Aos 81 anos Manuel Rui volta a enriquecer literatura angolana com novo livro

Como diz o próprio a “velhice está na mente e não na idade”. Após ter lançado dois trabalhos, em Novembro do ano passado, o romance “O Benguelense Boxeur” e o conto “Tio Jorge e outros quês”,  Manuel Rui Monteiro está de volta à União dos Escritores Angolanos com um novo livro.

Trata-se de um poemário. Intitula-se “Do Rio ao Mar” e será apresentado amanhã, dia 25, às 17h00, na União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda.

Mergulhado em duas visões com paixões distintas, o autor traz uma natureza bilingue, desdobrando a língua Portuguesa com análises da fraterna amizade.

Neste livro, o escritor de 81 anos dá matrizes clássicas e serenas ao Português e, em contraponto, ecoa aventuras e ressonâncias míticas, deixando-se envolver pelos “traços rupestres” de Ondjaki, que ilustram a obra.

É uma obra juvenil é actual e espelha os problemas do seu tempo. O amor, a fome e a guerra são alguns dos temas explorados, bem como alguns elementos que fazem a natureza, tal como a água e a figura da mulher e da matriarca.

Natural de Nova Lisboa, actual província do Huambo, Manuel Rui Monteiro nasceu a 4 de Novembro de 1941, 34 anos antes da nossa Independência. É conhecido como o autor do Hino Nacional.

Enquanto estudante, foi activista cultural da Casa dos Estudantes do Império. Participou de importantes acontecimentos literários e políticos, tendo sido preso por dois meses em Portugal.  Formou-se em Direito na Universidade de Coimbra, até 1969 e exerceu  advocacia.

as cargas mais recentes

Adelásio Mwangolé está de volta com músicas novas e anuncia álbum

há 3 anos
Depois de algum tempo à procura de firmamento em uma produtora, o autor de temas como ‘Mwangolé’ está de volta com músicas novas e está em estúdio a preparar o primeiro álbum, sob o selo da Yalankuwu Music, com o qual quer internacionalizar a carreira.

Nelson Freitas recebe Disco de Ouro por causa da música “Dpos d’Quarenta”

há 2 anos
Lançado em Junho último, o single antigiu mais sete milhões de visualizações no YouTube e fará parte do próximo álbum do cantor cabo-verdiano, que está a ser preparado neste momento.

Exposição “Memória e processo de restauro” detalha reconstrução do Palácio de Ferro

há 2 anos
O Palácio de Ferro, em Luanda, volta a abrir as portas ao público enquanto Centro Cultural e apresenta até 4 de Fevereiro 2021 a exposição “Memória e processo de restauro”.

Daqui para frente Rock angolano passará a estar mais pesado

há 2 anos

J. Rule combinou com Fat Joe para não tocar músicas em que participa R. Kelly

há 1 ano
As explicações sobre o assunto vieram agora a público, através de Ja Rule. O músico revelou ao episódio Drinks Champs que, antes de entrarem para a batalha, ele e Fat Joe, combinaram não tocar músicas com participação de R. Kelly, porque queriam evitar e ficar longe do “cantor problemático” considerado culpado dos crimes de exploração sexual a menores.

Nucho apresenta manifesto sobre desilusão dos angolanos em nova música

há 2 anos
O novo tema musical intitula-se ” Filho da Fome”. Sucede “Netas de N’zinga” e está disponível desde esta terça-feira nas principais plataformas digitais, para download gratuito.

DJ Pelé, Flagelo Urbano e Ikonoklasta representam a classe artística na manifestação

há 2 anos
Os músicos Flagelo Urbano, Ikonoklasta, Ready Neutro, MCK e DJ Pelé representam, a classe artística na manifestação pacífica, que decorreu hoje, em Luanda, visando alertar ao governo para fim do elevado custo de vida no país, mas que terminou com a confirmação de mortes.

Uma lenda que continua no auge volvidos 39 anos da sua morte

há 3 anos
Num dia como hoje, há 39 anos, a arte empobreceu devido o passamento físico de Bob Marley. Um astro, cujo impacto da obra e da carreira pode ainda ser sentido, como se de um artista vivo e no auge da carreira se tratasse.

Gilson Son: Morador de rua em Luanda vira estrela do Rap na internet

há 1 ano
Gilson Son é um MC com uma consistência lírica que muitos rappers renomados da nossa praça gostariam de ter. O jovem vive na rua e alimenta-se com pequenos restos de comida que encontra em contentores de lixo. Apesar da difícil vida, Gilson não perdeu o foco e, na semana passada, a sorte bateu-lhe a porta, inclusive DJ Samurai marcou com ele um encontro.

Revelações da Forbes indicam que Kanye West não é assim tão rico como se pensa

há 2 anos
Afinal, a fortuna de Kanye West não é tanta assim como se noticiou nos últimos dias. De acordo com as novas revelações da Forbes, a riqueza do músico cifra-se em menos de um terço dos que se conhece.

Mariza grava álbum em homenagem a Amália Rodrigues

há 2 anos
Com o título “Mariza Canta Amália”, o disco visa homenagear um dos grandes nomes do cancioneiro português, falecida em 1999.

Tragédia no set de gravações: Um tipo de incidente raro, mas não inédito

há 1 ano
Além de Rust, o caso mais mediático sobre fatalidade durante as gravações é o filme O Corvo, datado de 1993, em que a vítima foi Brandon Lee, o conhecido filho de Bruce Lee, também vítima de um disparo de arma cenográfica.

Rui Orlando em concerto no `Especial Tá Bater´

há 2 anos
É já neste sábado, dia 19 de Setembro, que todas as atenções estarão voltadas para o `Especial Tá Bater´, com Rui Orlando, a protagonizar uma incursão pelos maiores sucessos do seu repertório.

Tony Frampênio enriquece biblioteca teatral com o lançamento de três obras

há 2 anos
A literatura direccionada ao teatro receberá mais três títulos no próximo dia 6 de Julho, A Raiva, A Grande Questão e o Teatro Da Tarimba, tratam-se das primeiras obras em livro do autor, após tê-las adaptado em peças teatrais e publicadas em DVD.

Hildebrando de Melo: “Todos os ministros que passaram no Ministério da Cultura só atrapalharam os artistas”

há 2 anos
No respaldo dos dois meses da amostra -Mantrax, que encerrou na última semana, no Centro Cultural Brasil Angola, Hildebrando de Melo aborda, fundamentalmente, assuntos que dizem respeito a sua área de actuação.

Rolling Stones ameaçam levar Donald Trump ao tribunal

há 3 anos
A banda britânica Rolling Stones ameaça o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com uma acção na justiça, se continuar a usar as suas músicas em acções de campanha tal como o fez na semana passada em Oklahoma.