Álbum de Beyoncé ” Black Is King” leva a criação de um novo curso em Harvard

O álbum visual “Black Is King” de Beyoncé motivou a criação de um curso na universidade de Harvard. O novo plano curricular da renomada instituição académica norte-americana denomina-se Black Is Queen e retrata o poder feminino na sociedade Kush, norte do Sudão.

 Lançado em Julho do ano passado pela Disney, Black Is King é um álbum visual inspirado na cultura e tradições africanas e será usado para enfatizar o poder feminino dentro da sociedade Kush, actualmente no norte do Sudão.

O curso “Black is Queen: O Divino Feminino em Kush” discutirá temas sobre como as sociedades africanas antigas entendiam a presença e o poder feminino.

As aulas far-se-ão acompanhar de músicas do “Black in King”, para enfatizar o poder e a centralidade da rainha mãe africana em sua família real e reino. 

A ideia do projecto, explicou a cantora aquando do seu lançamento, surgiu enquanto produzia a trilha sonora da versão live action de “O Rei Leão” e durou um ano.

A ideia é “celebrar o tamanho e beleza da ancestralidade negra”, apresentando elementos da história negra e da tradição africana com um “toque moderno e mensagem universal”.

as cargas mais recentes

Lourenço Mussango vence prémio literário António Jacinto

há 1 ano
O escritor e jornalista Lourenço Mussango venceu ontem a edição 2020 do prémio literário António Jacinto, com a obra “Mulher Infinita”.

Reptile: “Considero-me um artista bem-sucedido e sei que muitos se revêm na minha história”

há 1 ano
No dia 27 deste mês, o rapper vai colocar mais um álbum no mercado. Intitulado I.C.O.N (Invejosos Continuam a Odiar o Nikka), a obra produzida pelo moçambicano Ell Puto e Alleny. Além de Preto Show, Rui Orlando e Tchoboli, reúne importantes artistas da nova geração.

Ciclo de aulas sobre historiografia africana é adiado para Dezembro

há 1 ano
Com início agendado para o mês em curso, o ciclo de aulas direccionado para amantes da Cultura Africana, pesquisadores, autodidactas, estudantes e até professores, tem agora uma nova agenda para o próximo mês.

Novo livro biográfico “alega” que Aaliyah foi levada inconsciente ao voo que a vitimou mortalmente

há 6 meses
Volvidas duas décadas desde a morte de Aaliyah, o fatídico acidente que a vitimou continua envolto em mistérios. Eis que surge, por meio de um livro, um chocante testemunho que vem contrariar todos os relatos da época, que afirmavam que a artista “insistia em embarcar no voo”.

Gilmário Vemba fala do seu futuro no cinema

há 2 anos

“Abençoado”, Nikko lança mais uma EP

há 4 meses
Depois da EP Kuzola Planet, Niiko apresentou há uma semana o seu novo trabaho intitulado ‘Abençoado’ feito de temas inéditos que reafirmam o seu voo solo, com abordagem musical distinta.

Música de Matias Damásio “substitui” hino dos 45 anos da Independência

há 1 ano
A música “Amar Angola” de Matias Damásio está, desde 12 de Novembro, a abrir o informativo da Televisão Pública da Angola “Bom Dia” Angola, um espaço antes ocupado pelo hino dos 45 anos da nossa independência.

Filmes da Geração 80 premiados em festivais de cinema nos Estados Unidos

há 1 ano
O filme AR CONDICIONADO e o documentário PARA LÁ DOS MEUS PASSOS acabam de ser premiados no Imagine Science Film Festival 2020 e no San Francisco Dance Film Festival 2020.

Slam Tundawala “desafia” a pandemia e migra para televisão

há 1 ano
A IIIª edição do Slam Tundawala acontece daqui a 13 dias e contará com transmissão televisiva.

DJ Walgee confirma rumores sobre o Covid-19

há 2 anos
O DJ confirmou as informações que circulam em várias plataformas digitais sobre o teste positivo, mas garantiu, durante uma conversa via Skype a partir de Miami, que já se sente melhor.

Netflix adiciona categoria “Black Lives Matter”, que traz narrativas sobre experiência negra

há 2 anos
A Netflix a dicionou à colecção de 24 géneros o Black Lives Matter, uma nova categoria que vai trazer poderosas e complexas narrativas sobre a experiência negra. A mudança ocorreu após o icônico filme” The Help”se ter tornado o título mais transmitido na plataforma.

Ashanti e Keyshia Cole aceitam desafio de estar cara a cara num desfile de hits

há 1 ano
Os trabalhos das divas da música americana são amplamente conhecidos pelos angolanos. As cantoras vão confrontar-se, no próximo sábado, 12 de Dezembro, num desfile musical, que será transmitido no Instagram.

Novo Samurai: Deejay Soneca rende tributo a Samurai com uma mixtape

há 3 meses
Desenhada por Deejay Soneca, a nova mixtape é mais um reconhecimento ao trabalho de excelência realizado por Dj Samurai, com destaque para a saga de mixtapes “O Último Samurai”, bem como dar seguimento ao conceito “Street Rap”.

Música “Blinding Lights” de The Weeknd torna-se o maior hit do século 21

há 11 meses

Filha de Lauryn Hill revela que teve infância marcada por violência e compara a educação que recebeu da mãe com “escravidão”

há 1 ano
Selah Marley usou as redes sociais para compartilhar o “trauma” que carrega há mais de uma década, por causa dos alegados espancamentos “enraivecidos” da mãe.

In Memory We Trust: Exposição de René Tavares marca a abertura da nova galeria THIS NOT A WHITE CUBE

há 8 meses
A mostra integra mais de 30 obras produzidas entre 2012 e 2021, muitas das quais inéditas e expõe, através de dois núcleos distintos – divididos entre Lisboa e Luanda – uma variedade significativa de meios que vão da pintura ao desenho, passando pela fotografia e pela instalação.