Os álbuns de Wu-Tang Clan, A Tribe Called Quest, Alicia Keys estão entre os escolhidos para integrarem o Patrimônio Nacional dos Estados Unidos da América, por serem considerados culturalmente, historicamente e esteticamente bastantes significativos.
Anualmente, a Biblioteca do Congresso selecciona 25 gravações. O Registo Nacional de Gravações reflecte a diversidade de músicas e vozes que moldaram a história e a cultura da nação norte-americana por meio do som gravado.
Este ano, a biblioteca nacional recebeu cerca de 1.000 indicações públicas de gravações a serem adicionadas ao registo. Carla Hayden, bibliotecária do Congresso, destacou na quarta-feira, que biblioteca nacional está orgulhosa em ajudar a preservar os registos, pelo que agradecem a contribuição do público.
Dos 25 seleccionados estão os trabalhos dos A Trible Called Quest, que, numa mensagem nas redes sociais, mostraram-se honrados por terem sua gravação adicionada.
De Keys foi escolhido o projecto 7x-Platina, ‘Songs in A Minor’. A cantora disse estar grata pela selecção: “Estou tão honrada e grata que o álbum inteiro, seja reconhecido como um corpo de trabalho tão poderoso que será atemporal”, reagiu Alicia Keys.
O icónico Enter the Wu-Tang (36 Chambers)” dos Wu-Tang Clan também será adicionado ao Registo Nacional de Gravações, por refletir a diversidade de músicas e vozes que moldaram a história e a cultura daquela nação.
Além destes, constam ainda os álbuns de Duke Ellington, Bonnie Raitt e Linda Ronstadt entre outros.