Aline Frazão, Sizaltina Cutaya e Laurinda Gouveia homenageadas em artes plásticas

Yola Balanga é um nome comum das artes visuais. A artista recorre à transcendência para expressar a sua e a liberdade dos outros. Abriu uma residência artística para homenagear vozes da resistência feminina, com realce para Aline Frazão, Sizaltina Cutaya e Kimpa Vita Gouveia.

O projecto começou a 20 de Outubro deste ano e resulta de pensamentos fragmentados, imagens e convivências. Encerrou esta tarde com uma grande performance no Lago das Heroínas, em Luanda, mas ainda pode ser visto mediante visitas guiadas.

Denominado ‘Kimpa 21’, as amostras são expressões da liberdade, envolvendo o corpo e a mente e fazem parte de um open studio, que resulta de um programa de pesquisa e produção de residência artística e intervenção que congrega “arte-activismo-a acção em espaços públicos”.

Organizado pelo LabCC ( Laboratório de Crítica e Curadoria em parceria com ELA, Espaço Luanda Arte), como primeira convidada, Yola Balanga decidiu pintar Aline Frazão e as activistas Sizaltina Cutaya e Laurinda Gouveia “Kimpa Gouveia”, tidas como personagens da linha da frente na defesa da igualdade e justiça social, tendo Kimpa como referência.

Por detrás da profetiza do Reino do Kongo, a artista plástica esconde o conceito de “muzumbo esticado”, ancorados em várias técnicas. O atelier está no antigo prédio dos artistas, que tem acolhido o “Fucking Globo”, na Baixa de Luanda, e continuará aberto para visitas guiadas até final deste mês.

A ideia de trazer essas trazer essas figuras ganhou consistência depois de um live da artista plástica com uma das homenageadas. “São pessoas que precisam de um ressalto. Precisamos de ter registo delas”, justifica a artista plástica. Depois de Balanga, a organização promete trazer outros intervenientes.

as cargas mais recentes

Luso resume problemas intra-familiares em álbum de Rap

há 2 anos
A obra intitula-se “Laços de Família” e será lançado em formato físico e digital em Junho e Dezembro deste ano. É um retrato dos principais problemas vividos nos lares africanos assolados por brigas e influências sociais.

Heavy C aposta em novos talentos e anuncia dois álbuns

há 3 anos
O objectivo da aposta em novos talentos é a passagem de experiência, porque, entende, a falta de qualidade nos artistas emergentes acontece por conta da não passagem de testemunho.

Single `Moça´ dá início ao projecto “DaMaika Season” da autoria de JP da Maika

há 3 anos
“DaMaika Season” consiste no lançamento de uma música a cada dia 11 do mês, até Novembro deste ano. O projecto é nada mais do que a confirmação da maior continuidade dos seus trabalhos de JP, que se propõe a encontrar todo o alcance musical, trazendo desde o GhettoZouk, passando pelo R&B até ao HipHop, sempre com a cultura urbana e tonalidade Afro presentes.

Senhor Feroz: Ondjaki lança novo livro

há 9 meses
Depois de “A estória do sol e do rinoceronte” e o ” Livro do Deslembramento” (Romance), ambos publicados em 2020, o escritor volta à ribalta com um novo conto “Senhor Feroz”- que fala sobre pessoas, guitarras, pássaros, festas, casas, sombras, cacos e patos de borracha.

Mi Casa: Single Mamela chega a Platina

há 1 ano

Marvel se pronuncia sobre o futuro de Black Panther

há 2 anos
O Hollywood Reporter noticiou que a continuidade da saga está cancelada por enquanto, a prioridade do estúdio da Marvel no momento é processar a perda do actor e respeitar o momento de luto.

Jay-Z fala sobre reformar-se da música e dos seus planos

há 7 meses

Pink considerada a artista feminina mais ouvida do século XXI no Reino Unido

há 1 ano
A cantora foi eleita, esta semana, a mulher mais ouvida do século XXI no Reino Unido, ultrapassando Beyoncé, Whitney Houston, Madonna e Rihanna.

Manhãs do Rap homenageia Mestre Ngadiama Wacambasonhi e Mestre Nanhi Wanguimono

há 2 anos
“Manhãs de Rap, faz e traz bom Rap!” é o lema do evento que virou marca no movimento Hip Hop, idealizado por Apelação (In Memoriam), T.O, Ti João e Sobrevivente, o mesmo teve início em 2012, no Rocha pinto.

Black Coffee consquista Grammy pela primeira vez em 19 anos de “luta”

há 10 meses

The Weeknd completa um mês em 1°lugar no Billboard Hot 100

há 3 anos
O mais recente álbum de The Weeknd, After Hours se mantém no topo da contagem pela quarta semana consecutiva, desde a sua estréia. É o primeiro álbum a alcançar quatro semanas consecutivas no 1º lugar desde que o Scorpion de Drake passou suas primeiras cinco semanas no 1º lugar em 2018.

Fundação Arte e Cultura reforça apoio à formação artística durante o confinamento

há 3 anos
Cem pessoas entre crianças e adolescentes, da Ilha de Luanda, bairro Casas Novas, sector Ponta, começaram a receber nesta semana manuais de apoio para a formação artista.

Criadora de Matrix revela verdadeira origem do filme

há 3 anos
Em entrevista ao Hollywood Reporter, a cineasta que com a irmã criou a franquia Matrix disse que a vontade de fazer a saga surgiu da “opressão” que sentia antes de assumir a sua verdadeira natureza transsexual.

Paulina Chiziane: “Uma das coisas que mais admiro em Angola é como recriam a língua portuguesa”

há 11 meses
Antes de regressar ao seu país, a escritora moçambicana conversou com a Carga sobre a memória, identidade, tradição e resistência, características da sua escrita.

Documentário ‘Para Lá dos Meus Passos’ vence a 1°edição do DOCLuanda-Festival Internacional de Cinema Documental

há 10 meses

Leonel Messi quer sair do Barça em 2021

há 3 anos
Nos últimos dias, instalou-se o mal-estar no balneário da equipa catalã, devido os maus resultados, sobretudo depois do reinício do campeonato. A Cadena SER avança que o avançado argentino pretende terminar o contrato e sair do Barça em 2021.