Aline Frazão, Sizaltina Cutaya e Laurinda Gouveia homenageadas em artes plásticas

Yola Balanga é um nome comum das artes visuais. A artista recorre à transcendência para expressar a sua e a liberdade dos outros. Abriu uma residência artística para homenagear vozes da resistência feminina, com realce para Aline Frazão, Sizaltina Cutaya e Kimpa Vita Gouveia.

O projecto começou a 20 de Outubro deste ano e resulta de pensamentos fragmentados, imagens e convivências. Encerrou esta tarde com uma grande performance no Lago das Heroínas, em Luanda, mas ainda pode ser visto mediante visitas guiadas.

Denominado ‘Kimpa 21’, as amostras são expressões da liberdade, envolvendo o corpo e a mente e fazem parte de um open studio, que resulta de um programa de pesquisa e produção de residência artística e intervenção que congrega “arte-activismo-a acção em espaços públicos”.

Organizado pelo LabCC ( Laboratório de Crítica e Curadoria em parceria com ELA, Espaço Luanda Arte), como primeira convidada, Yola Balanga decidiu pintar Aline Frazão e as activistas Sizaltina Cutaya e Laurinda Gouveia “Kimpa Gouveia”, tidas como personagens da linha da frente na defesa da igualdade e justiça social, tendo Kimpa como referência.

Por detrás da profetiza do Reino do Kongo, a artista plástica esconde o conceito de “muzumbo esticado”, ancorados em várias técnicas. O atelier está no antigo prédio dos artistas, que tem acolhido o “Fucking Globo”, na Baixa de Luanda, e continuará aberto para visitas guiadas até final deste mês.

A ideia de trazer essas trazer essas figuras ganhou consistência depois de um live da artista plástica com uma das homenageadas. “São pessoas que precisam de um ressalto. Precisamos de ter registo delas”, justifica a artista plástica. Depois de Balanga, a organização promete trazer outros intervenientes.

as cargas mais recentes

Busta Rhymes revela que deixou de ser feliz ao aperceber-se do que enfrentaria por ser negro

há 1 mês
Recemente, publicou Extinction Level Event 2: The Wrath Of God, que foi um dos motivos de conversa com o jornal Guardian, onde fez várias revelações.

Cinemas reabrem quarta-feira

há 5 meses
As salas de cinema, em Luanda, reabrem a partir de quarta-feira, seis meses depois do encerramento por conta da pandemia do Covid-19, informou a comissão multissectorial através de um decreto.

Gabriel o Pensador lança novo Single

há 9 meses
Neste período de contingência global, Gabriel O Pensador lança o seu novo single “A Cura está no Coração”, como forma de apelo global à solidariedade entre todos, para ultrapassarmos esta fase difícil e sem precedentes na história da Humanidade.

Kanye West revela que decidiu concorrer para impedir que Biden vença Trump

há 6 meses

Já começou a contagem decrescente para a estreia do vídeo do single ‘Cidade à noite’

há 4 semanas
Numa altura em que o rapper mais tem se dedicado à sua marca de vestuário, a música que retrata a realidade social, veio quebrar o silêncio de Young Double e considera “é evidente que não houve música mais impactante que Cidade à noite no último mês”.

Músicos britânicos fazem abaixo-assinado para o Ministério da Cultura

há 7 meses
Cerca de 1.500 artistas, entre eles Ed Sheeran Rolling Stones, Paul McCartney, Coldplay e Eric Clapton, entregaram uma carta ao ministério da cultura britânico a “exigirem” um “calendário claro” sobre o regresso à actividade cultural; apoio financeiro e a eliminação do IVA sobre a venda de bilhetes, devido às dificuldades que estão a enfrentar.

Rascunho que continha “Hey Jude” dos Beatles leiloado por 910 mil dólares’

há 10 meses
O manuscrito do clássico dos Beatles “Hey Jude”, de Paul McCartney, usado durante a gravação em 1968, foi vendido por 910 mil dólares (mais de 108 milhões de Kwanzas) durante um leilão online, que marcou o 50.º aniversário da separação da banda britânica.

Avanços e recuos da cultura nacional em 45 anos de Independência

há 2 meses
A cultura é a expressão sublime da essência de um povo manifestadas através da língua, música, dança, pintura, literatura ou teatro. Em Angola, o sector musical é o que mais cresce, seguido das artes cénicas.

“Hino milionário” continuará como a música oficial dos 45 anos da independência

há 5 meses
A informação consta de uma deliberação da comissão, que esteve reunida em sessão ordinária, para apreciar, entre outros, a proposta de reestruturação do acto central.

Liz Lyrics apresenta ‘Studio Session’, uma incursão à realidade social

há 6 meses
Liz Lyrics canta Rap e R&B desde 2010 e está este momento em Portugal a construir a carreira profissional. O angolano está prestes a colocar no mercado mais um projecto musical intitulado ‘Studio Session’, de 6 músicas e 6 vídeoclipes.

Novo álbum da Banda Maravilha traz mistura de Kuduro com o Semba

há 7 meses
onhecida como verdadeira executante dos instrumentos tradicionais do Semba, a banda revelou à Carga que o aguardado álbum já está pronto e colocará à disposição dos fãs 5 mil cópias.

Tory Lanez está sob investigação por alegadamente ter baleado Megan The Stallion

há 6 meses
Passados alguns dias após ser veiculada a notícia que dava conta da detenção do rapper, por posse ilegal de arma, Megan Thee Stallion quebrou o silêncio e revelou que os ferimentos que sofreu na ocasião, não foram provocados por vidros, mas sim por balas.

Convidados num show? Um desafio sem precedentes para a Força Suprema

há 11 meses

Jaden Smith põe fim aos mistérios e anuncia a data do novo álbum

há 5 meses
O músico e actor Jaden Smith anunciou esta segunda-feira, para a próxima semana, a chegada do novo álbum “Cool Tape Volume 3” produzido pela MSFTS/Roc Nation e traz participações de Justin Bieber e Raury.

Alexandre Pires e Seu Jorge unem-se para um espectáculo solidário

há 9 meses
Os músicos brasileiros Alexandre Pires e Seu Jorge juntam-se para um espectáculo interactivo de carácter beneficente. O concerto será transmitido nas redes sociais de ambos os artistas.

Após ser acusada de Islamofobia, Rihanna pede desculpas aos fãs muçulmanos

há 4 meses
Após a polémica que envolveu o último desfile da “Savage x Fenty” cuja detentora é Rihanna, a cantora usou o seu Instagram pessoal para tornar público um pedido de desculpas direccionado à comunidade muçulmana.