Aline Frazão, Sizaltina Cutaya e Laurinda Gouveia homenageadas em artes plásticas

Yola Balanga é um nome comum das artes visuais. A artista recorre à transcendência para expressar a sua e a liberdade dos outros. Abriu uma residência artística para homenagear vozes da resistência feminina, com realce para Aline Frazão, Sizaltina Cutaya e Kimpa Vita Gouveia.

O projecto começou a 20 de Outubro deste ano e resulta de pensamentos fragmentados, imagens e convivências. Encerrou esta tarde com uma grande performance no Lago das Heroínas, em Luanda, mas ainda pode ser visto mediante visitas guiadas.

Denominado ‘Kimpa 21’, as amostras são expressões da liberdade, envolvendo o corpo e a mente e fazem parte de um open studio, que resulta de um programa de pesquisa e produção de residência artística e intervenção que congrega “arte-activismo-a acção em espaços públicos”.

Organizado pelo LabCC ( Laboratório de Crítica e Curadoria em parceria com ELA, Espaço Luanda Arte), como primeira convidada, Yola Balanga decidiu pintar Aline Frazão e as activistas Sizaltina Cutaya e Laurinda Gouveia “Kimpa Gouveia”, tidas como personagens da linha da frente na defesa da igualdade e justiça social, tendo Kimpa como referência.

Por detrás da profetiza do Reino do Kongo, a artista plástica esconde o conceito de “muzumbo esticado”, ancorados em várias técnicas. O atelier está no antigo prédio dos artistas, que tem acolhido o “Fucking Globo”, na Baixa de Luanda, e continuará aberto para visitas guiadas até final deste mês.

A ideia de trazer essas trazer essas figuras ganhou consistência depois de um live da artista plástica com uma das homenageadas. “São pessoas que precisam de um ressalto. Precisamos de ter registo delas”, justifica a artista plástica. Depois de Balanga, a organização promete trazer outros intervenientes.

as cargas mais recentes

Braçadeira que CR7 deitou fora no jogo com a Sérvia leiloada para ajudar bebé doente

há 7 meses

Jovens da Mulemba apresentam “Se O Amor enchesse a Barriga” no auditório Wyza

há 2 meses
A história retrata o romance de dois jovens apaixonados, onde um é portador de deficiência física e por via disso sofre discriminação; É estigmatizado pela família da noiva não apenas por portar uma limitação física, mas também e sobretudo pelo facto de ser de uma família menos abastada (Pobre).

Novo livro biográfico “alega” que Aaliyah foi levada inconsciente ao voo que a vitimou mortalmente

há 3 meses
Volvidas duas décadas desde a morte de Aaliyah, o fatídico acidente que a vitimou continua envolto em mistérios. Eis que surge, por meio de um livro, um chocante testemunho que vem contrariar todos os relatos da época, que afirmavam que a artista “insistia em embarcar no voo”.

Actriz Jennifer Aniston afirma que “é engraçado e irresponsável votar em Kanye West”

há 12 meses
Jennifer Aniston, actriz de Hollywood, está a levar a cabo uma campanha nas redes sociais, pedindo aos americanos para não votarem no rapper Kanye West nas eleições da próxima terça-feira, 4 de Novembro.

JAY-Z paga divida de 12 milhões de dólares do seu rival DMX

há 1 ano
Na altura em Jay-Z era o PCA da Def Jam, DMX tinha um contrato com a gravadora, mais tarde, DMX quis partir para Colúmbia, mas não podia por causa da dívida de 12 milhões de dólares com a Def Jam, foi então que Jay-Z interveio.

Mike Tyson garante regresso aos ringues

há 11 meses
Apesar de ter, visivelmente, dominado a luta, o combate deste sábado entre Tyson e Roy Jones Jr. acabou num empate técnico, o que deixou os fãs em frustração. Aos seus 54 anos, Mike Tyson acertou 67 vezes o adversário em 8 rounds.

Após ter conta de Instagram hackeada Kid MC alerta “redobrem a segurança e tomem cuidado ao interagir com páginas estranhas”

há 5 meses
Aconteceu no princípio do passado mês de Abril, mas poucos se aperceberam que o perfil oficial do Instagram de Kid MC estava nas mãos de hackers. Já com outra conta activa, o rapper detalhou à Carga, que tudo ocorreu após receber mensagens de actualização de dados.

Contagem decrescente para a estreia da 4ª temporada de “La Casa de Papel”

há 2 anos
Nairóbi morre? Berlim está vivo? O Professor vai perder o controle? Bastou sair o trailer da quarta temporada de “La Casa de Papel” as perguntas sobre o que acontecerá não param de ecoar na internet.

Bola de Ouro 2020 não será atribuída a nenhum jogador

há 1 ano
A France Football anunciou hoje que a Bola de Ouro 2020 não será atribuída, por “circunstâncias excepcionais, uma decisão que acontece pela primeira vez desde 1956.

Polícia volta a confrontar um cidadão e Denzel Washington intervém

há 1 ano
Apesar dos protestos, a polícia voltou a interpelar mais um cidadão afro-descendente nos Estados Unidos. Desta vez, Denzel Washington foi obrigado a intervir depois de ver o confronto entre o agente e o cidadão.

Ja Rule lança plataforma de criptomoedas para rentabilizar trabalhos dos artistas

há 1 ano
O rapper norte-americano lançou uma plataforma blockchain de criptomoedas baseada no Ethereum para fazer com que criadores de conteúdo músicais emitam tokens e rentabilizem seus próprios trabalhos.

Elenco de Luxo assegura regresso 7 anos depois

há 1 ano
Após o anúncio a 13 do mês transacto, Francis, Extremo Signo, Ready Neutro, Abdiel, Daboless e Dj Soneca asseguraram hoje o seu regresso com o lançamento do primeiro trabalho intitulado “Herói”.

“Back In Black” dos AC/DC lidera lista dos 20 álbuns de Rock mais vendidos de todos os tempos

há 1 ano
Dos 20 álbuns de Rock e Metal mais vendidos no maior mercado do mundo (Estados Unidos), o destaque vai para o “Back In Black”, dos AC/DC gravado há 40 anos.

Fotogaleria: Yuri da Cunha protagoniza “dueto” épico com Teta Lando

há 6 meses

Conheça Jomo Fortunato, o novo Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente

há 12 meses
O recém-nomeado Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente é um homem de cultura, historiador da Música Popular Angolana, professor, cronista do Jornal de Angola e organizador da Feira do Livro e do Disco de Luanda.

Yunami lança amanhã um projecto sui generis para o rap angolano

há 6 meses