Adão Zina: o mercador da literatura angolana na Internet

Adão Zina é um escritor moderno. Há muito vem aliando o papel ao suporte digital e é dos poucos que tem sabido aproveitar as novas tecnologias, para vender literatura, mesmo que no mundo das letras a Internet ainda não seja uma realidade em Angola.

O autor já publicou dois livros e está a caminho do terceiro. Ao “O Sentimento Na Escrita” e “O Gravador de Sentimentos”, seguirá, no mês de Maio, Testemunho de Um Coração, o seu primeiro romance, já que os dois anteriores são poemários.

Seus livros, além das edições físicas, possuem versões digitais e estão disponíveis no Amazon e Amazon Kindle. Com as TIC consegue transmitir “da melhor forma” os conhecimentos e diz que “é dos meios mais fáceis para se chegar aos leitores e em outras partes do mundo”.

É um escritor moderno e segue os passos do mundo. Pertence ao movimento Lev’Arte e é também membro da  Academia de Letras na Suíça. Isto lhe permite ter, cada vez mais, uma visão mais ampla sobre composições líricas.

Adão Zina: o mercador da literatura angolana na Internet

Era ainda pequeno quando começou a se envolver com a escrita, numa escolinha da sua igreja. Mais tarde, foi ao Brasil e aí, lançou o seu primeiro poemário. Hoje, o escritor se transformou num mercador de letras d’alma.

Nasceu no Sambizanga, Petrangol e é formado em Contabilidade e Gestão. Como poeta e escritor, sublinha ser “arriscado dizer que se pode viver da literatura em angola, porque o mercado e as actividades que poderiam garantir sustentos com o livro ainda é muito escasso”.

as cargas mais recentes

Nameless e Sam The Kid juntos no tema “Houdini”

há 2 anos
Já está disponível o novo single “Houdini”, de Nameless que conta com a produção inconfundível de Sam The Kid.

Dr. Dre torna-se personagem da nova versão do jogo da GTA 5

há 2 anos
O lendário produtor será uma das personagens do GTA V, cuja actualização foi lançada ontem e apelidada de The Cayo Perico Heist, com várias novidades, como é o caso da ilha exótica, que abriga El Rubio, o traficante de drogas mais famoso do mundo.

Estudante angolana junta-se a editora Mahatma

há 2 anos
A estudante angolana em Portugal Karen Pacheco assinou um contrato com a editora portuguesa “Mahatma”, para publicação dos seus próximos livros e representação da mesma nos PALOPS, informou hoje a própria.

Legado de Mestre Kapela é memorado “ante” ao Prémio Nacional de Cultura e Artes

há 2 anos
O artista plástico Kapela Paulo venceu o Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de `Artes Visuais e Plásticas´. Visto como pai espiritual da arte contemporânea em Angola, Mestre Kapela espelha na sua arte, por meio do olhar e pincel a sua escola de arte que moldou as práticas e técnicas da sua longa e prolífica carreira.

50 Cent convida Riquinho para co-produzir seus espectáculos

há 2 anos
O homem forte da música angolana não só co-produzirá espectáculos do líder da G-Unit, como também direccionou seu core business e passará a promover a música nacional no mercado norte-americano, colocando nossos artistas a actuarem nos principais palcos internacionais.

Estado de saúde de Nagrelha não apresenta “gravidade clínica”

há 7 meses

Origem e evolução do Kuduro

há 3 anos
Kuduro é um género musical e sobretudo um género de dança originário de Angola, cidade de Luanda, que foi influenciado por outros géneros como Sungura e Rap. O Kuduro surge em finais dos anos 80, primeiro como uma dança e depois como música.

Valete comemora duas décadas de carreira com dois espectáculos

há 12 meses
A contar exactamente um ano da data prevista, Valete anunciou que vai celebrar duas décadas de carreira, com dois concertos memoráveis: dia 3 de Fevereiro de 2023, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e no Coliseu Porto Ageas, a 4 de Fevereiro de 2023.

Fãs criam petição para que o papel de Pantera Negra seja descontinuado

há 2 anos
Após a Morte do Actor Chadwick Boseman, os fãs criaram uma petição para que o actor não fosse substituído, mas que em compensação, outro personagem herde o manto do Pantera Negra e um dos nomes mais votados é o da Shuri, irmã do Rei T´Challa, cujo papel é interpretado por Letitia Wright.

Cinema no sete e meio “migra” para o digital

há 3 anos
Hoje na tertúlia sobre cinema, Miguel Hurst e Orlando Sérgio conversam com Dorivaldo Fernandes Cortez, Ery Claver e Mawete Paciência e vão discorrer sobre o tema “Novas tendências do cinema em Angola”.

Gerilson Insrael é o mais novo rosto da Johnnie Walker

há 12 meses
Gerilson Insrael acaba de se tornar o primeiro artista angolano a integrar o elenco internacional de grandes talentos embaixadores da Johnnie Walker, ao lado de estrela africanas, como Burna Boy e do produtor Don Jazzy, assim como a estrela K Pop, CL e a estrela da Fórmula 1, Jensen Button.

Grupo Melim actua em Portugal

há 1 ano
O Grupo Chiado acaba de comunicar que o trio Melim está de regresso a Portugal, para dois concertos únicos: 10 de Novembro, na Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota e dia 12 de Novembro, no Campo Pequeno.

Njila Yami: Nelo Carvalho apresenta “toda a sua angolanidade” em novo álbum

há 11 meses
Diferente de “Encontros”, “Reencontros” e “Las Voces e Los Cantos”, o novo álbum de Nelo de Carvalho traz apenas um tema partilhado com Prince Wadada, no estilo reggae. Reúne composições de Paulo Flores, Carlos Baptista, Paulo Abreu de Lima, Alberto Monteiro “Beto” e Armindo Monteiro “Mindo”.

Indústria da música no Reino Unido revoltada com o preço das licenças dos shows ao vivo

há 2 anos
Durante a pandemia, os lives tornaram-se uma das principais fontes de receita dos artistas em todo o mundo. Em dezembro, o PRS propôs uma tarifa entre 8% e 17%, uma percetangem que duplica a anterior.

Peça teatral `As crises em tempos de crise´ do Grupo Jovens da Mulemba em cartaz na Fundação Arte e Cultura apresenta

há 2 anos
“A peça aborda de forma crítica, porém sarcástica sobre as crises de várias ordens: Econômica, Religiosa Cultural, e Social; Com uma tônica a crise de valores, a questão do respeito ao próximo, da relação que se quer salutar entre os vizinhos.

Elton John: “The Weeknd merecia ganhar dois Grammys pela música Blinding Lights”

há 2 anos
Enquanto os fãs se mobilizaram rapidamente para apoiar o artista canadense, Sir Elton John, que anteriormente já comparou The Weeknd ao falecido Prince, juntou-se à avalanche de apoio.