Projecto que transformou pedonais em bibliotecas comunitárias vai se expandir pelo país

A ideia surgiu com a venda de pacotinhos de The Best e cigarros e está a se transformar numa rede de biblioteca comunitária. As pontes do Camama, Benfica e do Rocha Pinto serão transformadas na semana que vem e já há livros para o Namibe; Huila e Kwanza Sul aguardam por mais doações.

“Os livros mais procurados são sobre História de Angola e ultimamente pedem muito o de João Paulo Ganga: O Pai do Nacionalismo Angolano”.

10padrozinada é assim que Arante Itaiano Kivuvu Lopes “Arante Kivuvu e Francisco Gomes Mapanda “Dago Nível”, ambos famosos pelo mediático caso 15+duas, apelidaram a biblioteca comunitária. 10padronizada porque não há qualquer formalidade a seguir para ter acesso a um livro nesta biblioteca, a leitura é totalmente grátis.

Arante Kivuvu e Dago Nível pensaram em construir a biblioteca algumas semanas depois de começarem a vender pacotinhos de Whisky e cigarros debaixo da ponte da Robaldina, em Viana, devido o agravamento da situação económica no país. Enquanto tomavam conta do negócio, os dois entravam numa conversa sobre o país e isso suscitava a curiosidade dos transeuntes.

Ao aperceberem-se que eram sempre os únicos a argumentar, pensaram em levar às suas bancadas livros sobre aqueles assuntos. A montra começou com 14 livros e hoje tem mais de 600 exemplares.  

“No primeiro dia estávamos com receio que não aparecesse ninguém para ler e cada um de nós colocou sete livros. Foi o fluxo do primeiro dia que surgiu a ideia de trazemos todos os nossos livros para aqui. Agora com as doações, temos mais de 600 exemplares”, retala Dago Nível.

A partir das 6 horas da manhã até às 17 horas, crianças, jovens e velhos acorrem ao espaço para aprenderem sobre História de Angola, Política, Saúde ou Economia, ignorando o cheiro, o alvoroço, os chamarizes e buzinas do comboio. Detalhes tidos como inimigos da leitura.”

O local antes marginalizado adquiriu novo significado e está a conferir outro entendimento sobre quem fica debaixo da ponte. A relva sintética e os pneus transformados em prateleiras deixaram de fazer da ponte da Robaldina, pousada de delinquentes, fumadores e casa de banho pública.

as cargas mais recentes

Lil Nas X quer defender 100% a comunidade LGBT

há 2 anos
O rapper, cantor e compositor norte-americano de 20 anos se tornou no primeiro artista a assumir a homossexualidade, estando no top da Billbord.

Crate Diggs edita ‘Simplesmente Lindo’, o seu projecto de estreia na Slow Habits

há 1 ano
‘Simplesmente Lindo’ estreia em todas as plataformas digitais a 24 de Abril através da Slow Habits que anuncia com este projecto a integração de Crate Diggs como novo membro da Editora/Colectivo.

A’mosi Just A Label disponibiliza ‘Dinâmica Mecânica’

há 2 anos
‘Mechanical Dynamics’ estabelece um diálogo em áudio individual e conta com a parceria de Tony Cassanelli e poderá fazer parte dos próximos projectos de A’mosi.

50 Cent revela que seu próximo álbum será o último da carreira

há 5 meses
Após ter “aterrorizado” o Hip Hop por 14 anos, como se tem gabado, 50 Cent considera-se estar no Top 10 dos rappers vivos ou mortos e reiterou ao The Talk que o álbum será o final, o que não significa o fim da carreira artística.

“In Da Club” atinge 1 bilião de views no Youtube

há 2 anos
50 Cent acaba de atingir os 10 dígitos de views. O vídeo datado de 2003, que teve a participação de Eminem e Dr. Dre entrou em “território” lendário.

23 músicas e 4 clipes em 7 dias: Será esta a semana do Rap?

há 2 anos
Em apenas uma semana, foram lançados sete projectos musicais, o equivalente a 3,2 faixas disponibilizadas diariamente. Esta média inclui somente nomes como Kool Klever, Luso, Verbal Uzula, Elenco de Luxo, Uami Ngongadas, sem falar dos anónimos.

Emicida em destaque no Grammy Latino

há 2 anos
O álbum “AmarElo” de Emicida, lançado em Outubro de 2019, ficou considerado o melhor de rock ou de música alternativa em Língua Portuguesa, numa cerimônia virtual em que também se destacaram Paula Fernandes, Céu, Aline Barros, João Bosco, Mariana Aydar e Toninho Horta.

‘Emoção Globo’ é estar live em casa de Paulo Rocha

há 2 anos
O talento Globo Paulo Rocha é o próximo convidado ao LIVE ‘Emoção Globo’ que acontece nesta quinta-feira, dia 23, às 20 horas de Angola no perfil de Instagram do canal Globo ON.

Billboard Music Awards: The Weeknd rouba a cena como vencedor de 10 categorias, em noite dedicada a Drake

há 1 ano
Após ser ignorado pelo Grammy Awards, The Weeknd sagrou-se o grande vencedor do Billboard Music Awards 2021 e, acaba de entrar para o ranking dos mais premiados de todos os tempos, totalizando 19 troféus da Billboard.

Cloe Management é a mais nova representante da Content Connect Africa em Angola

há 2 anos
A empresa angolana de agenciamento e gestão internacional de carreira artística, comunicou recentemente a sua mais nova parceria com a empresa sul africana Content Connect Africa-CCA.

Lil ‘Kim afirma que Teyana Taylor é a única artista a altura para interpretá-la numa cinebiografia

há 1 ano
A rapper veterana vem dando sinais de que brevemente poderá produzir uma cinebiografia.

Sempre Foste Tu: Videoclipe catapulta Bruna Tatiana para as primeiras posições do Top Best

há 1 ano
Lançado no dia 29 de Abril, o videoclipe da música `Sempre Foste Tu´ impulsionou a entrada de Bruna Tatiana ao 10 inicial do Top Best, com menos de 24 horas de estreia.

Filme angolano “Santana” está em primeiro lugar na Netflix

há 2 anos
O filme angolano “Santana”, que estreou esta sexta-feira (28) na “Netflix”, encontra-se desde a tarde de hoje na primeira posição dos filmes mais assistidos nesta plataforma de streaming.

Show “Vozes de Março” homenageia Clara Monteiro, Dina Santos e Eduina Semedo

há 1 ano
Clara Monteiro, Dina Santos e Eduina Semedo serão homenageadas amanhã no Show do Mês as “Vozes de Março”, pelo contributo no desenvolvimento da música angolana.

Anna Joyce: A mais premiada do Globos de Ouro da Zap

há 2 anos
A cantora foi o destaque da primeira edição do Globos de Ouro da Zap ao levar para casa três prémios em três categorias, numa gala em que concorriam expoentes máximos da música angolana.

Masta: “Eu gostaria muito de ver ruas no país onde nasci com o nome Força Suprema”

há 1 ano
Em conversa com a Carga hoje, o músico apresentou as características da sua nova faixa “Rebobina”, falou dos seus projectos a solo, incluindo da actual produtora e “abriu-se” sobre o próximo álbum e a ligação à Força Suprema.