Amostra colectiva `Expansão de Mentalidades´ é inaugurada amanhã na Galeria Tamar Golan

Os artistas angolanos Ananias, Cris, Rafa, Lord Cave e Neemias vão apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Expansão de Mentalidades”, uma exposição colectiva a inaugurar na próxima sexta-feira, dia 8 de Janeiro de 2021, pelas 18 horas.

A amostra ficará patente ao público até ao dia 30 de Janeiro, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9h00 às 17h00, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda.

Os artistas
Caracterizados com técnicas diferentes, os inquilinos da Galeria Tamar Golan, para o mês de Janeiro forjam-se na dinâmica desafiante que o mercado oferece e como resilientes perfeitos dão de beber o mundo com a arte das suas mãos. São todos angolanos e figuram a galeria de talentos emergentes, mas com currículos dignos de vênias.

A Exposição
“A MULEMBEIRA ESTÁ A FLORIR”

O processo de criação de um objecto, produto da inteligência, talento e sensibilidade humana, evoca a arte e comunica e participa da sensibilidade do outro. A ideia da expansão de mentalidades por via da produção visual no nosso contexto sempre foi exercida por uma “população artística,” conhecida por “heróis contemporâneos”, sendo que, embora poucos e entregues à sua sorte, não cabiam no pacote de prioridades das decisões políticas do País. Parafraseando o meu amigo artista visual Don Sebas Cassule, numa das suas intervenções públicas, “A mulembeira há-de florir”; é uma frase que dá sentido à necessidade de metamorfosear cíclos de desenvolvimento, estruturação, enriquecimento e continuidade do processo em alusão.

Associada a muitas outras intervenções de jovens na última década, a presente exposição colectiva de cinco talentosos jovens pintores auto-didactas, com os pseudónimos artísticos Ananias, Cris, Rafa, Lord Cave e Neemias, configura o florir dessa almejada continuidade.

Assim emerge um registo textual e poético mais ou menos convergente na exploração da figura humana sobre coloridos abstratos, reveladora da grande abertura de intercâmbio estético que o mundo globalizado de hoje, por inerência das ferramentas multimédias, oferece. Eis o que nas suas obras os artistas nos proporcionam: Ananias propõe vidas cinzentas e caóticas, num contexto de oportunidades desiguais, por um lado, e um mundo fantasioso promotor de valores destorcidos, por outro; Cris encontra na adopção de características da criança a solução para um mundo próspero e solidário; Lord Cave reflecte sobre as dificuldades das vidas das pessoas urbanas remetidas ao abandono e a indiferença dos sistemas sobre as questões sociais; Neemias situa-se entre a esperança sonâmbula e o acinzentar da vida na cidade, clamando pela paixão e o colorir da existência humana; Rafa exprime paixão por identidades e culturas autóctones fazendo, por outro lado, alusão à necessidade de harmonização e equilíbrio do eco-sistema.

O tempo depura o artista. Assim creio que os apreciadores e amantes das artes poderão ainda continuar a expandir as suas mentalidades com o muito que estes jovens pintores têm para dizer.

Bem hajam.

Kabudi Ely

as cargas mais recentes

50 Cent diz que Eminem é o melhor rapper do mundo

há 2 anos
Eminem contribuiu para a formação artística e ajudou a apresentar Fifty ao mundo. Foi assim que o líder da G-UNIT se tornou no rapper que conhecemos hoje. Aliás, seu repertório, incluindo álbuns, projectos de televisão e empresariais têm confirmado isso.

Forbes divulga lista das 100 celebridades mais bem pagas do mundo

há 2 anos
A conceituada revista de negócios e economia revelou, esta quarta-feira, dia 3 de Junho, uma série de rankings anuais, dos quais as 100 figuras ligadas à música, desporto entre outros, mais bem pagas em 2020. Kylie Jenner, cunhada de Kanye West, está na primeira posição.

Lançada plataforma de streaming tChill para monetizar todo o tipo de conteúdo audiovisual do país

há 1 ano
A plataforma de streaming pretende dinamizar o mercado cinematográfico do país e monetizar conteúdos audiovisuais como sitcoms, reality-shows, talk-shows, showcases de música, stand up comedy e spoken word.

Os Tuneza regressam à casa com novas histórias

há 2 anos
Após passarem os primeiros dias de quarentena separados por motivos vários e criarem o caos no Kilamba, a família mais disfuncional de Angola foi obrigada a abandonar a centralidade. Solução: regressar à antiga casa, e passarem o resto do confinamento juntos.

Rick Ross e 2 Chainz preparam-se para a próxima batalha de ‘Verzuz’

há 2 anos
Está confirmado Rick Ross e 2 Chainz vão protagonizar a próxima batalha do Verzuz na quinta-feira, 6 de agosto. O anúncio foi feito na conta do Instagram da VerzuzTV, a batalha será transmitida gratuitamente pelo Instagram e também pelo Apple Music para os assinantes do serviço.

Trump ataca “músicos” na campanha

há 2 anos
Uma das visadas foi Lady Gaga, que fez recentemente campanha pelo principal adversário de Trump nas eleições, Joe Biden.

Nayo Crazy já pode voltar a cantar

há 1 ano
Apesar de ainda não se recuperar totalmente da visão perdida em 2013, Nayo Crazy já consegue enxergar minimamente e, segundo ela, os médicos que a operaram já a autorizaram a voltar a cantar e subir aos palcos.

Geração 80. volta a badalar cinema angolano com “A Nossa Senhora da Loja Do Chinês”

há 2 anos

1.ª mão: José Agualusa vai lançar livro sobre a vida do músico Pedrito do Bié

há 12 meses
O escritor voltou adicionar, esta segunda-feira, mais um galardão à sua coleccção de prémios, ao vencer o Prémio Pen Clube de Narrativa 2021, com a sua recente obra “Os Vivos e os Outros”. José Eduardo Agualusa revelou hoje à Carga que está a escrever um livro sobre a vida do músico Pedrito do Bié.

Mercado musical angolano passará a contar com nova plataforma de streaming internacional

há 11 meses
Trata-se da Wena Music. A plataforma de streaming vai actuar em solo angolano e ajudará a impulsionar e a rentabilizar a música nacional. Wena Music vai também levar a nossa música aos principais mercados internacionais.

Covid-19: Ministro italiano dos Desportos acusa CR7 de mentiroso e arrogante

há 2 anos
Cristiano Ronaldo violou, segundo o ministro italiano dos desportos, o protocolo de Covid-19, ao viajar para Portugal e regressar a Itália, uma vez que ao seu clube Juventus estava em isolamento preventivo.

A vida depois do Tombo: Série documental retrata a vida de Karol Conká pós BBB21

há 1 ano
A protagonista do maior índice de rejeição, da história do Big Brother Brasil, terá a sua trajectória narrada num documentário com estreia marcada para o próximo dia 29 de Abril, cujo título é um trocadilho do seu próprio hit `Já que é pra tombar´.

MOVART: Galeria de arte contemporânea africana chega a Lisboa com `AIR IHOSVA´ de Ihosvanny

há 2 anos
O projecto nascido em 2015, e que em 2017 se tornou a primeira galeria comercial a surgir em Angola, abre em Portugal com trabalhos inéditos de Ihosvanny, um artista de origem angolana que é representado pela MOVART desde a sua fundação.

José Luís Mendonça reage ao recente escândalo na literatura angolana

há 2 anos
Reagindo sobre o mais recente escândalo no Prémio Literário Jardim do Livro Infantil, edição 2020, Luís Mendonça disse que a acção é frequente e aponta como exemplo um livro que, depois de ser desclassificado num concurso, o autor publicou-o com um outro título, por isso, deixa várias recomendações.

Luso faz demonstração de skills no novo vídeoclipe

há 2 anos
Intitulado “Vitó Style”, o vídeo tem a estreia agendada para 3 de Agosto, próxima segunda feira-, no YouTube da Revista Carga. Extraído do “Ilusionista”, um projecto de demonstração de skills, métricas e habilidades,” que também reserva “Refrões da Minha Vida”.

Robertinho mostra todo seu potencial no álbum ‘Nguma’, o terceiro da carreira

há 2 anos
O músico Fernando Lucas da Silva “Robertinho” anunciou a gravação do seu terceiro disco, intitulado “Nguma”, com saída prevista para o meio do ano.