Artistas dedicam minuto de silêncio a Raúl Danda

Além da reconhecida carreira política, Raúl Danda teve um grande protagonismo como actor. Sua morte ontem, em consequência de um ataque cardiovascular hemorrágico, continua a mobilizar a classe artística.

As reacções vêm de todo o lado. Na música o sentimento é único. Os artistas afirmam que perderam “um <verdadeiro> filho da terra” e pedem ‘silêncio’. Enquanto os colegas das artes cénicas continuam incoformados e dizem que a “arte chora”.

Vítima de um ataque cardiovascular hemorrágico, o malogrado era hipertenso e também sofria de diabetes. Os dados sobre a morte do deputado de 63 anos precisam de ser confirmados pela perícia, já que teve uma morte extra-hospitalar. 

A classe artística ficou abatida. Foram vários os que decidiram tirar um minuto do seu tempo para escrever sobre Raúl: Phathar Mak, MCK, Ndaka Yo Wini, Flágelo Urbano, Daniel do Nascimento, Freddy Costa, Ana Karina dos Santos e tantos outros juntaram-se à voz da filha do malogrado, a cantora Chelsea Dinorath, para manifestar a perda.

Para Phathar Mak, Raúl Danda foi-se num momento em que mais se precisava dele. ” kota, bazaste num momento complicado”. Já Flagelo Urbano entende que se deve observar um “silêncio”.

Com uma carreira notável na política, representando no Parlamento a bancada da Unita, Raúl Manuel Danda teve também um grande protagonismo como actor e foi músico, também. Na telenovela “Vidas Ocultas” ( 2001), por exemplo, encarnou Miguelito de Matos”, um homem todo-poderoso.

Freddy Costa, que assumiu na telenovela o papel de filho, lembrou-se daqueles momentos. “Descanse em paz, meu kota Raúl Danda. Meu pai da ficcão”. Já a actriz Ana Karina dos Santos a notícia sobre a morte de Raúl Danda foi um grande choque: ” Eu não aguento, não aguento mais. “A arte chora”.

as cargas mais recentes

Novo álbum de Bonga será lançado em Fevereiro de 2022

há 10 meses
Em meio século de carreira, Bonga mantém vivo o seu comprometimento com a música angolana e a cultura africana. O músico soma e segue com mais um álbum, que estará disponível no dia 18 de Fevereiro do próximo ano.

Jay-Z aumenta sua fortuna após vender 50% da sua marca de champanhe a Louis Vuitton

há 2 anos

Eminem anuncia segundo álbum com colecção de hits

há 3 meses

Leo “Príncipe” prepara novo projecto musical

há 2 anos
O artista está em estúdio a produzir músicas e vídeoclipes novos, que farão parte de um projecto a ser apresentado brevemente, soube esta sexta-feira a revista Carga.

Forbes divulga lista das 100 celebridades mais bem pagas do mundo

há 2 anos
A conceituada revista de negócios e economia revelou, esta quarta-feira, dia 3 de Junho, uma série de rankings anuais, dos quais as 100 figuras ligadas à música, desporto entre outros, mais bem pagas em 2020. Kylie Jenner, cunhada de Kanye West, está na primeira posição.

Ciclo de aulas sobre historiografia africana é adiado para Dezembro

há 2 anos
Com início agendado para o mês em curso, o ciclo de aulas direccionado para amantes da Cultura Africana, pesquisadores, autodidactas, estudantes e até professores, tem agora uma nova agenda para o próximo mês.

Dinheiro “trava” internacionalização de Dodó Miranda

há 2 anos
Em entrevista a Revista Carga, explicou que preparou um disco com 12 temas, variado, com realce para o “world music”, mas que não consegue dar sequência ao projecto.

Fundação Arte e Cultura apresenta concerto online com o músico Totó

há 2 anos
Sob o lema, Fique em casa e proteja a sua vida, o concerto enquadra-se no âmbito do projecto Fundação Arte e Cultura Online, que visa incentivar as famílias a permanecer em casa, como forma de prevenção contra a Covid-19. Nesta senda, o concerto com o músico Totó será apresentado nesta sexta-feira, dia 24, pelas 19 horas.

Akwá está “livre”: Foi perdoado da dívida de mais de 220 mil dólares e retirado do castigo da FIFA

há 3 semanas

Novo clip de Lil Nas X com culto a Demónio “explode” redes sociais

há 2 anos

Decreto presidencial “beneficia” sector do entretenimento pela primeira vez em dois anos de pandemia

há 8 meses
O sector do entretenimento entrará, pela primeira vez em dois anos de pandemia, numa “nova era”, a era do aligeiramento das restrições nas actividades.

Após realizar primeiro comício político Kanye West propõe Jay-Z para vice-presidente

há 2 anos
Após realizar o seu primeiro emociante comício político, este domingo, no estado da Carolina do Sul, onde, dentre várias promessas, propôs um milhão de dólares às gestantes, legalizar e tonar gratuita a liamba, Kanye West revelou que vai propor a Sean Carter o cargo de vice-presidente.

Corpos de David Zé, Artur Nunes e Urbano de Castro terão sido encontrados

há 6 meses
Os restos mortais dos músicos Artur Nunes, David Zé e Urbano de Castro podem estar entre os dez corpos recuperados, cuja confirmação está a ser feita através da comparação de material genético.

Restos mortais de Pzee Boy vão hoje a enterrar

há 1 ano
Os restos mortais de Pzee Boy descem hoje ao campo santo enterrar por volta das 10h no Cemitério do Benfica, em Luanda. A cerimónia de condolências à família está reservada para as 12h no Club Emirais.

Linkin Park prepara o primeiro álbum sem Chester Bennington

há 2 anos
Ainda sem previsão de lançamento, o anúncio do oitavo trabalho de estúdio dos Linkin Park surge três anos depois da morte, por suicídio, de Chester Bennington aos 41 anos.

Grupo Mi Casa festeja disco de Ouro e partilha história do single `Mamela´

há 1 ano
O house extraído do mais recente álbum do grupo intitulado “We Made It”, acaba de atingir a marca de Disco de Ouro.