Projecto que transformou pedonais em bibliotecas comunitárias vai se expandir pelo país

A ideia surgiu com a venda de pacotinhos de The Best e cigarros e está a se transformar numa rede de biblioteca comunitária. As pontes do Camama, Benfica e do Rocha Pinto serão transformadas na semana que vem e já há livros para o Namibe; Huila e Kwanza Sul aguardam por mais doações.

“Os livros mais procurados são sobre História de Angola e ultimamente pedem muito o de João Paulo Ganga: O Pai do Nacionalismo Angolano”.

10padrozinada é assim que Arante Itaiano Kivuvu Lopes “Arante Kivuvu e Francisco Gomes Mapanda “Dago Nível”, ambos famosos pelo mediático caso 15+duas, apelidaram a biblioteca comunitária. 10padronizada porque não há qualquer formalidade a seguir para ter acesso a um livro nesta biblioteca, a leitura é totalmente grátis.

Arante Kivuvu e Dago Nível pensaram em construir a biblioteca algumas semanas depois de começarem a vender pacotinhos de Whisky e cigarros debaixo da ponte da Robaldina, em Viana, devido o agravamento da situação económica no país. Enquanto tomavam conta do negócio, os dois entravam numa conversa sobre o país e isso suscitava a curiosidade dos transeuntes.

Ao aperceberem-se que eram sempre os únicos a argumentar, pensaram em levar às suas bancadas livros sobre aqueles assuntos. A montra começou com 14 livros e hoje tem mais de 600 exemplares.  

“No primeiro dia estávamos com receio que não aparecesse ninguém para ler e cada um de nós colocou sete livros. Foi o fluxo do primeiro dia que surgiu a ideia de trazemos todos os nossos livros para aqui. Agora com as doações, temos mais de 600 exemplares”, retala Dago Nível.

A partir das 6 horas da manhã até às 17 horas, crianças, jovens e velhos acorrem ao espaço para aprenderem sobre História de Angola, Política, Saúde ou Economia, ignorando o cheiro, o alvoroço, os chamarizes e buzinas do comboio. Detalhes tidos como inimigos da leitura.”

O local antes marginalizado adquiriu novo significado e está a conferir outro entendimento sobre quem fica debaixo da ponte. A relva sintética e os pneus transformados em prateleiras deixaram de fazer da ponte da Robaldina, pousada de delinquentes, fumadores e casa de banho pública.

as cargas mais recentes

Aline Frazão junta-se ao projecto #1000Máscaras20Dias da Soba Store

há 3 anos
A novidade chegou pelas redes sociais da cantora, onde através de uma publicação, fez saber que vai usar a habilidade da costura para contribuir com a iniciativa da Soba Store, que consiste em distribuir gratuitamente máscaras aos servidores públicos essenciais.

Novidade: A’mosi Just A Label lança single do seu próximo álbum

há 2 anos
Descrito como ‘aquele que porta o valor da existência e sem a necessidade de uma justificação”, o novo single de A’mosi chega ao mercado no dia 21 deste mês, portanto, próxima sexta-feira, e com o respectivo videoclip.

Renata Torres recebe humoristas no ‘Vamos falar a sério’ do Kianda Sessions

há 2 anos

Ascenção Music e MC Cabinda anunciam tournée pelo país

há 1 ano
Numa primeira fase, têm agendado para Outubro e Novembro concertos na Estação do Nova Vida e depois seguem para Viana, Cacuaco, Bengo, Kwanza Norte e Malanje. Mais tarde, visitam Cabinda, Zaire (Soyo) e outras partes do país.

Emanuel Mendes: Tenor angolano “mistura” Massemba e Fado

há 2 anos
Com saída inicialmente prevista para o final de 2020, o disco de estreia do tenor Emanuel Mendes foi adiado para o primeiro trimestre de 2021 por conta da pandemia. Entre os temas, destaque para fusão entre o Massemba (Angola) e o Fado (Portugal).

Elástico Nandako disponibiliza o primeiro projecto musical com participação

há 3 anos
Trata-se do primeiro projecto colaborativo do cantor e dançarino, depois de se despedir dos Power Boyz. O single estará disponível, nas plataformas digitais, a parir das 19 horas de hoje e conta com a participação do seu antigo grupo.

Playlist de Gilmário Vemba em 2020

há 2 anos
Ano 2020 está no fim e chegou o momento, em várias áreas, de cada um indicar os melhores do ano. Sendo a Carga uma revista de música, é natural apresentarmos os temas preferidos de algumas figuras durante o ano.

Obra de Flagelo Urbano é usada como objecto de estudo para elaboração de monografia num paralelo com Agostinho Neto

há 2 anos

Dupla Tieijci & Vilson lançam ‘Café’, a EP que começa já a “somar”

há 1 ano
O tema Somar, além de ser o cartão postal do projecto, é uma música que traduz a motivação dos artistas, em ir atrás do que pretendem ser e ter, e ao mesmo tempo, traz linhas de ataque para artistas que não pratiquem a mesma arte com a mesma seriedade.

Novo single de Kid Cudi com a participação de Eminem chega ao topo do iTunes

há 2 anos
Trata-se da primeira parceria musical entre Kid Cudi e Eminem, a colaboração era aguardada há bastante tempo, depois que Kid Cudi pediu publicamente para gravar uma música com o rapper através de uma mensagem em suas redes sociais.

“Músico mais querido” de Angola em 2021 será conhecido hoje

há 1 ano
Será conhecido hoje, a partir das 21 horas, o vencedor da edição 2021 do Top Dos Mais Queridos, durante uma gala, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.

Luso resume problemas intra-familiares em álbum de Rap

há 2 anos
A obra intitula-se “Laços de Família” e será lançado em formato físico e digital em Junho e Dezembro deste ano. É um retrato dos principais problemas vividos nos lares africanos assolados por brigas e influências sociais.

Boss Alírio traz novo EP com participações surpreendentes

há 3 anos
Dois anos depois do lançamento do Focado Vol.2, Boss Alírio regressa à arena musical com novo EP. A terceira obra do rapper contém 12 faixas musicais e conta com participações inéditas.

Lil Nas X quer defender 100% a comunidade LGBT

há 3 anos
O rapper, cantor e compositor norte-americano de 20 anos se tornou no primeiro artista a assumir a homossexualidade, estando no top da Billbord.

DJ Znobia cria espaço on-line para divulgação de Disc jockeys

há 1 ano
O espaço denominado `Kubata da música´, foi criado para dar visibilidade a “bons DJs”, que além ressentirem o recesso das actividades culturais, também não dispõem de condições de técnicas para se mostrar.

Jay-Z volta a aumentar ainda mais a fortuna após vender Tidal

há 2 anos