Projecto que transformou pedonais em bibliotecas comunitárias vai se expandir pelo país

A ideia surgiu com a venda de pacotinhos de The Best e cigarros e está a se transformar numa rede de biblioteca comunitária. As pontes do Camama, Benfica e do Rocha Pinto serão transformadas na semana que vem e já há livros para o Namibe; Huila e Kwanza Sul aguardam por mais doações.

“Os livros mais procurados são sobre História de Angola e ultimamente pedem muito o de João Paulo Ganga: O Pai do Nacionalismo Angolano”.

10padrozinada é assim que Arante Itaiano Kivuvu Lopes “Arante Kivuvu e Francisco Gomes Mapanda “Dago Nível”, ambos famosos pelo mediático caso 15+duas, apelidaram a biblioteca comunitária. 10padronizada porque não há qualquer formalidade a seguir para ter acesso a um livro nesta biblioteca, a leitura é totalmente grátis.

Arante Kivuvu e Dago Nível pensaram em construir a biblioteca algumas semanas depois de começarem a vender pacotinhos de Whisky e cigarros debaixo da ponte da Robaldina, em Viana, devido o agravamento da situação económica no país. Enquanto tomavam conta do negócio, os dois entravam numa conversa sobre o país e isso suscitava a curiosidade dos transeuntes.

Ao aperceberem-se que eram sempre os únicos a argumentar, pensaram em levar às suas bancadas livros sobre aqueles assuntos. A montra começou com 14 livros e hoje tem mais de 600 exemplares.  

“No primeiro dia estávamos com receio que não aparecesse ninguém para ler e cada um de nós colocou sete livros. Foi o fluxo do primeiro dia que surgiu a ideia de trazemos todos os nossos livros para aqui. Agora com as doações, temos mais de 600 exemplares”, retala Dago Nível.

A partir das 6 horas da manhã até às 17 horas, crianças, jovens e velhos acorrem ao espaço para aprenderem sobre História de Angola, Política, Saúde ou Economia, ignorando o cheiro, o alvoroço, os chamarizes e buzinas do comboio. Detalhes tidos como inimigos da leitura.”

O local antes marginalizado adquiriu novo significado e está a conferir outro entendimento sobre quem fica debaixo da ponte. A relva sintética e os pneus transformados em prateleiras deixaram de fazer da ponte da Robaldina, pousada de delinquentes, fumadores e casa de banho pública.

as cargas mais recentes

Álbum colaborativo de Prodígio e Paulo Flores já está a caminho

há 3 meses
Prodígio e Paulo Flores vêm de estilos e gerações diferentes, mas ambos traduzem nas suas canções os interesses e os sentimentos de um povo.

Raúl Duarte por mais um ano no Interclube

há 2 meses
A direcção do Interclube renovou hoje (quinta-feira) o contrato de trabalho com o técnico Raúl Duarte, por mais uma temporada a frente da equipa sénior masculina de basquetebol.

Concurso para atribuição de bolsas de estudos nas áreas da Música e Artes Cénicas encerra dia 9 de Novembro

há 4 semanas
No âmbito do projecto da União Europeia Procultura, o Camões, I.P. anuncia a publicação de um convite em duas fases à apresentação de propostas de projecto que tenham por objectivo criar emprego durável e rendimento sustentável nos setores da música, artes cénicas e literatura infantojuvenil nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.

Agente de Chadwick Boseman revela que o actor recusou papéis de escravos

há 2 meses
O actor Chadwick Boseman tornou-se um ícone global e um símbolo inspirador do poder negro. Tudo se deu, porque o actor sempre escolheu a dedo os trabalhos com que se envolver, chegando ao ponto de negar papéis que não empoderassem a comunidade negra.

Arqui Last homenageia Kueno Aionda em novo videoclipe

há 4 semanas
`Revelação´ é o título da música, cujo videoclipe será lançado hoje as 20 horas nas plataformas digitais.

A partir de produções amadoras, Cossom constrói carreira profissional nas redes sociais

há 4 meses
Cossom “The Greather”, de 19 anos de idade, é o mais novo cantor de Rap e R&B e já começou a prender o público nas redes sociais. Suas letras retratam sobre os amores, as paixões e o sentimento de abandono vividos entre os jovens.

ZAP dá Carga no Apoio às Instituições Caridosas em tempos de COVID-19

há 6 meses
Com o avanço global do COVID 19, a ZAP tem vindo a tomar as medidas necessárias para apoiar as Instituições apadrinhadas pelo projecto de responsabilidade social VIDAS ZAP, na prevenção e não propagação do Vírus.

Sony anuncia lançamento da Playstation 5

há 5 meses
Depois de vários adiamentos, finalmente, a marca japonesa decidiu para amanhã, 11 de Junho, o acto de presentação dos jogos da PlayStation 5. Entretanto, o evento não será em directo, foi gravado e será transmitido em Full HD (1080p).

Tal pai, tal filho

há 8 meses
Os caminhos de Maya Cool e Eduardo Paím estão quase sempre ligados. Não é novidade que viveram juntos durante anos em Portugal e que Paím foi o seu mentor naquele país.

Mwana Afrika: “A Trace quer combater todos os estereótipos criados pela mídia convencional. E estou no canal para contribuir nisso”

há 3 meses

Escritor e compositor Aldir Blanc morre aos 73 anos, vítima de covid-19

há 6 meses
Aldir Blanc compôs mais de 600 canções e participou do álbum de Djavan, onde constam as músicas ‘Umbi Umbi’ e ‘N’vula Ieza Kia’, originais de Filipe Mukenga.

Ja Rule chama 50 Cent de covarde após rejeitar ‘Batalha de Hits’

há 6 meses
Embora fosse improvável que os rappers fizessem as pazes depois disso, Ja Rule achou que essa era a única maneira justa de ver quem é o verdadeiro vencedor desta guerra de mais de uma década.

Regresso do Zwela Spoken Word marcado para amanhã

há 4 meses

Produtora de Big Nelo vence concurso público do hino da Independência

há 4 meses
A Karga Eventos, produtora do músico e empresário Big Nelo, foi apresentada, esta terça-feira, como a vencedora do concurso público para a composição do hino das celebrações dos 45 anos da Independência de Angola.

Rigoberto Torres reoxigena clássicos do Hip Hop no seu primeiro EP

há 2 meses
Rigoberto Torres é um nome que pode mudar a história do Rap comercial em Angola. Apesar de começar a escrever sua história no ano passado, o cantor de 20 anos se prepara para apresentar esta sexta-feira, o primeiro EP.

Morreu um dos criadores do “Afrobeat”

há 6 meses
O mítico baterista nigeriano Tony Allen, um dos criadores do género “Afrobeat”, morreu quinta-feira em Paris (França), aos 79 anos de idade.