R. Kelly foi considerado, na semana passada, culpado de todas as acusações que vinha sendo acusado, incluindo extorsão e oito violações da Lei Mann de anti-tráfico sexual, e aguarda a leitura da sentença, que pode ditar sua prisão perpétua.
Entretanto, mesmo depois do lançamento, em 2017, da campanha MuteRKelly, que exigia a retirada das suas músicas de aplicativos de rádio e música e que mais tarde, levou ao cancelamento de várias turnées de concertos do músico, R. Kelly continua a ser dos mais ouvidos.
Os dados da Chartmetric, divulgados pela Yahoo, sugerem que as manchetes recentes sobre o “Rei do R&B” pouco frustraram a ampla popularidade do artista nas plataformas de streaming, especialmente entre os ouvintes mais jovens e mulheres.
Em maio de 2018, o Spotify removeu o artista das suas listas de reproduções seleccionadas, mas deixou a música do astro disponível na plataforma. Na época, o Spotify disse que deseja que suas “decisões editoriais reflitam nossos valores”.
Agora e segundo um relatório recente da plataforma de análise de música Chartmetric, R. Kelly aparece em um número significativo de lista de reproduções editoriais do Spotify (cerca de 300). Além do Spotify, a Apple Music e a Amazon Music também verificaram subidas em 2020 e Setembro de 2021, respectivamente.
As faixas do artista também permaneceram na parada de R & B / Soul do iTunes dos EUA desde 2018. “I Believe I Can Fly” alcançou, por exemplo, a sexta posição em Janeiro de 2019, após o lançamento do documentário “Surviving R. Kelly”.
Desde a sua condenação, a 27 de Setembro último, as listas editoriais de R. Kelly alguns usuários do Spotify adicionaram R. Kelly às suas listas de reprodução pessoais.
De acordo com os dados, 300 a 400 listas geradas por usuários com o cantor surgiram entre 27 e 29 de Setembro. Enquanto isso, o índice de popularidade do Spotify dá a Kelly – uma métrica normalizada.
O cantor e compositor de 54 anos mantém um nível semelhante de popularidade do Spotify com outros grandes nomes, incluindo Will Smith.
No Tik Tok. A presença do artista nos media sociais como Instagram TikTok e YouTube multiplicou.
É no Tik Tok que o cantor tem ganho mais destaque. Alguns dos maiores influenciadores do Tik Tok continuaram a destacar a música de Kelly em seus vídeos, sobretudo os temas “I Believe I Can Fly”, “I’m a Flirt” e “Ignition”.