Adolescente que filmou a morte de Floyd é homegeada com Pulitzer, a mais alta distinção do Jornalismo

O vídeo amador que registou a morte de George Floyd desencadeou uma série de revoltas por todos os Estados Unidos, com repercussões em outras partes do mundo e foi captado por uma adolescente de 17 anos.

De nome Darnella Frazier, a jovem tinha apenas 17 quando sacou o telefone para gravar o fatídico episódio, que culminou com a morte por sufocamento, e posterior condenação do seu autor, Derek Chauvin.

Esta sexta-feira, a jovem foi reconhecida com a mais alta distinção de jornalismo no mundo. A menção especial concedida a Minneapolis Star-Tribune o Pulitzer por suas reportagens sobre a morte de Floyd e suas consequências.

Adolescente que filmou a morte de Floyd é homegeada com Pulitzer, a mais alta distinção do Jornalismo

De acordo com a organização do Prémio Pulitzer, a história de Floyd, em particular, destacou não apenas o papel essencial dos jornalistas, mas a crescente importância dos cidadãos comuns.

“Queremos observar que o conselho concedeu uma menção especial a Darnella Frazier, a testemunha adolescente que filmou e postou o vídeo transformador que sacudiu os espectadores e gerou protestos contra a brutalidade policial em todo o mundo.”, refere.

Passado um ano após o incidente, a jovem, agora já com 18, lembrou que, embora tenha sido uma experiência traumática de mudança de vida, sentia-se orgulhosa de si mesma. “Se não fosse pelo meu vídeo, o mundo não teria conhecido a verdade”.

as cargas mais recentes

Masta anuncia novo EP com lançamento de single amanhã

há 2 anos
O tema intitula-se ‘Novo Normal’, estreia amanhã, 27, no Afro Music Channel e em seguida estará disponível no canal oficial do YouTube do artista. O single fará parte do de um novo EP, revelou hoje o rapper à revista Carga.

Esta é a Nossa Memória: Dipanda é celebrada na TPA com a exibição de 5 documentários

há 3 anos
A Associação Tchiweka de Documentação e a Geração 80 em parceria com a TPA, a sesc digital e mostra de cinemas africanos celebram o mês da independência de Angola com exibição de 5 documentários.

Joãozinho Morgado: “Kizomba não é música é dança”

há 3 anos
Figura incontornável da música angolana, particularmente do género Semba, Joãzinho Morgado é uma voz autorizada para falar da música nacional, seus ritmos e tendências. Fruto dos anos de “estrada”, levanta a voz para dizer que Kizomba não é música, mas sim dança.

Já está disponível o segundo single da saga `Quarentena Rija´

há 3 anos
`Relationship Goals´ é cantada por Prodígio, Don G e Deezy e conta com a produção de Adjane Rafael e Juzicy, baixos de Ivo Magic e scratchs do DJ Fifty.

Banda Maravilha completa 28 anos

há 2 anos
A Banda Maravilha completou hoje, dia 14 de Julho de 2021, 28 anos de existência, tornando-se na terceira banda mais antiga do país no activo, superada, neste quesito, apenas pelos Kiezos e Jovens do Prenda.

Pelé grava música para festejar 80º aniversário

há 3 anos
O lendário futebolista brasileiro Pelé está a três dias de completar 80 anos e brindou os fãs com uma canção escrita e cantada por si, intitulada ‘Acredita no Veio’, agora gravada em colaboração com a dupla mexicana Rodrigo y Gabriela.

Tory Lanez pede desculpas à Megan The Stallion por alvejá-la e justifica “que estava muito bêbado naquela noite”

há 3 anos
Dois meses após alvejar a rapper Megan The Stallion, Tory Lanez reaparece para desmentir que as suas músicas tiveram uma queda nos streams como consequência do sucedido, e segundo noticiou o TMZ, Lanez também teria aproveitado para pedir desculpas à Megan Rhe Stallion.

Advogado se retrata após prestar informações erradas sobre o estado de saúde de DMX

há 2 anos
Ontem a noite, parecia que a comunidade Hip-Hop tinha recebido um vislumbre de esperança após a notícia assustadora de que DMX estava em estado vegetativo. No entanto, a informação que X já respirava sem a ajuda de aparelhos, era falsa.

Vinis dos álbuns `Serviço Público´ e `Educação Visual´no Top 10 dos álbuns mais vendidos em Portugal

há 3 anos
Apenas um mês após editar as duas obras discográficas em Vinil, `Serviço Público´ e `Educação Visual´ já constam da lista de álbuns preferidos do público ouvinte português. Regozijado, Valete avançou a notícia, em primeira mão na sua página oficial do Facebook.

Heavy C aposta em novos talentos e anuncia dois álbuns

há 3 anos
O objectivo da aposta em novos talentos é a passagem de experiência, porque, entende, a falta de qualidade nos artistas emergentes acontece por conta da não passagem de testemunho.

Billboard elege melhores músicas e álbuns do K-Pop em 2020

há 3 anos
Na selecção de discos, a equipa do periódico escolheu 10 destaques para o ranking, que, surpreendentemente, não traz nem o BTS, nem o BLACKPINK, os dois maiores fenómenos do género actualmente.

Mais de 5 mil pessoas assistem diariamente o filme de produção nacional ‘Ar Condicionado’

há 3 anos
O filme começou a conquistar audiência muito cedo. Logo no primeiro dia de estreia foi seleccionado para concorrer às categorias “Audience Award” e “Fipresci Award” no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, Holanda. A longa-metragem angolana soma e segue no festival We Are One: A Global Film, no YouTube, com um registo de 26 mil e 225 visualizações em menos de cinco dias.

Os Boyca anunciam novo álbum com o lançamento do single “Isso é azar”

há 3 anos
O novo single do grupo `Os Boyca´ foi disponibilizado hoje nas plataformas digitais, cujo videoclipe também já pode ser visto no canal do Youtube do grupo.

“Mário Gomes e Dalú Roger são elementos que me dão o resultado que preciso em palco”

há 4 anos
Instrumentistas revelam cumplicidade em palco.

Num dia como hoje, Waldemar Bastos partia para a eternidade

há 2 anos
A assinalar o primeiro ano post mortem, Waldemar Bastos será homenageado na festa do Avante!, no concerto `Ndapandula´, a decorrer no próximo dia 3 de Setembro, com a direcção artística e musical de Aline Frazão e participações de Sara Tavares, Karyna Gomes e Toty Sa’Med.

Ministra da Cultura de Portugal quer acabar com concertos online grátis

há 3 anos
A titular da pasta da Cultura de Portugal, Graça Fonseca, manifestou-se contra os concertos gratuitos nas redes sociais, ou até mesmo em varandas e defendeu que o trabalho na cultura deve ser pago.