À medida que os dias vão passando, vários detalhes sobre o que de facto aconteceu no set de gravações de Rust vão se tornando públicos. Nesta senda, o TMZ publicou que a arma que supostamente deveria ter fins cenográficos, era utilizada pela produção para momentos recreativos e carregada com munição “letal”, balas estas que eram guardadas junto às de festim.
A par desta informação, também foi divulgado o nome do assistente, Dave Halls, que entregou a arma a Alec Baldwin, garantindo que era segura para uso dentro do set.
À NBC, outro assistente do mesmo filme, Maggie Goll, descreveu que apesar da idade considerável, Dave Halls foi negligente e pouco profissional, já tendo um histórico de manter o ambiente de trabalho hostil e inseguro.
Alvo de reclamações e denúncias por outros trabalhos desde 2019, ” Dave Halls não respeitava os protocolos de segurança com uso de armas de fogo, pirotecnia, bloqueios de saída de incêndio e tinha comportamentos sexuais impróprios no ambiente de trabalho.”
O filme em questão estava a ser gravado no Bonanza Creek Ranch, no Novo México, era protagonizado e co-produzido por Alec Baldwin. Actualmente, as gravações foram interrompidas por tempo indeterminado, dado o estado de desolação da equipa, em particular do Alec, que ainda está aos prantos.
Contextualizando, o set de gravações do filme `Rust´, foi na passada quinta-feira, palco de uma tragédia, da qual Alec Baldwin foi o protagonista disparando uma arma cenográfica que matou acidentalmente a cinegrafista Halyna Hutchins e feriu o director, Joel Souza.