Apesar do sucesso, nenhum músico angolano integra a lista dos 20 mais ricos de África

Apesar do sucesso que os músicos angolanos têm feito além-fronteiras, nenhum deles consta dos vinte mais ricos de África, de acordo com a Forbes.

A selecta lista possui cinco diferentes nacionalidades e é dominada pelos nigerianos, com 13 artistas, e liderada pelo senegalês Youssu N’dour, que acumula um património líquido de 145 milhões de dólares, seguido pelo seu compatriota Akon.

Em terceiro lugar, está o conhecido deejay sul-africano Black Coffee, os nigerianos Davido e Wizkid completam o top cinco, com 21 e 20 milhões de dólares respectivamente.

Embora Anselmo tenha girado a Europa, nos últimos anos,  Damásio e C4 tivessem feito vários shows pelo mundo e músicos como Bonga tenham partilhado palcos com Youssu N’dour, nenhum deles integra a lista dos 20 músicos mais ricos de África.

A publicação da Forbes baseia-se em factores como popularidade, shows, número de CD vendidos, número de visualizações no youtube, investimentos privados, influência, presença nos media social entre outros.

Angola esteve melhor em 2013, com Anselmo Ralph a assumir a sétima das 10 posições, com um património proveniente de contratos milionários, vendas de CD, shows, presenca nas media, etc.

O facto de o talentoso cantor, compositor, percussionista, actor, empresário, político e também embaixador da cultura do Senegal, Youssu N’dour, aparecer em primeiro lugar da lista não deve ser motivo de questionamentos, mas a pergunta que muitos gostavam de ver respondida é a seguinte:

A ausência de angolanos é porque não têm dinheiro ou não há como avaliar seus patrimónios?

Veja a posicão dos músicos mais ricos da África em 2021:

1-Youssu N’dour $ 145 milhões( Senegal)

2-Akon $ 80m (Senegal)

3-Black Coffee $ 60m ( África do Sul)

4-Wizkid $ 21m (Nigéria)

5-Davido $ 20m (Nigéria)

6-Don jassy $ 18m (Nigéria)

7-Burnaboy $ 17m (Nigéria)

8-2Baba $ 16,5 milhões (Nigéria)

9-Rudeboy $ 16m (Nigéria)

10-Timaya $ 12m (Nigéria)

11-Olamide $ 12m (Nigéria)

12-Phyno $ 11m (Nigéria)

13-Dbanj $ 11m (Nigéria)

14-MR P $ 11m (Nigéria)

15-Akothee $ 10m ( Quénia) 

16-Sarkodie $ 9m (Gana)

17-Banky W $ 9m (Nigéria)

18- Vinho Bobby $ 8 milhões

19-MI $ 8m (Nigéria)

20-Jidenna $ 7m (Nigéria).

as cargas mais recentes

Vida e obra de Big Nelo retratadas em teatro musical

há 2 anos
O dia 17 de Julho de 2021, passará, doravante, a representar uma data importante para a história do Hip Hop nacional. Pela primeira vez em Angola, uma figura singular do Rap é retratada em teatro musical.

Federação Internacional de Natação proíbe uso de toucas para cabelo afro

há 2 anos
De acordo com a Federação Internacional de Natação e o Comitê Olímpico Internacional os atletas das competições nunca usaram e nem exigem o uso de bonés desse tamanho e configuração, mas muitos interpretam a medida como tratar-se de racismo.

Bonga abre espaço de discussões sobre a preservação da memória cultural africana

há 1 ano
O músico Bonga e o pesquisador e defensor da cultura angolana, Horácio Dá Mesquita, abrem hoje o “Conversas Entre Os Kotas”, um espaço de diálogo que permitirá criar ponte entre gerações por meio de narrativas de vivências de vida social e artística.

É oficial, `BomSom TV´ ficará disponível em Angola a partir de 1 de Julho

há 2 anos
Hoje Anselmo fez saber que a BomSom redireccionou o seu Score business e deixa doravante de agenciar artistas, por incompatibilidade com os projectos preconizados. Sobre a BomSom TV, sabe-se já que é um canal democrático que servirá como veículo de cruzamento para a música dos Palop e ao embaixador dos ritmos africanos.

SADIA cria Cartão Arte para apoiar associados

há 3 anos
A Sociedade Angolana de Direito do Autor (SADIA) pretende criar um fundo cultural, que terá como principal objectivo apoiar autores e artistas sempre que se justificar, e terá um valor inicial dez milhões de Kwanzas.

Spotify lança campanha a favor da comunidade artística

há 3 anos
Combater o impacto da pandemia Covid-19 na indústria da música exigirá um enorme esforço global, desta feita, a criou a acção para apoiar a comunidade musical global durante a crise sem precedentes.

BAI apresenta soluções práticas e acessíveis para os seus parceiros e clientes

há 2 anos
O Banco Angolano de Investimentos tem apresentado, ano após ano, soluções práticas e acessíveis para os seus parceiros e clientes. Actualmente, o BAI dispõe de opções de pagamento mais cómodas, económicas e de simples utilização, das quais destacamos os Terminais de Pagamento Automático (TPA) e o é-Kwanza.

Convidados num show? Um desafio sem precedentes para a Força Suprema

há 3 anos

Angola Music Awards: nomeados serão conhecidos já este mês

há 3 anos
Os artistas nomeados para a sétima edição dos AMA serão apresentados no dia 20 deste mês. O evento anual de premiação dos fazedores da música angolana passa agora a ser produzido e realizado pela Legenda Urbana e traz como grande novidade a categoria “Música Dos PALOP Mais Tocada em Angola”.

Brian McKnight rendido ao talento de Shane Maquemba

há 1 ano
A caminhar a passos largos para a internacionalização da sua carreira, Shane Maquemba integrou um cartaz como único convidado de Coréon Dú e ontem, não só foi notado, como também foi referenciado pela lenda do R&B, Brian McKnight.

SENADIAC realiza Fórum Provincial sobre a Protecção da Propriedade Intelectual por via do Sistema dos Direitos de Autor e Conexos

há 1 ano
O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, através do Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC), realiza até ao dia 19 de Novembro de 2021, o segundo ciclo de divulgação do funcionamento efectivo do sistema nacional dos direitos de autor e conexos, desta feita, nas províncias do Cuanza-Norte (Ndalatando), Malanje (Malanje), Uíge (Uíge), Zaire (Mbanza Congo) e Bengo (Caxito).

Álbum “Pra Lhes Doer Mais”, da autoria de Twenty Fingers já está disponível

há 2 anos
2020 tem sido o ano das novidades para os fãs de Twenty Fingers. Depois de ter lançado o EP Twenty Twenty, o músico moçambicano, agenciado pela Música Promo, lança o álbum há muito desejado.

Sabia que a filha de George Floyd é a mais nova accionista da Disney?

há 3 anos
Desde acções da Disney a bolsas escolares, várias iniciativas foram tomadas para que Gianna, tenha opções no futuro. Com apenas 6 anos de idade, a órfã tem mostrado que já entendeu o impacto significativo que seu falecido pai deixou para trás, “o meu pai mudou o mundo”.

Público elege o melhor programa musical de TV de 2020

há 2 anos
O Show do mês, o Live no Kúbico, o Bar da Luandina e o E-Kwanza BAI, disputam a categoria de melhor programa musical de TV de 2020 dos prémios Angola Comunica, cuja gala de premiação acontece no próximo dia 8 de Abril, no Arquivo Nacional de Angola.

DJ Pelé abre espaço de eternização do “período dourado do Hip Hop”

há 1 ano
O espaço dedicado à “era dourada da música Rap e R&B” acontece no Bar Django, adjacente à Administração do distrito da Samba, em Luanda, e reúne quinzenalmente Dj’s, que, em obediência a uma selecta lista de reproduções eternizam memórias do Hip Hop.

Exclusivo: Cabo Snoop regressa à Power House definitivamente

há 1 ano
Agora com 31 anos, pai de família e mais maduro artisticamente, Ivo Manuel de Lemos, conhecido nas lides musicais como Cabo Snoop, regressa como conselheiro e mentor de Cleyton M, ajudando o prodigioso jovem a expandir a carreira para toda África, através das experiências que acumulou com a sua passagem na “poderosa casa” de Hochi Fu.