`Arte ao Peito´ , para ver até ao dia 15 de Outubro

Sob o lema “Há obras que valem muito. Estas valem vidas”, foi inaugurado, no dia 1 de Outubro, o projecto expositivo que dá início às actividades do mês da luta contra o cancro em Angola.

`Arte ao Peito´ é uma mostra que congrega conscientização e arte. As obras consistem em criações handmade com peças de sutiãs, cuja venda será revertida a favor da Liga Angolana de Luta Contra o Cancro, que objectiva auxiliar acções de prevenção e assistência às vítimas deste mal.

Patente nas Galerias do 1º Piso do Shopping Avennida, `Arte ao Peito´ é uma iniciativa da Farmacêutica Roche em parceria com a Liga Angolana de Luta Contra o Cancro. Nesta primeira edição do projecto expositivo, cuja continuidade está garantida, vários aristas reputados juntaram-se ao projecto e “emprestaram” a sua criatividade à causa, dentre eles Ana Silva, Fineza Teta, Mumpasi Meso, Joana Taya, Sarhai Costa, José Silva Pinto, Ricardo Kapuka, Sakocuaia, Love Khaos, Agulha 5.0, entre outros.

O principal objectivo, de acordo com a presidente da LACC, Luzimira de Fátima que falava no acto de inauguração, “é de contribuir para ajudar doentes com cancro da mama, assim como as suas famílias, através da angariação de fundos, a Farmacêutica Roche efectuou também o donativo de 100 sutiãs para pós-operatório de mulheres mastectomizadas, produto que tem forte escassez no nosso país.”

Contra o cancro da mama, a mensagem que se quer difundir é que prevenir é melhor que tratar, em todo o mundo, durante este mês, a cor rosa predomina acções informativas e de sensibilização, para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, norteado por duas efemérides: o 15 de Outubro, Dia Mundial da Saúde da Mama e 30 de Outubro o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro da Mama.

as cargas mais recentes

1 de Junho: Filantropia junta artistas em prol da Aldeia de Criança SOS-Lubango

há 12 meses
Em comemoração ao Dia Internacional da Criança, um leque de artistas vai juntar-se amanhã no palco do Miami Beach, para uma live solidária em prol da Aldeia de Criança SOS do Lubango.

Viúva de Kobe Bryant vai processar policias de Los Angeles

há 2 anos
Vanessa Bryant decidiu agir judicialmente contra os agentes da Polícia de Los Angeles, que terão divulgado imagens do acidente que vitimou Kobe Bryant, lenda do basquetebol, que faleceu a 26 de Janeiro, após um desastre de helicóptero.

Sérgio Fernandes lança obra literária sobre o contexto político, económico e social do país

há 6 meses
O livro já está disponível para pré-venda e o lançamento oficial acontece na próxima quarta-feira, 10 de Novembro, na Praça da Unidade Africa, em Luanda. Na obra literária, o autor apresenta o impacto psicológico das transformações económicas, sociais e políticas, ao mesmo tempo que desenha o desespero das pessoas em relação a estas mudanças.

Filhos de Jorge Neto passarão a receber pensão do Governo de Cabo Verde

há 2 anos
O Governo de Cabo Verde anunciou a garantia de pensão aos dois filhos menores de Jorge Neto, falecido em Fevereiro último. A atribuição será feita através do Orçamento Geral do Estado à mãe e representante dos menores.

Disfarçado, Paul Pogba aparece em palco e canta com Burna Boy

há 8 meses
Ontem, momento depois da retumbante vitória do Manchester United sobre o Newcastle, Paul Pogba mostrou o seu lado rapper ao aparecer disfarçado em palco e interpretar `Focus´ com Burna Boy.

Morreu Bruce Williamson, antigo vocalista dos “Temptations”

há 2 anos
Morreu, aos 49 anos de idade, Bruce Williamson, antigo vocalista dos “Temptations”, vítima de covid-19.

Por onde anda o Bruno M?

há 1 ano
Da mesma forma que surgiu, Bruno M “desapareceu” do mapa musical sem dar satisfações. Nos últimos anos especulou-se muito sobre os motivos da sua ausência dos grandes palcos e de um disco novo, como resposta apareceu em pequenas actividades (sun7) em 2019, mas nada daquilo que os fãs esperavam.

Espectáculo das celebrações do 11 de Novembro com novo formato

há 2 anos
As actividades culturais alusivas as celebrações do 45.° aniversário da Independência sofreram reestruturações. As limitações abrangem também o espectáculo musical ao vivo, que já não será realizado na Praça da República.

Mário Gomes é laureado pelo seu contributo na expansão da música instrumental

há 4 meses
Aconteceu no passado dia 8 de Janeiro, no Arquivo Nacional de Angola (ANA), sob o lema “Identidade, Diversidade e Cultura da Angolanidade” o acto central em celebração Dia da Cultura Nacional. Na ocasião, o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Filipe Zau, laureou, várias figuras afectas ao ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, bem como artistas nacionais, dentre os quais destacamos Mário Gomes, um guitarrista em ascensão e o mais novo entre os homenageados.

Filho de Trump difunde fotografia manipulada de Ice Cube e 50 Cent

há 2 anos
Uma foto dos músicos Ice Cube e 50 Cent, com chapéus em que aparecem a apoiar Donald Trump, circulou terça-feira nas redes sociais, alimentada, em parte, pela sua redistribuição no Twitter pelo filho do candidato republicano.

Gilmário Vemba estreia novo programa de TV com seu irmão Miro Vemba

há 6 meses

Afinal o que é um “OG” Original Gangster?

há 1 ano
O termo “Original” foi usado pela primeira vez por Crips, em 1972, e significava “nós somos os primeiros”. A seguir passou a ser usada por todos, independentemente da idade e estatuto.

Bob Dylan decide vender todo seu catálogo de gravações à Sony Music

há 4 meses
Com cerca de 60 anos de música, o lendário músico norte-americano do “Blues”, “Folk” e “Country” vendeu todo o catálogo de gravações à Sony Music, desde o álbum homónimo, de 1962, até ao “Rough and Rowdy Ways”,  lançado em 2020. O que quer dizer, os direitos de reprodução e distribuição passam agora à concorrente da Universal- a quem tinha vendido os direitos de autor.

Dia da Criança Africana é assinalado com tarde cultural na Fundação Arte e Cultura

há 11 meses
Alunos das Escolas de Música e de Arte da Fundação Arte e Cultura protagonizam tarde cultural no Dia da Criança Africana.

13 anos depois Celina Miranda regressa à música para deixar um legado

há 2 anos
Após ter sido considerada “o fenómeno de 2007”, por causa da obra discográfica ‘Angolano’, nunca mais se ouviu falar de Celina Miranda. Passados 13 anos, a cantora reaparece à Carga com uma nova música intitulada “Je t´aime” e quer fazer história.

Rubro Stone vence 1.ª edição do Exercício Mental Batalha de freestyle Bates ou Levas

há 2 meses
Diferente de qualquer outro concurso ou batalha verbal, o ‘bates ou levas’ é um exercício mental em que os concorrentes fazem freestyle com temas criados no momento.