Soprano Sibongile Khumalo morre após derrame

A cantora de ópera e jazz sul-africana Sibongile Khumalo, que recebeu a segunda maior honraria nacional do país, morreu ontem, informou a família em um comunicado.

A cantora de 63 anos, nascida em Soweto, não muito longe da casa do falecido presidente Nelson Mandela, cantou na posse do líder em 1994. Ela também se apresentou internacionalmente no famoso Royal Albert Hall de Londres.

Khumalo recebeu a Ordem de Ikhamanga em Prata em 2008, por sua contribuição às artes e cultura. Uma soprano experiente, ela ostentava um amplo alcance vocal. Sua obra inclui clássicos europeus, folk africano e coral, além de jazz moderno.

A família disse que a causa da morte foi um derrame após uma longa doença.

Recorde-se que recentemente os sul-africanos enterraram o trombonista e compositor Jonas Gwangwa.

as cargas mais recentes

Cinemas reabrem quarta-feira

há 8 meses
As salas de cinema, em Luanda, reabrem a partir de quarta-feira, seis meses depois do encerramento por conta da pandemia do Covid-19, informou a comissão multissectorial através de um decreto.

Davido lança novo álbum com Chris Brown, Nas, Nicki Minaj e Young Thug

há 6 meses
Intitulado “A Better Time”, o album é tipicamente africano e predomina o Afropop e Afrobeat. Com 17 faixas musicais, já está disponível e traz, entre outras, vozes de Chris Brown, Nicki Minaj, Nas, Young Thug e Lil Baby.

JAY-Z paga divida de 12 milhões de dólares do seu rival DMX

há 9 meses
Na altura em Jay-Z era o PCA da Def Jam, DMX tinha um contrato com a gravadora, mais tarde, DMX quis partir para Colúmbia, mas não podia por causa da dívida de 12 milhões de dólares com a Def Jam, foi então que Jay-Z interveio.

Stela de Carvalho incrementa locução ao seu CV

há 6 meses

Disponibilizada a maior antologia de poesia de Angola

há 1 mês

As 10 músicas de amor para ouvir no Dia de São Valentim

há 3 meses

Madonna junta-se aos protestos nas ruas de Londres

há 11 meses
Mãe de quatro filhos de raça negra, Madonna foi às ruas num protesto contra o racismo e a violência policial em Londres. A cantora foi aplaudida pelos participantes da manifestação e chegou a abraçar algumas pessoas presentes.

Paulo Flores faz a apresentação oficial do seu novo álbum

há 1 mês

Januário Jano convidado para a curadoria da exposição colectiva “London Grads Now”

há 9 meses

Real Divas: Nasce hoje o projecto da nova girls band moçambicana

há 3 semanas
O trio composto por: Dyna, Isa Manhique e Tawida Aly, apresenta-se hoje ao mundo, pela “mão” do Grupo Chiado como a mais nova banda do país da Marrabenta.

NGA celebra hoje 38 anos com lançamento de três novos projectos musicais

há 6 meses
NGA celebra hoje o 38.° aniversário. Para lembrar a data, o membro da Força Suprema lançou três novas músicas com os respectivos clips. O triplo composto por “Só Se Vive Uma Vez”, “Por Nós” e “P’ra Nós” poderá fazer parte do seu próximo projecto musical.

Cardi B pede a Joe Biden para não fazer falsas promessas eleitorais

há 9 meses
Durante uma conversa que manteve com o candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, a cantora norte-americana foi frontal e pediu ao concorrente para não fazer falsas promessas eleitorais para conseguir votos.

Burna Boy protagoniza o seu primeiro live a partir de Londres

há 6 meses
Após o lançamento de “Twice As Tall”, o músico nigeriano, adaptando-se ao novo normal, está a promover a obra. No próximo dia 18, Burna Boy vai ao ‘Live From London’ protaginozar o seu primeiro espectáculo.

Rapper Duas Caras preocupado com a perda de valores tradicionais em África

há 3 meses

Aline Frazão fala da primeira experiência em compor para o cinema: “É muito bom poder alternar projectos”

há 11 meses
‘Ar Condicionado’ é a primeira longa-metragem de Fradique Bastos e da Produtora Geração 80 e marcará para sempre Aline Frazão. Pela primeira vez, a cantora compôs a trilha sonora de um filme e escreveu um tema para Paulo Flores.

Babu Santana: “Tenho muita curiosidade de conhecer Angola, e de chegar no meu ancestral africano”

há 11 meses
A presença marcante de Babu Santana na última edição do reality show despertou a atenção e curiosidade dos internautas sobre os pontos de vista relactivos a “pretitude”, tal como o próprio o diz, e às questões relaccionadas a identidade cultural dos povos negros que habitam o Brasil. Babu defende a necessidade de se conhecer o percurso da ancestralidade para a afirmação dos povos: ”hoje eu tenho um projecto pessoal que é fazer a pesquisa da minha ancestralidade”, afirmou. Uma vez ter conquistado a simpatia de muitos telespectadores do canal Globo, quer pela participação exitosa no BBB20, bem como a interpretação de Jacinto em ’Novo Mundo’, Babu Santana concedeu uma entrevista de abordagem variada onde manifesta o interesse de trabalhar em Angola.