Amostra colectiva `Expansão de Mentalidades´ é inaugurada amanhã na Galeria Tamar Golan

Os artistas angolanos Ananias, Cris, Rafa, Lord Cave e Neemias vão apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Expansão de Mentalidades”, uma exposição colectiva a inaugurar na próxima sexta-feira, dia 8 de Janeiro de 2021, pelas 18 horas.

A amostra ficará patente ao público até ao dia 30 de Janeiro, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9h00 às 17h00, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda.

Os artistas
Caracterizados com técnicas diferentes, os inquilinos da Galeria Tamar Golan, para o mês de Janeiro forjam-se na dinâmica desafiante que o mercado oferece e como resilientes perfeitos dão de beber o mundo com a arte das suas mãos. São todos angolanos e figuram a galeria de talentos emergentes, mas com currículos dignos de vênias.

A Exposição
“A MULEMBEIRA ESTÁ A FLORIR”

O processo de criação de um objecto, produto da inteligência, talento e sensibilidade humana, evoca a arte e comunica e participa da sensibilidade do outro. A ideia da expansão de mentalidades por via da produção visual no nosso contexto sempre foi exercida por uma “população artística,” conhecida por “heróis contemporâneos”, sendo que, embora poucos e entregues à sua sorte, não cabiam no pacote de prioridades das decisões políticas do País. Parafraseando o meu amigo artista visual Don Sebas Cassule, numa das suas intervenções públicas, “A mulembeira há-de florir”; é uma frase que dá sentido à necessidade de metamorfosear cíclos de desenvolvimento, estruturação, enriquecimento e continuidade do processo em alusão.

Associada a muitas outras intervenções de jovens na última década, a presente exposição colectiva de cinco talentosos jovens pintores auto-didactas, com os pseudónimos artísticos Ananias, Cris, Rafa, Lord Cave e Neemias, configura o florir dessa almejada continuidade.

Assim emerge um registo textual e poético mais ou menos convergente na exploração da figura humana sobre coloridos abstratos, reveladora da grande abertura de intercâmbio estético que o mundo globalizado de hoje, por inerência das ferramentas multimédias, oferece. Eis o que nas suas obras os artistas nos proporcionam: Ananias propõe vidas cinzentas e caóticas, num contexto de oportunidades desiguais, por um lado, e um mundo fantasioso promotor de valores destorcidos, por outro; Cris encontra na adopção de características da criança a solução para um mundo próspero e solidário; Lord Cave reflecte sobre as dificuldades das vidas das pessoas urbanas remetidas ao abandono e a indiferença dos sistemas sobre as questões sociais; Neemias situa-se entre a esperança sonâmbula e o acinzentar da vida na cidade, clamando pela paixão e o colorir da existência humana; Rafa exprime paixão por identidades e culturas autóctones fazendo, por outro lado, alusão à necessidade de harmonização e equilíbrio do eco-sistema.

O tempo depura o artista. Assim creio que os apreciadores e amantes das artes poderão ainda continuar a expandir as suas mentalidades com o muito que estes jovens pintores têm para dizer.

Bem hajam.

Kabudi Ely

as cargas mais recentes

Nova geração celebra música moçambicana com o EP “Seguir em Frente”

há 12 meses
Um projeto, para ouvir com o volume no máximo, que reúne jovens talentos moçambicanos para celebrarem a música africana, da kizomba ao afro pop, sem esquecer o pandza.

Tributo a Filipe Mukenga é transmitido amanhã no programa ‘Ao Vivo’

há 1 mês
Na semana do seu aniversário, Filipe Mukenga dá voz ao programa ‘Ao Vivo’ do Zap Viva. Originalmente exibido no dia 15 de Janeiro, a edição protagonizada por uma das maiores vozes da música nacional, será reemitida amanhã, dia 11 de Setembro.

Cloe Management anuncia mega espectáculo solidário

há 1 ano
O live está marcado para as 20 horas de 27 deste mês e vai reunir djs e artistas dos mais variados estilos musicais para recolha de bens de primeira necessidade. Em primeira mão, os intervenientes falam à Carga sobre os preparativos do primeiro mega espectáculo solidário angolano.

Conheça Márcia Itchêlika, a nova promessa do Guetho Zouk

há 1 ano
Começou no Kuduro e hoje constrói uma carreira sólida no Guehto Zouk. Já lançou quatro músicas e está neste momento a gravar um videoclipe, enquanto projecta o primeiro EP. ‘Dona de uma voz forte’, Márcia Itchêlika vem de uma família de sembistas, mas assume-se como a esperança feminina do Zouk em Angola e elegeu o mercado internacional para começar suas conquistas.

Desiludidos, MCK e Ikonoklasta lembram aos dirigentes que “Não Era Pra Ser Assim”

há 2 meses
Na música, MCK e Ikonoklasta adaptam o tema “Anangola Ya Dila”, de Artur Nunes, ao actual contexto de crise e incertezas que o país mergulhou desde 1975.

Sintoniza: Mambos Hip Hop da Banda

há 1 ano
Idealizado por Dino Cross, “Mambos Hip Hop da banda” é um podcast de entrevistas e factos relaccionados ao Rap Game. Com o suporte de Cláudio Bantu, Queen J e Dj Bráulio Mix, os arquivos do programa podem ser acedidos a qualquer momento, no Kisom.

Yci Walter: Uma nova proposta musical para 2021

há 9 meses
Yci Walter canta há seis anos. Além de cantor, tem conseguido algum protagonismo como director artístico. A canção “Como Céu”, de Yola Araújo, teve o seu dedo. Já participou também em projectos com músicos como Kool Klever.

Revolucionou e tornou-se magnata da música. Hochi Fu fala sobre o seu futuro

há 9 meses

Após ser interna por trombose, Anitta tranquiliza os fãs

há 1 ano
A cantora foi internada ontem depois de ter sido diagnosticada com trombose. A informação inicialmente difundida pela imprensa brasileira foi confirmada pela própria, tranquilizando que se sente bem e receberá alta hospitalar ainda hoje.

Tory Lanez é preso por posse ilegal de arma

há 1 ano
O rapper canadense foi detido por de porte de arma na madrugada de domingo, após perseguição policial. Segundo sites internacionais, a polícia foi chamada para atender uma denuncia de perturbação na parte externa de uma residência em Hollywood Hills. Tory foi solto seis horas depois, tendo pago fiança de 35 mil dólares.

Playlist de Mara D’Alva em 2020

há 10 meses
A radialista Mara D’Alva enviou-nos a sua playlist de 2020, onde constam os seus temas preferidos, ou sejam as músicas que mais ouviu este ano.

Quincy Jones afirma que os Beatles “foram os piores do mundo”

há 1 ano
Numa entrevista que se tornou viral, e pode provocar alguma polémica, Quincy Jones, lendário produtor de Michael Jackson, afirmou que os Beatles não valiam nada.

Documentário de Tina Turner revela traumas de uma vida amorosa marcada por violência

há 6 meses
Relatos detalhados de “terror”, exaustão, violência e dominação constituem metade do enredo do novo filme não-ficcional homónimo de Tina Turner. A produção exclusiva do HBO, já estreou no norte de América e, foi uma maneira da artista dizer “Obrigada e adeus”, à vida pública.

Vida de Juliana Kafrique, zungueira morta por um agente da polícia, será retratada em filme

há 3 meses
O filme autobiográfico é um Drama, tem duração de 40 minutos e será lançado antes do final deste ano. A produção é do realizador Henriques Narciso “Dito” e surgiu repentinamente. O enredo gira em torno da vida de Juliana Kafrique até ser morta por um agente da Polícia Nacional, que cumpre, neste momento, pena de 16 anos de prisão por homicídio voluntário.

Após injustiça no caso Breonna Taylor, LeBron James jura proteger todas as “rainhas negras”

há 1 ano
LeBron James, que sempre falou sobre questões de justiça social e racial, usou a sua conta do Twitter para expressar a indignação com relação ao caso Breonna Taylor. “A pessoa mais DESRESPEITADA do mundo é a MULHER NEGRA”, declarou indignado.

Rapper Kamesu lança colecção de roupas para promover consciência cívica

há 2 meses
Tal como lembra a cultura Hip Hop, o MC deve ser um agente social, com a mesma responsabilidade que o mestre da oratura. Para fazer valer o princípio, Kamesu lançou uma nova colecção de roupas que promovem a consciência social.