Afinal o que é um “OG” Original Gangster?

A ideia da matéria cuja leitura propomos, surgiu ao ler o artigo de opinião “Slang for the age, It´s Swag. Bae”, de Kory Stamper, do reputado New York Times. Ao proceder a leitura do referido artigo, dei de cara com a termo “OG”, e lembrei que o mesmo é usado com alguma frequência no universo hip hop e que ao longo de mais de 20 anos de estrada o tenho usado, mas nunca, quer por pretensão ou indolência procurei pesquisar com maior rigor a narrativa e origem por trás do termo.

Logo, como um apaixonado pelo hip hop de primeira via, enrolei as mangas e pus mãos à obra. Nessa jornada, descobri, que o termo “Original” foi usado pela primeira vez por Crips, em 1972, e significava “nós somos os primeiros”. A seguir passou a ser usada por todos, independentemente da idade.

A palavra “Gangster” foi adicionada no ano de 1974, derivado do Original Gangster Crips, hoje conhecido por Eight Tray Gangster Crips. Naquela altura era entendimento de Crips, que a palavra OG significava “Este é o ‘Conjunto’ de onde eu sou originalmente”, relactivamente a um Crip Original Westside ou Eastside. 

Com o crescimento dos Crips vieram muitos indivíduos que antes haviam pertencido a outros Gangues. O termo se espalhou, e por volta dos anos 70, a palavra passou também a designar símbolo de lealdade profunda. Valia o mesmo que chamar alguém de nacionalista ou patriota.

Assim, nos finais dos anos 70 os Blood passaram a usar o termo “OG”, e os mais jovens membros dos Gangues passaram a chamar os mais velhos de “OGs”, e como podia se esperar, essa nova forma de tratamento ofereceu a palavra um estatuto de respeito, consideração e tornou-se exclusiva de uma faixa etária. Somente quem atingisse certa idade dentro do Gangue lhe seria reservado e outorgado o privilégio do termo “OG”. Não era qualquer um que poderia receber o nome, como infelizmente acontece hoje.

Com a migração de muitos membros das Gangues pelos Estados Unidos, essencialmente os Crips e com a transformação comercial do fenómeno da música Rap pelo mundo, que acabou por atingir as massas, o termo “OG” libertou-se das suas raízes de gangues e inelutavelmente, no final dos anos 80 e inícios dos anos 90, conquistou a cultura hip hop e a gíria, sendo usado em todo lado, e por quase todos, inclusive pelos meios de comunicação, empresas e não só.

Hoje o termo “OG” está bastante popularizado, vulgarizado e perdeu grande parte da sua simbologia, sendo atribuído a todos e por todos, quer tenham ou não algum mérito no jogo. Manos sem compromisso, luta, inteligência, integridade e conselhos sábios, estrada ou reconhecimento na cena também se chamam ou são chamados de “OGs”, condensando todo historial de reverência impresso no nome.

Já diziam Adisa Kamara e Ajani Kamara, ex-membros do gangue Crips que, passamos a citar, “existem muitas pessoas por aí, que não merecem o respeito, nem o reconhecimento que o título “OG” representa. Muitos manos, chamados de “Gs” abusam do seu estatuto, explorando e manipulando os rapazes mais novos para fazer o seu trabalho sujo, com fundamento nessa pretensa superioridade”.

Ainda segundo Adisa Kamara e Ajani Kamara “a pedra angular do carácter de cada OG / Ancião é a integridade; se isso for manchado por comportamento sujo, essa pessoa perde o direito de ser reconhecida como OG / Ancião”. 

*Ngola Sambala

as cargas mais recentes

Sabia que o hit `Still´ de Dr. Dre foi escrito por Jay-Z em 30 minutos?

há 12 meses
A faixa que também tem a participação de Snoop, foi destaque no álbum de 2001 de Dre. No trabalho Jay-Z sempre foi creditado por ter escrito a faixa com o nome verdadeiro Shawn Carter, junto com Scott Storch. O dado que se desconhecia, foi o facto de tê-lo feito na íntegra, numa sessão de estúdio e em apenas 30 minutos.

Preto Show vai com tudo ao Euro 2020 e confirma ascensão internacional

há 2 meses
O convite ao músico angolano, que na próxima semana segue para Portugal para a promoção do tema, vem confirmar a sua ascensão na arena internacional, além de prestigiar a música angolana.

Covid-19: Matias Damásio testa positivo

há 6 meses
A informação surge em vários sites, que fazem também referência ao facto do angolano ter actuado recentemente nos programas “Casa Feliz”, da SIC, e “Em Familia” da TVI, nos dias 12 e 16 de Janeiro, respectivamente.

Travis Scott prepara-se para lançar sua própria marca de roupas

há 12 meses
Após outdoors, Air Force 1 personalizado e bonés da marca Travis Scott, o rapper prepara-se neste momento para o lançamento de uma marca de roupas de nome Cacti.

Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente esclarece contrato dos 148,3 milhões

há 11 meses
À revista Carga, o Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA) esclareceu, como aconteceu a suposta fraude financeira de 148,3 milhões de Kwanzas que envolve a Karga Eventos, empresa do músico Big Nelo.

50 cent recusou 1 milhão de dólares para aparecer na campanha de Trump

há 8 meses
Ao The Breakfast Club, o artista confessou que ganhou interesse em Trump após lhe ter sido proposto os valores, e não pelas políticas fiscais. Mas sublinhou que estava consciente de que votaria em Joe Biden.

Um dia após lançar novo álbum e bater records de venda, Lana del Rey anuncia outro álbum

há 4 meses
Intitula-se “Rock Candy Sweet” e estará disponível a partir do dia 1 de Junho, nas palavras da própria artista, o disco servirá como resposta às acusações de “apropriação cultural e glamorização da violência doméstica” que têm sido feitas contra si.

Banda Maravilha: “O Semba goza de boa saúde”

há 1 ano
Fundada em 1993, a Banda Maravilha é uma das formações musicais mais profissionais da actualidade. Sua musicalidade é caracterizada pela mistura dos instrumentos tradicionais do Semba com os modernos. Em entrevista à Carga, explicam as participações de Irina Vasconcelos, Livongue e Karina Santos no novo álbum e fazem uma breve análise sobre o actual estado do Semba.

Música ‘Old Town Road’ de Lil Nas X agora tem certificado de diamante

há 9 meses
A Associação da Indústria Fonográfica da América (RIAA) anunciou que o hit ‘Old Town Road’, agora foi certificado como Diamante. E é a música mais rápida da história a alcançar a certificação.

Morreu Mary Wilson, antiga companheira de Diana Ross nos “The Supremes”

há 5 meses

`Placa do Naná´ chega ao Sambila

há 7 meses
Dois meses após a inauguração da primeira dependência, localizada no Kilamba, mais propriamente no KK 5.000, o Spot mais democratizado da actualidade chega ao Sambizanga, município do qual Nagrelha é oriundo.

Xutos e Pontapés testam prontidão dos fãs pós confinamento

há 1 ano
Depois da paragem por conta da pandemia do Covid-19 o Teatro Tivoli (Lisboa/Portugal) reabre as portas em Julho, com destaque para o concerto dos Xutos e Pontapés, no dia nove (9).

Kanye West promove imagem da Rainha N’zinga

há 10 meses
O músico e empresário usou ontem a sua conta do Twitter e publicou um conjunto de imagens de figuras históricas, entre os quais reformadores das religiões, santos católicos e filósofos.

Morreu Joe Lara, actor do filme “Tarzan”

há 2 meses
Joe Lara tornou-se famoso ao interpretar o célebre Tarzan In Manhattan, aventura épica dos anos 90, depois participou na série “rei da selva” entre 1996 e 2000, actuando num total de 22 episódios.

Família real autoriza sessões de cinema públicas em casa

há 11 meses
A monarca permitiu que se realizassem sessões de cinema ‘drive-in’ no jardim da casa de campo da família, em Norflok, no Reino Unido.

Netflix retira 112 filmes e séries do catálogo e em compensação divulga novidades

há 1 ano
“Corra!”, “As Branquelas” e “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” são algumas das produções que serão retiradas da plataforma. O novo catálogo que estreia amanhã está recheado de novidades e dentre os destaques, as séries Dark, The Umbrella Academy, Modern Family e 13 Reasons Why, estreiam novas temporadas no serviço de streaming.