Após fazer hits de vários músicos, Edgar Cláudio lança-se no mundo do cinema

Mais do que simples realizador de vídeoclips, Edgar Cláudio é um contador de histórias. Em cada trabalho que coloca o seu dedo acaba sempre em hits. Foi ele, por exemplo, que filmou os clips “africana”, “gerónimo”, “Yê yê e dance” de Gerilson Insrael, “Teu mel” dos Killa Hill, “Sinal” de Anna Joyce e Filipe Mukenga e “Jogada de mestre” de MCK e Anabela Aya, só para citar alguns.

O videomaker quer estender a sua influência musical à sétima arte, com a estreia, em Maio, de um filme “ELO”, em que traz a história de uma jovem mulher com um passado sombrio que luta para manter a filha no bom caminho.

A nova aventura do ambicioso realizador é o princípio da continuidade de um percurso iniciado em 1998, conforme resume nesta entrevista.

Após fazer hits de vários músicos, Edgar Cláudio lança-se no mundo do cinema

Sempre foi o seu sonhou ser produtor de vídeoclips?
Eu gostava muito de “fuçar” em coisas eletrónicas no cúbico, e meu pai tinha acabado de chegar de uma viagem a serviço e trouxe uma câmera mini DV. Devia ser Canon. Então, a partir daquele momento, passei a gravar as festas importantes da família, como casamentos, baptizados etc. Como eu tinha dos leitores de vídeo vulgo “dec “… Fazia algumas cópias para os vídeo clubes caseiros que tinham na época. Um belo dia, o meu amigo Yuri Olim, apareceu com uma cassete de vídeos para copiar e vendermos na escola (risos). Fiquei maravilhado com o que via, e o mais engraçado é que a maioria dos clips foram realizados pelo Hype Williams, eu logo disse é isso, eu posso fazer isso.

Quando é que filmou o seu primeiro clip?

Em 2002. Foi um kuduro com o título “ da buala “. Esse kuduro, na época, era o super hit na Salga, Rua da vaidade, o bairro onde vivia na Ilha de Luanda… o maior responsável pele minha odisseia foi o Realizador americano Hype WIlliams.

Hoje, além dos clips “Bate Lata” de Ready Neutro e Xtremo Signo e “Lágrimas de um Suburbano” de Paulo Cabonda. Que outros vídeos de destaque filmou?

Vou tentar ser pragmático, mas antes deixa lhe fazer uma correcção, não obstante ter trabalho com o Paulo Cabonda, porém o vídeo clip “lágrimas de um suburbano” é do  grupo de rappers “Fat Soldiers” em que na faço parte. Não sou rapper, participo com o visual, eles são minhas cobaias. Vídeoclips de destaques de Gerilson Insreal “ africana “ Gerônimo “ Yê yê e Dance com a participação do Nigeriano Rema “. Killa Hill “ Teu Mel  e Mãe “, Pérola: “Diz a ela e Admito”, Yola Araújo “ Encosta”, Anna Joyce e Filipe Mukenga “ sinal”, Adi cudz “ brincaste mal”, Haliso Paixao “ Palavras “, Young Double e Anna Joyce “ abre o olha Fat soldiers “ Jogada de mestre”, MC K  e Anabela Aya “ extracto afectivo”. São tantos.

Depois sentiu a necessidade de emigrar para a produção de longas?

Conforto!, eu amo realizar vídeosclips musicais. O vídeo clip é uma escola para mim, eu defendo que o vídeoclip é um pequeno filme sustentado por uma base musical, entretanto ficou um pouco limitado para mim, e fiquei confortável, e pra mim é o momento certo de enfrentar novos desafios. Então decidi entrar de facto na sétima arte, fazendo curta-metragem, ganhado experiências e rodagem até um dia se atrelar as longas. Obs: Não deixarei automaticamente os vídeoclips (risos).

O quê que compreende o seu trabalho nas produções de longas? Contar histórias, e contribuir significativamente para o cinema nacional.

Também elabora os roteiros? Sim. A ideia original do filme “ ELO “ é minha. Escrevi o guião e passei ao Denis F. Miala, como tem mais experiência na matéria, fizemos concertações.

Fale um pouco do seu filme de estreia.

Fala de Maria é uma mulher devota à Deus que cria uma filha adolescente tentando educá-la com princípios cristãos, pois teme que a filha se torne no que ela foi no passado. Maria guarda um grande segredo que fez de tudo para fechar a sete chaves durante mais de 15 anos.

O quê que lhe motivou a trazer esta narrativa ao cinema? Fui motivado pelo contexto social que se vive nos dias de hoje, até um certo ponto, é uma chamada de atenção à sociedade para prestarmos atenção no tipo de educação que se vem a proliferar nos últimos anos, e talvez instigar um debate social.

Tem alguma coisa que gostaria de alcançar com a produção das longas que não foi possível com os clips?
Sim, sim. Com as curtas! Até um certo ponto, acabo por ter mais liberdade, e poder contar história mais completas que um vídeo clip.

Mas, é apenas uma pequena aventura ou é algo em que pretende dedicar a sua carreira futuramente? É uma grande aventura. Eu acho que é aí onde está o gozo, eu sou um  eterno aventureiro.

Como é que vai fazer para conciliar com os trabalhos de clipmaker?
Penso que não será muito difícil para mim, porque chegam a ser próximos, quando não tiver a fazer vídeo clips vou estar a fazer filme independentemente da produção.

O que passará a diferenciar os trabalhos de Edgar Cláudio de outros produtores do mercado nacional? Não sei! …é sério não sei, acho que todos os  fazedores da arte então engajados em fazer  com que o cinema nacional para de gatinhar e começa a dar passos, é nós queremos participar desse movimento trabalhando 

as cargas mais recentes

Moreira Chonguiça: Lança própria marca de saxofones e apresenta ao presidente moçambicano

há 2 anos
O saxofonista moçambicano Moreira Chonguiça apresentou terça-feira ao chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, a sua marca de saxofones, instrumento produzido em Moçambique e que visa promover o gosto pela musica entre os jovens.

Billboard elege melhores músicas e álbuns do K-Pop em 2020

há 1 ano
Na selecção de discos, a equipa do periódico escolheu 10 destaques para o ranking, que, surpreendentemente, não traz nem o BTS, nem o BLACKPINK, os dois maiores fenómenos do género actualmente.

Artistas plásticos realizam corrente solidária a favor de Mestre Kapela

há 2 anos
Dez artistas plásticos vão apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Paz e Amor”, uma exposição colectiva a inaugurar no próximo dia 7 de Novembro, num acto que decorrerá entre as 12 e as 19 horas.

Selecção júnior feminina de andebol sagra-se campeã africana

há 3 meses
Dias depois de apurar-se para o Campeonato do Mundo da categoria, a selecção júnior feminina de andebol sagrou-se, ontem, campeã africana da modalidade ao vencer a sua congénere do Egipto, em Conacri.

Morreu Paulão, antigo jogador da selecção angolana de futebol

há 9 meses
O antigo internacional angolano Paulo Alves ‘Paulão’ morreu hoje em Luanda aos 51 anos. De acordo com fontes próximas, o ex-jogador da selecção angolana de futebol esteve há algum tempo internado no Hospital Geral de Luanda.

One Republic já tem novo álbum

há 2 anos
A banda norte-americana publicou o seu quinto trabalho de estúdio. Intitulado ‘Human’, a obra reúne músicas inéditas, que marram o dilema da fragilidade humana e força motivadora.

TPA proporciona regalo cultural ao mais alto nível

há 2 anos

SENADIAC realiza Fórum Provincial sobre a Protecção da Propriedade Intelectual por via do Sistema dos Direitos de Autor e Conexos

há 6 meses
O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, através do Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC), realiza até ao dia 19 de Novembro de 2021, o segundo ciclo de divulgação do funcionamento efectivo do sistema nacional dos direitos de autor e conexos, desta feita, nas províncias do Cuanza-Norte (Ndalatando), Malanje (Malanje), Uíge (Uíge), Zaire (Mbanza Congo) e Bengo (Caxito).

Dia da Celebração do Hip Hop é comemorado pela primeira vez de forma oficial

há 9 meses
Embora seja comemorado pela comunidade Hip Hop há 48 anos, o dia de hoje, marca a primeira celebração, desde que o Senado dos Estados Unidos instituiu a efeméride.

Lançado há pouco menos de um ano, “O Sucesso a um Passo” já conquistou leitores internacionais

há 2 anos
Já foi vendido um total de 1.275 exemplares entre Angola, Portugal e Brasil do livro cuja autoria pertence a Januário Guimarães. A publicação de auto ajuda profissional estimula o desenvolvimento de atitudes, habilidades e comportamentos necessários no âmbito profissional.

Ariana Grande surpreende fãs com um novo álbum

há 2 anos
Trata-se do seu primeiro trabalho a solo este ano e foi produzido durante a pandemia. O álbum sairá ainda este mês, segundo o anúncio feito pela própria nas suas redes sociais.

Morreu uma das figuras do Rock nos anos 60

há 2 anos
Spencer Davis, músico britânico fundador da banda The Spencer Davis Group, um dos responsáveis por êxitos como “Gimme Some Lovin’”, e do grupo Traffic, morreu esta terça-feira, aos 81 anos, num hospital em Los Angeles.

1 de Junho: Filantropia junta artistas em prol da Aldeia de Criança SOS-Lubango

há 12 meses
Em comemoração ao Dia Internacional da Criança, um leque de artistas vai juntar-se amanhã no palco do Miami Beach, para uma live solidária em prol da Aldeia de Criança SOS do Lubango.

Coréon Dú: “Acredito que muitas vezes o nosso público confunde o não aparecer com o estar parado”

há 7 meses
Há pouco mais de uma semana, Coréon Dú fez o seu grande retorno aos palcos, após um ano de “afastamento” devido a pandemia. Não foi apenas mais um concerto, o artista subiu ao palco do Espaço Espelho d’Água para apresentar o seu mais recente trabalho, The Love Infinity. Com a produção a cargo da Bússola Rítmica, Coréon teve um único convidado além da sua banda, Shane Maquemba, um artista em ascenção. Na “ressaca” do evento, os dois artistas falaram à Carga, e numa demonstração mútua de respeito, Shane teceu rasgados elogios a acessibilidade do autor de Binário: “Coréon Dú é uma pessoa muito amável e muito acessível. Foi muito bom, saber que ele também gosta do meu trabalho, principalmente dessa nova ropagem que estou a fazer da minha carreira.”

“A Dimensão Cultural do Herói Nacional” em debate no Visão actual

há 2 anos
O programa Visão Actual a ser exibido amanhã, quinta-feira dia 17 de Setembro, vai analisar a Dimensão Cultural de António Agostinho Neto, fundador da nação e primeiro presidente de Angola.

John Travolta decide dar pausa à carreira

há 2 anos
Após a imprensa internacional avançar com a notícia sobre a morte da esposa do actor, Travolta recorreu às redes sociais para homenagear a companheira de longa data e agradeceu às instituições e equipas médicas que a acompanharam durante todo o processo.