Aline Frazão, Sizaltina Cutaya e Laurinda Gouveia homenageadas em artes plásticas

Yola Balanga é um nome comum das artes visuais. A artista recorre à transcendência para expressar a sua e a liberdade dos outros. Abriu uma residência artística para homenagear vozes da resistência feminina, com realce para Aline Frazão, Sizaltina Cutaya e Kimpa Vita Gouveia.

O projecto começou a 20 de Outubro deste ano e resulta de pensamentos fragmentados, imagens e convivências. Encerrou esta tarde com uma grande performance no Lago das Heroínas, em Luanda, mas ainda pode ser visto mediante visitas guiadas.

Denominado ‘Kimpa 21’, as amostras são expressões da liberdade, envolvendo o corpo e a mente e fazem parte de um open studio, que resulta de um programa de pesquisa e produção de residência artística e intervenção que congrega “arte-activismo-a acção em espaços públicos”.

Organizado pelo LabCC ( Laboratório de Crítica e Curadoria em parceria com ELA, Espaço Luanda Arte), como primeira convidada, Yola Balanga decidiu pintar Aline Frazão e as activistas Sizaltina Cutaya e Laurinda Gouveia “Kimpa Gouveia”, tidas como personagens da linha da frente na defesa da igualdade e justiça social, tendo Kimpa como referência.

Por detrás da profetiza do Reino do Kongo, a artista plástica esconde o conceito de “muzumbo esticado”, ancorados em várias técnicas. O atelier está no antigo prédio dos artistas, que tem acolhido o “Fucking Globo”, na Baixa de Luanda, e continuará aberto para visitas guiadas até final deste mês.

A ideia de trazer essas trazer essas figuras ganhou consistência depois de um live da artista plástica com uma das homenageadas. “São pessoas que precisam de um ressalto. Precisamos de ter registo delas”, justifica a artista plástica. Depois de Balanga, a organização promete trazer outros intervenientes.

as cargas mais recentes

`Shyllaira´, uma música de inspiração para todos os pais de primeira viagem

há 5 meses
Trata-se de uma música em homenagem à filha de um amigo que completa, hoje, o primeiro ano de vida.

Geração 80 lança playlist para ouvir durante o Isolamento social

há 12 meses
A ideia é partilhar diferentes trabalhos que mostram a diversidade de produção e de parceria com artistas angolanos.

Cristiano Ronaldo surpreende C4Pedro

há 8 meses
C4Pedro foi convidado para surpreender o astro da Juventus, mas foi Cristiano Ronaldo quem acabou por surpreender C4Pedro ao cantar os principais temas do músico.

Taylor Swift volta a liderar top de álbuns

há 3 meses
Pela terceira semana, não consecutiva, Taylor Swift voltou a encabeçar o top de álbuns dos EUA. Foram vendidas mais 56 mil cópias do trabalho, sendo 16 mil nos formatos tradicionais. “Whole Lotta Red” de Playboi Carti que, há sete dias, estava no topo, caiu para a quinta posição.

Ludmilla participa na 2ª temporada da série ‘Arcanjo Renegado’

há 10 meses
Em meio a polémica com Anitta, a cantora Ludmilla foi escalada para interpretar uma polícia Militar. Apesar de receber vários elogios da classe artística com destaque para o apoio de Emicida, a actriz Samantha Schmütz fez uma crítica sobre o assunto, ao qual, foi respondida ao pé da letra.

3ª Aniversário do Património Cultural Mundial de Mbanza Kongo é celebrado com actividades online

há 10 meses
Assinala-se a 8 de Julho de 2020 o 3.º aniversário desde a elevação do centro histórico de Mbanza Kongo, a Património Cultural Mundial. A secular cidade angolana de Mbanza Kongo, na província do Zaire, foi inscrita pelo Governo angolano como Património Cultural da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), sendo a primeira validada no país por aquela Organização.

Dupla Ela abre agenda cultural de 2021 com o recital `O Kanto D´Ela´

há 2 meses
A estreia d’O Kanto D´Ela, acontece neste sábado, dia 06 de Março, pelas 19 horas, no Centro Cultural Brasil em Angola e dá início à tournée homônima.

NGA disponibiliza hoje três novos projectos musicais

há 5 meses
Constituído por “Só Se Vive Uma Vez”, “Por Nós” e P’ra Nós”, o triplo lançado nas celebrações do 38.° aniversário do artista angolano radicado na Linha de Sintra representa a consistência lírica do vasto registo fonográfico, onde se destacam “Filho Das Ruas”, “King”, “Filho Das Ruas 2.

Making Of : “É No Pé”-Elástico Nandako ft Power Boyz

há 9 meses
Após ter disponibilizado o seu primeiro single colaborativo no passado mês de Maio, a Carga traz o Making Of do referido vídeo clipe intitulado “É No Pé”, gravado este sábado.

Tropa Yogaa apresenta último vídeo da saga “Tá Rebolar”

há 7 meses
No próximo sábado, a dupla vai apresentar o último dos três videoclipes do novo projecto “Tá Rebolar”, um projecto em que pretende provar que é muito mais fácil combinar o fisioculturismo à música e à dança.

Bob da Rage Sense: Na linha da frente dos protestos

há 11 meses
Ao contrário de muitos artistas que se limitam a “protestar” nas redes sociais, o rapper saiu às ruas para também dar voz às palavras de ordem: “Vidas Negras Importam”, “Justiça, justiça, nós queremos justiça” e “Só queria respirar, mas até para isso tenho que suplicar”.

The Weekend anuncia que nunca mais vai concorrer aos Grammy Awards

há 1 mês

Ludmilla operada após problema com prótese de silicone

há 9 meses
A assessoria da cantora informou que Ludmilla “teve problemas com sua prótese de silicone e precisou fazer uma cirurgia. Ela passa bem e deve ter alta em breve”.

Mário Suendes: “Quero um lugar entre os melhores”

há 12 meses
O nome pode ser estranho, mas o jovem está a vir com tudo. Para além de cantar, é dançarino e foi o protagonista do filme de Hochi Fu. A veia artística começou na infância e com o Unitel Estrelas ganhou mais contorno. Suendes quer seguir os exemplos de Matias Damásio e Ary, que, mesmo não tenham vencido o concurso, hoje são o que são.

Elástico Nandako disponibiliza o primeiro projecto musical com participação

há 11 meses
Trata-se do primeiro projecto colaborativo do cantor e dançarino, depois de se despedir dos Power Boyz. O single estará disponível, nas plataformas digitais, a parir das 19 horas de hoje e conta com a participação do seu antigo grupo.

Rapper Mo3 morto a tiro em Dallas

há 5 meses
Rapper Mo3 foi baleado ontem em Dallas, estado do Texas, durante um tiroteio, enquanto seguia, na sua viatura, em direcção ao Norte daquela circunscrição dos Estados Unidos da América.