Os Campeonatos Nacionais de futebol e basquetebol, que decorriam e pararam por conta do Covid-19, foram anulados, numa decisão que dividiu os adeptos dos dois maiores clubes (Petro de Luanda e 1º de Agosto).
O futebol e o basquetebol são as modalidades que mais movimentam multidões em Angola e maior parte do mundo. Em Angola, as federações decidiram anular a edição das provas que decorriam, tendo em conta o aumento de número de casos no país.
A Federação de Futebol foi a primeira a decidir, causando descontentamento aos adeptos do Petro de Luanda, que lideravam a competição e apostavam todas as cartas na prova, como forma de recuperar o troféu que foge há 11 anos.
No entanto, os adeptos do 1º de Agosto também não gostaram da decisão, uma vez que tinham esperança de conquistar o campeonato pela terceira vez consecutiva, feito conseguido apenas pelo Petro de Luanda, seu maior rival.
No basquetebol, o Petro também liderava. Aqui os adeptos “tricolores” são os únicos descontentes, uma vez que eram favoritos a conquista do título, ao contrário do seu principal opositor (1º de Agosto), que não atravessava um bom momento, embora a prova estivesse ainda na fase regular.