O encontro que objectiva honrar a memória deste ícone de qualidades ímpares, intitular-se-á Ndapandula e acontecerá no próximo dia 3 de Setembro, com a direcção artística e musical de Aline Frazão.
O espectáculo será apresentado na Festa do Avante!, um festival político, cultural, desportivo, gastronómico, musical, e teatral com a duração de 3 dias e, decorre em Atalaia, Amora e Seixal em Portugal.
A assinalar o primeiro ano post mortem, a homenagem a Waldemar Bastos, irá discorrer pelo seu extraordinário legado na música angolana, composto pela belíssima discografia, mas também através das muitas vozes que querem cantar as suas obras, tal como refere a descrição do próprio evento.
O alinhamento já a disposição do público, junta Aline Frazão (voz, guitarra) Mayó (baixo) Marcelo Araújo (bateria) Diogo Duque (trompete e flauta) Marco Pombinho (piano e teclados). A este grupo juntam-se as participações especiais de Mick Trovoada (percussão), a voz de Karyna Gomes e as vozes e guitarras de Sara Tavares e Toty Sa’med.
Ndapandula que é também o título de uma das faixas do álbum Angola Minha Namorada, datado de 1989 e da autoria de Waldemar Bastos in memoriam. O termo em português significa `obrigado´, que ao ser aplicado neste tributo, pode perfeitamente ser entendido como uma ode ao legado deste ícone de dimensão nacional e internacional.