Artistas angolanos dizem basta ao Decreto Presidencial: “Se os partidos políticos podem, nós também podemos”

Um grupo de músicos, entre eles Kool Klever, Preto Show, Nucho e Adelásio Mwangolé exige que o governo angolano levante as restrições sobre as medidias de calamidade relativa à Covid-19. 

Os artistas entendem que as limitações sobre ajuntamento de pessoas devia ser de cumprimento obrigatório, sem distinções, quer de partidos políticos ou privilegiar determinado grupo de cidadãos.

Nas suas redes sociais, estes profissionais lançaram ontem um grito de socorro para que o Presidente da República venha a ter este factor em conta na próxima actualização do Decreto (que em princípio acontece a 9 de Julho) sobre as medidas de retrições porque, lamentam, o custo de suas vidas agrava a cada dia que passa, desde o ano passado. ” (…) Partilharem este grito de socorro para que chegue ao Presidente da República”.

Artistas angolanos dizem basta ao Decreto Presidencial: “Se os partidos políticos podem, nós também podemos”

Os músicos dizem não compreenderem a razão das limitações de ajuntamento em casas de espectáculo, bares, restaurantes ou cimema, quando os partidos políticos continuam a realizar marchas com com grande número de pessoas, por exemplo.

“Depois querem vir dar lições de moral ao povo e interditarem praias, restaurantes. Finjam pelo menos para ter alguma credibilidade”, lamentou o rapper Nucho.

A esta voz, juntaram-se Preto Show, Kool Klever, Adelásio Mwangolé e o humorista Tiago Costa, que, a seu jeito, pede: “Eu não quero que abram os restaurantes (…). Só quero essa malta toda na Bentiaba”, manifestou, partilhando um vídeo de um comício do MPLA.

As medidas de combate à Covid continuam a afectar a indústria cultural e de entretenimento do mundo, entretanto os angolanos queixam-se que no seu caso só piorou ainda mais sua situacão financeira e ajudou a empurrar milhares de jovens  ao desemprego. 

“Faliram-nos, empurram milhares de jovens para o desemprego” e, por isso, exigem: ” Se os partidos políticos podem, nós também podemos trabalhar”.

Como se sabe, a última actualização do Decreto de Presidencial permite que as atividades recreativas, culturais e de lazer, bem como museus e feiras podem funcionar até às 18h00, permanecendo os cinemas encerrados em Luanda.

Os espetáculos de música são permitidos só até as 18h00 em Luanda e de plateia sentada, continuando proibidas as festas em salões e limitadas a 15 pessoas em casa.

As praias e piscinas públicas continuam interditas e mantêm-se o uso de máscara obrigatória na via pública e qualquer local fechado de acesso ao público.

as cargas mais recentes

Eclosão: Leandro Marques inaugura primeira exposição individual na Galeria Tamar Golan

há 4 meses
A mostra ficará patente ao público até ao dia 26 de Abril, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9h00 às 17h00, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda, junto à escola 1205, paragem da Casa Lisboa.

Novo single revela versatilidade de Beatoven

há 1 ano
O single tem uma sonoridade arrojada e mais uma vez mostra a versatilidade de Beatoven e do seu álbum, no que toca a produção, juntou EDM com alguns apontamento West Coast.

Show do Mês leva angolanos à fonte da música angolana

há 1 ano
A Nova Energia levou este sábado internautas e telespectadores a efectuarem uma viagem obrigatória à verdadeira origem da música angolana, na voz e guitarra de Carlitos Vieira Dias, considerado um dos legados vivos da música angolana.

Beyonce e Marvin Gaye lideram a lista dos melhores álbuns do século

há 10 meses
A Rolling Stone elegeu os álbuns “What’s Going On” de Marvin Gaye e “Lemonade” de Beyonce, como melhores álbuns de todos os tempos. Citando também ‘Crazy In Love’ como a melhor música do século.

Live no Kubico considerado melhor programa musical de TV de 2020

há 4 meses
O espectáculo de tv organizado pela TPA e Platina Line ultrapassou o Show do Mês, Bar da Luandina e E-Kwanza BAI e ficou considerado o Melhor Programa Musical de TV de 2020 nos prémios Angola Comunica.

Rappers angolanos serão eternizados no projecto ‘Ficheiros 2 Contra 1’

há 11 meses
Doravante, os rappers de todo o país passarão a estabelecer intercâmbio artístico, de modos a romper a barreira dos estigmas, preconceitos e dinamizar o movimento Hip Hop.

Joãozinho dos Tambores apresenta-se em concerto no Anfiteatro Wyza

há 5 meses
Marcado para o próximo dia 4 de Março, no Anfiteatro erguido em homenagem ao músico Wyza -in memoriam-, o concerto intitulado `Sou Eu João Morgado´ tem no alinhamento apresentação musical ao vivo, de temas com a que contam com a participação do músico em questão, bem como o lançamento de um single inédito da sua autoria.

Fela Kuti entre os nomes da disputada lista do Rock and Roll Hall of Fame

há 3 meses
Até ao dia 7 de Maio, os fãs poderão votar diariamente para cinco dos 16 candidatos ao Rock and Roll Hall of Fame. Actualmente com 493 mil votos, o pioneiro do afrobeat, só perde para a autora do ‘Private Dancer’, Tina Turner com 533 mil votos, nos dados de hoje.

Black Coffee apresenta set especial para o famoso concerto Tiny Desk da NPR

há 5 meses

Festival do cinema tunisino arranca em formato digital

há 1 ano
A terceira edição do Festival do Cinema Documentário Mediterrâneo na Tunísia (DocuMed), que arrancou ontem, será realizado em edição digital, devido à crise sanitária mundial da covid-19, indicaram os organizadores.

Teyana Taylor contesta a falta de mulheres na categoria “Melhor Álbum R&B” do Grammy

há 8 meses
Descontente com a falta de mulheres nomeadas para a categoria “Melhor Álbum R&B”, a artista criticou a premiação no twitter apontando-a como “machista”.

Cirurgia no joelho força Drake a adiar o lançamento do novo álbum

há 6 meses
Drake anunciou que irá adiar o lançamento do seu novo álbum, “Certified Lover Boy”, previsto para este mês, pelo facto de estar a recuperar de uma cirurgia no joelho.

Madonna cancelou contrato com David Guetta por causa do signo do DJ

há 10 meses
A cantora tinha o contrato para gravação de um álbum com David Guetta. O interesse de Madonna em trabalhar com o DJ francês surgiu após este ter conquistado um Grammy, em 2011, por causa do remix do tema ‘Revolver’ da artista.

Luso: “Os rappers acabam por depender das acções do político para poder fazer música”

há 1 ano
Luso está no Hip Hop desde os seus 15 anos. Tem um álbum e um EP lançados e está a concluir o segundo álbum. Além disso, o músico desenvolve o projecto “Ilusionista”.

Dj Havaiana cria grupo de música para promover as línguas nacionais

há 11 meses
O quarteto canta nas línguas Umbundu, Cokwé, Kimubundu entre outras e faz fusões de House Music com o Kuduro. Já possui um EP e anuncia a faixa de estreia.

Cerca de 70 mil fãs assinam petição para remover Kylie Jenner do videoclipe Wap

há 12 meses
As razões para a aversão, têm sido relactadas pela imprensa internacional como uma consequência do episódio que aconteceu no princípio deste ano, quando Kylie foi acusada de apropriação cultural.