Artistas dedicam minuto de silêncio a Raúl Danda

Além da reconhecida carreira política, Raúl Danda teve um grande protagonismo como actor. Sua morte ontem, em consequência de um ataque cardiovascular hemorrágico, continua a mobilizar a classe artística.

As reacções vêm de todo o lado. Na música o sentimento é único. Os artistas afirmam que perderam “um <verdadeiro> filho da terra” e pedem ‘silêncio’. Enquanto os colegas das artes cénicas continuam incoformados e dizem que a “arte chora”.

Vítima de um ataque cardiovascular hemorrágico, o malogrado era hipertenso e também sofria de diabetes. Os dados sobre a morte do deputado de 63 anos precisam de ser confirmados pela perícia, já que teve uma morte extra-hospitalar. 

A classe artística ficou abatida. Foram vários os que decidiram tirar um minuto do seu tempo para escrever sobre Raúl: Phathar Mak, MCK, Ndaka Yo Wini, Flágelo Urbano, Daniel do Nascimento, Freddy Costa, Ana Karina dos Santos e tantos outros juntaram-se à voz da filha do malogrado, a cantora Chelsea Dinorath, para manifestar a perda.

Para Phathar Mak, Raúl Danda foi-se num momento em que mais se precisava dele. ” kota, bazaste num momento complicado”. Já Flagelo Urbano entende que se deve observar um “silêncio”.

Com uma carreira notável na política, representando no Parlamento a bancada da Unita, Raúl Manuel Danda teve também um grande protagonismo como actor e foi músico, também. Na telenovela “Vidas Ocultas” ( 2001), por exemplo, encarnou Miguelito de Matos”, um homem todo-poderoso.

Freddy Costa, que assumiu na telenovela o papel de filho, lembrou-se daqueles momentos. “Descanse em paz, meu kota Raúl Danda. Meu pai da ficcão”. Já a actriz Ana Karina dos Santos a notícia sobre a morte de Raúl Danda foi um grande choque: ” Eu não aguento, não aguento mais. “A arte chora”.

as cargas mais recentes

Marília Mendonça é resgatada com vida após acidente aéreo

há 1 ano
A cantora estava a bordo de um avião que despencou, durante a decolagem, na tarde de hoje, no Aeroporto de Caratinga, em Minas Gerais.

Elenco de Luxo assegura regresso 7 anos depois

há 2 anos
Após o anúncio a 13 do mês transacto, Francis, Extremo Signo, Ready Neutro, Abdiel, Daboless e Dj Soneca asseguraram hoje o seu regresso com o lançamento do primeiro trabalho intitulado “Herói”.

Galeria MOVART participa no “African Galleries Now”

há 2 anos
A MOVART é uma das 13 galerias africanas a participar no evento African Galleries Now, exclusivamente online, resultante de uma parceria entre a African Art Galleries Association (AAGA) e a plataforma Artsy.

Angola marca presença no fórum internacional de Direitos de Autores e Conexos

há 4 meses
O evento internacional reúne alguns países de economias em transição e os de economia desenvolvida, dos quatro quadrantes do mundo.

Burna Boy protagoniza o seu primeiro live a partir de Londres

há 2 anos
Após o lançamento de “Twice As Tall”, o músico nigeriano, adaptando-se ao novo normal, está a promover a obra. No próximo dia 18, Burna Boy vai ao ‘Live From London’ protaginozar o seu primeiro espectáculo.

Kamané Kamas lança single “Louko”

há 2 anos
Louko é um oportuno regresso à música para Kamané e prepara o caminho para o lançamento do EP, com uma surpresa final

Escola de música Tok’Aki promove concurso infantil `Canta Kandengue´

há 2 anos
São elegíveis, crianças dos 8 aos 13 anos de idade, para habilitar-se basta enviar um vídeo amador, o mesmo será publicado na página oficial da Tok’Aki e quanto mais votações receber, mais chances de ganhar terá.

Artistas angolanos beneficiam de carteira profissional já a partir de Junho

há 2 anos
O documento que representa um ganho da classe, é mais uma forma de assegurar o cumprimento dos princípios deontológicos dos criadores.

Jeff Brown lidera projecto solidário para artistas em todo mundo

há 2 anos
O músico angolano Jeff Brown é um dos “rostos” do projecto “Souljah Warriors”, que visa ajudar os músicos que perderam os meios de renda durante situações catastróficas, como a Pandemia do Coronavirus entre outras.

Indústria da música no Reino Unido revoltada com o preço das licenças dos shows ao vivo

há 2 anos
Durante a pandemia, os lives tornaram-se uma das principais fontes de receita dos artistas em todo o mundo. Em dezembro, o PRS propôs uma tarifa entre 8% e 17%, uma percetangem que duplica a anterior.

Fãs insurgem-se ao saber que apenas homens foram convidados para o álbum póstumo de Aaliyah

há 1 ano
Os fãs insurgiram-se após o tio da artista, in memoriam, declarar que acha melhor trabalhar apenas “com pessoas como Ne-Yo e Snoop Dogg, Future e Drake.”

Universidade Hip Hop Angola: 10 anos a alicerçar os elementos, conceitos e fundamentos da Cultura Hip Hop

há 2 anos
Criada há uma década, mais propriamente aos 6 de Março de 2011, pelo “sexteto” Quartel d’Áfrika, oriundos da Mulemba Waxa Ngola, local onde foi enraizada a catedral do conhecimento do Hip Hop nacional.

BAI apresenta soluções práticas e acessíveis para os seus parceiros e clientes

há 2 anos
O Banco Angolano de Investimentos tem apresentado, ano após ano, soluções práticas e acessíveis para os seus parceiros e clientes. Actualmente, o BAI dispõe de opções de pagamento mais cómodas, económicas e de simples utilização, das quais destacamos os Terminais de Pagamento Automático (TPA) e o é-Kwanza.

Cine Mundo vai deixar de exibir filmes da Universal Pictures

há 3 anos

Regresso do Show do Mês ao formato original leva público a delírio

há 1 ano

Morreu Serginho Trombone

há 3 anos
O artista era tido como um dos instrumentistas mais importantes da Música Popular Brasileira.