Projecto que transformou pedonais em bibliotecas comunitárias vai se expandir pelo país

A ideia surgiu com a venda de pacotinhos de The Best e cigarros e está a se transformar numa rede de biblioteca comunitária. As pontes do Camama, Benfica e do Rocha Pinto serão transformadas na semana que vem e já há livros para o Namibe; Huila e Kwanza Sul aguardam por mais doações.

“Os livros mais procurados são sobre História de Angola e ultimamente pedem muito o de João Paulo Ganga: O Pai do Nacionalismo Angolano”.

10padrozinada é assim que Arante Itaiano Kivuvu Lopes “Arante Kivuvu e Francisco Gomes Mapanda “Dago Nível”, ambos famosos pelo mediático caso 15+duas, apelidaram a biblioteca comunitária. 10padronizada porque não há qualquer formalidade a seguir para ter acesso a um livro nesta biblioteca, a leitura é totalmente grátis.

Arante Kivuvu e Dago Nível pensaram em construir a biblioteca algumas semanas depois de começarem a vender pacotinhos de Whisky e cigarros debaixo da ponte da Robaldina, em Viana, devido o agravamento da situação económica no país. Enquanto tomavam conta do negócio, os dois entravam numa conversa sobre o país e isso suscitava a curiosidade dos transeuntes.

Ao aperceberem-se que eram sempre os únicos a argumentar, pensaram em levar às suas bancadas livros sobre aqueles assuntos. A montra começou com 14 livros e hoje tem mais de 600 exemplares.  

“No primeiro dia estávamos com receio que não aparecesse ninguém para ler e cada um de nós colocou sete livros. Foi o fluxo do primeiro dia que surgiu a ideia de trazemos todos os nossos livros para aqui. Agora com as doações, temos mais de 600 exemplares”, retala Dago Nível.

A partir das 6 horas da manhã até às 17 horas, crianças, jovens e velhos acorrem ao espaço para aprenderem sobre História de Angola, Política, Saúde ou Economia, ignorando o cheiro, o alvoroço, os chamarizes e buzinas do comboio. Detalhes tidos como inimigos da leitura.”

O local antes marginalizado adquiriu novo significado e está a conferir outro entendimento sobre quem fica debaixo da ponte. A relva sintética e os pneus transformados em prateleiras deixaram de fazer da ponte da Robaldina, pousada de delinquentes, fumadores e casa de banho pública.

as cargas mais recentes

Guitarra de Kurt Cobain leiloada com valor inicial de 1 milhão de dólares

há 10 meses
A guitarra que Kurt Cobain usou no mítico MTV Unplugged, em 1993, entra hoje no segundo e último dia de leilão com um valor base de 1 milhão de dólares, equivalente a 59 milhões 671 mil e 400 Kwanzas. A cerimónia decorre em Beverly Hills, Los Angeles e é transmitido online no site “Julien”.

Filhos de figuras proeminentes do Rock unem-se e formam uma banda

há 5 meses
Os Suspect208 é uma banda formada por três filhos de três grandes figuras do Rock. Falamos de Scott Weiland (Stone Temple Pilots), Slash (Guns N’ Roses) e Robert Trujillo (Metallica).

Ondjaki abre Encontro de Leituras dos jornais Público e Folha de S. Paulo

há 4 meses
O escritor angolano está a comemorar 20 anos de carreira literária e participará, esta terça-feira (15), no clube para leitores de língua Portuguesa, a partir de Luanda.

DJ Pelé, Flagelo Urbano e Ikonoklasta representam a classe artística na manifestação

há 5 meses
Os músicos Flagelo Urbano, Ikonoklasta, Ready Neutro, MCK e DJ Pelé representam, a classe artística na manifestação pacífica, que decorreu hoje, em Luanda, visando alertar ao governo para fim do elevado custo de vida no país, mas que terminou com a confirmação de mortes.

Mike Shinoda diz que Linkin Park ajudaram a tornar o Rock “menos branco”

há 6 meses
O guitarrista dos Linkin Park afirmou, durante uma entrevista, sobre o impacto do álbum Hybrid Theory, o primeiro da banda lançado em 2000, que o surgimento do seu grupo ajudou a tornar o Rock “menos branco”.

The Weekend doa 1 milhão de dólares para ajudar Etiópia a comprar alimentos

há 2 semanas

Manuscrito da música de Bob Dylan vendido a 100 mil euros

há 5 meses
Os objectos pertenciam a Tony Glover, um músico e amigo de Bob Dylan, que morreu no ano passado. Os artigos foram agora postos à venda, num leilão que durou cerca de uma semana.

Indústria da música no Reino Unido revoltada com o preço das licenças dos shows ao vivo

há 3 meses
Durante a pandemia, os lives tornaram-se uma das principais fontes de receita dos artistas em todo o mundo. Em dezembro, o PRS propôs uma tarifa entre 8% e 17%, uma percetangem que duplica a anterior.

Bruno Mars responde ao pé da letra ao ser conotado como apropriador cultural em programa ao vivo

há 1 mês
Há anos que Bruno Mars vem sendo apontado por críticos de aproveitar-se da ambiguidade racial para cruzar gêneros historicamente negros e, mal regressou à ribalta, já se viu na “boca do vulcão” por conta dos obstinados questionamentos sobre apropriação cultural.

Sabia que num dia como hoje uma festa inspirava o surgimento do Hip Hop?

há 8 meses
Tudo aconteceu há 47 anos atrás, no dia 11 de Agosto de 1973, quando o jamaicano, DJ Kool Herc organizou uma festa, no Bronx em Nova Iorque, que mudou para sempre a história da música pop. A festa que foi inicialmente organizada para a celebração do aniversário de Cindy Campbell, irmã do DJ, ganhou outros contornos tendo reunido no mesmo espaço os quatro elementos da kultura Hip hop e desde então, os irmãos passaram a ser considerados os pais do movimento.

Edson Narciso: “Quero mudar a consciência de quem me ouve”

há 5 meses
Diferente de Bob Marley, Edson Narciso quer cultivar o amor, a paz e o respeito pelas diferenças, por meio do Rap, num estilo que apelida de Hard Trap. Já várias vezes tentou uma carreira profissional, e não teve sucesso. Depois de um longo intervalo, aparece com os primeiros projectos musicais.

Irmãos Alves festejam aniversário com 25 horas de música

há 12 meses
Durante 25 horas, de forma ininterrupta, os irmãos Alves vão fazer uma viagem pelos sucessos tocados no inicio da carreira até ao momento, ou seja das 16 horas de sábado (dia 25) até 17 horas de domingo (dia 26) vão recordar os vários períodos das suas carreiras.

Morreu Mary Wilson, antiga companheira de Diana Ross nos “The Supremes”

há 2 meses

Man Renas: “Tinha agendada uma tour pela Europa, mas foi tudo cancelado devido o Covid-19”

há 1 ano
Nem mesmo ele consegue explicar o “milagre”. Em apenas dois anos como profissional, Man Renas escreve a sua história. Diferente de outros, o djing foi o mais prejudicado pelo Covid-19. Teve que ver “tudo” cancelado. Mas, ainda assim, está a preparar um projecto invejável.

House Dance, o improviso perfeito

há 12 meses
Afro-house é frequentemente comparado ao estilo Kuduro, pela sua forma de expressão, movimentos e ritmos. Podemos dizer que na classificação de dança, o Afro-house é um grupo de dança mais abrangente e engloba o Kuduro e outros estilos de dança africana, sendo o Kuduro daça especificamente angolana e tem as suas características diferenciadoras.

Actor de 39 anos é baleado em público em Portugal

há 9 meses
Bruno Candé de 39 anos foi assassinado ontem em plena luz do dia, em Lisboa, presumivelmente por outro indivíduo de 80 anos. O actor pertencia à companhia de teatro Casa Conveniente.