Após 9 anos de jejum Caetano Veloso disponibiliza novo álbum

Com mais de 50 anos de carreira, o músico de 79 anos soma mais de 50 lançamentos discográficos e sabe-se que será objecto de uma homenagem discográfica em 2022, assim que compelar 80 anos.

As obras do artista basileiro inclui hits que marcaram época em trilhas sonoras de filmes, novelas e séries de TV.  Após 9 anos do último álbum, Caetano surge com Meu Coco, sob chancela da Universal.

Meu Coco é o primeiro trabalho do músico, um dos mais brilhantes cantores e compositores da música brasileira, gravado junto à Sony Music Group, e estava prometido desde Agosto deste ano.

O brasileiro também divulgou o link do primeiro videoclipe do álbum, dedicado à faixa “Sem Samba Não Dá”, que fica disponível a partir desta sexta-feira (22).

Composto por 12 faixas, Meu Coco traz músicas gravadas por Caetano em um estúdio caseiro, em meio ao isolamento social adoptado contra a pandemia da Covid-19. Para acompanhar o lançamento, o músico redigiu uma carta aberta onde dá maiores detalhes do processo criativo em torno de cada faixa do trabalho, cujo trecho lê-se abaxo:

Muitas vezes sinto que já fiz canções demais. Falta de rigor?, negligência crítica? Deve ser. Mas acontece que desde a infância amo as canções populares inclusive por sua fácil proliferação. Quem gosta de canções gosta de quantidade. Do rádio da meninice, passando pela TV Record e a MTV dos começos, até o TVZ no canal Multishow de agora, encanta-me a multiplicidade de pequenas peças musicais cantadas, mesmo se elas surgem a um tempo redundantes e caóticas. Há nove anos que eu não lanço álbum com canções inéditas. No final de 2019, tive um desejo intenso de gravar coisas novas e minhas. Tudo partiu de uma batida no violão que me pareceu esboçar algo que (se eu realizasse como sonhava) soaria original a qualquer ouvido em qualquer lugar do mundo.

 ‘Meu Coco’, a canção, nasceu disso e, trazendo sobre o esboço rítmico uma melodia em que se história a escolha de nomes para mulheres brasileiras, cortava uma batida de samba em células simplificadas e duras. Minha esperança era achar os timbres certos para fazer desse riff sonhado uma novidade concreta”.

as cargas mais recentes

Damani Van Dunem: “Defendemos o humanismo africano, o entendimento da nossa história e posicionamento no grande esquema mundial”

há 2 semanas
O álbum “SwahiliLândia”, Acto 1, ajudou Damani Van Dunem a perspectivar um novo lugar na música angolana. É uma obra com pensamentos sobre o humanismo africano; a reocupação com o próximo; o entendimento da nossa história e o nosso posicionamento face ao esquema mundial.

Calema protagonizam espectáculos em Luanda e Benguela

há 4 meses
As “Estrelas do Sul”, como também são conhecidos, vêm a Angola para dois espectáculos em Luanda e Benguela, respectivamente, agendados para o mês de Dezembro.

Orange The World: 16 dias de activismo- Diga não à violência contra as mulheres

há 3 dias
A campanha promovida pela União Europeia em Angola começa dia 25 de Novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher e tem a duração de 16 dias, com encerramento previsto para 10 de Dezembro, Dia dos Direitos Humanos. Ao longo deste período, a União Europeia promoverá actividades de sensibilização com o objectivo de consciencializar a população sobre a necessidade de erradicar a violência contra a mulher.

Conselho Nacional da Juventude e Clé Entertainment unem forças na luta contra a Malária

há 6 meses
De acordo com o comunicado que chegou esta manhã à redacção da Carga Magazine, a acção nobre de ambas as partes tem como objectivo contribuir para a redução dos elevados níveis de paludismo, situação esta que tem assolado a população nos últimos tempos. Os principais pilotos do projecto serão os municípios de Viana e Cacuaco, tal como foi afirmado.

Luso antecipa promoção do próximo álbum com uma “prenda”

há 8 meses

Nsingi, uma voz de Portugal que leva a cultura angolana com rítmo

há 8 meses
Carlos Nsingui nasceu em Portugal e nunca esteve em Angola, mas mantém fortes ligações com a cultura angolana, desde a música, gastronomia ao modo de ser, estar, falar, incluindo a forma de vestir, porque seus país são angolanos e parte da sua família vive em Angola.

Teyana Taylor contesta a falta de mulheres na categoria “Melhor Álbum R&B” do Grammy

há 1 ano
Descontente com a falta de mulheres nomeadas para a categoria “Melhor Álbum R&B”, a artista criticou a premiação no twitter apontando-a como “machista”.

Shakira, Julio Iglesias, Pep Guardiola e Elton John também têm contas em offshore

há 2 meses
À medida que as listas vão sendo publicadas no conhecido “Pandora Papers”, vários nomes são revelados, tornando-se cada vez mais abrangente. As informações deste domingo mostram que a colombiana Shakira, os músicos Julio Iglesias e Elton John, assim como o treinador do Man City, Pep Guardiola, detêm contas ‘offshore’.

Continuação de Black Panther já tem data de estreia e novo título

há 7 meses
Intitula-se `Pantera Negra: Wakanda Forever´ e chega aos cinemas no próximo dia 8 de Julho de 2022.

Está consumado, Messi assina 2 anos pelo PSG

há 4 meses
Depois de vários “disse que não disse”, quebrou-se, esta terça-feira, o mistério esta sobre o futuro do astro argentino. Messi foi oficializado ontem como o novo reforço do PSG.

Kanye West e Drake alimentam rivalidade com lançamento de álbuns no mesmo dia

há 3 meses
Depois de uma sequência de adiamentos, o álbum “Donda” de Kanye West acabará, finalmente, de chegar ao público a 3 de Setembro, mesmo dia que Drake decidiu lançar seu novo álbum “Certifided Lover Boy”. 

DJ Nelasta: “Sofri bloqueio do DJ Malvado”

há 2 anos
Durante um “live” (conversa ao vivo nas redes sociais), terça-feira, o Dj Nelasta afirmou que foi bloqueado pelo DJ Malvado, para não tocar na festa da “Bohemia”, alegando que não tem estrutura para o efeito.

Artista plástico Osvaldo Ferreira expõe “as rupturas” do espaço público luandense

há 2 meses
Com mais de 200 produções artísticas, Osvaldo Ferreira volta à ribalta e traz a história social do quotidiano luandense em 20 peças de arte.

Filho de Trump difunde fotografia manipulada de Ice Cube e 50 Cent

há 1 ano
Uma foto dos músicos Ice Cube e 50 Cent, com chapéus em que aparecem a apoiar Donald Trump, circulou terça-feira nas redes sociais, alimentada, em parte, pela sua redistribuição no Twitter pelo filho do candidato republicano.

Arte ao Peito: Projecto expositivo criado no âmbito da luta contra o cancro em Angola abre ao público esta sexta

há 2 meses
A partir desta sexta-feira, dia 1 de Outubro, às 18H00, as Galerias do 1º Piso do Shopping Avennida, no Morro Bento, acolhem a mostra ‘Arte ao Peito’.

Estreia do vídeo oficial de “No Woman No Cry” marca o Dia do Reggae

há 1 ano
Hoje é Dia Internacional do Reggae. Este género musical contribuiu para a consciencialização sobre questões de injustiça, resistência, amor e irmandade. A data está a ser marcada com reedições dos trabalhos de Bob Marley, cujo destaque recai para o vídeo clípe oficial de “No Woman No Cry” e a venda do álbum “Legend”.