Arrancam hoje as aulas online de percussão corporal na Fundação Arte e Cultura

A Fundação Arte e Cultura começa nesta semana as aulas de Percussão Corporal e de Bateria, no quadro do seu projecto “Fundação Arte e Cultura Online” e decorrem sob o lema “Fique em casa e proteja a sua vida”.


As aulas serão leccionadas online no horário das 15 horas, de segunda a sexta, com Gideão Zumba, professor do Centro Cultural, da Fundação. Durante a formação, os alunos poderão ver módulos como- A bateria e sua história; Constituição da bateria; Como se sentar na bateria; Como controlar as baquetas; Rudimentos e Ritmos para tocar as primeiras músicas e serão demonstradas várias obras para que os alunos possam aprender com facilidade.


Chamamos de percussão corporal aquela em que o corpo se serve de instrumento para a produção de sons, diferente da percussão por bateria onde o som é produzido através deste instrumento. Segundo o professor de percussão Gideão Zumba, para a aula de percussão corporal é fundamental a cordenação motora (capacidade de tocar coisas diferentes com diferentes membros).


“A vantagem da percussão corporal é que não precisamos de um instrumento além do nosso próprio corpo. Queremos por outra ensinar as crianças a tocar bateria e, de caminho, a aprenderem um pouco sobre as origens do instrumento. Mas a bateria corporal é essencial nessa altura, principalmente para aquelas crianças, adolescentes que não dispõem de uma bateria em casa.”, afirma Gideão Zumba.

Para acompanharem o professor, as crianças e adolescentes e, na realidade, todos os interessados, deverão dispor apenas de dois paus de cerca de 30 cm de comprimento, uma sola de chinelas tipo “havaianas” e um pedaço de tábua onde possa caber a chinela- para as aulas de percussão de bateria- e para a corporal bastará o corpo.
A aula de percussão corporal foi concebida pela Fundação para garantir que as crianças e adolescentes consigam conciliar a brincadeira e o conhecimento artístico, permitindo mesmo a interação dos pais com os filhos.


“Reconhecemos que para os pais é cansativo ficar em casa e lidar com o barulho das crianças, que é também sempre saudável. Por isso pensamos dar aulas de percussão corporal para que as crianças tenham o privilégio de aprender uma arte, produzir sons através do corpo e com isto animarem os pais e deixar os seus dia melhor”, assegura o director para área social da Fundação, Xavier Narciso.

as cargas mais recentes

Família real autoriza sessões de cinema públicas em casa

há 2 anos
A monarca permitiu que se realizassem sessões de cinema ‘drive-in’ no jardim da casa de campo da família, em Norflok, no Reino Unido.

Desfile de hits “acorda” o hip hop em plena quarentena

há 2 anos
A nação hip hop “parou” para testemunhar a exibição dos hits de Raiva e DH, numa noite com todas as condições para ficar na história deste género musical.

SSP levam 29 anos de histórias ao palco do Live no Kubico

há 2 anos
O Live no Kubico deste domingo com os SSP na TPA ficará na história, mesmo que não seja pelas actuações de Djeff Brown, Kudy, Big Nelo ou Paul G, mas pela nostalgia que o icónico grupo de Rap soube transmitir aos telespectadores.

Alicia Keys rompe contrato com a Sony Music após 20 anos

há 5 meses
Alicia Keys acaba de anunciar que é oficialmente uma artista independente. Alicia deu a conhecer que o seu 8ª álbum de estúdio “Keys” é o último a ser lançado sob a chancela da Sony Music.

A vez do teatro “subir” ao palco do Duetos N´Avenida

há 8 meses
A Casa das Artes receberá no próximo dia 10 de Outubro, a terceira edição da quinta temporada do Duetos N´Avenida. Celma Pontes e Jaime Joaquim será a primeira dupla de actores a participar do projecto com a peça ‘A Escrava da Cama´.

Ascensão apresenta projecto “Cockt4il” em concerto diferenciado

há 6 meses
Volvidos dois meses de aparições em várias zonas periféricas e não só da cidade capital, o grupo apresenta em concerto, o resultado das várias horas de estúdio e trabalhos em conjunto, o projecto “Cockt4il”.

Sexta farta: De Lokua Kanza a Lloyd Banks, confira os álbuns lançados de hoje

há 12 meses
Após 11 anos de ausência sem nenhum lançamento de álbum, o artista compositor Lokua Kanza lançou “Moko”. Uma obra em que o músico se reconecta com o gosto pela aventura e se encontra em uma alegre crioulização e universalidade musical.

Episódios inéditos da série `Wu-Tang Clan´ estreiam em Setembro

há 10 meses
Pensada para os fãs, série é um relato ficcional da formação e construção detalhada do prestigiado e icónico grupo.

Chloe estreia single e videoclip de “Upgrade”

há 12 meses
“Upgrade” fala sobre o poder feminino e pretende transmitir uma mensagem de empoderamento da mulher como um ser humano forte e independente que entende o seu valor.

Mestre Kapela “volta a dar” um passeio ao mundo com exposição itinerante

há 1 mês
Volvidos um ano e cinco meses depois do seu passamento físico, Paulo Kapela volta a dar um passeio ao mundo com com sete obras, numa exposição colectiva itinerante, que passam por nove cidades brasileiras, Santiago (Chile) e Paris (França).

Angola 70’s: Show do Mês recria período dourado da música angolana

há 10 meses
Denominado Angola 70’s, o show pretende mostrar a esteticidade da nossa música, recordando os anos 70, período de maior produção artística e, por isso, considerado por muitos ” período dourado da música angolana”, que durou até finais da década 70.

Angola pretende elevar o Semba a Património Cultural da Humanidade

há 5 meses
Numa altura em que se aguarda pelo anúncio da elevação do estilo a Património Imaterial Nacional pelo Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, o país está a preparar os documemtos que justifiquem, junto da UNESCO, a  classificação do Semba a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Em cada espectáculo o cantor ganha 200 mil Kwanzas por música. Isto compensa o investimento feito num álbum?

há 2 anos
Um cantor profissional em Angola gasta entre 500 a 1 milhão e 500 mil Kwanzas para produzir uma música. Por conseguinte, num espectáculo, o músico cobra, em média, 200 mil kwanzas por cada interpretação. Este valor dá para cobrir o investimento feito em cada música? A Carga apresenta algumas reacções de músicos, produtores e alguns dos artistas que mais gastaram com a produção.

Álbum ‘Chromatica’ de Lady Gaga ganha programa de rádio

há 2 anos

Aline Frazão, Sizaltina Cutaya e Laurinda Gouveia homenageadas em artes plásticas

há 1 ano
Denominado ‘Kimpa Vita 21’, as amostras são expressões da liberdade e envolve a mente e o corpo. Numa primeira fase, o open studio homenageia a cantora Aline Frazão e as activistas Sizaltina Cutaya e Laurinda Gouveia “Kimpa Gouveia”, tidas como personagens da linha da frente na defesa da igualdade e justiça social, tendo Kimpa como referência.

Dr. Dre já recebeu alta hospitalar e está em casa

há 1 ano
O rapper terá recebido alta hospitalar do Cedars Sinai Medical Center, na passada sexta-feira, mas o causídico não ofereceu muitos detalhes sobre o assunto.