Artistas angolanos beneficiam de carteira profissional já a partir de Junho

A boa nova foi confirmada ontem, por Zeca Moreno, presidente da União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC-SA). O documento que representa um ganho da classe, é mais uma forma de assegurar o cumprimento dos princípios deontológicos dos criadores.

A carteira, segundo noticiou o Jornal de Angola, vai conferir mais dignidade aos membros da instituição e, para tal, foi criada uma Comissão da Carteira Profissional, cujos membros foram empossados ontem numa das actividades inseridas no programa de acção do quadriénio 2019-2023.

“A carteira vai conferir dignidade aos membros da instituição e evitar que a classe artística seja vista como mendigos e pedintes”, declarou Zeca Moreno. Acrescentando detalhadamente que a comissão, tem a tarefa de propor algumas alterações do diploma legal da Carteira Profissional, que doravante deve ser ajustada aos novos desafios, no sentido de dar maior dignidade à classe artística no país.

O imperativo da introdução da carteira, decorre da necessidade de se organizar, estruturar e disciplinar a actividade artística no país, socioprofissional, segurança no trabalho e responsabilidade social, a mesma inclui deveres, regras e multas que vinculam as pessoas e empresas que trabalham com disciplinas artísticas.

as cargas mais recentes

Sabia que hoje assinala-se o Dia da Música Estranha?

há 10 meses
O Dia Internacional da Música Estranha foi criado por Patrick Grant, um músico e compositor de Nova Iorque que queria colocar as pessoas a ouvirem e a tocarem tipos de música que nunca tinham ouvido e tocado antes.

Bella ciao, ciao, ciao: La casa de papel chega ao fim

há 11 meses
A season que começa a ser gravada amanhã, traz 10 episódios sem data de estreia avançada, onde os assaltantes terão que se desencurralar e para tal contarão com dois novos reforços, cujos papeis não foram ainda revelados.

TANB lança “2020”: O registo sonoro de um ano marcante

há 2 meses
São 12 faixas onde nos conduz numa viagem sonora por acontecimentos marcantes, desde a pandemia ao desconfinamento, da violência policial às eleições americanas, sem esquecer a corrida ao papel higiénico.

A Kizomba e a sua historiografia

há 1 ano
Enquanto dança, a Kizomba tem origem exactamente nessas farras denominadas “Kizombada”, com dançarinos de renome como Mateus Pele do Zangado, João Cometa e Joana Perna Mbuko ou Jack Rumba, que eram os mais conhecidos e ‘’escreviam’’ no chão as passadas notórias dos seus estilos de exibição ao ritmo do semba.

Jay-Z afirma que gostaria de ser lembrado como Bob Marley

há 2 meses
Durante uma rara entrevista ao The Times, sobre raça, família e seus momentos de maior orgulho, o lendaráio rapper norte-americano disse que gostaria que fosse lembrado como “Bob Marley e todos os grandes”

Exposição “Memória e processo de restauro” detalha reconstrução do Palácio de Ferro

há 6 meses
O Palácio de Ferro, em Luanda, volta a abrir as portas ao público enquanto Centro Cultural e apresenta até 4 de Fevereiro 2021 a exposição “Memória e processo de restauro”.

Lady Gaga vende roupas íntimas para promover o novo álbum

há 1 ano
Um mês depois da publicação da capa do álbum, a Rainha dos Little Monsters anunciou para 29 do corrente o lançamento do novo CD, o sexto da carreira. intitulado ‘Chromatica’, a obra está a ser promovida através de um conjunto de roupas temáticas e peças íntimas.

Flor de Raiz: “Não temos produtoras sérias”

há 1 ano
Irreverente e muito frontal, a kudurista Flor de Raiz afirmou que não há nenhuma produtora séria ou capacitada, em Angola, para elevar os kuduristas a patamares mais alto.

Repertório desafia Znobia X Havaiana para um desfile de Kuduro

há 1 ano
Depois da edição inaugural com Raiva X DH, a Carga traz para a segunda edição do Repertório o estilo mais psicadélico e com maior número de adeptos, o “Kuduro”. Znobia e Havaiana, duas das figuras mais emblemáticas do Kuduro foram chamadas. Estás preparado (a) ?

Quavo reage às acusações: “Eu não agredi fisicamente Saweetie”

há 3 meses

Pepetela acaba de vencer mais um prémio com a obra “Sua Excelência, de Corpo Presente”

há 3 meses

Friday Lit: A apresentação do futuro de Alkinoos

há 9 meses
Já disponível em todas plataformas digitais, o tema “Friday Lit” abre as portas para o próximo EP da autoria de Alkinoos -Alcino Pascoal-, com cada uma das músicas dedicada a um dia da semana.

Zezé Di Camargo e Luciano festejam 30 anos de carreira

há 5 meses
A dupla Zezé Di Camargo & Luciano inicia as comemorações dos 30 anos de carreira da dupla com a edição do inédito single 1 hora e meia.

Apesar do sucesso, nenhum músico angolano integra a lista dos 20 mais ricos de África

há 1 mês
A selecta lista possui cinco diferentes nacionalidades e é dominada pelos nigerianos, com 13 artistas, e liderada pelo senegalês Youssu N’dour, que acumula um património líquido de 145 milhões de dólares, seguido pelo seu compatriota Akon.

Cage One e Elizabeth Ventura estreiam-se na maior exposição de Hip Hop do mundo

há 8 meses

Valete rendindo à qualidade artística do músico angolano Dino Ferraz

há 2 semanas
O rapper português rendeu-se publicamente ao talento de Dino Ferraz, através da música `Careca Não’, em que o artista angolano procura lançar um apelo à tolerância e ao respeito pelas diferenças, marcando o seu posicionamento na luta pela aceitação do cabelo negro crespo masculino na sociedade angolana.