Apesar do sucesso, nenhum músico angolano integra a lista dos 20 mais ricos de África

Apesar do sucesso que os músicos angolanos têm feito além-fronteiras, nenhum deles consta dos vinte mais ricos de África, de acordo com a Forbes.

A selecta lista possui cinco diferentes nacionalidades e é dominada pelos nigerianos, com 13 artistas, e liderada pelo senegalês Youssu N’dour, que acumula um património líquido de 145 milhões de dólares, seguido pelo seu compatriota Akon.

Em terceiro lugar, está o conhecido deejay sul-africano Black Coffee, os nigerianos Davido e Wizkid completam o top cinco, com 21 e 20 milhões de dólares respectivamente.

Embora Anselmo tenha girado a Europa, nos últimos anos,  Damásio e C4 tivessem feito vários shows pelo mundo e músicos como Bonga tenham partilhado palcos com Youssu N’dour, nenhum deles integra a lista dos 20 músicos mais ricos de África.

A publicação da Forbes baseia-se em factores como popularidade, shows, número de CD vendidos, número de visualizações no youtube, investimentos privados, influência, presença nos media social entre outros.

Angola esteve melhor em 2013, com Anselmo Ralph a assumir a sétima das 10 posições, com um património proveniente de contratos milionários, vendas de CD, shows, presenca nas media, etc.

O facto de o talentoso cantor, compositor, percussionista, actor, empresário, político e também embaixador da cultura do Senegal, Youssu N’dour, aparecer em primeiro lugar da lista não deve ser motivo de questionamentos, mas a pergunta que muitos gostavam de ver respondida é a seguinte:

A ausência de angolanos é porque não têm dinheiro ou não há como avaliar seus patrimónios?

Veja a posicão dos músicos mais ricos da África em 2021:

1-Youssu N’dour $ 145 milhões( Senegal)

2-Akon $ 80m (Senegal)

3-Black Coffee $ 60m ( África do Sul)

4-Wizkid $ 21m (Nigéria)

5-Davido $ 20m (Nigéria)

6-Don jassy $ 18m (Nigéria)

7-Burnaboy $ 17m (Nigéria)

8-2Baba $ 16,5 milhões (Nigéria)

9-Rudeboy $ 16m (Nigéria)

10-Timaya $ 12m (Nigéria)

11-Olamide $ 12m (Nigéria)

12-Phyno $ 11m (Nigéria)

13-Dbanj $ 11m (Nigéria)

14-MR P $ 11m (Nigéria)

15-Akothee $ 10m ( Quénia) 

16-Sarkodie $ 9m (Gana)

17-Banky W $ 9m (Nigéria)

18- Vinho Bobby $ 8 milhões

19-MI $ 8m (Nigéria)

20-Jidenna $ 7m (Nigéria).

as cargas mais recentes

“Estou a ser cobiçada por várias produtoras”

há 2 anos

Samuel Eto’o irritado com clubes franceses

há 6 meses

Forbes divulga lista das 100 celebridades mais bem pagas do mundo

há 1 ano
A conceituada revista de negócios e economia revelou, esta quarta-feira, dia 3 de Junho, uma série de rankings anuais, dos quais as 100 figuras ligadas à música, desporto entre outros, mais bem pagas em 2020. Kylie Jenner, cunhada de Kanye West, está na primeira posição.

Cerimónia dos Globos de Ouro de 2021 já tem data

há 1 ano
A edição de 2021 dos prémios norte-americanos de cinema e televisão, conhecidos por Globos de Ouro, foi agendada para 28 de Fevereiro, um mês depois do calendário habitual, à semelhança do que aconteceu com os Oscar.

Sam Smith está a enfrentar problemas mentais

há 11 meses
O cantor reiterou aos fãs que lida com questões de saúde mental no seu dia-a-dia, uma situação que caminha para o mais difícil “serão mais difíceis que os outros dias”, admite.

Soulja Boy afirma que mudou toda indústria musical

há 12 meses
Embora já não tenha mais o mesmo sucesso no mainstream do que na década passada, Soulja Boy construiu um grande legado ao longo da sua trajectória de trabalho, o que não será facilmente esquecido.

Black Lives Matter: F1 proíbe o uso de t-shirts de protesto no pódio

há 12 meses
O novo protocolo foi implementado no Prémio da Rússia, que decorreu no passado dia 27. A FIA solicitou que os pilotos permaneçam com os macacões de corrida fechados até ao pescoço, noticiou o The Guardian.

Making Of: Single `Tamu a gerir´ junta Yuri Dumba e Rick Baby

há 1 mês

Artista português encontra alternativa em pássaros para contornar onda de cancelamentos de shows

há 1 ano
Gohu, pseudónimo de Hugo Veiga, é um português que vive no Brasil há 15 anos. Desde cedo, esteve ligado à música, mas a profissão como publicitário não lhe permitia explorar esse talento. O artista tem agendado para 2021 o lançamento do álbum de estreia e, para contornar a situação dos cancelamentos de shows , foi obrigado a ser muito mais criativo.

Koffi Olomide assina com produtora dirigida por angolano e anuncia novo álbum

há 1 mês
O “Rei do Soukus” prepara-se para colocar “Légende” (lenda), no mercado. O álbum sai num momento em que acabou por assinar com a Goldmann, produtora gerida pelo angolano Mário Kiesse da Costa.

Governo português autoriza festivais a partir de Setembro

há 1 ano
O Governo português autorizou realização de festivais de música a partir de 30 de Setembro. Uma medida anunciada esta quinta-feira, justificada com a pandemia de Covid-19.

Ministra da Cultura de Portugal quer acabar com concertos online grátis

há 1 ano
A titular da pasta da Cultura de Portugal, Graça Fonseca, manifestou-se contra os concertos gratuitos nas redes sociais, ou até mesmo em varandas e defendeu que o trabalho na cultura deve ser pago.

Cinco anos após o lançamento, álbum de Beyonce `Lemonade´ retorna ao #1 no iTunes Brasil

há 5 meses
Tido como um dos mais lendário e memoráveis da indústria fonográfica, a obra abrange temas como resiliência, brutalidade policial, empoderamento, arte e cultura negra, acumulando feitos, dentre os quais, enumeras premiações.

Rigoberto Torres reoxigena clássicos do Hip Hop no seu primeiro EP

há 1 ano
Rigoberto Torres é um nome que pode mudar a história do Rap comercial em Angola. Apesar de começar a escrever sua história no ano passado, o cantor de 20 anos se prepara para apresentar esta sexta-feira, o primeiro EP.

Nacobeta eternizado em mural

há 9 meses
O kudurista Edson Guedes Fernandes “Nacobeta” foi eternizado em um mural gigante na zona onde nasceu (C8/Nelito Soares/Rangel), por um grafiteiro local.

Manuscrito da música de Bob Dylan vendido a 100 mil euros

há 10 meses
Os objectos pertenciam a Tony Glover, um músico e amigo de Bob Dylan, que morreu no ano passado. Os artigos foram agora postos à venda, num leilão que durou cerca de uma semana.