Arco de Lisboa pela primeira vez online, para ver até ao dia 14 de Junho

A galeria This Is Not A White Cube está representada na Arco Lisboa- Secção África Em Foco com o projecto site-specific Arte Contemporânea Africana: Discursos De Decolonialidade.

Este ano, a Arco Lisboa lança uma Edição Online em parceria com a plataforma ARTSY.NET e promete conectar o cenário artístico português a um público nacional e internacional.

A galeria This Is Not A White Cube fez saber em nota, que a mostra Discursos De Decolonialidade integra obras inéditas de 7 artistas contemporâneos de Angola, Moçambique, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe, e da Diáspora, cuja prática tem incidido, ao longo dos anos, na pesquisa e desenvolvimento de projectos em torno da noção de memória e identidade, tradição e contemporaneidade: Gonçalo Mabunda (Mz), Januário Jano (Ao), Luís Damião (Ao), Nelo Teixeira (Ao), Patrick Bongoy (Cd), Pedro Pires (Ao – Pt), René Tavares (St).

Através deste projecto, a galeria propõe gerar um diálogo entre estes países com afinidades coloniais e históricas, reflectindo sobre o conceito de decolonialidade e procurando promover uma reflexão sobre a forma como a arte contemporânea africana se tem vindo a afirmar à escala global.

as cargas mais recentes

Covid-19: comunidade africana insurge-se contra intenção de testagem da vacina do no continente

há 2 anos
Angolanos não se apartaram do protesto e partilharam igualmente o desagrado.

Vida de Juliana Kafrique, zungueira morta por um agente da polícia, será retratada em filme

há 10 meses
O filme autobiográfico é um Drama, tem duração de 40 minutos e será lançado antes do final deste ano. A produção é do realizador Henriques Narciso “Dito” e surgiu repentinamente. O enredo gira em torno da vida de Juliana Kafrique até ser morta por um agente da Polícia Nacional, que cumpre, neste momento, pena de 16 anos de prisão por homicídio voluntário.

Google coloca Mbira “Kisanje” no motor de busca

há 2 anos
O instrumento musical originário do Zimbábue, conhecido em Angola como Kisanje, está a ser exibido desde ontem na página inicial do motor de busca e permite os usuários executá-lo. O objectivo é marcar a “semana cultural do Zimbábue”.

Verzuz anuncia batalha épica entre KRS-One vs. Big Daddy Kane

há 8 meses
KRS-One e Big Daddy Kane, são tidos como gigantes do rap e representam com pompas e circunstâncias a Era de Ouro do Hip-Hop, pelo que, já foram taxados pelo público, como precursores de um novo nível de ‘Verzuz battle’.

D-One diz que dinheiro do live solidário da Army e Kalibrados foi às contas da organização

há 1 ano
D-One abriu as copas e revelou que, ao aperceber -se de que, o dinheiro arrecadado no live solidário da Army Squad e Kalibrados não serviriam para causas filanropicas, decidiu não participar, por sentir que estaria a usar o nome de quem precisa para o seu próprio benefício.

Manuel Ventura apresenta “Transcendência Indecência” na Galeria Tamar Golan

há 1 ano
O artista angolano Manuel Ventura vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Transcendência Indecência”, uma exposição individual a inaugurar no próximo dia 07 de Maio, pelas 18 horas. A mostra ficará patente ao público até ao dia 26, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9 as 17 horas, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura.

Melhores dançarinos de Kizomba e Semba de Luanda serão conhecidos este sábado

há 10 meses
Dançarinos de Kizomba e Semba serão distinguidos este sábado, no Centro Cultural Brasil Angola, em Luanda, durante uma gala para atribuição do título de Campeões de Dança Kizomba e Semba Municipal de Luanda 2021.

Valete afirma que é chegado o momento do “fim da escassez do Rap frontal”

há 1 ano
O rapper lançou, esta sexta-feira, cinco músicas novas e declara que chegou a hora para o fim da escassez do Rap “consciente”. A saudade levou a que meio milhão fãs inundassem as redes sociais para ouvir o músico.

Nesr Art Foundation anuncia candidaturas para novo programa de residência artística em Luanda

há 8 meses
Até ao dia 25 de Setembro, artistas angolanos com idade igual ou superior a 18 anos, baseados em Luanda e nas demais províncias do país, são encorajados a participar desta Open Call.

Snoop Dogg: “Rappers brancos têm zero de respeito no Rap”

há 2 anos
Snoop Dogg explica porquê não considera Eminem melhor rapper de todos os tempos.

Uma lenda que continua no auge volvidos 39 anos da sua morte

há 2 anos
Num dia como hoje, há 39 anos, a arte empobreceu devido o passamento físico de Bob Marley. Um astro, cujo impacto da obra e da carreira pode ainda ser sentido, como se de um artista vivo e no auge da carreira se tratasse.

Sambieventos, Os Lambas, Luandina e BASEL juntos contra a crise e contra a pandemia

há 2 anos

44 anos depois governo entrega certidões de óbito de Artur Nunes e David Zé

há 12 meses
Esta semana, o governo angolano decidiu entregar às suas famílias certidões de óbito, entretanto, os restos mortais dos artistas estão ainda por se identificar.

Ondjaki abre Encontro de Leituras dos jornais Público e Folha de S. Paulo

há 1 ano
O escritor angolano está a comemorar 20 anos de carreira literária e participará, esta terça-feira (15), no clube para leitores de língua Portuguesa, a partir de Luanda.

Irina Vasconcelos: “As nossas crianças estão a morrer na vossa governação”

há 2 anos
A cantora angolana está preocupada com o número de crianças que morrem de fome, mesmo depois da autorização do governo da transferência monetária às famílias vulneráveis através do programa Kwenda, criado para reforçar o combate à fome e à pobreza nas zonas mais impactadas.

Filme `Mwana Nketo´ evoca importância de ritos de iniciação

há 10 meses