Álbum de Beyoncé ” Black Is King” leva a criação de um novo curso em Harvard

O álbum visual “Black Is King” de Beyoncé motivou a criação de um curso na universidade de Harvard. O novo plano curricular da renomada instituição académica norte-americana denomina-se Black Is Queen e retrata o poder feminino na sociedade Kush, norte do Sudão.

 Lançado em Julho do ano passado pela Disney, Black Is King é um álbum visual inspirado na cultura e tradições africanas e será usado para enfatizar o poder feminino dentro da sociedade Kush, actualmente no norte do Sudão.

O curso “Black is Queen: O Divino Feminino em Kush” discutirá temas sobre como as sociedades africanas antigas entendiam a presença e o poder feminino.

As aulas far-se-ão acompanhar de músicas do “Black in King”, para enfatizar o poder e a centralidade da rainha mãe africana em sua família real e reino. 

A ideia do projecto, explicou a cantora aquando do seu lançamento, surgiu enquanto produzia a trilha sonora da versão live action de “O Rei Leão” e durou um ano.

A ideia é “celebrar o tamanho e beleza da ancestralidade negra”, apresentando elementos da história negra e da tradição africana com um “toque moderno e mensagem universal”.

as cargas mais recentes

Depois de várias ausências, Edmázia Mayembe aparece e toma de ‘assalto’ Top Best

há 1 ano
Disponibilizada no passado dia 8 de Fevereiro, a faixa da autoria de Edmazia Mayembe está disponível em todas as plataformas digitais e acaba de atingir o número um das televisões e rádios.

Flor de Raiz: “Não temos produtoras sérias”

há 2 anos
Irreverente e muito frontal, a kudurista Flor de Raiz afirmou que não há nenhuma produtora séria ou capacitada, em Angola, para elevar os kuduristas a patamares mais alto.

Morreu Paulo Jazz, artista plástico e co-fundador da União Nacional dos Artistas Plásticos

há 2 anos
A confirmação da morte do também desenhista foi dada hoje pelo amigo e também homem das artes, Rui Nobre Garção, que, com o malogrado, trabalhou na comissão instaladora da fundação da UNAP, União Nacional dos Artistas Plásticos.

Elástico Nandako recorda infância dos angolanos em nova música e anuncia EP de estreia

há 1 ano
Conhecido pelo seu público pelos temas Kibidi e É no Pé, e também por ter integrado os Power Boyz, o cantor e dançarino acabou de lançar um novo single. A música intitula-se “Mete Tira” e está disponível nas principais plataformas digitais.

Luso explica as razões dos “Sonhos Molhados” em novo videoclip

há 1 ano
Trata-se do segundo vodeoclip da primeira parte do álbum Laços de Família. A música intitula-se “Sonhos Molhados” e está disponível no YouTube e nos principais canais de música desde a tarde de ontem.

Covid-19: Matias Damásio testa positivo

há 1 ano
A informação surge em vários sites, que fazem também referência ao facto do angolano ter actuado recentemente nos programas “Casa Feliz”, da SIC, e “Em Familia” da TVI, nos dias 12 e 16 de Janeiro, respectivamente.

Pai Natal Angolano é conhecido hoje no auditório Horizonte Njinga Mbande

há 6 meses
Inspirado na imagem de Enoque Caracol, a peça teatral que vai reunir a arte da dança e da música no mesmo palco, conta a história da pequena Kendra, que teve um sonho sobre um Natal recheado de coisas boas, mas que depois passou a ser um pesadelo.

Escritor defende ruas com nomes de artistas angolanos

há 2 anos
O escritor João da Silva Cardoso sugeriu a revisão da toponímia angolana, passando a contar com nomes de artistas e outras figuras de referência, de formas a homenagear e valorizar os feitos de todos aqueles que contribuíram de algum modo para o bem do país.

23 de Setembro passa a ser considerado o `Dia de Nas´ na cidade de Queens

há 9 meses
A data 23 de Setembro não é mais um dia comum para os fãs do Hip Hop no Queens, é doravante o “Nas Day´ . Das mãos de Donovan Richards, “presidente” do bairro, Nas recebeu a honraria juntamente com a chave do município que o viu crescer e transformar-se no lendário rapper que é.

Aline Frazão junta-se ao projecto #1000Máscaras20Dias da Soba Store

há 2 anos
A novidade chegou pelas redes sociais da cantora, onde através de uma publicação, fez saber que vai usar a habilidade da costura para contribuir com a iniciativa da Soba Store, que consiste em distribuir gratuitamente máscaras aos servidores públicos essenciais.

Jay-Z e dono do Tweeter criam fundo Bitcoin para ajudar África e Índia adoptarem a criptomoeda

há 1 ano

Matrix Resurrections alimentou muitas expectativas e agora é um fracasso de bilheteria

há 5 meses
Dados de Janeiro indicam que a obra arrecadou, até o momento, 148 milhões de dólares pelo mundo. Os valores são bons, se não tivermos em conta que se trata de blockbuster de fama mundial, com um investimento de 190 milhões, ou seja, até agora, as despesas de Ressurections são superiores às receitas, 43 milhões de dólares a menos.

Acaba de ser “erguido” o primeiro polo de produção e ensino de Dikanza em Angola

há 1 ano
A Fundação Arte e Cultura foi ontem instituída, como Polo de Produção e Ensino da Dikanza em Angola, particularmente a cidade de Luanda. A entrega simbólica das Dikanzas foi feita pelo Vice-Governador de Luanda para o sector Político, Social e Económico, Dionísio da Fonseca, no espaço Wyza Anfiteatro da Fundação.

Hildebrando de Melo: “Todos os ministros que passaram no Ministério da Cultura só atrapalharam os artistas”

há 11 meses
No respaldo dos dois meses da amostra -Mantrax, que encerrou na última semana, no Centro Cultural Brasil Angola, Hildebrando de Melo aborda, fundamentalmente, assuntos que dizem respeito a sua área de actuação.

Galáxia, o espectáculo de teatro musical que pretende despertar o angolano da lobotomia

há 1 ano
A celebrar o Dia Mundial do Teatro, o grupo Enigma Teatro leva ao palco da Liga Africana, o espectáculo “Teatro Musical Galáxia”, nos dias 25 e 26 deste mês, com o elenco multifacetado.

“A Mulher do Fim do Mundo”, de Elza Soares, é eleito o melhor disco da década

há 2 anos
O site especializado em música, “Scream & Yell” também elegeu, a par de Elza, David Bowie, com “Blackstar” (2016).