`Ar Condicionado´, `1999´ e ` O Alambamento da minha cultura´ são os grandes vencedores da primeira edição do Unitel Angola Move

Aconteceu ontem em Luanda, a primeira gala de premiação do concurso que passará a premiar produções angolanas de audiovisuais, incluindo o teatro, além de profissionais da área, o evento foi também prestigiado pelo Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato e a Primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço.

Desta feita, sagraram-se vencedores a longa metragem `Ar Condicionado´, da autoria do realizador Fradique, a categoria Documentário foi arrebatada por Mocotó Praia com `O Alambamento da minha cultura´, e por fim, a Geração 80 volta a subir ao pódio, com a curta-metragem “1999”, de Hugo Salvaterra.

“Destronando” outros 30 títulos em competição, o vencedor da longa-metragem recebeu 13 milhões; o da curta-metragem 5 milhões para, ao passo que o documentário 7 milhões. De realçar, que na noite das artes cénicas, o teatro também teve uma recompensa de 2 milhões de Kwanzas e houve uma entrega de galardões ao dramaturgo, encenador, escritor e fundador do Elinga Teatro,  José Mena Abrantes e ao Circuito Internacional de Teatro.

O que se pretende com o galardão, é valorizar o trabalho desenvolvido por jovens angolanos ligados ao cinema e ao teatro, quer estejam em Angola ou no estrangeiro. Numa primeira fase, o festival de cinema angolano limitar-se-á a produções angolanas, mas consta do plano da organização, revelou Sílvio Nascimento, integrar obras cinematográficas dos PALOP.

Lançado em Fevereiro de 2020 no International Film Festival Rotterdam, o principal vencedor do Unitel Angola Move, `Ar Condicionado´ já foi exibido em mais de 50 países e premiado como Melhor Longa Metragem do Luxor African Film Festival 2021 (Egipto), Melhor Ficção no Arquiteturas Film Festival Lisboa 2021 (Portugal), Melhor Longa Metragem de Ficção no International Film Festival Innsbruck 2020 (Áustria), Melhor Filme no Imagine Science, Film Festival 2020 (Estados Unidos de América) e Filme do Ano do African Studies Association.

as cargas mais recentes

Félix Tshisekedi atribui título de embaixador da cultura do Congo ao músico Koffi Olomide

há 12 meses
O presidente da República Democrática do Congo, Felix Tshisekedi, recebeu em audiência Antoine Christophe Agbepa Mumba, conhecido nas lides musicais como Koffi Olomidé, e atribuiu-lhe o título de embaixador da cultura congolesa. O músico dispõe agora de um passaporte diplomático para o exercício da sua missão.

A partir de agora artistas e autores angolanos já podem ganhar com Tik Tok, Spotify, Apple Music ou BoomPlay

há 2 anos
A monetização dos direitos autorais para compositores, artistas, autores e publisher angolanos resulta de um acordo rubricado no mês de Maio entre a SADIA e as respectivas plataformas digitais de streaming.

Galáxia, o espectáculo de teatro musical que pretende despertar o angolano da lobotomia

há 2 anos
A celebrar o Dia Mundial do Teatro, o grupo Enigma Teatro leva ao palco da Liga Africana, o espectáculo “Teatro Musical Galáxia”, nos dias 25 e 26 deste mês, com o elenco multifacetado.

Matias Damásio prepara show solidário

há 3 anos
O show será transmitido na sua página no Youtube e na Televisão Pública de Angola (TPA), a partir das 14h30, e visa angariar a maior quantidade de cestas básicas possíveis, para ajudar os mais necessitados, de acordo com o valor a ser arrecadado.

Filho de Naya Rivera será indemnizado pelo Condado de Ventura

há 11 meses
Embora a causa da morte ainda não tenha sido conclusivamente esclarecida, o filho de seis anos da artista, será compensado financeiramente, pois a família de Rivera alega que o Condado de Ventura poderia ter evitado a sua morte com melhores medidas de segurança. 

Dog Murras afirma que Dom Caetano canta melhor que o músico Roberto Carlos

há 2 anos
A afirmação passível de discórdia para os fãs angolanos de Roberto Carlos ou de fácil aceitação dos seguidores brasileiros do angolano Dom Caetano foi feita esta segunda-feira, durante a terceira edição da rubrica TerraA Terra, da plataforma Pensar Angola, pertencente ao músico e activista social.

Morreu o último sobrevivente do Bob Marley & The Wailers

há 2 anos

Covid-19: Espectáculos experimentais de música em Portugal poderá arrancar em Abril

há 2 anos

Paulo Flores em concerto no dia da Paz

há 3 anos
Quatro de Abril é o dia em que os angolanos festejam a Paz, mas o quatro de Abril de 2020 será diferente dos anteriores, tudo porque o mundo debate-se com a Pandemia do Covid-19.

Jay Pallmer apresenta-se ao mercado musical com EP `MySelf´

há 2 anos
Contrariando todas adversidades da época pandémica, o 2020 vem se revelando frutífero para muitos artistas e, a EP `MySelf´ é mais uma prova desta teoria.

Kaysha testa positivo para o Covid-19

há 3 anos
A notícia foi avançada pelo próprio artista, com um vídeo que inicialmente indicava ter feito o teste para o novo Coronavírus e posteriormente veio a público, por meio de uma publicação na sua página oficial do Instagram a confirmar que testou positivo.

Eva Rap Diva revela já ter havido conflito de personalidade entre “a pessoa e a artista” em si

há 2 anos
A dualidade entre a personalidade no seio artístico e à nível pessoal, é algo muitas vezes descartado, especialmente quando o artista mantém um posicionamento vertical estando ou não em palco. Para a surpresa de todos, Eva Rap Diva, fez saber que no seu caso, esta dualidade existe e chega a gerar algum conflito.

Hit-Boy e Nas confirmam “King’s Disease III já está a caminho”

há 1 ano
Pouco depois de disponibilizar `Magic´, o projecto colaborativo com Nas, Hit-Boy anunciou que o 15º álbum de estúdio da lenda do rap está a ser ultimado e que além de assumir a produção, o álbum traz colaborações de A$AP Rocky e DJ Premier.

Novo single revela versatilidade de Beatoven

há 3 anos
O single tem uma sonoridade arrojada e mais uma vez mostra a versatilidade de Beatoven e do seu álbum, no que toca a produção, juntou EDM com alguns apontamento West Coast.

Mundo chora a morte de Desmond Tutu

há 1 ano
O clérigo que usou o púlpito e oratório espirituoso para ajudar a derrubar o apartheid na África do Sul, morreu hoje em Johanesburgo, vítima de cancro da próstata. Tutu liderou a comissão da verdade e reconciliação, defendia a “democracia arco-íris” e desprezava a desigualdade económica.

Morreu o músico Teta Lágrimas

há 2 anos
O cantor angolano Teta Lágrimas morreu hoje em Luanda, vítima de doença, soube a Revista Carga de uma fonte familiar.