AMA: Após reacções sobre as nomeações, organização esclarece os critérios

Após as reacções sobre os critérios de inscrição, categorização das músicas e críticas por haver temas publicados há dois anos a concorrerem para a edição 2020 no Angola Music Awards, um dos concursos que prestigia a música  angolana, organização esclarece.

Durante uma conversa que a Carga manteve com a organização, se esclareceu que as inscrições são feitas pelo candidato e é o público quem decide a música vencedora, mediante a votação, que decorre neste momento através do aplicativo Musikool ou pelo Facebook/angolamusicawards e no site oficial WWW.ANGOLAMA.COM.

“As inscrições são feitas pelo candidato e é o público quem decide a música vencedora, mediante a votação. Os artistas fazem as inscrições no site do AMA durante 3 meses e depois a organização contacta o autor, este, normalmente, confirma a categoria que pretende concorrer”, esclarece a organização.

Por outra, “a não realização da edição 2019, o ano de apresentação e consumo contribuiu para que os temas “Vou Deixar Cair Geral” (2018), dos Mobbers ou “Matei o Rap Game” (2017), de Francis MC Cabinda estejam a concorrer, pois em 2019 houve poucas produções e o que se pretende é prestigiar a música angolana”.

E reitera ainda que o propósito das nomeações é contribuir para a valorização, por isso não acha prudente que se critique tanto e aconselha, em seguida, órgãos de tutela, como a União Nacional dos Artistas e Compositores, a trabalharem junto dos artistas para se evitar acontecimentos do género.

Neste momento, concluem-se os preparativos para a gala de nomeações à 7.ª edição, que este ano acontece no Centro de Conferências de Belas, em Luanda.

as cargas mais recentes

27 anos após o lançamento clássico, Illmatic é adicionado ao acervo da Biblioteca do Congresso americano

há 3 semanas
A 14ª bibliotecária do Congresso e primeira mulher a ocupar o cargo, Carla Hayden, classificou o disco como um “tesouro digno de ser preservado eternamente na herança fonográfica da nação por causa de sua importância cultural, histórica e estética”.

Notorious B.I.G, Tupac e Jay-Z excluídos por Snoop Doog da sua lista dos melhores rappers da História

há 9 meses
Após ter enfrentado várias críticas por não considerar Eminem melhor rapper de todos os tempos, Snoop Dogg voltou a surpreender o movimento ao excluir Jay-Z, Nas, Tupac, Biggie Smalls e Kanye West da lista dos seus melhores rappers de todos os tempos.

Daniel Mendes: “Com ou sem pandemia o Angola Music Awards acontecerá em 2020”

há 11 meses
A faltar dois dias para o fecho das inscrições, Daniel Mendes fala à Carga sobre a presente edição do Angola Music Awards, que traz como destaque a categoria música dos PALOP. Doravante, o evento passará a intercalar entre Angola e Portugal. O responsável explica por que razão a gala era realizada em Portugal, apesar de prestigiar a música e os músicos angolanos e lança as novidades do próximo ano 2021.

Lady Gaga revela que por pouco quase tirou a própria vida

há 7 meses
A cantora falou sobre um período difícil e de profunda depressão por que atravessou. Afirmou que odiava o seu alter ego, e pensou diversas vezes em tirar a própria vida. O apoio de Elton Jonh e de Ariana Grande foram fundamentais.

Keyshia Cole provoca potencial batalha de Verzuz contra Ashanti

há 11 meses
Enquanto DMX continua a “clamar” por uma batalha com Jay Z, e os fãs ainda estão extasiados com o confronto Verzus entre Ludacris e Nelly, que decorreu no passado sábado, dia 17, muitos se voltaram para confrontos hipotéticos que podem acontecer nas próximas semanas. Um dos mais recentes pares de fãs é entre Keyshia Cole e Ashanti.

Bú Cherry: Do Kuduro para Kizomba

há 4 meses
A cantora, se apresenta num formato diferente daquele que as pessoas acostumaram-se a vê-la. Nesta nova versão, Bú Cherry demonstra uma grande evolução musical, uma artista multitalentosa, que tenciona “tocar” corações.

“Mulher Infinita” de Lourenço Mussango chega às bancas esta semana

há 4 meses
O escritor Lourenço Mussango, Prémio Literário António Jacinto 2020, vai autografar na próxima quinta-feira (10), no Memorial António Agostinho Neto, a sua primeira obra literária.

Projecto ‘Poetas do Bairro’ junta Rappers da New e Old School

há 10 meses
Poetas de Bairro é um projecto que passará a fazer com que a Velha e Nova Escola do Rap angolano cantem numa mesma música. Lizzy, Hustla King, Leonardo Freezy, Wilson Puma, Fkruma e Dj Sipoda vão estrear com um tema inédito intitulado “Infância”.

Emicida disponibiliza “AmarElo – O Filme Invisível”

há 1 ano
O rapper brasileiro disponibilizou no seu canal oficial no YouTube e também pelos serviços de streaming digital Spotify e Deezer, o segundo episódio do podcast ‘AmarElo – O Filme Invisível’.

Paulo Flores e Prodígio voltam a juntar-se em novo projecto musical

há 1 ano
Intitulada Nzambi-Deus”, o single antecipa o álbum “A Bênção e a Maldição” e aborda sobre a eterna pergunta que não para de ecoar, e será disponibilizado hoje às 18 horas no canal do YouTube criado pelos dois artistas e que visa promover a arte.

Para não repetir versos Lil Wayne e Eminem revelaram que recorrem a Google

há 11 meses
Para evitar repetir os próprios versos, os dois rappers vão a Google para rever suas letras. Embora admitam que várias vezes tenham tido brancos, consideram a repetição um desrespeito à arte, que tem como objecto a criatividade.

Waldemar Bastos se junta a AGTSA para alavancar o turismo em Angola

há 9 meses
O músico foi o eleito pela AGTSA -Associação dos Guias de Turismo e Servidores Artísticos, para ser o porta-bandeira do turismo cultural de intercâmbio. O projecto encontra-se em standby dadas as circunstancias actuais, mas sairá do papel tão logo se volte a normalidade, garantiu Carlos Bumba, Presidente Executivo da Associação.  

Das ruas aos palcos do BET Awards, “Black Lives Matter” continua a ser a “palavra” de ordem

há 10 meses
Na noite em que os artistas africanos Sha Sha e Burna Boy se destacaram, a atenção ao movimento Black Lives Matter, que desde o final de Maio tem promovido manifestações pelos Estados Unidos, também teve lugar naquele palco.

Máscara Mwana Pwo exibida num filme de Hollywood. Afinal, ela pertence a Angola ou RDC?

há 2 dias
Mwana Pwo simboliza a beleza e a figura da mulher, encarnando a ancestralidade feminina dos lundas-cokwe, e está a ser exibida num filme de Hollywood, transparecendo que a mesma pertence à tribo vizinha dos mbangani, da República Democrática do Congo.

Toshiba já não vai vender mais computadores portáteis

há 8 meses
Criada em 1939, a gigante japonesa introduziu o primeiro computador portátil no mundo e foi uma referência nesse mercado. Em comunicado oficial, a empresa informa que já não vai mais vender computadores.

Alexandre Pires e Seu Jorge unem-se para um espectáculo solidário

há 11 meses
Os músicos brasileiros Alexandre Pires e Seu Jorge juntam-se para um espectáculo interactivo de carácter beneficente. O concerto será transmitido nas redes sociais de ambos os artistas.