Apesar do sucesso, nenhum músico angolano integra a lista dos 20 mais ricos de África

Apesar do sucesso que os músicos angolanos têm feito além-fronteiras, nenhum deles consta dos vinte mais ricos de África, de acordo com a Forbes.

A selecta lista possui cinco diferentes nacionalidades e é dominada pelos nigerianos, com 13 artistas, e liderada pelo senegalês Youssu N’dour, que acumula um património líquido de 145 milhões de dólares, seguido pelo seu compatriota Akon.

Em terceiro lugar, está o conhecido deejay sul-africano Black Coffee, os nigerianos Davido e Wizkid completam o top cinco, com 21 e 20 milhões de dólares respectivamente.

Embora Anselmo tenha girado a Europa, nos últimos anos,  Damásio e C4 tivessem feito vários shows pelo mundo e músicos como Bonga tenham partilhado palcos com Youssu N’dour, nenhum deles integra a lista dos 20 músicos mais ricos de África.

A publicação da Forbes baseia-se em factores como popularidade, shows, número de CD vendidos, número de visualizações no youtube, investimentos privados, influência, presença nos media social entre outros.

Angola esteve melhor em 2013, com Anselmo Ralph a assumir a sétima das 10 posições, com um património proveniente de contratos milionários, vendas de CD, shows, presenca nas media, etc.

O facto de o talentoso cantor, compositor, percussionista, actor, empresário, político e também embaixador da cultura do Senegal, Youssu N’dour, aparecer em primeiro lugar da lista não deve ser motivo de questionamentos, mas a pergunta que muitos gostavam de ver respondida é a seguinte:

A ausência de angolanos é porque não têm dinheiro ou não há como avaliar seus patrimónios?

Veja a posicão dos músicos mais ricos da África em 2021:

1-Youssu N’dour $ 145 milhões( Senegal)

2-Akon $ 80m (Senegal)

3-Black Coffee $ 60m ( África do Sul)

4-Wizkid $ 21m (Nigéria)

5-Davido $ 20m (Nigéria)

6-Don jassy $ 18m (Nigéria)

7-Burnaboy $ 17m (Nigéria)

8-2Baba $ 16,5 milhões (Nigéria)

9-Rudeboy $ 16m (Nigéria)

10-Timaya $ 12m (Nigéria)

11-Olamide $ 12m (Nigéria)

12-Phyno $ 11m (Nigéria)

13-Dbanj $ 11m (Nigéria)

14-MR P $ 11m (Nigéria)

15-Akothee $ 10m ( Quénia) 

16-Sarkodie $ 9m (Gana)

17-Banky W $ 9m (Nigéria)

18- Vinho Bobby $ 8 milhões

19-MI $ 8m (Nigéria)

20-Jidenna $ 7m (Nigéria).

as cargas mais recentes

Artistas protestam contra o Spotify

há 1 ano
31 escritórios do Spotify em vários países foram surpreendidos por protestantes do sector da música.

“Mário Gomes e Dalú Roger são elementos que me dão o resultado que preciso em palco”

há 2 anos
Instrumentistas revelam cumplicidade em palco.

Amostra colectiva `Expansão de Mentalidades´ é inaugurada amanhã na Galeria Tamar Golan

há 1 ano
Os artistas angolanos Ananias, Cris, Rafa, Lord Cave e Neemias vão apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Expansão de Mentalidades”, uma exposição colectiva a inaugurar na próxima sexta-feira, dia 8 de Janeiro de 2021, pelas 18 horas.

BET Awards prevê retorno ao vivo apenas com público vacinado

há 1 ano
A lista dos nomeados ao galardão foi tornada pública hoje, com Megan Thee Stallion e DaBaby a lideram as indicações, com sete cada. Em seguida, Cardi B e Drake, com cinco para cada.

Espaço Luanda Arte participa na `African Galleries Now´e `Prizm Miami´ em simultâneo

há 2 anos
A galeria ELA- Luanda Espaço Arte representa Angola em duas feiras internacionais de arte, nomeadamente: a `African Galleries Now´/´Galerias Africanas Agora´, que teve início hoje e a `Prizm Miami´, uma feira de arte online com base física em Miami, a ter início no próximo dia 30 de Novembro.

Jomo Fortunato acusa Ilídio Brás de se apropriar do seu livro para ir buscar dinheiro na Sonangol

há 7 meses
O crítico musical, Jomo Fortunato, acusa o produtor Ilídio Brás de se apropriar do seu livro “A mística e o Simbolismo dos Tambores”, lançado domingo, em Luanda, para ir buscar dinheiro na Sonangol. A obra em causa retrata a trajectória do percussionista Joãozinho Morgado, considerado o “Rei dos Tambores”.

Matias Damásio homenageia médicos em novo single

há 2 anos
Intitulada “Guardiões da Vida”, a música serve para homenagear os profissionais de saúde de todo mundo que tudo fazem para conter a pandemia do Covid-19. Em breve será gravado o seu vídeo clipe e quem estiver interessado a fazer parte do mesmo basta enviar um curto vídeo amador.

Tanayira Felicidade: Uma voz alternativa em ascensão

há 9 meses
Desde muito cedo, Tanayira Felicidade mostrou que tem inclinação para a música. Quando criança, sempre se destacava nos concursos de dança em que participava e hoje, já adulta, revela-se como a nova promessa do Semba, Kizomba, Soul e R&B.

Novo Samurai: Deejay Soneca rende tributo a Samurai com uma mixtape

há 9 meses
Desenhada por Deejay Soneca, a nova mixtape é mais um reconhecimento ao trabalho de excelência realizado por Dj Samurai, com destaque para a saga de mixtapes “O Último Samurai”, bem como dar seguimento ao conceito “Street Rap”.

Amosi Just A Label e Paulo Flores representam o país no Sons de África

há 2 anos
Descrita como a primeira série regular de concertos ao vivo pan-continental a emergir em África, o espectáculo reúne artistas de 17 países africanos e Angola estará representada por Amosi Just A Label e Paulo Flores.

Mobbers lançam L.O.M. com participações de ProfJam e T-Rex

há 2 anos
Da autoria dos Mobbers, o single foi disponibilizado ontem em todas as plataformas digitais e conta com as vozes do Rapper Português ProfJam, e do rapper angolano T-Rex.

Maior companhia circense do mundo entra em falência

há 2 anos
A Cirque du Soleil, maior companhia circense do mundo, anunciou ontem que entrou com um pedido de insolvência, devido à interrupção e encerramento forçado de exibições causados pela pandemia Covid-19 “.

Nucho apresenta ‘Filho da Fome’: “O facto de ter boa condição de vida, não significa que seja indiferente ao sofrimento dos meus irmãos”

há 7 meses
“Filho da Fome” foi lançado em Maio, e o vídeoclip está disponível desde esta segunda-feira, na página oficial do Facebook do rapper e também autor de “Netas de N’zinga”.

Paulo Flores na lista dos curadores da Apple Music

há 2 anos
Paulo Flores faz parte da limitada lista de músicos africanos convidados pela Apple para curadoria da playlist do aplicativo Apple Music. Disponível desde hoje, a lista de reprodução de Paulo Flores inclui músicas de artistas como Franco, Tubarões, Carlitos Vieira Dias e André Mingas.

Lewis Hamilton eliminado do Q1 da Arábia Saudita com a pior classificação

há 3 meses
O piloto britânico da Mercedes, Lewis Hamilton, foi eliminado, este sábado, do Q1 do GP da Arábia Saudita. O heptacampeão obteve a pior classificação ao ficar fora em 16° posição.

Morreu o músico Teta Lágrimas

há 2 anos
O cantor angolano Teta Lágrimas morreu hoje em Luanda, vítima de doença, soube a Revista Carga de uma fonte familiar.