AMA – Categoria de melhor Semba gera descontentamento

Foi divulgada a lista dos concorrentes no Angola Music Award (2020). Nas várias categorias, a de melhor Semba está a receber críticas por parte dos agentes musicais, com destaque para uma voz autorizada neste género, como é o caso de Marito Furtado.

Na sua página no Facebook, Marito Furtado, líder da Banda Maravilha, escreveu “Isto é o cúmulo. Em 10 nomeados só “Reveillon é semba”.

De acordo com o músico, as músicas concorrentes não se enquadram no género Semba.

O post motivou comentários de vários agentes musical, como é o caso de Beto Cruz que considerou, a selecção das músicas para a referida categoria, uma autêntica afronta aos ícones da música angolana e da cultura, como Bangão, Calabeto, Bonga Yuri da Cunha entre outros.

Por sua vez, Sandra Cordeiro comentou “Pensei que fosse a única”, assim como Kizua Gourgel que se mostrou agastado com a situação.

Eduina Semedo, integrante dos Impactos 4, diz que a premiação não é leal, nem abrangente, pelo facto da inscrição não ser gratuita. “O Ministério da Cultura deve criar uma premiação, com bom prémio, que faça com justiça o reconhecimento.

Para a referida categoria concorrem os seguintes artistas:

Margareth de Rosário (Bia Lulucha), Ivan Alexksei e Yola Semedo (Pai ausente), Léo Principe (Dança comigo), Patricia Faria (Kamaka), Puto Português (Kizango), Paulo Flores (Reveillon), Karina Santos (Que moço é esse), Mago de Sousa (Boêmia), Erika Nelumba e Paulo Flores (Novos tempos), Kyaku Kyadaff (Não sou de ferro).

as cargas mais recentes

Dj Mandas: “Eu represento e protejo a minha cultura”

há 3 meses

Kanye West promove imagem da Rainha N’zinga

há 7 meses
O músico e empresário usou ontem a sua conta do Twitter e publicou um conjunto de imagens de figuras históricas, entre os quais reformadores das religiões, santos católicos e filósofos.

Playlist de Carlos Almeida

há 3 meses
O antigo capitão da selecção nacional de basquetebol, agora Secretário do Estado dos Desportos, Carlos Almeida, enviou-nos a sua playlist de 2020, onde constam os seus temas preferidos, ou seja as músicas que mais ouviu.

Festival Sons do Atlântico revisita actuações épicas da 7°edição

há 4 meses
Sábado dia 12 de Dezembro as 22:00, poderá rever as grandes actuações deste espetáculo que contou com um público de cerca de 40.000 pessoas, a vibrar em uníssono com artistas em ascenção, artistas angolanos consagrados e estrelas internacionais.

Covid-19: Músicos e realizadores de eventos descrevem os prejuízos da semana

há 1 ano

Joãozinho dos Tambores apresenta-se em concerto no Anfiteatro Wyza

há 2 meses
Marcado para o próximo dia 4 de Março, no Anfiteatro erguido em homenagem ao músico Wyza -in memoriam-, o concerto intitulado `Sou Eu João Morgado´ tem no alinhamento apresentação musical ao vivo, de temas com a que contam com a participação do músico em questão, bem como o lançamento de um single inédito da sua autoria.

Conheça Roger Linn, o responsável pela revolução do Hip-Hop

há 11 meses
Aos 22 anos, Roger Linn inventou o LM-1 Drum Computer, a primeira bateria eletrônica para sampler de bateria real. Depois criou o MPC, amostrador que viria revolucionar toda a história do Hip Hop.

Já está disponível o segundo single promocional do Projecto ShowTimeCollection

há 4 meses
Da autoria de Gedson, `Hustler´ dá continuidade ao projecto ` ShowTimeCollection´, a música é lançada após Megga Skills, CEO da label, fazer as “honras da casa” com single `Tá Doce´.

Kazuza, o Dj que virou “contador de sonhos”

há 4 meses
Da sua versatilidade saíram dois álbuns, um dos quais com participações de Daboless, Mister K, Dr. Romeu e Jay Lourenzo, mas é com mesa misturadora que Djkazuza quer atingir o apogeu. Na música há dez anos, o deejay apresenta-se como um dos principais promotores da música eletrónica no país.

FILA lança nova colecção de ténis para homenagear primeiro álbum de Notorious B.I.G

há 11 meses
Para homenagear o 25.º aniversário de “Ready To Die”, álbum de estreia de Biggie, a FILA anunciou o lançamento de uma nova colecção de ténis “FILA x Biggie”, com cores característicos da referida obra.

Malcolm & Marie: Críticos questionam diferença de idade dos actores e John David Washington rebate

há 3 meses
A pouco menos de um mês para a estreia do filme `Malcolm & Marie´, os 12 anos de diferença entre o casal protagonista, tem sido razão para fortes críticas.

José Luís Mendonça reage ao recente escândalo na literatura angolana

há 10 meses
Reagindo sobre o mais recente escândalo no Prémio Literário Jardim do Livro Infantil, edição 2020, Luís Mendonça disse que a acção é frequente e aponta como exemplo um livro que, depois de ser desclassificado num concurso, o autor publicou-o com um outro título, por isso, deixa várias recomendações.

Bryan Adams critica duramente a China pelo surto do novo Coronavírus

há 11 meses
Se não fosse o novo coronavírus, a estrela pop rock canadense iniciaria, esta semana, uma série de concertos no Royal Albert Hall, em Londres. Indignado com as consequências da pandemia, Adams ataca e acusa a China.

Diálogo ancestral norteia storyteller do primeiro videoclipe de Flagelo Urbano

há 4 meses
A escolhida para a “peripécia”, foi a música intitulada `Desapego´, por sinal, a primeira promocional do álbum `Desvio Padrão´, que já se sabe que será um trabalho afrocentrado, profundo e “pluriversalista”.

Anitta é desafiada a fazer live com músicas gospel

há 12 meses
Diferente de outros espectáculos, a artista brasileira não vai interpretar as suas próprias músicas e será desafiada a protagonizar uma performance com músicas gospel em voz e violão. O live visa arrecadar fundos para apoiar os desempregados e as famílias mais necessitadas.

Star One Rapper & Caro Kelson: a dupla que está a invadir grupos de WhatsApp

há 3 meses
A dupla já lançou um EP. A obra intitula-se “Noites Em Claro” está disponível nas principais plataformas digitais e, brevemente, estará também no SoundCloud e Spotify. Os dois amigos surgem como uma lufada de ar fresco para o trap angolano, porque cada um tem a sua particularidade.