Afinal vidas angolanas também importam

A classe artística angolana quebrou o silêncio e decidiu dar um basta à indiferença perante a brutalidade e violência policial que, vezes sem conta, resultaram em mortes, como foi o mais recente caso de José Manuel, morto à tiro no Prenda. A bárbara acção, alegadamente cometida por um agente da polícia nacional, gerou uma corrente de protesto na indústria da música angolana.

O assassinato do jovem de 23 anos, ocorreu na madrugada de 12 de Julho, no bairro Prenda, em Luanda, e não foi o único acto atribuído a agentes da polícia nacional este ano, mas pode significar o fim do silêncio da classe artística angolana várias vezes acusada de insensibilidade perante a dor da perda dos concidadãos e de serem mais sensíveis à brutalidade policial praticada contra cidadãos dos Estados Unidos da América, Inglaterra, Portugal ou França.

Apontam-se os protestos nas redes sociais a favor do Black Lives Matter como provas disso, pois, dias depois do enterro de George Floyd, o país voltou a registar mais uma morte no Bairro Huambo. Tratava-se de António Domingos Vilola, de 21 anos, alguns dias antes do assassinato do adolescente Altino Arlindo Afonso “York”, 15 anos de idade, no bairro Simone Mucune, distrito do Camama, em Talatona.

Para atrás ficou o silêncio, porque músicos e figuras públicas angolanas como: DH, DNXL, Prodígio, Znobia, Bass, Ready Neutro, Eva Rap Diva, Flagelo Urbano, Bass, Freddy Costa, Cef Tanzy, Anna Joyce, Paulo Flores, Yannick Afroman, Gilmário Vemba, Prodígio, Og Vuino, Yuri da Cunha, Niiko, Sílvio Nascimento ou Lukenny Bamba decidem colocar fim às críticas sobre a letargia e vão aos poucos provando que, vidas angolanas também importam, sim!

as cargas mais recentes

DJ Malvado e Nelo Paim juntam-se em homenagem a André Mingas

há 7 meses
Trata-se de uma música em tributo ao falecido músico angolano André Mingas, figura importante e incontornável na cena musical de língua portuguesa. Intitulada `Amingas´, o tema foi lançado hoje em todas as plataformas digitais.

The Weeknd completa um mês em 1°lugar no Billboard Hot 100

há 9 meses
O mais recente álbum de The Weeknd, After Hours se mantém no topo da contagem pela quarta semana consecutiva, desde a sua estréia. É o primeiro álbum a alcançar quatro semanas consecutivas no 1º lugar desde que o Scorpion de Drake passou suas primeiras cinco semanas no 1º lugar em 2018.

Drake atinge feito inédito e ultrapassa Os Beatles, Michael Jackson e Madonna

há 6 meses
O rapper tornou-se o artista com mais músicas no Top da Billboard. O recorde pertencia durante anos a Madonna e Drake já havia empatado, mas esta semana atingiu 40 músicas na parada. Veja a lista completa dos artistas que mais colocaram músicas no do Top 10 dos EUA.

Chris Brown não quer batalha de hits com Usher

há 6 meses
Depois do encontro de Snoop Dogg e DMX, na passada quarta-feira e enquanto fãs de R&B estão expectantes por um encontro entre Keyshia Cole e Ashanti no Verzuz, Chris Brown antecipou-se e disse que não pretende competir com ninguém.

Em cada espectáculo o cantor ganha 200 mil Kwanzas por música. Isto compensa o investimento feito num álbum?

há 6 meses
Um cantor profissional em Angola gasta entre 500 a 1 milhão e 500 mil Kwanzas para produzir uma música. Por conseguinte, num espectáculo, o músico cobra, em média, 200 mil kwanzas por cada interpretação. Este valor dá para cobrir o investimento feito em cada música? A Carga apresenta algumas reacções de músicos, produtores e alguns dos artistas que mais gastaram com a produção.

Busta Rhymes revela que deixou de ser feliz ao aperceber-se do que enfrentaria por ser negro

há 4 semanas
Recemente, publicou Extinction Level Event 2: The Wrath Of God, que foi um dos motivos de conversa com o jornal Guardian, onde fez várias revelações.

Músicos angolanos portadores de deficiência em destaque no prémio africano de música

há 4 meses
13 músicos músicos angolanos portadores de deficiência disputam desde ontem a semi-final de uma competição artístico-cultural promovida pela Costa do Marfim, que visa descobrir talentos entre as pessoas com deficiência no continente.

Pongo Love confirmada no Festival Músicas do Mundo

há 6 meses
O evento reúne cerca de 30 músicos vindos da África, Europa e América. A cantora faz parte da lista dos primeiros 14 artistas apresentados esta sexta-feira.

Carlos Ruiz Zafón, um dos mais lidos da literatura espanhola, morre aos 55 anos

há 7 meses
A notícia sobre a morte do escritor catalão foi confirmada esta tarde através do Twitter do autor. Carlos Ruiz Zafón, autor de obras como “O Jogo Do Anjo” e “A Sombra do Vento” lutava há dois anos contra um cancro, em Los Angeles.

Saiba porquê que Beyonce disse ter “vergonha” da própria conta bancária

há 3 meses
O tema remonta para o ano 2007, sendo uma revelação feita na primeira pessoa, em entrevista à revista Rolling Stone.

50 Cent pede desculpas a Megan Thee Stallion por tirar sarro da rapper por ter sido baleada

há 6 meses
Nos últimos tempos 50 Cent adoptou o comportamento de “rei” do deboche no que toca a comentários sobre a maioria dos assuntos que vêm surgindo. Mas no princípio desta semana, o rapper surpreendeu ao pedir desculpas publicamente a Megan The Stallion, por ter tirado sarro e inclusive ter partilhados memes, dos tiros que a rapper levou no pé, alegadamente disparados por Tory Lanez.

Playlist de Gilmário Vemba em 2020

há 3 semanas
Ano 2020 está no fim e chegou o momento, em várias áreas, de cada um indicar os melhores do ano. Sendo a Carga uma revista de música, é natural apresentarmos os temas preferidos de algumas figuras durante o ano.

Fat Soldiers confirmam novo EP com o lançamento do single `Jogada de Mestre´

há 5 meses
Já é possível assistir o videoclipe do single `Jogada de Mestre´, o mesmo traz um vislumbre do que será o próximo EP, intitulado `Dor e Triunfo´, a ser lançado em Setembro.

Dr Romeu “traz” ritmo e poesia

há 2 meses
O rapper Dr. Romeu, também conhecido como Lapiseira Azul, prepara para Dezembro o lançamento do seu terceiro álbum de originais, intitulado “Ritmo e Poesia”.

Taylor Swift “afronta” Kanye West com lançamento do novo álbum no mesmo dia que o rapper

há 6 meses
Perante o impasse entre ambos que já dura anos, e porque se sabe que Kanye não deixa passar nenhuma polémica, a questão que se impõe é, será uma feliz ou infeliz coincidência?

Vocalista do “Roupa Nova” internado com Covid-19

há 2 meses
Após enfrentar um câncer e passar por um transplante de medula, o vocalista do grupo “Roupa Nova”, Paulinho, enfrenta uma nova batalha pela vida.