`Ar Condicionado´, `1999´ e ` O Alambamento da minha cultura´ são os grandes vencedores da primeira edição do Unitel Angola Move

Aconteceu ontem em Luanda, a primeira gala de premiação do concurso que passará a premiar produções angolanas de audiovisuais, incluindo o teatro, além de profissionais da área, o evento foi também prestigiado pelo Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato e a Primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço.

Desta feita, sagraram-se vencedores a longa metragem `Ar Condicionado´, da autoria do realizador Fradique, a categoria Documentário foi arrebatada por Mocotó Praia com `O Alambamento da minha cultura´, e por fim, a Geração 80 volta a subir ao pódio, com a curta-metragem “1999”, de Hugo Salvaterra.

“Destronando” outros 30 títulos em competição, o vencedor da longa-metragem recebeu 13 milhões; o da curta-metragem 5 milhões para, ao passo que o documentário 7 milhões. De realçar, que na noite das artes cénicas, o teatro também teve uma recompensa de 2 milhões de Kwanzas e houve uma entrega de galardões ao dramaturgo, encenador, escritor e fundador do Elinga Teatro,  José Mena Abrantes e ao Circuito Internacional de Teatro.

O que se pretende com o galardão, é valorizar o trabalho desenvolvido por jovens angolanos ligados ao cinema e ao teatro, quer estejam em Angola ou no estrangeiro. Numa primeira fase, o festival de cinema angolano limitar-se-á a produções angolanas, mas consta do plano da organização, revelou Sílvio Nascimento, integrar obras cinematográficas dos PALOP.

Lançado em Fevereiro de 2020 no International Film Festival Rotterdam, o principal vencedor do Unitel Angola Move, `Ar Condicionado´ já foi exibido em mais de 50 países e premiado como Melhor Longa Metragem do Luxor African Film Festival 2021 (Egipto), Melhor Ficção no Arquiteturas Film Festival Lisboa 2021 (Portugal), Melhor Longa Metragem de Ficção no International Film Festival Innsbruck 2020 (Áustria), Melhor Filme no Imagine Science, Film Festival 2020 (Estados Unidos de América) e Filme do Ano do African Studies Association.

as cargas mais recentes

Novo álbum dos Pink Floyd sai em Abril e conta com edições em CD e vinil

há 9 meses
A formação britânica Pink Floyd vai lançar em Abril o “Pink Floyd Live at Knebworth 1990”, álbum ao vivo que será editado pela primeira vez em CD, vinil e nas plataformas.

Anna Joyce, Preto Show e NGA nomeados para o MTV Africa Music Awards

há 12 meses
Anna Joyce, Preto Show e NGA representam a música angolana no MTV Africa Music Awards, concurso de celebração da música popular africana.

MC Cabinda e Ascenção Music prometem deixar Cazenga em “chamas” este domingo

há 2 meses
O concerto está agendado para as 16 horas deste domingo (26) e visa proporcionar a troca de experiência entre o grupo e o consagrado músico MC Cabinda, e acontece numa altura em que se questiona a união entre a Velha e Nova Escola do Rap.

Internet volta a “matar” mais um artista e desta vez, Justino Handanga foi a vítima

há 4 meses
Os falsos rumores sobre o suposto falecimento do cantor oriundo do Centro Sul de Angola, ganharam força na noite de ontem, nas redes sociais. Porém o desmentido não tardou a surgir e, pela mesma via tomámos conhecimento que “Justino Handanga está bem de saúde e disponível para qualquer actividade.”

Um ano após falência de órgão, Scarface é transplantado com rim doado pelo filho

há 2 meses
Volvidos 12 meses de comorbidade com insuficiência renal adquirida na batalha contra a Covid-19, Brad Jordan ou simplesmente Scarface, como é conhecido as lides do Hip Hop, acaba de receber a preciosa doação de um rim, vindo do seu próprio filho, Christopher Jordan.

Idoso de 100 anos arrecada o equivalente a 30 mil milhões de Kwanzas ao cantar uma música

há 2 anos

Nacobeta eternizado em mural

há 11 meses
O kudurista Edson Guedes Fernandes “Nacobeta” foi eternizado em um mural gigante na zona onde nasceu (C8/Nelito Soares/Rangel), por um grafiteiro local.

Vírus Inesperado: Filme de produção angolana é premiado em Londres

há 11 meses
O filme “Vírus Inesperado”, uma co-produção entre Henrique Sungo (produtor) e o santomense Felipe Anjos (editor), fala sobre o impacto do novo coronavírus na comunidade Palop no Reino Unido.

Beyoncé desiste da actuação na cerimónia dos Grammy Awards

há 9 meses
Apesar de liderar as indicações, Beyoncé “optou por não se apresentar” nos Grammy Awards. A cantora estaria em negociações para actuar com Megan Thee Stallion na madrugada de hoje.

Titica desafia Karina Santos a cantar Kuduro

há 8 meses
“Da licença” é o título da música que junta Ticny e Karina Santos. Com estreia marcada para amanhã na plataforma do Kisom, a faixa fará parte da compilação “Encontro de Gerações Vol.2” da Unitel.

Leonel Messi quer sair do Barça em 2021

há 1 ano
Nos últimos dias, instalou-se o mal-estar no balneário da equipa catalã, devido os maus resultados, sobretudo depois do reinício do campeonato. A Cadena SER avança que o avançado argentino pretende terminar o contrato e sair do Barça em 2021.

Concerto no formato “Drive in” com Valete no cartaz

há 1 ano
Como alternativa ao Festival da Juventude em Benfica (Lisboa/Portugal), cancelado por conta do Covid-19, vem aí outro evento semelhante, mas no formato “Drive In”. Trata-se do “Monsanto Fest”, com Valete como cabeça de cartaz e sem Sam The Kid.

Rapper Mota Jr encontrado morto

há 2 anos
O rapper português Mota Jr foi encontrado morto segunda-feira, mas apenas ontem (terça-feira) o corpo foi identificado, pelo facto de estar em elevado estado de decomposição.

Designer desvenda caracterização de The Weeknd no vídeoclipe ‘Save your tears’

há 11 meses
Lançado há pouco menos de uma semana, “Save Your Tears”, mostra The Weeknd a remover as bandagens que vinha usando durante a era “After Hours”.

Acaba de ser “erguido” o primeiro polo de produção e ensino de Dikanza em Angola

há 7 meses
A Fundação Arte e Cultura foi ontem instituída, como Polo de Produção e Ensino da Dikanza em Angola, particularmente a cidade de Luanda. A entrega simbólica das Dikanzas foi feita pelo Vice-Governador de Luanda para o sector Político, Social e Económico, Dionísio da Fonseca, no espaço Wyza Anfiteatro da Fundação.

Yola Araújo e LS Republicano rompem contrato por alegada “incompatibilidade”

há 1 ano
Depois de pouco mais de 10 anos de trabalhos, a cantora deixa de pertencer a LS Republicano, por causa de “incompatibilidades”.