Afinal vidas angolanas também importam

A classe artística angolana quebrou o silêncio e decidiu dar um basta à indiferença perante a brutalidade e violência policial que, vezes sem conta, resultaram em mortes, como foi o mais recente caso de José Manuel, morto à tiro no Prenda. A bárbara acção, alegadamente cometida por um agente da polícia nacional, gerou uma corrente de protesto na indústria da música angolana.

O assassinato do jovem de 23 anos, ocorreu na madrugada de 12 de Julho, no bairro Prenda, em Luanda, e não foi o único acto atribuído a agentes da polícia nacional este ano, mas pode significar o fim do silêncio da classe artística angolana várias vezes acusada de insensibilidade perante a dor da perda dos concidadãos e de serem mais sensíveis à brutalidade policial praticada contra cidadãos dos Estados Unidos da América, Inglaterra, Portugal ou França.

Apontam-se os protestos nas redes sociais a favor do Black Lives Matter como provas disso, pois, dias depois do enterro de George Floyd, o país voltou a registar mais uma morte no Bairro Huambo. Tratava-se de António Domingos Vilola, de 21 anos, alguns dias antes do assassinato do adolescente Altino Arlindo Afonso “York”, 15 anos de idade, no bairro Simone Mucune, distrito do Camama, em Talatona.

Para atrás ficou o silêncio, porque músicos e figuras públicas angolanas como: DH, DNXL, Prodígio, Znobia, Bass, Ready Neutro, Eva Rap Diva, Flagelo Urbano, Bass, Freddy Costa, Cef Tanzy, Anna Joyce, Paulo Flores, Yannick Afroman, Gilmário Vemba, Prodígio, Og Vuino, Yuri da Cunha, Niiko, Sílvio Nascimento ou Lukenny Bamba decidem colocar fim às críticas sobre a letargia e vão aos poucos provando que, vidas angolanas também importam, sim!

as cargas mais recentes

Luanda recebe a primeira exposição virtual

há 7 meses
“Migrações e Coisas, Retalhos de uma História Só”, é o título da exposição a solo da autoria de René Tavares.

Sabia que num dia como hoje uma festa inspirava o surgimento do Hip Hop?

há 2 meses
Tudo aconteceu há 47 anos atrás, no dia 11 de Agosto de 1973, quando o jamaicano, DJ Kool Herc organizou uma festa, no Bronx em Nova Iorque, que mudou para sempre a história da música pop. A festa que foi inicialmente organizada para a celebração do aniversário de Cindy Campbell, irmã do DJ, ganhou outros contornos tendo reunido no mesmo espaço os quatro elementos da kultura Hip hop e desde então, os irmãos passaram a ser considerados os pais do movimento.

Raúl Duarte por mais um ano no Interclube

há 2 meses
A direcção do Interclube renovou hoje (quinta-feira) o contrato de trabalho com o técnico Raúl Duarte, por mais uma temporada a frente da equipa sénior masculina de basquetebol.

Justiça brasileira determina que Fundação Palmares retire do site artigos que atacam a figura de Zumbi

há 5 meses
Na sua conta do Twitter, Sérgio Camargo, presidente da Fundação afirmou, por conta desta determinação, que “a Fundação Cultural Palmares está sob censura”. Na decisão, a juíza ressalta que a permanência dos artigos “viola o direito à identidade, acção e memória da comunidade negra”, e prevê a multa diária de multa diária equivalente a 108 milhões de Kwanzas, informou o G1.

Rappin Hood é nomeado King Zulu Nation Brazilian

há 8 meses
O rapper brasileiro recebeu a nomeação oficial, pelo fundador de estilo musical, DJ Afrika Bambaataa.

Constelações apresenta “cantar Manguxi”

há 3 semanas
O programa “Constelações”, da RNA, efectuou sexta-feira uma edição especial, onde homenageou o primeiro presidente de Angola, Agostinho Neto, e apresentou a exposição em comemoração ao aniversário da estação radiofónica.

Inaugurado mural em homenagem a George Michael

há 1 mês
Foi inaugurado quinta-feira, em Kingsbury (Londres/Inglaterra), um mural em honra de George Michael, falecido aos 25 de Dezembro de 2016.

Álbum ‘Chromatica’ de Lady Gaga ganha programa de rádio

há 2 meses

Mário Suendes: “Quero um lugar entre os melhores”

há 6 meses
O nome pode ser estranho, mas o jovem está a vir com tudo. Para além de cantar, é dançarino e foi o protagonista do filme de Hochi Fu. A veia artística começou na infância e com o Unitel Estrelas ganhou mais contorno. Suendes quer seguir os exemplos de Matias Damásio e Ary, que, mesmo não tenham vencido o concurso, hoje são o que são.

Cinema no sete e meio “migra” para o digital

há 5 meses
Hoje na tertúlia sobre cinema, Miguel Hurst e Orlando Sérgio conversam com Dorivaldo Fernandes Cortez, Ery Claver e Mawete Paciência e vão discorrer sobre o tema “Novas tendências do cinema em Angola”.

Carlitos Viera Dias em concerto no `Show do Mês´

há 3 meses
O músico Carlitos Viera Dias, filho do mítico Liceu Viera Dias, vai cantar no Live do Show do Mês, no próximo dia 11 de Julho (sábado).

Exposição ‘S.O.S ambiente’ apresenta projectos para salvação do meio ambiente

há 1 mês
Vários adolescentes provenientes de centros de formação e educação ambiental de Luanda, expõem, desde hoje, projectos de sustentação e preservação do meio ambiente.

Joãozinho Morgado diz que o Semba está a “morrer”

há 3 meses
O percussionista Joãozinho Morgado afirmou que o género musical Semba, de origem angolana, está a “morrer”, pelo facto das instituições responsáveis não velarem pela sua manutenção.

Notorious B.I.G, Tupac e Jay-Z excluídos por Snoop Doog da sua lista dos melhores rappers da História

há 3 meses
Após ter enfrentado várias críticas por não considerar Eminem melhor rapper de todos os tempos, Snoop Dogg voltou a surpreender o movimento ao excluir Jay-Z, Nas, Tupac, Biggie Smalls e Kanye West da lista dos seus melhores rappers de todos os tempos.

Vênias aos Filipes

há 8 meses
Dupla foi homenageada no Show do Mês, duas noites de evento que ficarão nos anais da música angolana.

Rodrigo Lombardi encerra campanha Live `Emoção Globo´

há 2 meses
O actor será o último convidado Live da campanha no Instagram do canal Globo ON, embora a campanha ‘Emoção Globo’ continue com outras facetas, como é o caso agora do desafio de dança #EmoçãoGlobo. Não perca, hoje a partir das 21 horas, Sofia Lucas vai entrevistar o talentoso Rodrigo Lombardi, na página oficial da Globo On .