A Fundação Arte e Cultura começa nesta semana as aulas de Percussão Corporal e de Bateria, no quadro do seu projecto “Fundação Arte e Cultura Online” e decorrem sob o lema “Fique em casa e proteja a sua vida”.
As aulas serão leccionadas online no horário das 15 horas, de segunda a sexta, com Gideão Zumba, professor do Centro Cultural, da Fundação. Durante a formação, os alunos poderão ver módulos como- A bateria e sua história; Constituição da bateria; Como se sentar na bateria; Como controlar as baquetas; Rudimentos e Ritmos para tocar as primeiras músicas e serão demonstradas várias obras para que os alunos possam aprender com facilidade.
Chamamos de percussão corporal aquela em que o corpo se serve de instrumento para a produção de sons, diferente da percussão por bateria onde o som é produzido através deste instrumento. Segundo o professor de percussão Gideão Zumba, para a aula de percussão corporal é fundamental a cordenação motora (capacidade de tocar coisas diferentes com diferentes membros).
“A vantagem da percussão corporal é que não precisamos de um instrumento além do nosso próprio corpo. Queremos por outra ensinar as crianças a tocar bateria e, de caminho, a aprenderem um pouco sobre as origens do instrumento. Mas a bateria corporal é essencial nessa altura, principalmente para aquelas crianças, adolescentes que não dispõem de uma bateria em casa.”, afirma Gideão Zumba.
Para acompanharem o professor, as crianças e adolescentes e, na realidade, todos os interessados, deverão dispor apenas de dois paus de cerca de 30 cm de comprimento, uma sola de chinelas tipo “havaianas” e um pedaço de tábua onde possa caber a chinela- para as aulas de percussão de bateria- e para a corporal bastará o corpo.
A aula de percussão corporal foi concebida pela Fundação para garantir que as crianças e adolescentes consigam conciliar a brincadeira e o conhecimento artístico, permitindo mesmo a interação dos pais com os filhos.
“Reconhecemos que para os pais é cansativo ficar em casa e lidar com o barulho das crianças, que é também sempre saudável. Por isso pensamos dar aulas de percussão corporal para que as crianças tenham o privilégio de aprender uma arte, produzir sons através do corpo e com isto animarem os pais e deixar os seus dia melhor”, assegura o director para área social da Fundação, Xavier Narciso.