Apesar do sucesso, nenhum músico angolano integra a lista dos 20 mais ricos de África

Apesar do sucesso que os músicos angolanos têm feito além-fronteiras, nenhum deles consta dos vinte mais ricos de África, de acordo com a Forbes.

A selecta lista possui cinco diferentes nacionalidades e é dominada pelos nigerianos, com 13 artistas, e liderada pelo senegalês Youssu N’dour, que acumula um património líquido de 145 milhões de dólares, seguido pelo seu compatriota Akon.

Em terceiro lugar, está o conhecido deejay sul-africano Black Coffee, os nigerianos Davido e Wizkid completam o top cinco, com 21 e 20 milhões de dólares respectivamente.

Embora Anselmo tenha girado a Europa, nos últimos anos,  Damásio e C4 tivessem feito vários shows pelo mundo e músicos como Bonga tenham partilhado palcos com Youssu N’dour, nenhum deles integra a lista dos 20 músicos mais ricos de África.

A publicação da Forbes baseia-se em factores como popularidade, shows, número de CD vendidos, número de visualizações no youtube, investimentos privados, influência, presença nos media social entre outros.

Angola esteve melhor em 2013, com Anselmo Ralph a assumir a sétima das 10 posições, com um património proveniente de contratos milionários, vendas de CD, shows, presenca nas media, etc.

O facto de o talentoso cantor, compositor, percussionista, actor, empresário, político e também embaixador da cultura do Senegal, Youssu N’dour, aparecer em primeiro lugar da lista não deve ser motivo de questionamentos, mas a pergunta que muitos gostavam de ver respondida é a seguinte:

A ausência de angolanos é porque não têm dinheiro ou não há como avaliar seus patrimónios?

Veja a posicão dos músicos mais ricos da África em 2021:

1-Youssu N’dour $ 145 milhões( Senegal)

2-Akon $ 80m (Senegal)

3-Black Coffee $ 60m ( África do Sul)

4-Wizkid $ 21m (Nigéria)

5-Davido $ 20m (Nigéria)

6-Don jassy $ 18m (Nigéria)

7-Burnaboy $ 17m (Nigéria)

8-2Baba $ 16,5 milhões (Nigéria)

9-Rudeboy $ 16m (Nigéria)

10-Timaya $ 12m (Nigéria)

11-Olamide $ 12m (Nigéria)

12-Phyno $ 11m (Nigéria)

13-Dbanj $ 11m (Nigéria)

14-MR P $ 11m (Nigéria)

15-Akothee $ 10m ( Quénia) 

16-Sarkodie $ 9m (Gana)

17-Banky W $ 9m (Nigéria)

18- Vinho Bobby $ 8 milhões

19-MI $ 8m (Nigéria)

20-Jidenna $ 7m (Nigéria).

as cargas mais recentes

Suposto abandono parental força filha de Dr. Dre a fazer de um carro a sua moradia

há 6 meses
LaTanya Young, de 38 anos, trabalha na DoorDash, Uber Eats como entregadora, e afirma que não consegue pagar um apartamento na Califórnia, por isso mora numa viatura alugada.

1.ª mão: José Agualusa vai lançar livro sobre a vida do músico Pedrito do Bié

há 4 meses
O escritor voltou adicionar, esta segunda-feira, mais um galardão à sua coleccção de prémios, ao vencer o Prémio Pen Clube de Narrativa 2021, com a sua recente obra “Os Vivos e os Outros”. José Eduardo Agualusa revelou hoje à Carga que está a escrever um livro sobre a vida do músico Pedrito do Bié.

50 Cent celebra 18 anos de “In De Club” reconhecendo apoio de Eminem: “ele me colocou no game”

há 1 ano
Ao lembrar a data, o músico reconheceu a importância de Eminem nos primeiros anos da sua carreira.” (…) o amo pelo que ele fez por mim, ele me colocou no game.”

Mark Sport apresenta projecto “2022 bolas no Ar”

há 2 meses
A empresa angolana de eventos desportivos Marksport apresenta segunda-feira, em Luanda, o projecto social “2022 bolas no Ar”, cujo objectivo é ajudar clubes, núcleos e programas comunitários com problemas de material, bolas em particular.

Zap exibe programa que promove diferentes correntes musicais

há 2 anos
Denominado Jamming, o referido programa é exibido, em exclusivo, todas as sextas-feiras no canal Zap Viva (posição 4) e explora a musicalidade de doze artistas, incluindo bandas, de diferentes gerações e expressões artísticas.

Caetano Veloso leva clássico “Hey Jude” dos Beatles ao cinema

há 1 ano
A versão, apenas com voz e violão, faz parte da banda sonora do filme “Narciso em Férias”, um documentário autobiográfico da vida amarga que o músico e compositor brasileiro viveu durante a ditadura militar no Brasil.

Katy Perry proíbe que se cante a música “Watermelon Sugar” no American Idol

há 10 meses

Começou nas festas do Zango, hoje Dj Xandy deixa sua marca em África

há 1 ano
Dj Xandy notabilizou-se nas festas e bares dos bairros de Luanda e hoje assume e produz vários eventos e artistas. Com 12 anos de carreira, é conhecido por divulgar o Afro House e já lançou um EP nesse estilo.

Soulja Boy é acusado de agredir ex-namorada até provocar aborto

há 9 meses
A mulher que o acusa, usa o nome fictício Jane Doe e alega que as agressões remontam para 2015 e, a mais grave de todas, foi o facto de ter sido espancada ao ponto de perder o bebé e posteriormente ter que remover o revestimento uterino.

Morreu tropentista e co-fundador dos Kassav

há 12 meses

Universidade Hip Hop Angola reconhece percurso e contributo de DJ Samurai em dia de celebração

há 5 meses

Presidente de Cabo Verde considera Agostinho Neto Património da  Humanidade

há 3 semanas
José Maria Neves está em Angola desde domingo e cumpre uma visita de Estado, que termina esta quarta-feira. O chefe de Estado de Cabo Verde prestou as declarações durante um passeio ao Memorial António Agostinho Neto, onde, entre outras acções, depositou uma coroa de flores ao sarcófago do primeiro presidente da República de Angola.

Paulo Flores representa África no concerto promovido pela ONU e OMS

há 2 anos
Maio parece ser mês de Paulo Flores, depois do convite da Apple Music, o artista angolano participa de um concerto virtual organizado pela OMS e pela ONU a alusivo ao Dia da Cultura da Língua Portuguesa e ao Dia Mundial da Higiene das Mãos.

Recordar Frank Sinatra

há 2 anos
Num dia como hoje (14 de Maio) morreu o músico, actor e produtor Francis Albert Sinatra, conhecido como Frank Sinatra, considerado um dos melhores cantores de sempre.

Justin Bieber exige 10 milhões de dólares por cada acusação de abuso sexual

há 2 anos
Justin Bieber processou as mulheres que, nas redes sociais, o acusaram de violência sexual. Para indemnização por cada uma das acusações de que foi alvo, o cantor quer 10 milhões de dólares.

MTV Europe Music Awards 2020: Pabllo Vittar ultrapassa Anitta, Emicida e Ludmila.

há 1 ano
A gala de premiacão MTV Europe Music Awards aconteceu esta madruga em Budapeste, Hungria. Os maiores vencedores da noite foram BTS. Lady Gaga levou o principal prêmio “Artista do Ano” e Pabllo Vittar deixou para atrás Anitta, Emicida, Ludmila e Djonga.