A engenheira angolana de produção de petróleos Fernanda Renee Samuel, que trabalha na área de protecção ambiental, é uma das 35 finalistas que estão a concorrer para o prémio “Jovens Campeões da Terra”.
Jovens Campeões da Terra é o principal prémio ambiental da ONU, para jovens empreendedores com idades entre 18 aos 30 anos e ideias inovadoras para proteger ou restaurar o meio ambiente.
Os 35 jovens foram seleccionados entre mais de 845 inscritos por suas iniciativas visionárias e concretas para enfrentar as crises ambientais mais desafiadoras da actualidade.
Cada vencedor ou vencedora receberá dez mil dólares em capital semente, bem como suporte personalizado para desenvolverem os seus projectos e acesso a contactos e mentores capacitados
Com 28 anos de idade, Fernanda foi uma das vencedoras, em 2015, do Prémio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável, iniciativa da construtora que visa incentivar os jovens universitários a pensar em suas áreas de estudo sob uma perspectiva sustentável, gerando conhecimento sobre o tema e colaborando, desse modo, para a construção de um futuro melhor.
Do percurso de Fernanda Renee Samuel, a ONU destaca o seu trabalho com o projecto Otchiva, que criou para proteger os mangais da orla costeira angolana. Neste momento, o projecto conta com 1.300 voluntários que actuam nas províncias de Luanda, Benguela e Zaire.