Adão Zina: o mercador da literatura angolana na Internet

Adão Zina é um escritor moderno. Há muito vem aliando o papel ao suporte digital e é dos poucos que tem sabido aproveitar as novas tecnologias, para vender literatura, mesmo que no mundo das letras a Internet ainda não seja uma realidade em Angola.

O autor já publicou dois livros e está a caminho do terceiro. Ao “O Sentimento Na Escrita” e “O Gravador de Sentimentos”, seguirá, no mês de Maio, Testemunho de Um Coração, o seu primeiro romance, já que os dois anteriores são poemários.

Seus livros, além das edições físicas, possuem versões digitais e estão disponíveis no Amazon e Amazon Kindle. Com as TIC consegue transmitir “da melhor forma” os conhecimentos e diz que “é dos meios mais fáceis para se chegar aos leitores e em outras partes do mundo”.

É um escritor moderno e segue os passos do mundo. Pertence ao movimento Lev’Arte e é também membro da  Academia de Letras na Suíça. Isto lhe permite ter, cada vez mais, uma visão mais ampla sobre composições líricas.

Adão Zina: o mercador da literatura angolana na Internet

Era ainda pequeno quando começou a se envolver com a escrita, numa escolinha da sua igreja. Mais tarde, foi ao Brasil e aí, lançou o seu primeiro poemário. Hoje, o escritor se transformou num mercador de letras d’alma.

Nasceu no Sambizanga, Petrangol e é formado em Contabilidade e Gestão. Como poeta e escritor, sublinha ser “arriscado dizer que se pode viver da literatura em angola, porque o mercado e as actividades que poderiam garantir sustentos com o livro ainda é muito escasso”.

as cargas mais recentes

George Floyd ganha estátua de bronze em Nova Jersey

há 1 mês
Um ano depois do seu assassinato aos 46 anos, o homem ganhou uma estátua de bronze com mais de 300 quilos, inaugurada esta quarta-feira em Newark, Nova Jersey, nos EUA.

CR7 é eleito o Jogador do Século e Pep Guardiola o Treinador

há 7 meses
O português Cristiano Ronaldo espanhol Josep Guardiola foram eleitos, este domingo, como o jogador e o treinador do século, respectivamente, na gala dos Globe Soccer Awards, realizada no Dubai (Emirados Árabes Unidos).

UNAC quer aumentar espaços culturais no país

há 1 ano
Segundo o presidente da referida instituição de utilidade pública, José Fernandes, o aproveitamento dos espaços é a prioridade da UNAC, para ajudar a impulsionar o sector artístico, realçando que um melhor aproveitamento dos recintos culturais poderá garantir aos artistas, profissionais e amadores, mais espaços e oportunidades para apresentarem os seus trabalhos.

Lady Gaga revela ‘surto psicótico’ após ser violada por produtor até ficar grávida

há 2 meses
As revelações segundo as quais a cantora tinha sido violada por um produtor quando estava no início de carreira, não são de hoje, mas os detalhes apenas foram apresentados agora. O acto causou-lhe distúrbios de stress pós-traumático, cujos efeitos, confessa Gaga, ainda hoje sofre, embora consiga controlá-los.

Saiba quem são os artistas mais ouvidos da Internet em 2020

há 8 meses
O serviço de streaming Spotfly apresentou ontem o “Wrapped” e com esta plataforma ficámos a saber sobre os artistas, músicas e podcasts mais ouvidos do mundo em 2020.

Projecto ‘Poetas do Bairro’ junta Rappers da New e Old School

há 1 ano
Poetas de Bairro é um projecto que passará a fazer com que a Velha e Nova Escola do Rap angolano cantem numa mesma música. Lizzy, Hustla King, Leonardo Freezy, Wilson Puma, Fkruma e Dj Sipoda vão estrear com um tema inédito intitulado “Infância”.

Novo álbum de OG Vuino é “uma espécie de Negócio Fechado a solo”

há 1 mês
O álbum de estreia de OG Vuino traz uma matriz africana, com miscigenação de sons e culturas do Continente e angolana, em particular. A obra reúne participações de nomes de referências na música angolana e africana, além de Kadaff, Dji Tafinha, GM, Filho do Zua e Rui Orlando

Alkinoos lança “Thursday: Weya”, um hino de agradecimento à sua terra natal

há 5 meses
Nesta homenagem, o rapper nato do Lubango, desafia-se numa vibe de música tradicional, trazida pela secção rítmica, acompanhada de rimas características do Rap e melodias mais TrapSoul.

Projecto `Concerto Online´ da Fundação Arte e Cultura ultrapassa fronteiras

há 1 ano
A carismática cantora brasileira Eloiza Garção juntou-se nesta semana à Fundação Arte e Cultura e é o rosto do concerto online deste sábado, dia 25 de Abril, pelas 19 horas. O evento decorre no âmbito do projecto Fundação Arte e Cultura online e visa incentivar as famílias a permanecer em casa e protegerem as suas vidas enquanto durar o estado de emergência em prevenção face a Covid-19.

Rigoberto Torres reoxigena clássicos do Hip Hop no seu primeiro EP

há 12 meses
Rigoberto Torres é um nome que pode mudar a história do Rap comercial em Angola. Apesar de começar a escrever sua história no ano passado, o cantor de 20 anos se prepara para apresentar esta sexta-feira, o primeiro EP.

House Dance, o improviso perfeito

há 1 ano
Afro-house é frequentemente comparado ao estilo Kuduro, pela sua forma de expressão, movimentos e ritmos. Podemos dizer que na classificação de dança, o Afro-house é um grupo de dança mais abrangente e engloba o Kuduro e outros estilos de dança africana, sendo o Kuduro daça especificamente angolana e tem as suas características diferenciadoras.

Paulo Flores homenageia Waldemar Bastos e Carlos Burity em novo álbum

há 12 meses
Intitulado ‘Independência’, no novo disco o artista “regressa às origens” do Semba e exalta o ritmo ancestral usado como instrumento de luta.

Ludmilla operada após problema com prótese de silicone

há 1 ano
A assessoria da cantora informou que Ludmilla “teve problemas com sua prótese de silicone e precisou fazer uma cirurgia. Ela passa bem e deve ter alta em breve”.

Desengane-se, liberdade provisória não foi concedida a R. Kelly

há 2 meses
Foi ontem posta a circular no Twitter, uma foto que deu azos a especulações, sobre a possível soltura de R. Kelly, o que não corresponde a verdade. O artista continua no Metropolitan Correctional Center de Chicago, onde permanecerá até ser julgado.

Rui Orlando em concerto no `Especial Tá Bater´

há 11 meses
É já neste sábado, dia 19 de Setembro, que todas as atenções estarão voltadas para o `Especial Tá Bater´, com Rui Orlando, a protagonizar uma incursão pelos maiores sucessos do seu repertório.

C4Pedro transforma vida de um jovem em Viana

há 7 meses
Era para ser um dia como qualquer outro do final de ano, já que nesta fase, é frequente músicos e figuras públicas oferecem presentes e donativos a quem mais precisa. C4 Pedro viu-se no dever de alterar, ontem, seus objectivos, mudando a vida de um jovem, no município de Viana, em Luanda.