminho do terceiro. Ao “O Sentimento Na Escrita” e “O Gravador de Sentimentos”, seguirá, no mês de Maio, Testemunho de Um Coração, o seu primeiro romance, já que os dois anteriores são poemários.

Seus livros, além das edições físicas, possuem versões digitais e estão disponíveis no Amazon e Amazon Kindle. Com as TIC consegue transmitir “da melhor forma” os conhecimentos e diz que “é dos meios mais fáceis para se chegar aos leitores e em outras partes do mundo”.

É um escritor moderno e segue os passos do mundo. Pertence ao movimento Lev’Arte e é também membro da  Academia de Letras na Suíça. Isto lhe permite ter, cada vez mais, uma visão mais ampla sobre composições líricas.

Adão Zina: o mercador da literatura angolana na Internet

Era ainda pequeno quando começou a se envolver com a escrita, numa escolinha da sua igreja. Mais tarde, foi ao Brasil e aí, lançou o seu primeiro poemário. Hoje, o escritor se transformou num mercador de letras d’alma.

Nasceu no Sambizanga, Petrangol e é formado em Contabilidade e Gestão. Como poeta e escritor, sublinha ser “arriscado dizer que se pode viver da literatura em angola, porque o mercado e as actividades que poderiam garantir sustentos com o livro ainda é muito escasso”.

as cargas mais recentes

Tribunal obriga Valete a fazer pedido de desculpas públicas

há 8 meses
Para evitar que fosse julgado, Keidje Torres Lima, artisticamente conhecido por Valete, recorreu esta semana às redes sociais para partilhar publicamente um pedido de desculpas ao casal que ameaçou em 2019, na sequência da polémica canção “BFF”.

Decretado feriado no Senegal após vitória do CAN 2021

há 3 meses
Perante ao Senegal, doravante tudo vai passar a parecer ínfimo para uma celebração do calibre do CAN. Macky Sall, presidente do Senegal, decretou o dia após a vitória como feriado público, ou seja, um dia em que não se trabalha, mas é remunerado pelo Estado para celebrar a vitória com pompa e circunstância.

Preto Show: “Anselmo Ralph é o maior artista angolano de todos os tempos”

há 1 ano
Preto Show atribui nota negativa ao ano 2020 e diz não fazer sentido, neste momento, proibirem -se espectáculos, uma vez que escolas, igrejas e mercados andam abertos. O músico pede a intervenção do Presidente da República na questão dos shows, porque, lamenta, há colegas seus a passearem fome.

John Travolta decide dar pausa à carreira

há 2 anos
Após a imprensa internacional avançar com a notícia sobre a morte da esposa do actor, Travolta recorreu às redes sociais para homenagear a companheira de longa data e agradeceu às instituições e equipas médicas que a acompanharam durante todo o processo.

Confirmada presença de Prodígio no show sobre o “Reinado” de Yuri da Cunha

há 1 ano
Yuri da Cunha vai exaltar, este final de semana, os hábitos, costumes e tradições dos angolanos com um espectáculo, que marca a trajectória do músico, que decidiu embarcar para uma tournée.

Will Smith pede desculpas públicas a Chris Rock: “Estou envergonhado”

há 2 meses
24 horas depois da polémica bofetada durante a cerimónia dos Óscares, Will Smith recorreu à rede social Instagram para pedir desculpas a Chris Rock por tê-lo agredido.

Muntu: Linha angolana de artigos handmade invade mercado norte-americano

há 3 meses
Inspirada no princípio africano “Ubuntu”-eu sou, porque tu és- a marca é desenvolvida à mão por artesãos a partir de uma base ecológica com o objectivo de se conservar o meio ambiente e depois de ser vendida os lucros são enviados a Angola para ajudar centros de caridade.

Britney Spears pede fim da curatela “abusiva” do pai

há 11 meses
Tudo começou em 2007 quando Britney sofreu um colapso público, tendo sido posta sob curatela legal, na qual os seus activos financeiros e bens passaram a ser controlados pelo seu curatelado, no caso, o pai James Spears, juntamente com um advogado.

Para evitar pena de agressão sexual, Kodak Black se declara culpado por assédio

há 1 ano
As acusações estão relacionadas com o incidente que envolveu uma estudante do ensino médio, após um show no Condado de Florence, Carolina do Sul, em 2016.

This Is Not A White Cube apresenta “Reflectir#2 – Fragmentos, Fragilidades, Memórias”

há 1 mês
Com curadoria de Ana Knežević, Emilia Epštajn, Graça Rodrigues e Sónia Ribeiro, a exposição reúne um abrangente panorama desta multifacetada produção, onde se ostentam obras em papel, instalações, performance, pintura, fotografia, têxtil e vídeo de Alida Rodrigues, Ana Silva, Cristiano Mangovo, Francisco Vidal, Januário Jano, Luís Damião, Nelo Teixeira, Osvaldo Ferreira, Pedro Pires e Ery Claver, que no seu todo revelam a forte afinidade à estética e materialidade estratificada do “arquivo” cuja quase inexistência – por negligência ou depauperação endémica – se tem revelado crítica em Angola.

Ministra da Cultura, Turismo e Ambiente encoraja profissionais a fazerem da música o baluarte da divulgação e representação da angolanidade

há 2 anos
Para assinalar a data, a Ministra da Cultura, Turismo e Ambiente, Adjany Costa, endereçou uma nota à classe artísticas a “encorajar e ao mesmo tempo felicitar todos os músicos, associações culturais ligadas à arte musical, prestadores de serviços e similares a continuarem a fazer da cultura nacional e da música, em particular, o baluarte da divulgação e representação da angolanidade”.

Concerto dos Guns N´Roses já tem nova data

há 2 anos
Adiado este ano, devido à pandemia de covid-19, o espectáculo está agora agendado para 2 de Junho de 2021.

Pink 2 Toques e Bruno Samora juntos contra o Covid-19

há 2 anos
O criador do conceito FitKuduro, Bruno Samora juntou-se ao grupo de kuduro Pink 2 Toques, para enviar a sua mensagem de prevenção sobre o Corona Vírus.

Yola Semedo regozija-se após firmar parceria com a Clé Entertainment

há 11 meses
Depois das recentes contratações de Yola Araújo, Noite e Dia e Ivan Alekxei, a produtora musical Clé Entertainmente anunciou o vínculo contratual com a cantora Yola Semedo.

Kid Cudi “clama” por nova música de Kendrick Lamar

há 1 ano
O rapper usou o Twitter para expressar a saudade que sente do colega, cujo o último trabalho lançado -DAMN-, completará quatro anos no próximo mês.

“Kotas” dão aula de bem cantar e só com a lição de 80

há 2 anos
O Show do Mês “Angola 80” foi um autêntico confronto de titãs. Não no sentido literário, porque não houve vencedor, mas pelo facto de, a partir de casa, as comparações tornarem-se inevitáveis.