Artistas angolanos dizem basta ao Decreto Presidencial: “Se os partidos políticos podem, nós também podemos”

Um grupo de músicos, entre eles Kool Klever, Preto Show, Nucho e Adelásio Mwangolé exige que o governo angolano levante as restrições sobre as medidias de calamidade relativa à Covid-19. 

Os artistas entendem que as limitações sobre ajuntamento de pessoas devia ser de cumprimento obrigatório, sem distinções, quer de partidos políticos ou privilegiar determinado grupo de cidadãos.

Nas suas redes sociais, estes profissionais lançaram ontem um grito de socorro para que o Presidente da República venha a ter este factor em conta na próxima actualização do Decreto (que em princípio acontece a 9 de Julho) sobre as medidas de retrições porque, lamentam, o custo de suas vidas agrava a cada dia que passa, desde o ano passado. ” (…) Partilharem este grito de socorro para que chegue ao Presidente da República”.

Artistas angolanos dizem basta ao Decreto Presidencial: “Se os partidos políticos podem, nós também podemos”

Os músicos dizem não compreenderem a razão das limitações de ajuntamento em casas de espectáculo, bares, restaurantes ou cimema, quando os partidos políticos continuam a realizar marchas com com grande número de pessoas, por exemplo.

“Depois querem vir dar lições de moral ao povo e interditarem praias, restaurantes. Finjam pelo menos para ter alguma credibilidade”, lamentou o rapper Nucho.

A esta voz, juntaram-se Preto Show, Kool Klever, Adelásio Mwangolé e o humorista Tiago Costa, que, a seu jeito, pede: “Eu não quero que abram os restaurantes (…). Só quero essa malta toda na Bentiaba”, manifestou, partilhando um vídeo de um comício do MPLA.

As medidas de combate à Covid continuam a afectar a indústria cultural e de entretenimento do mundo, entretanto os angolanos queixam-se que no seu caso só piorou ainda mais sua situacão financeira e ajudou a empurrar milhares de jovens  ao desemprego. 

“Faliram-nos, empurram milhares de jovens para o desemprego” e, por isso, exigem: ” Se os partidos políticos podem, nós também podemos trabalhar”.

Como se sabe, a última actualização do Decreto de Presidencial permite que as atividades recreativas, culturais e de lazer, bem como museus e feiras podem funcionar até às 18h00, permanecendo os cinemas encerrados em Luanda.

Os espetáculos de música são permitidos só até as 18h00 em Luanda e de plateia sentada, continuando proibidas as festas em salões e limitadas a 15 pessoas em casa.

As praias e piscinas públicas continuam interditas e mantêm-se o uso de máscara obrigatória na via pública e qualquer local fechado de acesso ao público.

as cargas mais recentes

Mito Gaspar defende a “transformação” da obra de Teta Lando em objecto de estudo

há 6 meses
A saga de espectáculos `Yuri Canta Teta Lando´, cujo primeiro encontro está marcado para hoje, a partir das 20 horas, no Royal Plaza, será dirigida artisticamente pelo músico Mito Gaspar.

45 organizações humanitárias pedem a Lewis Hamilton que boicote GP da Arábia Saudita

há 8 meses

‘Mulheres d’Palavra’ em cartaz no CCBA nos dias 9 e 10 de Julho

há 4 meses
Um espetáculo de poesia falada e performance que junta Irene A`mosi, Sandra Bande, Nzola Kuzedíua e Adolfina Lua, quatro grandes mulheres e referências do spoken word, para brindar de forma poética, artística e interactiva, reflexões sobre o “real” posicionamento da mulher em África e no mundo.

Do Kuduro ao Rap: Alé G Fiigura mostra o quanto vale

há 10 meses
O artista não só canta, também dança, compõe, produz e é o CEO da Right Time Records, uma produtora independente que vai atraindo outros nomes.

Presidente da Nigéria sobre Burna Boy e WizKid: trouxeram glória para Nigéria

há 7 meses

Kobe Bryant, Tim Duncan e Kevin Garnett na lista do “Hall da Fama” da NBA de 2020

há 2 anos

Espectáculo das celebrações do 11 de Novembro com novo formato

há 1 ano
As actividades culturais alusivas as celebrações do 45.° aniversário da Independência sofreram reestruturações. As limitações abrangem também o espectáculo musical ao vivo, que já não será realizado na Praça da República.

“Músico mais querido” de Angola em 2021 será conhecido hoje

há 2 semanas
Será conhecido hoje, a partir das 21 horas, o vencedor da edição 2021 do Top Dos Mais Queridos, durante uma gala, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.

A partir de agora artistas e autores angolanos já podem ganhar com Tik Tok, Spotify, Apple Music ou BoomPlay

há 5 meses
A monetização dos direitos autorais para compositores, artistas, autores e publisher angolanos resulta de um acordo rubricado no mês de Maio entre a SADIA e as respectivas plataformas digitais de streaming.

Covid-19: Trey Songz anuncia que está infectado e pede que fãs tenham mais cuidado

há 1 ano
Após anunciar que lhe foi diagnosticado o novo Coronavírus, Trey Songz pediu aos seguidores para que encararem a doença a sério e “não sejam como o presidente”, porque no início deste ano, seu avô morreu da pandemia.

Chitãozinho e Xororó com música nova para o Live

há 1 ano
A dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó apresenta-se aos fãs na quarta-feira (17), num Live que deverá ficar marcado pelo lançamento da nova música “Voltei para o mato”.

Paulo Flores na lista dos curadores da Apple Music

há 1 ano
Paulo Flores faz parte da limitada lista de músicos africanos convidados pela Apple para curadoria da playlist do aplicativo Apple Music. Disponível desde hoje, a lista de reprodução de Paulo Flores inclui músicas de artistas como Franco, Tubarões, Carlitos Vieira Dias e André Mingas.

O Banco Angolano de Investimentos (BAI) tem apresentado, ano após ano, soluções práticas e acessíveis para os seus parceiros e clientes

há 7 meses

The Miseducation of Lauryn Hill: eleito o melhor disco de Rap da história

há 1 ano
O álbum de estreia de Lauryn Hill, The Miseducation Of Lauryn Hill, foi considerado um dos melhores álbuns de todos os tempos, e o melhor álbum de Rap, pela Rolling Stone.

Emicida em destaque no Grammy Latino

há 11 meses
O álbum “AmarElo” de Emicida, lançado em Outubro de 2019, ficou considerado o melhor de rock ou de música alternativa em Língua Portuguesa, numa cerimônia virtual em que também se destacaram Paula Fernandes, Céu, Aline Barros, João Bosco, Mariana Aydar e Toninho Horta.

Futebolista angolano cobiçado pelas principais ligas

há 1 ano
Autor de 12 golos esta temporada, dos quais seis consecutivos antes do surgimento do Covid-19, o futebolista angolano Fábio Abreu está a ser cobiçado por vários clubes em Portugal, França, Espanha e Inglaterra.