Álbuns de Alicia Keys, A Trible Called Quest e Wu-Tang Clan serão considerados Património Nacional dos EUA

Os álbuns de Wu-Tang Clan, A Tribe Called Quest, Alicia Keys estão entre os escolhidos para integrarem o Patrimônio Nacional dos Estados Unidos da América, por serem considerados culturalmente, historicamente e esteticamente bastantes significativos.

Anualmente, a Biblioteca do Congresso selecciona 25 gravações. O Registo Nacional de Gravações reflecte a diversidade de músicas e vozes que moldaram a história e a cultura da nação norte-americana por meio do som gravado.

Este ano, a biblioteca nacional recebeu cerca de 1.000 indicações públicas de gravações a serem adicionadas ao registo. Carla Hayden, bibliotecária do Congresso, destacou na quarta-feira, que biblioteca nacional está orgulhosa em ajudar a preservar os registos, pelo que agradecem a contribuição do público. 

Dos 25 seleccionados estão os trabalhos dos A Trible Called Quest, que, numa mensagem nas redes sociais, mostraram-se honrados por terem sua gravação adicionada.

 De Keys foi escolhido o projecto 7x-Platina, ‘Songs in A Minor’. A cantora disse estar grata pela selecção: “Estou tão honrada e grata que o álbum inteiro, seja reconhecido como um corpo de trabalho tão poderoso que será atemporal”, reagiu Alicia Keys. 

O icónico Enter the Wu-Tang (36 Chambers)” dos Wu-Tang Clan também será adicionado ao Registo Nacional de Gravações, por refletir a diversidade de músicas e vozes que moldaram a história e a cultura daquela nação.

Além destes, constam ainda os álbuns de Duke Ellington, Bonnie Raitt e Linda Ronstadt entre outros. 
 

as cargas mais recentes

Netflix narra história da vida real do primeiro samurai negro

há 2 anos
O pano de fundo da vida do guerreiro está envolto em mistério, mas ele provavelmente terá passado a maior parte do tempo pré-samurai no território indígena de Goa, controlado por portugueses, como um escravo treinado em combate.

Keita Mayanda: “O Homem e o Artista é um clássico, mas não me trouxe conforto material”

há 2 anos
Hoje faz 15 anos desde que O Homem e o Artista foi lançado. O disco continua a ser protótipo do Hip Hop nacional. Contribuiu para o bem imaterial, felicidade e educação do homem angolano.

Ascenção Music e MC Cabinda anunciam tournée pelo país

há 1 ano
Numa primeira fase, têm agendado para Outubro e Novembro concertos na Estação do Nova Vida e depois seguem para Viana, Cacuaco, Bengo, Kwanza Norte e Malanje. Mais tarde, visitam Cabinda, Zaire (Soyo) e outras partes do país.

Sean Penn desembarca na Ucrânia para filmar documentário sobre ataque de forças de Putin

há 11 meses
Em meio à guerra, o actor e director rumou para o país do Leste Europeu para gravar um documentário sobre a invasão russa, segundo uma nota publicada pelo gabinete do primeiro-ministro ucraniano, Volodymyr Zelensky, no Facebook.

Grão de Milho: Já está disponível o novo single de Eddie Pipocas

há 2 anos
Nesta faixa, Eddie volta a colaborar com Mister Isaac, e ambos conseguem resgatar um pouco das origens do blues, que se conecta com o Lo-Fi Hip Hop, e culmina na música urbana que facilmente ouvimos e consumimos.

Bloggers – Ainda existem?

há 6 meses

Ambientalista angolana entre os finalistas do prémio da ONU

há 2 anos
A engenheira angolana de produção de petróleos Fernanda Renee Samuel, que trabalha na área de protecção ambiental, é uma das 35 finalistas que estão a concorrer para o prémio “Jovens Campeões da Terra”.

Dia da Criança Africana é assinalado com tarde cultural na Fundação Arte e Cultura

há 2 anos
Alunos das Escolas de Música e de Arte da Fundação Arte e Cultura protagonizam tarde cultural no Dia da Criança Africana.

Wilson Puma diz que rappers angolanos preocupavam-se mais com o “flow”

há 3 anos
O rapper Wilson Puma, cujo sonho é apertar a mão do rapper norte-americano Eminem, afirmou que este género musical em Angola está a subir de nível, depois de um momento menos bom.

TOP 10 – LOVE SONGS

há 2 anos

‘Emoção Globo’ é estar live em casa de Paulo Rocha

há 3 anos
O talento Globo Paulo Rocha é o próximo convidado ao LIVE ‘Emoção Globo’ que acontece nesta quinta-feira, dia 23, às 20 horas de Angola no perfil de Instagram do canal Globo ON.

Ondjaki assinala 20 anos de literatura com o lançamento d’O livro do Deslembramento’

há 2 anos
O evento de lançamento será realizado na galeria MOVART (marginal de Luanda), аs 15h:30 com várias conversas de final da tarde entre o autor e Elisângela Rita (poetisa), Fradique (realizador), Ngoi Salucombo (fotógrafo), César da Silveira (consultor de comunicação) e o público.

Mia Couto infectado com o novo Coronavírus

há 2 anos
O escritor moçambicano está sob isolamento domiciliar e alerta para as implicações profundas do Covid-19, apelando para o cumprimento das recomendações das autoridades sanitárias.

Pharrell Williams e JAY-Z abordam desvantagens sistémicas e bloqueios intencionais aos empresários negros

há 2 anos
Intitulado “Entrepreneur”, o novo single lançado hoje discorre sobre a situação difícil que homens e mulheres negros enfrentaram nos Estados Unidos.

Live de Marília Mendonça bate recorde mundial 3,2 milhões de espectadores em simultâneo

há 3 anos
A cantora celebrou o recorde com um post no Twitter com a foto do exacto momento em que atingiu a marca de 3,2 milhões de views, superando o recorde mundial do Youtube anteriormente conquistado pela dupla Jorge e Mateus com 3,1 milhões.

Humorista Whindersson Nunes empata com tetracampeão de boxe na sua luta de estreia

há 12 meses
Tetracampeão mundial de boxe Acelino “Popó” Freitas dominou a luta inteira, que teve a duração de oito rounds, mas que foi apenas para entretenimento. Assumidamente protegido pela arbitragem que deu empate à disputa, Whindersson Nunes foi poupado para não “estragar” o espectáculo que arrecadou 25 milhões de reais e teve audiência máxima no pay per view.