Sob o lema “Há obras que valem muito. Estas valem vidas”, foi inaugurado, no dia 1 de Outubro, o projecto expositivo que dá início às actividades do mês da luta contra o cancro em Angola.
`Arte ao Peito´ é uma mostra que congrega conscientização e arte. As obras consistem em criações handmade com peças de sutiãs, cuja venda será revertida a favor da Liga Angolana de Luta Contra o Cancro, que objectiva auxiliar acções de prevenção e assistência às vítimas deste mal.
Patente nas Galerias do 1º Piso do Shopping Avennida, `Arte ao Peito´ é uma iniciativa da Farmacêutica Roche em parceria com a Liga Angolana de Luta Contra o Cancro. Nesta primeira edição do projecto expositivo, cuja continuidade está garantida, vários aristas reputados juntaram-se ao projecto e “emprestaram” a sua criatividade à causa, dentre eles Ana Silva, Fineza Teta, Mumpasi Meso, Joana Taya, Sarhai Costa, José Silva Pinto, Ricardo Kapuka, Sakocuaia, Love Khaos, Agulha 5.0, entre outros.
O principal objectivo, de acordo com a presidente da LACC, Luzimira de Fátima que falava no acto de inauguração, “é de contribuir para ajudar doentes com cancro da mama, assim como as suas famílias, através da angariação de fundos, a Farmacêutica Roche efectuou também o donativo de 100 sutiãs para pós-operatório de mulheres mastectomizadas, produto que tem forte escassez no nosso país.”
Contra o cancro da mama, a mensagem que se quer difundir é que prevenir é melhor que tratar, em todo o mundo, durante este mês, a cor rosa predomina acções informativas e de sensibilização, para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, norteado por duas efemérides: o 15 de Outubro, Dia Mundial da Saúde da Mama e 30 de Outubro o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro da Mama.