A ideia surgiu com a venda de pacotinhos de The Best e cigarros e está a se transformar numa rede de biblioteca comunitária. As pontes do Camama, Benfica e do Rocha Pinto serão transformadas na semana que vem e já há livros para o Namibe; Huila e Kwanza Sul aguardam por mais doações.
“Os livros mais procurados são sobre História de Angola e ultimamente pedem muito o de João Paulo Ganga: O Pai do Nacionalismo Angolano”.
10padrozinada é assim que Arante Itaiano Kivuvu Lopes “Arante Kivuvu e Francisco Gomes Mapanda “Dago Nível”, ambos famosos pelo mediático caso 15+duas, apelidaram a biblioteca comunitária. 10padronizada porque não há qualquer formalidade a seguir para ter acesso a um livro nesta biblioteca, a leitura é totalmente grátis.
Arante Kivuvu e Dago Nível pensaram em construir a biblioteca algumas semanas depois de começarem a vender pacotinhos de Whisky e cigarros debaixo da ponte da Robaldina, em Viana, devido o agravamento da situação económica no país. Enquanto tomavam conta do negócio, os dois entravam numa conversa sobre o país e isso suscitava a curiosidade dos transeuntes.
Ao aperceberem-se que eram sempre os únicos a argumentar, pensaram em levar às suas bancadas livros sobre aqueles assuntos. A montra começou com 14 livros e hoje tem mais de 600 exemplares.
“No primeiro dia estávamos com receio que não aparecesse ninguém para ler e cada um de nós colocou sete livros. Foi o fluxo do primeiro dia que surgiu a ideia de trazemos todos os nossos livros para aqui. Agora com as doações, temos mais de 600 exemplares”, retala Dago Nível.
A partir das 6 horas da manhã até às 17 horas, crianças, jovens e velhos acorrem ao espaço para aprenderem sobre História de Angola, Política, Saúde ou Economia, ignorando o cheiro, o alvoroço, os chamarizes e buzinas do comboio. Detalhes tidos como inimigos da leitura.”
O local antes marginalizado adquiriu novo significado e está a conferir outro entendimento sobre quem fica debaixo da ponte. A relva sintética e os pneus transformados em prateleiras deixaram de fazer da ponte da Robaldina, pousada de delinquentes, fumadores e casa de banho pública.